Esportes

BASQUETE

Com três da NBA, Petrovic convoca seleção de basquete para o Mundial da China

Com três da NBA, Petrovic convoca seleção de basquete para o Mundial da China

ESTADÃO CONTEÚDO

15/07/2019 - 14h01
Continue lendo...

Com três jogadores que defendem equipes da NBA, o técnico croata Aleksandar Petrovic, da seleção brasileira masculina de basquete, anunciou nesta segunda-feira a lista dos 15 atletas convocados para dar início à preparação para a disputa do Mundial da China, que será realizado de 31 de agosto a 15 de setembro. O treinador terá de fazer três cortes para definir a relação final para a competição.

Os alas Bruno Caboclo e Didi Louzada e o pivô Cristiano Felício são os três que atuam em franquias da NBA. Os dois primeiros - por Memphis Grizzlies e New Orleans Pelicans, respectivamente - estão em ação pela Summer League, na cidade de Las Vegas, que terá sua decisão nesta segunda-feira. Felício defende o Chicago Bulls.

Para Petrovic, o grupo convocado apresenta uma mescla interessante. "Essa convocação traz três pontos importantes no grupo: o primeiro é contar com alguns jogadores mais experientes, que todos queriam ver atuando pela seleção. O segundo reúne os atletas que estão jogando na NBA: Caboclo e o Felício, que todos têm muita vontade de ver jogando pelo selecionado nacional. Já o terceiro é formado por dois jovens - Didi e Yago - que chegam bem das 'janelas' das Eliminatórias, que disputamos durante um ano e meio", disse o croata.

"Com isso, o grupo apresenta uma mescla boa, com todos os jogadores podendo jogar em alto nível. Por isso me sinto contente com os atletas que foram convocados para iniciar a preparação no próximo dia 25. Depois disso eu tenho um momento complicado, em que terei que definir os 12 jogadores, mas essa é uma tarefa que todos os treinadores têm que fazer", acrescentou

A apresentação está marcada para a cidade de Anápolis (GO), onde a seleção treinará até 7 de agosto. No dia 8, o Brasil enfrenta o Uruguai, em amistoso ainda na cidade goiana. Dois dias depois, a seleção volta a jogar contra os uruguaios, desta vez em Belém

Posteriormente, a delegação brasileira, já com os 12 jogadores definidos, embarca com destino a Lyon, na França. De 14 a 17 de agosto, segue a preparação e joga um torneio amistoso. Em seguida, viaja com destino a Guangzhou, na China. De 20 a 28, o Brasil treina e disputa partidas preparatórias na mesma Guangzhou, Wuhan e Liaoning. Nos dias 29 e 30, os comandados de Petrovic treinam na cidade de Nanjing, concluindo a etapa de preparação.

"Estou muito satisfeito com a disposição dos jogadores para disputar o Mundial. O grupo conta com quase todos os atletas que eu almejava, então agora é fazer uma boa química e trabalhar os aspectos táticos, tanto defensivos quanto ofensivos. Acredito que depois de 35 dias de pré-temporada, iremos seguir preparados para fazer um belo campeonato", complementou o treinador.

AUSÊNCIA - O armador Raulzinho, que acabou de assinar contrato com o Philadelphia 76ers, será a única ausência do grupo. Em recuperação de um problema no tornozelo esquerdo, sofrido no final da última temporada da NBA, quando defendia o Utah Jazz, precisará de mais tempo para ficar apto a jogar.

"Estive em contato com a equipe de trabalho do Raul, que falou sobre a contusão e passou que ele precisaria de um tempo maior para ficar totalmente recuperado da lesão que sofreu no tornozelo esquerdo. Com esse panorama, o Raulzinho, infelizmente, não poderá integrar o grupo brasileiro neste momento", explicou Carlos Vicente Andreoli, diretor médico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

"Fico chateado por não poder representar o Brasil, ainda mais numa competição como o Mundial, onde estão todas as seleções e o nível é altíssimo. Infelizmente, essa é uma lesão chata, a região do tornozelo é sempre muito exigida, pelos movimentos, pela carga, e ainda preciso de tempo para estar totalmente recuperado. O Brasil tem um grupo de qualidade, bem equilibrado entre experiência e juventude, e que tem tudo para fazer uma boa campanha. Vou ter que ficar como torcedor, vou ficar na torcida para que a seleção brasileira jogue um bom basquete e faça um grande campeonato na China", afirmou Raulzinho.

