Esportes

Esportes

Código da Fifa aponta CBF responsável e punições como multa e pontos perdidos

Para que o processo contra a CBF seja aberto, a entidade máxima do futebol aguarda a súmula da partida

Continue lendo...

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) deverá responder a um processo do Comitê Disciplinar da Fifa (Federação Internacional de Futebol) como responsável pela segurança do estádio do Maracanã, palco da partida em que a Argentina venceu o Brasil por 1 a 0, na terça-feira (21), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, em jogo marcado por uma briga nas arquibancadas antes do apito inicial.

É isso o que prevê a edição mais recente do Código de Disciplina da Fifa sobre competições organizadas pela entidade máxima do futebol mundial, editado neste ano.

De acordo com o documento, a CBF, como associada, é responsável legalmente pelo jogo e por qualquer episódio dentro do estádio, inclusive relativo às questões de segurança.

O código 17, que trata sobre "ordem e segurança nos jogos", diz que "os clubes e federações mandantes são responsáveis pela ordem e segurança dentro e ao redor do estádio antes, durante e depois dos jogos", por "incidentes de qualquer tipo".

O texto também aponta que cabe à federação mandante –neste caso, a CBF– "avaliar o grau de risco de um jogo e notificar a Fifa", além de "garantir a segurança de jogadores e dirigentes da equipe visitante".

Em caso de desordem, as punições previstas incluem advertência, multa de 10 mil francos suíços (R$ 55 mil) e partidas sem público ou em local neutro. Em casos mais graves, é possível a dedução de pontos ou a exclusão do torneio.

Para que o processo contra a CBF seja aberto, a entidade máxima do futebol aguarda a súmula da partida, assinada pelo árbitro chileno Piero Maza. Procurada pela reportagem, a Fifa não respondeu aos questionamentos sobre o recebimento da súmula e a abertura do processo disciplinar.

No Instagram, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, escreveu que "jogadores, torcedores, funcionários e dirigentes precisam estar seguros e protegidos para jogar e apreciar o futebol" e também pediu para que "às autoridades competentes garantam que isso seja respeitado em todos os níveis".

Em nota divulgada nesta quarta-feira (22), a CBF afirmou que todo o planejamento do jogo foi debatido e aprovado pelo órgãos de segurança do Rio de Janeiro.

De acordo com a entidade, participaram da primeira reunião realizada na sede da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), na última quinta (16), representantes de vários órgãos da segurança pública, como a Polícia Militar do Rio e a Sepol-RJ (Secretaria Estadual de Polícia Civil do Rio).

"Os planos de ação e segurança foram aprovados sem qualquer ressalva ou recomendação pelas autoridades presentes", escreveu a CBF.

TÊNIS

Brasil bate Suíça e avança na Copa Davis

Orlando Luz e Rafael Matos carimbam vaga no Rio de Janeiro

19/09/2026 22h00

Orlando Luz e Rafael Matos

Orlando Luz e Rafael Matos Foto: LUIZ CANDIDO/CBT

Continue Lendo...

A dupla brasileira de Orlando Luz e Rafael Matos confirmou o favoritismo diante dos suíços Jakub Paul e Dominic Stricker, venceu por 2 sets a 0, e fez o terceiro ponto da equipe brasileira. Com o resultado, o time nacional fez 3 a 0 nl duelo contra os europeus e avançou no Grupo Mundial 1 da Copa Davis. As parciais do jogo no Rio de Janeiro foram 7/6(1) 6/2 após 1h45 de encontro.Orlando Luz e Rafael MatosOrlando Luz e Rafael Matos

As outras vitórias foram de João Fonseca e Gustavo Heide em simples, na sexta-feira.

Com o resultado, o Brasil está classificado para os Qualifers, e tem chances de brigar por vaga na fase final na temporada 2027.

ESPORTE

Brasil vence Venezuela e está no mundial de vôlei masculino

Seleções brasileira e argentina decidem vaga olímpica no domingo

19/09/2026 13h38

O resultado mantém o time com 100% de aproveitamento e na liderança brasileira na competição.

O resultado mantém o time com 100% de aproveitamento e na liderança brasileira na competição. Divulgação: CBV

Continue Lendo...

A seleção masculina de vôlei venceu a equipe da Venezuela por 3 sets a 0 na manhã deste sábado (19) na quarta rodada do Sul-Americano da modalidade. A partida foi disputada no ginásio do Maracanazinho e valeu a vaga para o Brasil no mundial de 2027.O resultado mantém o time com 100% de aproveitamento e na liderança brasileira na competição.O resultado mantém o time com 100% de aproveitamento e na liderança brasileira na competição.

As parciais foram 25/19, 25/14 e 25/19 para mais de 7200 pessoas. 

O resultado mantém o time com 100% de aproveitamento e na liderança brasileira na competição. O oposto Bryan foi novamente o maior pontuador em quadra, desta vez com 13 acertos. 

Neste domingo (20), às 10h, o time do técnico Bernardinho enftenta a Argentina, valendo o título e a vaga nos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).