Esportes

SUB-20

Copinha: semifinais de seletiva acontecem em Dourados e Campo Grande

União ABC, São Gabriel, EC Campo Grande e Dourados lutam por duas vagas na maior competição juniores do mundo

Continue lendo...

Com quatro times na disputa, as semifinais da seletiva Sub-20 que definirá os dois representantes de Mato Grosso do Sul  na Copa São Paulo de 2027 começa neste final de semana. 

União ABC, São Gabriel EC, EC Campo Grande e Dourados passaram pela primeira fase, e seguem na disputa por duas vagas na maior competição de futebol junior do mundo.  

Neste sábado (9), o o DAC, 4º colocado na primeira fase, recebe o União ABC, líder e com 100% de aproveitamento nos cinco jogos disputados, confronto que acontece nesta tarde 'no Estádio da Leda. 

A segunda partida da rodada será na segunda-feira (11), às 19h, no Estádio Jacques da Luz, entre Campo Grande, 3º colocado geral, e São Gabriel, vice-lider da primeira fase.

As partidas de volta acontecem no fim de semana seguinte, em Campo Grande e São Gabriel do Oeste.

Maiores campeões da competição

  • Corinthians  11 títulos (1969, 1970, 1995, 1999, 2004, 2005, 2009, 2012, 2015, 2017 e 2024)
  • São Paulo  5 títulos (1993, 2000, 2010, 2019 e 2025)
  • Fluminense  5 títulos (1971, 1973, 1977, 1986 e 1989)
  • Internacional  5 títulos (1974, 1978, 1980, 1998 e 2020)
  • Flamengo  4 títulos (1990, 2011, 2016 e 2018)
  • Atlético-MG  3 títulos (1975, 1976 e 1983)
  • Cruzeiro  2 títulos (2007 e 2026)
  • Santos  3 títulos (1984, 2013 e 2014)
  • Nacional-SP  2 títulos (1972 e 1988)
  • Palmeiras  2 títulos (2022 e 2023)
  • Ponte Preta  2 títulos (1981 e 1982)
  • Portuguesa  2 títulos (1991 e 2002)
  • América-MG  1 título (1996)
  • América-SP  1 título (2006)
  • Figueirense  1 título (2008)
  • Guarani  1 título (1994)
  • Juventus-SP  1 título (1985)
  • Marília  1 título (1979)
  • Paulista  1 título (1997)
  • Roma-SP  1 título (2001)
  • Santo André  1 título (2003)
  • Vasco  1 título (1992)

Assine o Correio do Estado

futebol

Maracanã usará novo tipo de gramado a partir de 2027; entenda

O objetivo da alteração é usar uma espécie de maior resistência do que a anterior

11/09/2026 22h00

Maracanã terá novo gramado em 2027

Maracanã terá novo gramado em 2027 Foto: Divulgação / Maracanã

Continue Lendo...

O Consórcio de Flamengo e Fluminense, responsável por realizar a gestão do Maracanã, informou que o estádio passará por mudanças no seu gramado a partir de 2027.

Para a próxima temporada, o local deixará de utilizar a grama "Bermuda Celebration" para passar a usar o tipo "Celebration Hydrid". O objetivo da alteração é usar uma espécie de maior resistência do que a anterior.

Neste ano, Flamengo, Fluminense e outras equipes que atuaram no Maracanã criticaram as condições do gramado. Fred Nantes, CEO do estádio, afirmou em reunião nesta sexta-feira, 11, que reconhece que a situação está abaixo dos padrões esperados.

"A gente reconhece que não está na qualidade que gostaria. É nítido. Nós temos uma frustração grande, mas a gente precisa fazer uma análise criteriosa quando a gente critica o gramado do Maracanã. Sempre baseada em dados técnicos", disse.

De acordo com as informações apresentadas na reunião, fatores climáticos como um inverno mais quente e as fortes chuvas foram algumas das causas da piora da grama do estádio nos últimos anos Densidade vegetal e atividade fisiológica do solo foram outros fatores apontados.

O alto número de partidas no Maracanã também chama atenção. Até o final do mês de setembro, o local já terá recebido 58 jogos em 2026, 29 a mais que o segundo estádio mais utilizado do Brasileirão: o Mineirão, em Belo Horizonte.

"Realmente, o número de jogos é um capítulo extremamente importante. Se a gente comparar com o resto dos jogos do mundo, a diferença é gritante. Esse é um dos fatores que, combinado com outros, fazem a diferença no desgaste de um campo de jogo", completou Fred.

A mudança do gramado será realizada após o final da disputa da Série A do Campeonato Brasileiro, em dezembro. O próximo confronto no local acontece neste domingo, 13, às 17h30 (de Brasília), no duelo entre Flamengo e Corinthians.

Futebol

Futebol de cegos: Brasil vai à final da Copa América contra Colômbia

Em São Paulo, seleção masculina derrota Costa Rica pelas semifinais

10/09/2026 20h00

Taba Benedicto

Continue Lendo...

Maior vencedor da Copa América de futebol de cegos entre os homens, o Brasil vai em busca do sétimo título. Nesta quinta-feira (10), a seleção verde e amarela derrotou a Costa Rica por 2 a 0 no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, pelas semifinais da competição.

Os brasileiros não encontraram dificuldades e abriram vantagem sobre os costarriquenhos antes da metade da primeira etapa - cada tempo tem 20 minutos de duração. Aos seis, Maicon conduziu a bola após cobrança de falta, arrastou a marcação de três adversários e chutou rasteiro para abrir o placar. Aos 12, Nonato recebeu na área e bateu forte, no alto, sem chances para o goleiro Rony Madrigal.

No segundo tempo, o técnico Cesinha aproveitou para rodar o elenco. Mesmo assim, a equipe da casa manteve o jogo sob controle e até criou algumas chances, parando em boas defesas do goleiro costarriquenho.

Em 11 edições, o Brasil sempre foi à final, com seis conquistas e quatro vices. O último na edição de 2022, quando perderam nos pênaltis para a anfitriã Argentina.

Os Murciélagos (morcegos, na tradução do espanhol, apelido da seleção argentina), aliás, ficaram fora da decisão continental pela primeira vez. Mais cedo nesta quinta, os hermanos, atuais campeões mundiais e vice paralímpicos foram superados pela Colômbia por 1 a 0 nas penalidades, após empate sem gols com bola rolando.

A final diante dos colombianos será neste sábado (12), às 17h30 (horário de Brasília). O canal da Federação Internacional de Esportes para Cegos (Ibsa) no YouTube transmite a partida ao vivo.

Esta será a segunda final do Brasil neste ciclo da Paralimpíada de Los Angeles (Estados Unidos), em 2028. Em julho, os brasileiros conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Parasul-Americanos, em Valledupar (Colômbia), superando os argentinos na decisão.

Apesar da queda nas semifinais, a Costa Rica se garantiu no Campeonato Mundial do ano que vem, assim como Argentina e Colômbia. O Brasil, como país-sede, já tinha vaga assegurada. Pentacampeã paralímpica, a seleção verde e amarela é também cinco vezes campeã do mundo, sendo a maior vencedora nos dois principais eventos da modalidade.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).