Esportes

COPA AMÉRICA

Empate frustrante ofusca estreia de Éderson em jogo oficial

Brasil não vai bem mais uma vez, empata com a Colômbia e classifica em segundo do grupo, com cinco pontos; nas quartas de final, a seleção enfrenta o Uruguai, no sábado (06)

Continue lendo...

Nascido em Campo Grande e de origem terena, o volante Éderson finalmente entrou em campo nesta Copa América, após não sair do banco nas duas primeiras rodadas. Porém, a estreia dele foi ofuscada pelo empate frustrante em 1x1 contra a Colômbia, o que levou a seleção brasileira a passar em segundo lugar do grupo D.

Éderson entrou aos 28min da segunda etapa, no lugar do outro volante João Gomes, que não vinha jogando bem. O campo-grandense não participou de muitas ações do jogo, mas deu origem a uma chance perigosa criada pela Colômbia, do qual Borré desperdiçou.

Segundo o aplicativo Sofascore, especializado em estatísticas, o volante venceu três de cinco duelos, sofreu uma falta e realizou um desarme, além de um drible bem sucedido, o que acarretou em uma nota 6.5 ao jogador. No ataque, o jogador e a seleção não conseguiram ser eficientes no final do jogo e acabou ficando com a segunda posição do grupo.

Nesse cenário já confirmado, o adversário do Brasil nas quartas de final será o Uruguai, uma das favoritas ao título, que tem 100% de aproveitamento, nove gols marcados e apenas um sofrido. Com a suspensão de Vinícius Júnior por receber o segundo cartão amarelo, mudanças na equipe titular serão feitas, o que pode gerar uma disputa de vaga entre os meias e atacantes do elenco brasileiro.

Sobre o jogo e competição

Mesmo com a vitória por 4x1 sobre o Paraguai na última rodada, a seleção brasileira entrou em campo pressionada por um resultado positivo diante da Colômbia, nesta terça-feira (02). Na escalação inicial, Dorival não fez grandes mudanças, apenas tirou Savinho da ponta direita e voltou com Raphinha, o que gerou críticas de torcedores nas redes sociais.

Com ínicio de jogo pegado em faltas, a seleção começou tomando a iniciativa no ataque, mas quase foi surpreendida por um chute no travessão do craque colombiano James Rodríguez. Porém, cinco minutos depois, em cobrança de falta próxima à grande área, Raphinha bateu com perfeição no ângulo do goleiro Camilo Vargas.

Após o gol, o Brasil passou a jogar de maneira mais reativa, tentando explorar os espaços da defesa adversária, mas não surtiu efeito. Aos 18min, em momento de grande pressão colombiana, o zagueiro Davinson Sánchez marcou de cabeça, mas depois de longos minutos de análise do VAR, o juiz venezuelano anulou.

O jogo esfriou e ambas as equipes não tiveram grandes oportunidades depois da anulação, mas aos 42min, Vinicius Júnior invadiu a área e foi derrubado pelo lateral direito Daniel Muñoz, e o árbitro nada assinalou, apenas o escanteio para o Brasil. Após vários replays por diferentes ângulos, ficou claro o toque do defensor colombiano na perna do camisa 7 brasileiro, mas mesmo assim o pênalti não foi marcado.

No final do primeiro tempo, aos 47min, em erro na saída de bola e vacilo defensivo de Lucas Paquetá, o mesmo lateral que fez o pênalti não marcado, Daniel Muñoz, marcou o gol para a Colômbia, deixando o jogo empatado antes do intervalo.

Na volta para etapa final, Dorival sacou Lucas Paquetá da equipe e colocou Andreas Pereira, ex-Flamengo. Mesmo com algumas mudanças durante os 45min finais, a seleção não conseguiu criar chances de gol e viu a Colômbia dominar as ações da partida. No final do jogo, o atacante do Internacional Rafael Borré perdeu uma oportunidade inacreditável quase sem goleiro. 

Assim permaneceu até o final, 1x1 e apenas cinco pontos conquistados pela seleção brasileira na fase de grupos. Com o resultado, a equipe brasileira enfrenta o Uruguai, sábado (06), às 21h (horário de Brasília). Confira o chaveamento da competição:
 

Fonte: Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol)

Saiba

Na manhã desta quarta-feira (03), a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) confirmou erro de arbitragem em não marcar pênalti em Vinicius Júnior no jogo contra a Colômbia.

Assine o Correio do Estado

Esportes

União ABC enfrentará o Palmeiras na Copa do Brasil sub-20

O jogo está marcado para acontecer em São Paulo. Este será o segundo confronto entre as equipes na história da competição.

09/09/2024 17h02

Taça da Copa do Brasul sub-20

Taça da Copa do Brasul sub-20 Foto: Thais Magalhães / CBF

Continue Lendo...

