Esportes

CATAR 2022

Argentino e francês que moram em Campo Grande vivem expectativa para a final da Copa

Torcedores apostam em jogo bem disputado na final e acreditam que craques, Mbappé e Messi, serão decisivos

Continue lendo...

O tão esperado hexa ficou no meio do caminho, com a eliminação da seleção brasileira nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 2022, apór perder para a Croácia na disputa por pênaltis.

A disputa pelo título mundial será entre Argentina e França, no domingo (18).

Uma seleção é a principal rival do Brasil, enquanto a outra já foi algoz em outras copas.

Com a torcida brasileira dividida, há quem tenha o amor pelas seleções desde o nascimento, pois são nascidos ou criados nos países que disputam a final e hoje moram em Campo Grande.

É o caso do motorista Luiz Gustavo Paim Isran, 59 anos, que foi criado na Argentina, e do empresário Freddy Ayache, nascido na França.

Hermano

Luiz Gustavo Paim Isran nasceu em São Borja, no Rio Grande do Sul, mas ainda bebê foi com a família para Buenos Aires, onde foi criado durante toda a infância e adolescência, retornando ao Brasil aos 19 anos, primeiro para o RS e depois para o Distrito Federal.

Em Campo Grande, ele mora há 25 anos, vindo após perder o emprego na capital federal, pois tinha um irmão que morava na Cidade Morena.

O vínculo com a Argentina permanece, pois os pais dele e outros familiares ainda moram no País e anualmente, visita a cidade de Buenos Aires.

Luiz afirma que não costuma acompanhar futebol, mas a situação é diferente na Copa do Mundo, quando o clima do mundial toma conta.

Segundo ele, a torcida principal era para o Brasil, mas após a eliminação, ele espera que o título fique com a Argentina.

"Vou torcer para ficar na América do sul, porque o Brasil não conseguiu ganhar, tomara que a Argentina tenha sorte", disse.

Apesar de acreditar e torcer pela vitória dos hermanos, ele acredita que o jogo será bastante disputado.

"O time da França é muito forte, muito bom, eu acredito que vai dar empate e vai pros pênaltis", disse.

O craque da seleção argentina, Lionel Messi, é uma das apostas de Luiz para levar a albiceleste ao título e levantar a taça.

Neste domingo, ele irá acompanhar o jogo com a família.

Do outro lado

Francês nascido em Nantes, Freddy Ayache é dono do La Parisienne Boulangerie & Patisserie e, apesar de esperar uma vitória de sua seleção, aponta que Messi seria o motivo de uma vitória da Argentina.

"Vou torcer pela França, mas ele [Messi] é diferenciado e, pelo fato de estar em sua última Copa, a Argentina ganhar esse título seria uma forma de reconhecermos que esse é um dos maiores jogadores de todos os tempos", comenta ele.

Vindo para o Brasil por amor, Freddy conheceu sua esposa - brasileira e campo-grandense - no Canadá, com a vinda em definitivo do casal para o País em 2014.

"Depois que nos conhecemos, eu vim até Campo Grande, ela também passou um tempo comigo na França e, em 2014 estávamos aqui, lembro que até assisti alguns jogos da Copa no Brasil", revela ainda.

Freddy ainda expõe que a final contra a Argentina, apesar da qualidade de Messi e companhia, não era a desejada pelo francês, que esperava encontrar a seleção de Tite no último jogo pela taça.

"O Brasil era um dos favoritos, esperava uma final com a França. O problema com a nossa seleção, que tem time para ganhar a final, é que fazem um gol e acabam indo defender", diz.

Mesmo assim, Freddy Ayache arrisca um largo placar para a partida deste domingo (18).

"Vejo que vai ser um jogo dos ataques, com bastante gols. Acho que será 3 a 1 para a França. É uma equipe jovem, com um meio de campo sólido e o Mbappé muito veloz ali pela frente", chuta o palpiteiro.

