Economia

DESPESAS ANUAIS

Material escolar está mais caro este ano e pesquisa antes da compra é saída para economizar

Associação de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares aponta para preços entre 20 e 30% mais altos em 2023

Continue lendo...

Com o início das aulas cada vez mais próximo, o comércio aquece mais uma vez após o "boom" de fim de ano, com a própria Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE) apontando que o material escolar estará, de 20 a 30%, mais caro neste ano. 

Diante desse cenário, como bem orienta o fiscal de relação de consumo, representante do Procon-MS, Rodrigo Vaz, o importante para economizar na hora das compras é realmente pesquisar os preços previamente.

"Faz primeiro a pesquisa, vê onde você vai comprar uma certa quantia de produtos, onde vai adquirir os outros e otimiza isso. Toma um pouco do tempo? Sim, mas o melhor a fazer é tomar duas ou três horinhas do seu dia e já sai com seu itinerário pronto para comprar as coisas", comenta o fiscal de carreira. 

Conforme a ABFIAE, vários fatores influenciam nessa alta dos preços, que acontece em todo o território nacional, entre eles a própria inflação, assim como o dólar alto, já que a maioria dos produtos do setor é importada.

 

Além desses, até mesmo a guerra na Ucrânia impactou diretamente o fornecimento do papel, segundo a Associação, assim como uma demanda maior no cenário internacional, fazendo os preços de cadernos subir e muito no país. 

Rodrigo Vaz aponta que, além da pesquisa de preços, sair bem planejado na hora de fazer essas compras pode fazer a economia - antes mirada nos valores dos produtos - sair de outros pontos, como o combustível que se pode deixar gastar indo até um destino mais longe. 

"Você também tem que conciliar se o local é próximo do seu trabalho ou residência. Que às vezes você pode economizar com uma coisa, mas gastar muito com combustível. Às vezes você não tem carro, vai de aplicativo; ônibus; táxi... daí economiza no material mas não nesses custos. Tem que levar tudo em conta", afirma. 

Segundo o fiscal de carreira, saindo com o itinerário pronto já, verificando esses fatores, você pode economizar até 30% fazendo sua pesquisa, com uma lista de onde comprar e o quê.  

 Dicas para economizar com material escolar

 Custo total 

Numa uma amostra de 15 produtos da lista de material escolar, segundo a ABFIAE, é percebido que livros, cadernos, borrachas e canetas, entre outros produtos, podem sair até 35% mais baratos em papelarias e lojas virtuais em comparação com os preços oferecidos nas lojas físicas.

Mas, para economizar de fato, é importante levar em consideração também o valor do frete para a entrega dos produtos.

Reutilização 

Como abordou recentemente o Correio do Estado, verificar o que já tem em casa e pode ser reaproveitado é uma ótima dica.

Além disso, entre em contato com as famílias de outros estudantes, oferecendo troca ou compra de materiais de anos anteriores.

Prioridades 

Se está com dificuldades financeiras para comprar todo o material listado, pergunte na escola quais itens são essenciais e quais podem ser cortados, sem prejudicar o aprendizado da criança, ou comprados no segundo semestre.

 

Assine o Correio do Estado

Loterias

Resultado da + Milionária de hoje, concurso 200, quinta-feira (21/11)

A + Milionária tem dois sorteios semanais, às quartas e sábados, sempre às 20h; foi excepcionalmente antecipada devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, veja quais os números sorteados no último concurso

21/11/2024 19h03

Confira o resultado da +Milionária

Confira o resultado da +Milionária Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Caixa Econômica Federal realiza o sorteio do concurso 200 da + Milionária na noite desta segunda-feira, 21 de novembro, de 2024, a partir das 20h (de Brasília). A extração dos números ocorre no Espaço da Sorte, em São Paulo, com um prêmio estimado em R$ 24 milhões.

Confira o resultado da + Milionária de hoje!Os números da + Milionária 200 são:

  • 10 - 07 - 22 - 39 - 05 - 28

  • Trevos sorteados: 3 - 5 

O sorteio da + Milionária é transmitido ao vivo pela Caixa Econômica Federal e pode ser assistido no canal ofical da Caixa no Youtube.

Próximo sorteio: + Milionária 201

Como a + Milionária tem dois sorteios regulares semanais, o próximo sorteio ocorre no sábado, 23 de novembro, a partir das 20 horas, pelo concurso 201. O valor da premiação vai depender se no sorteio atual o prêmio será acumulado ou não.

Para participar dos sorteios da + Milionária é necessário fazer um jogo nas casas lotéricas ou canais eletrônicos.

A aposta mínima custa R$ 6,00 para um jogo simples, em que o apostador pode escolher de 6 a 12 números dentre as 50 dezenas disponíveis, e fatura prêmio se acertar de 4 a 6 números.

Assine o Correio do Estado

Reação do Agro

"Absurdo", diz governador de MS sobre veto do Carrefour à carne do Mercosul

Eduardo Riedel condena decisão da multinacional francesa e defende a imagem do agronegócio sul-mato-grossense no cenário internacional

21/11/2024 17h23

Eduardo Riedel criticou decisão do Carrefour

Eduardo Riedel criticou decisão do Carrefour Bruno Rezende/Divulgação

Continue Lendo...

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, condenou a decisão da matriz do Carrefour, na França, de banir a importação de carnes de países do Mercosul. “Esse é o tipo de coisa que a gente quer combater, esses absurdos comerciais que transportam a relação para algo negativo”, disse o governador.

O comentário foi feito durante o lançamento de uma parceria com a Nuffield, uma organização internacional voltada ao fomento de estudos em outros países. O convênio será firmado por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

A Nuffield tem como foco a agricultura sustentável e promoverá o programa em parceria com a Fundect, a Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O objetivo é fortalecer práticas de agricultura sustentável no Estado. Segundo a organização, a agricultura é a base de um futuro sustentável, e iniciativas como essa ajudam indivíduos a adquirir confiança, conhecimento e a construir redes que aprimoram suas habilidades de liderança. O programa permitirá aos participantes conhecerem as práticas mais inovadoras e modernas em empresas e propriedades rurais de referência global.

“Eu acredito que o Nuffield não é só uma oportunidade de ver e aprender lá fora, mas também de colocar um pouco de Mato Grosso do Sul no mapa do mundo”, afirmou o governador. Ele destacou que, recentemente, recebeu uma comitiva internacional de observadores, que puderam verificar como os agricultores do Estado trabalham. “Eles levaram de volta a percepção muito positiva da nossa atividade, que muitas vezes é diferente da ideia pré-concebida que se tem lá fora”, completou Riedel.

Foi nesse contexto que o governador criticou a decisão do Carrefour de proibir a compra de carne do Mercosul. “Esse tipo de coisa que a gente quer combater. Esses absurdos comerciais que trazem algo negativo para essa relação”, reforçou.

Entenda o caso

Na quarta-feira, dia 20, o CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, anunciou que a empresa deixará de comercializar carnes provenientes de países do Mercosul, como Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Em uma carta destinada a Arnaud Rousseau, presidente da Federação Nacional dos Sindicatos de Agricultores (FNSEA), e compartilhada em suas redes sociais, Bompard explicou que a decisão foi motivada pela insatisfação dos agricultores franceses. Eles protestam contra a proposta de acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).