Confira a lista de convocados da seleção brasileira:

Alex Garcia (ala) - 39 anos - Minas Tênis Clube (MG)

Anderson Varejão (pivô) - 36 anos - Flamengo (RJ)

Augusto Lima (pivô) - 27 anos - San Pablo Burgos (Espanha)

Bruno Caboclo (ala) - 23 anos - Memphis Grizzlies (Estados Unidos)

Cristiano Felício (pivô) - 27 anos - Chicago Bulls (Estados Unidos)

Jhonatan Luz (ala) - 32 anos - Flamengo (RJ)

Leandrinho Barbosa (ala) - 36 anos - Minas Tênis Clube (MG)

Lucas Silva (ala/pivô) - 24 anos - Franca (SP)

Marcelinho Huertas (armador) - 36 anos - sem clube

Marcos Henrique Louzada Silva - Didi (ala/armador) - 20 anos - New Orleans Pelicans (Estados Unidos)

Marcus Vinicius (ala) - 35 anos - Flamengo (RJ)

Rafael Luz (armador) - 27 anos - MoraBanc Andorra (Espanha)

Rafael Hettsheimeir (ala/pivô) - 33 anos - Franca (SP)

Vitor Benite (ala/armador) - 29 anos - San Pablo Burgos (Espanha)

Yago dos Santos (armador) - 20 anos - Paulistano (SP)

Esportes

Copinha entra na reta final com definição dos semifinalistas

Grêmio e Corinthians foram os últimos a se classificar no domingo

20/01/2025 23h00

Jogadores do Grêmio celebrando vitória em cima do Palmeiras

Jogadores do Grêmio celebrando vitória em cima do Palmeiras Reprodução, Angelo Pieretti/Grêmio

Continue Lendo...

Grêmio e Corinthians avançaram às quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior na noite de domingo (19) e se juntaram aos já classificados São Paulo e Criciúma.

O Tricolor gaúcho, que tenta o título inédito da Copinha, garantiu a vaga após vencer de virada o Palmeiras por 3 a 2. Já o Timão, atual campeão, levou a melhor sobre o Vasco por 1 a 0.

O primeiro jogo da semi será Criciúma x São Paulo, às 19h30 (horário de Brasília) de terça-feira (21). O outro, Grêmio x Corinthians, será às 17h de quarta (22). As partidas têm transmissão ao vivo no canal da Federação Paulista de Futebol (FPF) no YouTube.

Nas quartas de final no domingo (19), o Palmeiras saiu na frente com gol de cabeça Erick Belé: foi o quinto dele no torneio.

Dez minutos depois, o Grêmio empatou com  Pedro Gabriel, que  acertou um belo chute de fora da área. Já nos minutos finais, após contra-ataque, Gabriel Mec mandou no fundo da rede e virou o placar para os gaúchos: 2 a 1. Na volta do intercalo, com menos de um minuto de jogo, Riquelme Filipi empatou para o Verdão.

O gol da vitória e da classificação do Grêmio saiu aos 39 minutos: após bate-rebate dentro da área, Luís Eduardo aproveitou a sobra e bateu forte no fundo do gol.

Já na outra partida, o nome do jogo foi Gui Negão que marcou para o Corinthians aos  seis minutos do primeiro tempo contra o Vasco, o único gol da partida, que selou a classificação do Timão.

No sábado (18), o São Paulo se classificou ao ganhar por 3 a 1 do Cruzeiro. No segundo jogo da noite, o Criciúma derrotou a Ferroviária por 1 a 0, e também assegurou vaga nas quartas.

A 55ª edição da Copinha reuniu 128 clubes na primeira fase (grupos). A decisão do título está programada para o dia 25 de janeiro, feriado da capital paulista. A final ocorrerá no Pacaembu.

CAMPEONATO ESTADUAL

Com estádio liberado, Corumbaense joga a primeira em casa contra o Pantanal

Laudo de liberação foi emitido nesta segunda-feira, porém, os jogos no estádio estão permitidos apenas a partir de 1 º de fevereiro

20/01/2025 18h32

Estádio Arthur Marinho foi liberado para receber jogos do Estadual

Estádio Arthur Marinho foi liberado para receber jogos do Estadual Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A prefeitura de Corumbá conseguiu nesta segunda-feira o laudo de liberação do Estádio Arthur Marinho pelo Corpo de Bombeiros, porém somente a partir de 1º de fevereiro. Com isso, o Corumbaense, embora mandante, joga sua segunda partida pelo Campeonato Estadual no Estádio Noroeste, em Aquidauana, nesta quarta-feira, às 15h, contra o Costa Rica.

As adequações técnicas e de segurança para liberação do estádio exigiram uma ação articulada pela Fundação de Esportes. Jogar em Aquidauana não afeta o clube, pois fica a 300 km de Corumbá.

Já a partida contra o Pantanal, conforme a tabela, seria em Costa Rica, no extremo norte do Estado, a 800 km, caso o Arthur Marinho não fosse liberado em tempo hábil.

Estádio abandonado

A liberação do estádio tem validade até abril, contudo, acompanhada de algumas restrições: limitação do público em 1.500 pessoas e interdição do espaço das cadeiras, até a quinta fileira, devido à queda de dois lances da cobertura de zinco da arquibancada por temporal. O local será isolado por grades e presença de seguranças. 

Em nota, a Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) informou que o trabalho para colocar a praça esportiva em condições de receber jogos do Estadual 2025 “foi árduo” devido ao seu abandono. A prefeitura assumiu em 2023 a administração do estádio e a gestão anterior deixou-o em estado de completo caos estrutural e administrativo.  

“Não havia extintores de incêndio em condições adequadas de uso; as mangueiras estavam furadas; luzes de sinalização e portas apresentavam problemas”, relatou a diretora-presidente da fundação, Michele Ferri. "Fizemos o básico", completou, adiantando que o município está buscando recursos para reestruturar o estádio.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).