Também, ele aponta que seu empreendimento, o La Parisienne, estará aberto para que os clientes assistam a final, com transmissão para quem quiser acompanhar ao jogo na padaria, que não terá a presença de Freddy neste domingo.

"A padaria vai sim estar aberta, para quem quiser assistir o jogo aqui. Mas minha final vai ser tranquila em casa, com os amigos e família", finaliza.

Esportes

Léo Ortiz e Gabriel Martinelli são convocados para a seleção

Anúncio é feito após as lesões de Éder Militão e Rodrygo

09/11/2024 20h00

Léo Ortiz e Gabriel Martinelli são convocados para a seleção

Léo Ortiz e Gabriel Martinelli são convocados para a seleção Marcelo Cortes / CRF

Continue Lendo...

O técnico Dorival Júnior convocou, neste sábado (9), o zagueiro Léo Ortiz, do Flamengo, e o atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal (Inglaterra), para substituírem o zagueiro Éder Militão e o atacante Rodrygo, ambos do Real Madrid (Espanha), nas próximas partidas da seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Militão e Rodrygo se machucaram na vitória de 4 a 0 do Real Madrid sobre o Osasuna, neste sábado pelo Campeonato Espanhol. O zagueiro sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA), enquanto o atacante apresentou uma lesão na coxa direita, cuja gravidade ainda não foi confirmada pela equipe espanhola.

Na próxima segunda-feira (11), os jogadores convocados para os próximos compromissos da seleção brasileira inciam a preparação. No dia 14 de novembro o Brasil mede forças com a Venezuela no estádio Monumental de Maturin, e no dia 19 a equipe canarinho pega o Uruguai na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Assine o Correio do Estado

DESTAQUE

Jogador de MS é único meio-campista brasileiro entre os melhores da Champions

Segundo o aplicativo especializado em estatística Sofascore, o volante Éderson é por nota o 11º melhor do país na competição continental e é o 3º melhor brasileiro no Campeonato Italiano

09/11/2024 10h30

Éderson é destaque nas competição nacional e continental nesta temporada

Éderson é destaque nas competição nacional e continental nesta temporada Foto: Icon Sport

Continue Lendo...

Destaque na Europa há dois anos, o campo-grandense Éderson parece estar vivendo o auge da sua curta carreira nesta atual temporada, fato constatado através de suas atuações nestes primeiros jogos, sendo o 11º melhor brasileiro na Liga dos Campeões (Champions League) e o 3° melhor brasileiro no Campeonato Italiano.

Segundo dados do Sofascore, aplicativo especializado em estatísticas esportivas, o volante da Atalanta (Itália) tem nota média de 7.15 na competição continental, o que lhe rende a 11ª maior nota entre os brasileiros e na frente de jogadores mais badalados, como Marquinhos, do Paris-Saint-Germain (França), Gabriel Jesus, do Arsenal (Inglaterra), e o xará Éderson, do Manchester City (Inglaterra).

Até este momento, sua equipe acumula duas vitórias e dois empates em quatro jogos na competição e Éderson foi titular em todas, além de ocupar a 9ª posição na classificação geral, à frente de equipes como Real Madrid (Espanha), Milan (Itália), Bayern de Munique (Alemanha) e Manchester City. Na última rodada, que aconteceu na quarta-feira (06), a Atalanta venceu o Stuttgart (Alemanha) por 2x0, fora de casa.

Ainda, em setembro deste ano, na 1ª rodada da Champions League, o volante foi eleito o melhor jogador da partida contra o Arsenal, confronto que terminou empatado em 0x0, mas sua valência em campo e o pênalti sofrido durante o jogo foram os destaques entre os jogadores que atuaram. 

Além de boas atuações na Liga dos Campeões, o clube italiano também é destaque no campeonato nacional, onde está na terceira colocação, com 22 pontos, três atrás do líder Napoli, do qual a Atalanta "passou o carro" no último domingo (3), ao vencer por 3x0, em Nápoles (Itália). Neste jogo, o campo-grandense recebeu nota 8 e ficou no time da semana da competição.