O atual representante de Mato Grosso do Sul no cenário nacional, o União ABC, enfrentará o Palmeiras na Copa do Brasil Sub-20 de Futebol Masculino. A partida está marcada para a primeira semana de outubro, em jogo único, em São Paulo (SP).

A tabela e o regulamento foram divulgados na manhã desta segunda-feira (9) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Segundo o regulamento da competição, caso a partida termine empatada, a disputa será decidida nos pênaltis. Esta será a segunda vez na história que os clubes se enfrentam na competição. Em 2022, o Palmeiras venceu por 6 a 0.

Na Copa do Brasil de 2023, o União ABC foi eliminado pelo Athletico Paranaense com um placar de 7 a 0.

Em Mato Grosso do Sul, o União ABC é destaque nos campeonatos de base. Esta é a quarta participação consecutiva na Copa do Brasil Sub-20, e o time chega a cinco edições seguidas da competição.

O time entrou no cenário nacional em 2021, quando eliminou o Corinthians no Estádio do Morenão, na primeira fase, mas foi derrotado na fase seguinte pelo Floresta. Em 2020, foi eliminado pelo São Paulo com um placar de 7 a 1. No ano que vem, o representante do estado será o Operário Caarapoense, campeão estadual sub-20 deste ano.

 

Assine o Correio do Estado

 

PARIS 2024

Atleta de MS é porta bandeira na final das Paralimpíadas de Paris

Conhecido por "Cowboy de Aço", Fernando Rufino faz parte do Clube de Regatas Aquidauana

09/09/2024 10h25

Carol Santiago e Fernando Rufino

Carol Santiago e Fernando Rufino Foto: Reprodução / (Wander Roberto/CPB)

Continue Lendo...

Bicampeão paralímpico na canoagem, o atleta sul-mato-grossense Fernando Rufino foi porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, ao lado da nadadora Carol Santiago.

O evento ocorreu durante a tarde de ontem (08), após a última prova do Brasil na competição, a prova do VL2 200m, realizada no Estádio Náutico de Vaires-sur-Marne. Na ocasião, Fernando ficou em primeiro lugar e levou a medalha de ouro. 

A vitória consagrou o atleta como bicampeão paralímpico e posicionou o Brasil no top 5 do ranking das Paralimpíadas, ultrapassando a Itália.

Em segundo lugar na prova, o atleta Tofalini, também brasileiro ,garantiu a medalha de prata e somou mais uma no quadro de medalhas para o país. Foi a primeira vez que houve uma dobradinha na paracanoagem masculina em Jogos Paralímpicos

Em outra ocasião neste mesmo ano, a ‘famosa’ dobradinha se repetiu durante o Mundial de Paracanoagem no 200m. Fernando conquistou o ouro com um tempo de 50.59s, um pouco à frente do outro brasileiro Igor Tofalini, que marcou 51.20s. 

Ontem, com um feito histórico, Fernando completou a prova em 50s47, melhor tempo na história dos Jogos, conquistando o bicampeonato paralímpico (ele foi ouro na mesma prova nos Jogos de Tóquio). Já Tofalini fez 51s78 e ficou com o segundo lugar, em chegada emocionante contra o norte-americano Blake Haxton, bronze com o tempo de 51s81.

Brasil

A delegação brasileira bateu recorde de medalhas e alcançou um feito histórico nas parlimpíadas: com 89 pódios conquistados, o país ficou no top 5 do quadro geral dos jogos. Além disso, ao todo, foram 25 medalhas de ouro conquistadas pelo time brasileiro.

Fernando “Cowboy” Rufino

Mais conhecido no Estado, Fernando nasceu em Eldorado no dia 22 de maio de 1985, ou seja, já é um veterano nas competições. O atleta de 39 anos, começou a vida com o sonho de participar dos famosos rodeios montado em um touro, o que lhe concedeu o apelido de “Cowboy de Aço”

No entanto, após ser atropelado por um ônibus, perdeu parcialmente o movimento das pernas e viu seu futuro na canoagem.

Hoje ele representa o Clube de Regatas Aquidauana. Além dessa conquista, o “Cowboy de Aço”, como é conhecido, coleciona medalhas em outras competições, como:

  • Bronze no caiaque no Mundial de Milão (Itália) 2015;
  • Ouro no Campeonato Sul-Americano de Canoagem, em Paipa 2017 (Colômbia);
  • Bronze no caiaque e prata na canoa no Mundial em Mantemor-o-Velho 2018 (Portugal);
  • Ouro no caiaque e na canoa no Campeonato Pan-Americano 2018 em Dartmonth (Canadá);
  • Ouro na canoa no Mundial em Copenhague 2021;
  • Ouro na canoa nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020;
  • Prata Parapan-Americano em Halifax 2022;
  • Prata no Campeonato Mundial em Halifax 2022

(Colaborou Felipe Machado)
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).