Esportes

surf

Brasil emplaca Tati Weston-Webb e Luana Silva nas oitavas de Pipeline

Por falta de condições do mar, competição será retomada no sábado

Continue lendo...

O Brasil começou com tudo na Praia de Pipeline, no Havaí (Estados Unidos), na abertura da temporada da Liga Mundial de Surfe ((WLS, na sigla em inglês). Na noite de quarta-feira (29), Tatiana Weston-Webb e Luana Silva foram as primeiras a avançarem às oitavas de final.  

Antes, na disputa masculina, cinco dos 10 representantes brasileiros asseguraram vaga direta nas na terceira fase: João Chianca, Filipe Toledo, Edgard Groggia, Ítalo Ferreira e Ian Gouveia.

Os demais - Yago Dora, Alejo Muniz, Deivid Silva, Samuel e Miguel Pupo – brigarão por vaga na repescagem. Devido às baixas ondulações, a competição será retomada no sábado (1º), às 14h45 (horário de Brasília).

Na estreia, Tati e Luana caíram na mesma bateria, junto com a australiana Sally Fitzgibbons. Quem brilhou foi Luana, recém-campeã mundial de surfe Júnior (Sub 20), filha de país brasileiros nascida em Honolulu (Havaí).

A surfista de 20 anos, obteve três das quatro maiores notas da bateria, totalizando 12.60. Tati-Weston Webb, com somatório de 9.16, avançou em segundo lugar, empurrando a australiana Fitzgibbons (6.17) para a repescagem.

Antes, na disputa masculina, o destaque foi o estreante Edgard Groggia, de 28 anos, que se classificou direto para a terceira fase com o segundo melhor somatório na primeira bateria, disputada com o compatriota Yago Dora e com o havaiano Seth Moniz.

Groggia totalizou 8.73 e o anfitrião Moniz (12.06) avançou na primeira posição.  Já o paranaense Dora foi para repescagem ao somar 8.53.

O potiguar Ítalo Ferreira, atual vice-campeão mundial e ouro em Tóquio 2020, competiu na bateria 5, a mesma do paulista Samuel Puppo e do pentacampeão mundial Kelly Slatter (EUA), de 52 anos.

O norte-americano avançou em primeiro, com o maior somatório (9.90) e Ítalo (8.00) avançou em segundo. Nascido em São Sebastião (SP), somou apenas 3.90 e terá nova chance na repescagem.

Segundo estreante brasileiro na elite do surfe mundial, o pernambucano Ian Gouveia, de 32 anos, avançou com o somatório mais alto da sexta bateria, que contou ainda com anfitriões John John Florence e Eli Hanneman. O brasileiro totalizou com 11.84, enquanto Florence, tricampeão mundial, somou 11.50.

Hanneman alcançou 11.43 e caiu para a repescagem. Detalhe: John John Florence competiu Pipeline apenas como convidado, já que abriu mão de competir nesta temporada.

O paulista de Guarujá Deivid Silva vai tentar se recupera na repescagem no sábado (1º). Ele totalizou apenas 5.90 na bateria 10, em que avançaram à terceira fase o marroquino Ramzi Boukhiam (7.40) e o norte-americano Cole Houshmand (6.14).

Após um ano fora do circuito para cuidar da saúde mental, o bicampeão mundial Filipe Toledo sobrou no primeiro dia de ondas em Pipeline. Nascido em Ubatuba (SP), o melhor surfistas das temporadas de 2022 e 2023 cravou somatório de 8.75, o mais alto da bateria 11, disputada também pelo havaiano Barron Mamiya (6.66) e pelo argentino Alejo Muniz (6.27). Este último vai brigar por vaga na repescagem.

Depois, João Chianca, surfista de Saquarema (RJ), foi o último a carimbar a classificação à terceira fase na 12º bateria, que encerrou a competição masculina.

Ele avançou na segunda posição ao somar 8.73, enquanto o francês Marco Mignot (13.33) passou em primeiro lugar. Já o australiano Ryan Callinan (8.57) caiu para a repescagem.

COMPETIÇÃO

Atletas de MS garantem vaga na seleção brasileira de Taekwondo

Ryan Gaff e Estival Alvarenga conquistaram a vaga para representar o país em dois eventos internacionais da modalidade

22/02/2025 16h30

Os sul-mato-grossenses Ryan Gonçalves e Estival Alvarenga garantiram suas vagas para a seleção brasileira de Taekwondo

Os sul-mato-grossenses Ryan Gonçalves e Estival Alvarenga garantiram suas vagas para a seleção brasileira de Taekwondo Foto: Federação de Taekwondo do Mato Grosso do Sul / Divulgação

Continue Lendo...

Disputando o Grand Slam, considerado o evento mais relevante do calendário nacional de taekwondo, atletas sul-mato-grossenses garantem vaga na seleção brasileira da modalidade.

Segundo a Federação de Taekwondo do Mato Grosso do Sul (FTKDMS) os sul-mato-grossenses Ryan Gonçalves e Estival Alvarenga, garantiram  suas titularidades na seleção brasileira e se classificaram para dois campeonatos internacionais.

Ryan Gonçalves Ayala Ferreira de Franca é natural de Ponta Porã e disputou a competição na categoria cadete masculino até 65 kg. Carlos Henrique Estival Alvarenga é atleta de Campo Grande da categoria cadete masculino acima 65 kg.

