Esportes

FUTEBOL

Entenda os efeitos da paralisação do Brasileirão; veja lista dos jogos atrasados

Grêmio, Inter e Juventude, afetados pelas chuvas, possuem quatro jogos de defasagem em relação aos demais

Continue lendo...

A suspensão das rodadas 7 e 8 do Brasileirão levantou novamente o debate sobre o apertado calendário do futebol nacional.

A CBF relutou bastante em aplicar a medida, mas cedeu depois que 15 clubes da primeira divisão, além da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), solicitaram formalmente a paralisação do campeonato por causa da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Três times do Estado competem na Série A: Grêmio, Internacional e Juventude. O time tricolor disputa também a Copa Libertadores.

Com CTs e estádios alagados, as agremiações citaram que a continuidade da competição vai contra o princípio da isonomia entre as equipes. Por outro lado, a CBF teme que a paralisação crie uma “bola de neve” no calendário.

Além dos 20 jogos das próximas duas rodadas do Brasileirão, outras oito partidas já haviam sido adiadas, sendo cinco por causa das enchentes no RS, duas por compromisso das equipes na Copa Verde, e outra pela Copa do Nordeste.

Todos os 28 jogos ainda não têm data para acontecer. Por ora, somente os jogos da Série A foram suspensos. Outras competições ministradas pela CBF, como a Copa do Brasil, jogos de divisões inferiores do Campeonato Brasileiro e disputas no futebol feminino, continuam sendo realizadas.

Grêmio, Inter e Juventude, afetados pelas chuvas, possuem quatro jogos de defasagem em relação aos demais. Apesar de não terem sofrido diretamente com a tragédia, Cuiabá e Criciúma estão com o mesmo número de partidas em atraso por causa de disputas regionais.

Uma das alternativas é a realização de partidas na Data Fifa, desfalcando equipes com jogadores selecionáveis. O time colorado, por exemplo, pode ter ao menos quatro convocados.

O próximo período reservado para compromissos entre seleções acontece entre 3 e 11 de junho. No segundo semestre, haverá disputas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo em três oportunidades (setembro, outubro e novembro).

O Brasileirão não será paralisado durante a Copa América, marcada para começar no dia 24 de junho, e uma série de times terá de jogar desfalcada. Existe a possibilidade de mais jogos serem alocados no período da disputa continental. Os jogos atrasados de Grêmio e Inter pela Libertadores e Sul-Americana, respectivamente, já foram remarcados pela Conmebol para acontecer na primeira semana de junho (dias 8 e 4, nesta ordem). Uma eventual eliminação em competições de mata-mata, como a Libertadores, facilitaria o encaixe de datas.

Sem delongas

A CBF quer evitar ao máximo estender o Brasileirão para além do calendário, previsto para encerrar no começo de dezembro.

Isso porque a pré-temporada dos clubes poderia ser prejudicada justamente no ano de disputa do Super Mundial de Clubes da Fifa, que pode contar com quatro equipes do País se Grêmio, Botafogo, São Paulo ou Atlético-MG vencerem a Libertadores - Palmeiras, Flamengo e Fluminense já garantiram vaga por terem vencido as edições mais recentes. A lei trabalhista determina ao menos 30 dias de férias para os atletas.

O Internacional retomou as atividades nesta quarta-feira, depois de 12 dias sem jogos ou treinos. Os trabalhos foram realizados no Complexo Esportivo da PUC-RS. O Grêmio realiza o primeiro treinamento após as enchentes nesta sexta-feira, enquanto o Juventude, de Caxias do Sul, voltou a treinar na terça-feira.

O Criciúma, de Santa Catarina, vai bater 23 dias sem nenhum jogo oficial até a véspera do confronto com o Bahia, em 23 de maio, pela Copa do Brasil.

Por causa dos alagamentos no Beira-Rio, o Inter estimou em 45 dias o prazo para a utilização do estádio novamente.

Até lá, a tendência é que colorados e gremistas mandem partidas fora do Rio Grande do Sul - o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está com a operação suspensa até setembro. Cidades em Santa Catarina, Paraná e São Paulo são estudadas por ambas as diretorias.

Confira os jogos atrasados do Brasileirão:

 

  • Internacional x Juventude    6ª rodada   - motivo: Chuvas no RS
  • Atlético-MG x Grêmio    6ª rodada  - motivo:  Chuvas no RS
  • Criciúma x Cuiabá    6ª rodada  - motivo:  Copa Verde
  • Grêmio x Criciúma    5ª rodada  - motivo:  Chuvas no RS
  • Cruzeiro x Internacional    5ª rodada  - motivo:  Chuvas no RS
  • Juventude x Atlético-GO    5ª rodada  - motivo:  Chuvas no RS
  • Criciúma x Fortaleza    3ª rodada  - motivo:  Copa do Nordeste
  • Cuiabá x Vitória    2ª rodada  - motivo:  Copa Verde
  • *Não estão incluídos os jogos das rodadas 7 e 8.

