Esportes

COPA DO MUNDO

Croácia goleia, vence de 4 a 1, e elimina Canadá da Copa

Jogo teve o gol mais rápido do mundial até então; Canadá abriu o placar com 1 minuto de partida

Continue lendo...

Depois de sofrer um gol praticamente no início do jogo, a Croácia virou a partida contra o Canadá e assumiu a liderança do Grupo F na Copa do Qatar. Com os 4 a 1 no Estádio Internacional Khalifa, os europeus, de quebra, eliminaram a seleção norte-americana.

O jogo começou em alta velocidade, e com susto para os atuais vice-campeões mundiais.

Com apenas 1 minuto e 7 segundos, o canadense Davies aproveitou cruzamento de Buchanan e testou com força para abrir o placar. Além de ser o gol mais rápido do Mundial de 2022 até o momento, foi também o primeiro canadense na história das Copas.

Aos poucos, a Croácia começou a impor seu melhor toque de bola e dominar as ações. Ainda no primeiro tempo, Livaja chegou com perigo duas vezes.

Aos 36min, os europeus finalmente empataram com Kramaric, recebendo passe de Perisic.

Ainda no primeiro tempo veio a virada, agora, sim, com Livaja. O atacante ficou com a sobra após tentativa de Juranovic e marcou o segundo gol.

No segundo tempo, a Croácia dominou amplamente a partida e marcou mais duas vezes, com Kramaric e Majer, para vencer por 4 a 1

CROÁCIA

Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Brozovic, Kovacic (Majer) e Modric (Pasalic); Perisic (Orsic), Livaja (Petkovic) e Kramaric (Vlasic). Técnico: Zlatko Dalic

CANADÁ

Borjan; Johnston, Miller e Steven Vitória; Laryea (Hoilett), Hutchinson (Adekugbe), Eustáquio (Koné) e Davies; Larin (Osorio), Buchanan e David (Cavallini). Técnico: John Herdman

  • Local: Estádio Khalifa International, em Ar-Rayyan (Qatar)
  • Árbitro: Andrés Matonte (Uruguai)
  • Assistentes: Nicolás Taran (Uruguai) e Martin Soppi (Uruguai)
  • VAR: Mauro Vigliano (Argentina)
  • Gols: Alphonso Davies (1' 1º T - CAN), Kramaric (36' 1º T - CRO), Livaja (44' 1º T - CRO), Kramaric (25' 2º T - CRO) e Majer (49' 2º T - CRO)
  • Público: 44.374
  • Cartões amarelos: Buchanan (CAN), Lovren (CRO), Miller (CAN), Modric (CRO)

COPA INTERCONTINENTAL

Confira o que a IA projeta como uma possível final da Copa Intercontinental 2025

A Copa Intercontinental da FIFA 2025 (que substitui o antigo Mundial de Clubes anual) tem um formato que favorece o campeão europeu, mas exige que os outros campeões continentais provem seu valor em um caminho mais longo

09/12/2025 14h15

Continue Lendo...

Uma IA, se baseia em análise de dados, histórico de desempenho, força dos elencos e o formato da competição.

A Copa Intercontinental da FIFA 2025 (que substitui o antigo Mundial de Clubes anual) tem um formato que favorece o campeão europeu, mas exige que os outros campeões continentais provem seu valor em um caminho mais longo.

Análise da competição e dos participantes

O torneio de 2025 conta com seis campeões continentais, com o Paris Saint-Germain (PSG), campeão da UEFA Champions League, entrando diretamente na final.

 

O Caminho para a final

O adversário do PSG na final será o vencedor da FIFA Challenger Cup, que é determinado em duas etapas:

1. Derby das Américas (Cruz Azul vs. Flamengo)

  • Cruz Azul (México): O campeão da Concacaf é um time forte, mas o nível técnico e a profundidade de elenco do futebol sul-americano, especialmente o brasileiro, geralmente se sobressaem.
  • Flamengo (Brasil): O campeão da Libertadores é historicamente o time mais forte fora da Europa. Com um elenco de alto valor e experiência em grandes decisões, o Flamengo é o favorito para vencer o Derby das Américas.

