O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, deve movimentar R$ 352,37 milhões na economia de Mato Grosso do Sul, montante 6% menor que em 2024. É o que aponta pesquisa sazonal do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF/MS) em parceria com o Sebrae/MS.
Apesar do gasto menor, mais pessoas estão dispostas a presentear, com 74% afirmando que devem agraciar as crianças com algum tipo de presente, enquanto no mesmo período do ano passado eram 68,74%.
“Além disso, o valor gasto com presentes será maior: R$ 206,61 (ante R$ 203,44 registrados em 2024) enquanto que os gastos com as comemorações serão mais modestos”, observa a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
O gasto médio, com presentes e comemorações, deve ser R$ 328,26.
Dentre os presenteados, filhos e netos são os que mais vão receber presentes. Brinquedos são a preferência da maioria, com 48% das intenções de compra, seguido por roupas (31%), calçados (19%) e eletrônicos (11%).
Dentre os que não irão presentear, a maioria aponta que a razão é por não ter filhos, netos, sobrinhos ou mesmo não ter crianças pequenas no convívio direto. A falta de dinheiro também aparece como motivo, entre 7% dos entrevistados.”
O analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, destaca ainda que a grande maioria pretende comprar presencialmente.
Dessa forma, ele afirma que os centros dos bairros e o comércio de ruas terão um papel essencial nessa movimentação.
“A decisão de compras, muitas vezes, vem da própria criança. Por isso, criar ambientes lúdicos e acolhedores pode ser um diferencial importante. Treinar a equipe, oferecer diferencial competitivo, destacar a qualidade do produto são estratégias simples, mas que podem ser poderosas. Não é só o varejo que ganha: espaços de lazer, padarias, restaurantes têm papel central. Investir em um cardápio infantil com opções criativas e lúdicas também é uma técnica", avalia Maciel.
"Além disso, ambientes temáticos e atividades extras, como pintura facial, atividades com balões e a presença de personagens podem conquistar a criançada. O que vai fazer a diferença é o empresário entender que a data é movida pelo afeto e quando consegue transformar esse afeto em experiência positiva, ele vai conquistar mais do que uma venda: são clientes para toda uma vida”, acrescenta.
Comemorações
As comemorações devem movimentar R$ 123,81 milhões, com um gasto médio de R$ 121,65. Dos entrevistados, 69% afirmam que irão comemorar.
Na maioria dos casos, 32%, a comemoração será em família e com a compra de ingredientes para o preparo da refeição. Outros 14% pretendem fazer um passeio, percentual próximo dos que informaram que devem ir a uma lanchonete, restaurante ou sorveteria com os pequenos.
A pesquisa foi realizada de 23 de agosto a 2 de setembro nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito e Corumbá/Ladário e Três Lagoas. Foram ouvidas 1.982 pessoas e o intervalo de confiança é de 95%.