Os jovens atletas vão disputar o Campeonato Mundial Escolar (Gymnasiade), que será realizado na Sérvia de 04 a 14 de abril, e o Campeonato Mundial 2025, que acontecerá nos Emirados Árabes Unidos de 10 a 14 de maio.

Durante a temporada de 2024, os atletas participaram de diversos competições para garantir um lugar neste prestigiado torneio, onde as melhores performances garantem a classificação para competições internacionais.

O Grand Slam de Taekwondo 2025, acontece entre os dias 19 a 23 de fevereiro, e está sendo disputado no Rio de Janeiro.

DELEGAÇÃO DE MS

A delegação de Mato Grosso do Sul que representa o Estado no Grand Slam é composta por 3 técnicos experientes e 8 atletas:

  • Carlos Henrique Estival Alvarenga - atleta de Campo Grande na categoria cadete acima 65 kg;
  • Celso de Souza - técnico do município de Chapadão do Sul;
  • Fábio Costa - técnico do município de Campo Grande;
  • Kaiky Gabriel Caetano dos Santos - atleta de Campo Grande na categoria adulto até 63 kg;
  • Luiz Felipe de Almeida Aquino - atleta de Campo Grande na categoria adulto até 58 kg;
  • Matheus Gomide de Almeida - atleta de Campo Grande na categoria juvenil até 51 kg;
  • Nicolly Sena Antunes - atleta de Campo Grande na categoria juvenil feminino até 55 kg;
  • Paulo Barbosa - técnico do município de Ponta Porã;
  • Ryan Gonçalves Ayala Ferreira de Franca - atleta de Ponta Porã na categoria cadete até 65 kg;
  • Thays Henrique de Souza - atleta de Chapadão do Sul na categoria juvenil feminino até 55 kg;
  • Yasmin Santos da Silva - atleta de Campo Grande na categoria adulto feminino até 57 kg.

A delegação de Taekwondo recebe o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cidadania (SETESC)  e da Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (FUNDESPORTE).

CONFRONTOS DEFINIDOS

Real enfrenta Atlético de Madrid, e Bayern pega o Leverkusen nas oitavas da Liga dos Campeões

Sorteio foi realizado pela UEFA na manhã desta sexta-feira (21), e definiu também o chaveamento até a grande decisão da competição

21/02/2025 23h00

Real Madrid x Atlético de Madrid é o confronto mais aguardado nesta oitavas de final da Liga dos Campeões

Real Madrid x Atlético de Madrid é o confronto mais aguardado nesta oitavas de final da Liga dos Campeões Foto: X/Reprodução

Continue Lendo...

A Uefa realizou nesta sexta-feira, o sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões 2024/25, que definiu também o chaveamento até a final do principal torneio de clubes da Europa. O destaque fica por conta dos clássicos entre Real e Atlético de Madrid, e Bayern de Munique contra o Bayer Leverkusen.

As oitavas de final da competição europeia acontecem de 4 a 12 de março de 2025. A decisão vai ser no dia 31 de maio, na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha.

Dos 16 times restantes no torneio, oito se classificaram por meio dos playoffs. É o caso do Real Madrid, que avançou às oitavas após duelo com o Manchester City, em confronto de postulantes ao título. Os outros são: Borussia Dortmund, Club Brugge, Bayern de Munique, Feyenoord, PSV, Paris Saint-Germain e Benfica.

Os melhores colocados na fase inicial enfrentam os classificados da repescagem, obrigatoriamente, e decidem a vaga nas quartas em casa. São Liverpool, Barcelona, Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen, Arsenal, Inter de Milão, Lille e Aston Villa.

O brasileiro Élber, ídolo do Bayern de Munique, foi convidado para sortear as bolinhas com os nomes dos times envolvidos no sorteio. O Real Madrid terá pela frente o clássico com o Atlético de Madrid. Os times fizeram as finais nas temporadas 2013/14 e 2015/16, ambas com vitória do time merengue.

Outro clássico do mata-mata fica por conta de Bayern, hexacampeão do mais nobre torneio europeu de clubes, contra o Leverkusen, campeão nacional na temporada passada e sensação do futebol alemão. Adversários na primeira fase, Barcelona e Benfica voltam a se enfrentar nas oitavas. Em Lisboa, o time espanhol venceu de virada por 5 a 4, em partida eletrizante.

Dono da melhor campanha na primeira fase, o Liverpool não teve tanta sorte e vai ter de colocar a boa fase à prova no confronto com o PSG, que vive bom momento mesmo após a saída de Kylian Mbappé.

Azarões nas oitavas, o Lille vai enfrentar o Dortmund, enquanto o Aston Villa terá duelo mais equilibrado contra o belga Club Brugge. A dupla holandesa PSV e Feyenoord pegam Arsenal e Inter de Milão, respectivamente.

CONFIRA OS CONFRONTO SORTEADOS

  • Paris Saint-Germain x Liverpool
  • Club Brugge x Aston Villa
  • Real Madrid x Atlético de Madrid
  • PSV x Arsenal
  • Benfica x Barcelona
  • Borussia Dortmund x Lille
  • Bayern de Munique x Bayer Leverkusen
  • Feyenoord x Inter de Milão

*Times da direita decidem em casa

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).