2. Challenger Cup (Pyramids FC vs. Vencedor do Derby)

  • Pyramids FC (Egito): O campeão africano já demonstrou força ao vencer o Auckland City e o Al Ahli. O futebol africano tem crescido em competitividade.
  • Vencedor do Derby (Provavelmente Flamengo): Este seria o confronto mais equilibrado do caminho. No entanto, o Flamengo ainda leva uma ligeira vantagem devido à sua qualidade individual e ao nível de exigência da Libertadores.

Previsão: o Flamengo é o mais provável a chegar à final.

A Grande Final: Paris Saint-Germain vs. Flamengo

A final colocaria o campeão europeu contra o campeão sul-americano (na minha previsão).

  • Paris Saint-Germain (PSG): O campeão da UEFA Champions League é o franco favorito. O futebol europeu, impulsionado por um poder financeiro incomparável, concentra a maioria dos melhores jogadores do mundo. O elenco do PSG é recheado de estrelas de nível mundial, e o time entra na final descansado, sem o desgaste das fases anteriores.
  • Flamengo: Embora seja o melhor time da América do Sul, a diferença técnica e tática para o campeão europeu é considerável. Além disso, o time sul-americano chegaria à final com o desgaste de duas partidas eliminatórias recentes.

Conclusão e Previsão

Considerando a superioridade técnica e financeira do futebol europeu, o fato de o PSG entrar diretamente na final e a qualidade de seu elenco, a previsão mais fundamentada é:

O Paris Saint-Germain é o provável campeão da Copa Intercontinental da FIFA 2025.
Embora o Flamengo tenha a capacidade de surpreender, como já fez em outras ocasiões, o PSG possui uma vantagem estrutural e técnica que o coloca como o favorito esmagador para conquistar o título.

A final, no entanto, promete ser um grande espetáculo, especialmente se o Flamengo conseguir chegar lá e representar a força do futebol sul-americano.

Esportes

Brasil perde para a Alemanha nas quartas de final e se despede do Mundial feminino de handebol

Com o resultado positivo nesta terça, a Alemanha enfrenta nas semifinais o vencedor do confronto entre Noruega e Montenegro

09/12/2025 13h45

Foto: Foto de 2025 Anze Malovrh / kolektiff Reprodução

Continue Lendo...

Em um jogo emocionante, mas que não teve um final feliz, a seleção brasileira se despediu do Mundial feminino de handebol nesta terça-feira, ao ser derrotada pela Alemanha por 30 a 23, em partida válida pelas quartas de final da competição.

Após engatar uma série de cinco vitórias, o Brasil voltou a amargar um revés no torneio. Antes, em partida que valia a primeira colocação no Grupo 4, as Leoas foram superadas pela a Noruega e se classificaram para esta fase como segunda colocada da chave.

Com o resultado positivo nesta terça, a Alemanha enfrenta nas semifinais o vencedor do confronto entre Noruega e Montenegro, de olho em uma vaga na grande decisão da competição.

Vindo de derrota, o time nacional entrou com a missão de superar as anfitriãs, uma das fortes candidatas ao título. Invicta, a Alemanha logo deslanchou no placar. Após um equilíbrio inicial, quando o marcador ainda indicava um apertado 4 a 3 para as europeias, as donas da casa encaixaram o seu jogo e abriram uma vantagem que chegou a cinco gols (9 a 4).

A reação veio ainda na etapa inicial, quando a equipe verde e amarela reduziu a diferença para dois pontos. Essa intensidade, porém, não durou muito e a Alemanha foi para o intervalo com um 17 a 11 a seu favor.

No segundo tempo, tendo o relógio como adversário, as Leoas foram para o tudo ou nada e, no final, conseguiram esboçar uma pressão com Bruna de Paula sendo o destaque. Nos últimos dez minutos, Jhennifer se aproveitou de um descuido das donas da casa e balançou a rede deixando a contagem em 25 a 22 para a Alemanha. As anfitriãs, no entanto, reagiram, voltaram a abrir vantagem e venceram o duelo fazendo a festa diante de sua torcida.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).