Assine o Correio do Estado

LIGA FEMININA DE FUTSAL

Pezão/UCDB é derrotado pelo Taboão/Magnus e se complica na LFF

Jogo nesta sexta-feira (17) terminou 4x1 e aumenta a freguesia contra a equipe paulista; com apenas 3 pontos em 9 disputados, preocupação começa a circular a equipe de Campo Grande

18/05/2024 13h30

Pezão/UCDB (à esquerda) e Taboão/Magnus (à direita) perfiladas antes do início da partida

Pezão/UCDB (à esquerda) e Taboão/Magnus (à direita) perfiladas antes do início da partida Foto: Soanov Fotografia

Continue Lendo...

A equipe sul-mato-grossense Pezão/UCDB foi derrotada em casa, na noite desta sexta-feira (17), pelo Taboão/Magnus (SP), por 4x1. Os gols da equipe paulista foram marcados por Julia Anime, ex-ala da equipe da casa, Alana, Rarine e Luana. Aninha, artilheira do time sul-mato-grossense na competição, descontou para a equipe da casa.

O revés complica a situação do time do MS na Liga Feminina de Futsal (LFF), com duas derrotas em três jogos. Antes da partida de ontem, a equipe de Mato Grosso do Sul estava na sétima posição da tabela geral, ainda na zona de classificação para a próxima fase. 

Após a derrota, ainda se mantém na mesma colocação, mas com chances altas de perder posições dependendo dos resultados de outras equipes até dia 1° de junho.

Enquanto isso, o Taboão/Magnus está invicto na competição, com quatro vitórias em quatro jogos, 26 gols marcados (média de 6,5 por jogo) e 7 gols sofridos. A equipe paulista é uma das grandes favoritas ao título, junto com Stein Cascavel (PR)  e Barateiro (SC).

Intercalando os bons e maus momentos na competição, o Pezão/UCDB precisa de uma recuperação já na próxima partida, que acontece dia 1° de junho, às 17h, novamente no Ginásio Guanandizão, desta vez contra o São José (SP).

ASSINE O CORREIO DO ESTADO
 

FUTSAL MASCULINO

CREC/Juventude estreia no Brasileirão de Futsal neste sábado

Equipe é a única representante sul-mato-grossense na competição e integra o grupo A; jogo será transmitido no canal da CBFS pelo YouTube

18/05/2024 11h30

Elenco e comissão em treino no local da partida nesta sexta-feira (17)

Elenco e comissão em treino no local da partida nesta sexta-feira (17) Fotos: Renan Rodrigues/ CREC/Juventude

Continue Lendo...

O CREC/Juventude estreia neste sábado (18), às 16h, no Campeonato Brasileiro de Futsal, contra o ADS Sapezal (MT), Ginásio Eleonor Dal Maso, em Sapezal. Esta é a primeira edição da competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).

O CREC/Juventude está no grupo A, que é composto por Cruzeiro (MG), América Mineiro (MG), Vasco da Gama (RJ), Fortaleza (CE), Náutico (PE), Passo Fundo Futsal (RS), CRB/Traipu (AL) e Manaus/Estrela do Norte (AM). 

Este será o quarto jogo do grupo, nos outros o Cruzeiro venceu o América Mineiro por 2 a 1, o Vasco da Gama bateu o Fortaleza por 3 a 2 e o Náutico perdeu para o Passo Fundo Futsal por 4 a 1. No mesmo horário da partida do CREC/Juventude, o CRB/Traipu recebe o Manaus/Estrela do Norte, em Maceió.

Edson dos Anjos, técnico da equipe, mostrou confiança e altas expectativas para a estreia neste sábado.

"Tivemos quase um mês de treinos e acreditamos ter aproveitado bem esse tempo. Tudo ocorreu dentro do programado e a expectativa agora é fazer um bom jogo e retornarmos para Dourados com um bom resultado na estreia", reforçou.

O jogo deste sábado entre CREC/Juventude e ADS Sapezal será transmitido pelo canal oficial da CBFS no Youtube.

Na segunda rodada, o CREC/Juventude retorna ao MS para jogar contra o Passo Fundo Futsal, no próximo sábado (25), às 16h, na Arena Maracaju.

PREPARAÇÃO

Nesta sexta-feira (17), a fim de se recuperar das mais de 20 horas de viagem de Dourados a Sepazal (MT), cidade localizada a 510 km de Cuiabá, o elenco fez um trabalho especial na academia e um treino no local da partida. 

"O piso foi substituído durante a semana. E também para se recuperar da longa viagem, por isso programamos chegar e ter esse dia para atividades, antes do jogo", explica o supervisor e chefe de delegação Renan Rodrigues.

ASSINE O CORREIO DO ESTADO
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).