Time da semana fornecido por Sofascore

Éderson acumula uma nota média 7.26 na competição, com um gol, uma assistência, 10 desarmes e 89% de precisão no passe, sendo assim, é o terceiro melhor brasileiro na liga, atrás dos compatriotas Bremer, da Juventus, e Dodô, da Fiorentina. Amanhã, domingo (10), a Atalanta volta a campo no Italiano e vai enfrentar a tradicional Udinese, atual oitavo colocado.

Última convocação

O volante Éderson foi convocado para a seleção brasileira para a disputa da Copa América, em junho. Porém, o campo-grandense só atuou em poucos minutos, na última partida da equipe na fase de grupos, no empate contra por 1x1 contra a Colômbia.

Na última convocação para a Data FIFA de novembro, o técnico da seleção brasileira Dorival Júnior não "lembrou" do sul-mato-grossense e chamou outros jogadores da mesma posição, foi o caso de Gerson, do Flamengo, André, ex-Fluminense e atualmente no Wolverhampton (Inglaterra), Bruno Guimarães, do Newcastle (Inglaterra), e Andreas Pereira, do Fulham (Inglaterra). Confira os convocados para os próximos dois jogos da seleção:

Goleiros

  • Weverton
  • Bento
  • Éderson

Laterais

  • Danilo
  • Vanderson
  • Guilherme Arana
  • Abner

Zagueiros

  • Murillo
  • Marquinhos
  • Gabriel Magalhães
  • *Éder Militão

Meias

  • Bruno Guimarães
  • Andreas Pereira
  • Gerson
  • André
  • Lucas Paquetá
  • Raphinha

Atacantes

  • Vinícius Júnior
  • Estevão
  • Luiz Henrique
  • Igor Jesus
  • Savinho
  • *Rodrygo

*Ambos se lesionaram na partida deste sábado (09) contra o Osasuna (Espanha) e devem ser cortados da lista

Atual campeão continental

Em maio deste ano, a Atalanta venceu o time sensação da Europa na temporada passada Bayer Leverkusen (Alemanha) por 3x0 e foi campeão da Europa League, o que marca também o primeiro título continental da equipe italiana.

Trajetória

Aos 13 anos, Éderson começou a ser construído como jogador na escolinha de futebol do bairro Tiradentes, na região leste de Campo Grande. Pouco tempo depois, foi levado para o clube Desportivo Brasil (SP), para então seguir a sua carreira profissional.

Em julho de 2019, o Cruzeiro (MG) se interessou pelo jogador e pagou cerca de R$ 1,6 milhão pelo futebol do volante. Em apenas sete meses no clube mineiro, Éderson se transferiu para o Corinthians (SP) a custo zero. 

No clube alvinegro, atuou em 25 jogos e marcou 3 gols, fazendo parte do elenco vice-campeão do Campeonato Paulista em 2020. Em março de 2021, foi emprestado ao Fortaleza (CE), sendo um dos destaques do Campeonato Brasileiro naquele ano.

Em janeiro do ano seguinte, por necessidade financeira, o Corinthians deu fim ao empréstimo e acertou a venda do atleta ao Salernitana (Itália) por 6,5 milhões de euros. 

No clube italiano, se destacou rapidamente e em menos de seis meses no clube, despertou o interesse da Atalanta, também da Itália, que pagou cerca de 22,9 milhões de euros pelo jogador. Até então, ainda veste as cores da equipe azul e preta.

Segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo, clubes gigantes como Barcelona (Espanha), Liverpool (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra) e Milan (Itália) já apresentaram interesse em contar com o futebol do volante campo-grandense no elenco. 

De acordo com o Transfermarkt, site especializado em mercado de transferências, Éderson vale 40 milhões de euros (aproximadamente R$ 245,6 milhões na cotação atual). Mas, provavelmente, a Atalanta deve fazer jogo duro para liberar o atleta.

ASSINE O CORREIO DO ESTADO

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).