Esportes

Esportes

Gigante dos biocombustíveis anuncia patrocínio a clube de MS

Com marca estampada nas camisas de todas as equipes de futebol, Atvos reafirmou parceria com Costa Rica Esporte Clube (CREC)

Continue lendo...

Se você é torcedor do Costa Rica Esporte Clube (CREC) ou amante do futebol sul-mato-grossense, uma notícia boa: uma empresa gigante dos biocombustíveis renovou apoio financeiro ao clube do estado.

Trata-se da Atvos, uma das empresas líderes na transição da matriz energética e uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil.

A companhia anunciou a renovação do patrocínio ao CREC para a temporada de 2025, após parceria já realizada em 2024. No ano passado, o Costa Rica se destacou no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como o melhor time sul-mato-grossense de futebol.

“Acreditamos muito na energia do esporte para transformar vidas. Apoiar a ascensão da ‘Cobra do Norte’ reflete nosso propósito. Construímos uma parceria sólida, com frutos para o time e para a empresa, e continuaremos contribuindo para o desenvolvimento do CREC e das comunidades do norte de Mato Grosso do Sul”, destacou o diretor de Gente e Gestão das Unidades Agroindustriais da Atvos, Chafick Fair Luedy. 

Com a renovação da parceria, o, marca da empresa de bioenergia estampará, pelo segundo ano seguido, o uniforme de todas as equipes do clube: masculinas, femininas e categorias de base.

Conexão com o município

Ainda conforme Luedy, o objetivo da iniciativa é de reforçar o vínculo da empresa com o município de Costa Rica, a 397 quilômetros de Campo Grande. O município é sede de uma das oito unidades agroindustriais da Atvos.

“Com a logomarca da companhia estampada no espaço frontal do uniforme, comemoraremos novas vitórias junto à torcida da ‘Cobra do Norte’. Além de promover ações de engajamento com nossos principais públicos de relacionamento no Estado em nosso camarote no estádio Laertão, a casa do CREC”, destacou Luedy.

O anúncio do patrocínio impactou os corredores do Costa Rica Esporte Clube, que analisa a situação como fundamental na conquista de bons resultados esportivos em 2025.

“Estamos em um momento importante da nossa história, no qual vamos disputar competições estaduais que nos ajudarão a ir ainda mais longe. Ter um parceiro sólido e com visão de longo prazo, como é o caso da Atvos, nos dá a confiança necessária para buscarmos o melhor para o clube e para os jogadores que compõem o nosso elenco”, declara o presidente do CREC, André Baird.

Combustível sustentável

A Unidade Costa Rica (UCR) da Atvos tem capacidade para moer 3,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, suficientes para produzir até 408 milhões de litros de etanol.

Esse montante pode abastecer 10,2 milhões de veículos de passeio com combustível sustentável. A operação ainda é capaz de cogerar 300 GWh de energia elétrica limpa, o suficiente para iluminar as casas de mais de 1,3 milhão de pessoas.

Ao todo, a usina emprega 1,2 mil pessoas diretamente, além de outras 3,3 mil de forma indireta.

Estadual 2025

Ao todo, 10 clubes disputam o título de melhor do estado na 47ª edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Dentre eles, dois vieram da Série B e vão competir na Série A após ficarem de fora no ano passado: Naviraiense (um título) e Águia Negra (segundo maior campeão).

Além desses dois, a edição de 2025 do Sul-Mato-Grossense vai contar com a estreia do primeiro clube SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do futebol de MS, a SAF Pantanal, antiga Portuguesa, de Campo Grande. Para começar “com tudo”, a equipe anunciou a contratação do multicampeão Jean, ex-Palmeiras e Fluminense, para a disputa do Estadual.

  • Águia Negra (recém promovido);
  • Aquidauanense;
  • Corumbaense;
  • Costa Rica;
  • Coxim;
  • Dourados;
  • Ivinhema;
  • Naviraiense (recém promovido);
  • Operário (atual campeão);
  • SAF Pantanal.

Novo formato

Este ano o formato da competição é inédito, com embates dos 10 times em um único turno. No fim das nove rodadas, os dois melhores colocados irão avançar diretamente para a semifinal, já os dois piores serão rebaixados para a série B. 

Ao chegar na segunda fase, serão realizados dois duelos de ida e volta onde o terceiro enfrentará o sexto, e o quarto jogará contra o quinto. Os vencedores se juntarão aos dois primeiros colocados na semifinal.  

As semifinais estão marcadas para 16 e 23 de março, e a grande final será disputada em dois jogos, programados para 30 de março e 6 de abril. Ao todo, a competição terá 55 jogos.

Importante ressaltar que os dois finalistas garantem classificação para a Copa do Brasil de 2026. Apenas o campeão fica com as vaga para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa Verde do ano seguinte.

Assine o Correio do Estado

adrenalina

Champions cria 'finais antecipadas' com duelos dos quatro últimos campeões

Real Madrid enfrenta e Manchester City e outro confronto será entre Paris Saint-Germain e o Chelsea

11/03/2026 07h46

Real Madrid entra em campo hoje sob a confiança de ser o

Real Madrid entra em campo hoje sob a confiança de ser o "Rei de Copas", já que ostenta 15 títulos da Champions

Continue Lendo...

O mais nobre torneio de clubes da Europa já vive sob uma atmosfera de decisão de campeonato em plena fase de oitavas. Isso porque, nesta quarta-feira, ainda pelo jogo de ida desta etapa eliminatória, os quatro últimos campeões da Champions League começam a definir o seu roteiro com o objetivo de arrebatar o título. Assim, Real Madrid x Manchester City, e Paris Saint-Germain x Chelsea, vão monopolizar as atenções do planeta em confrontos dignos de uma decisão do calibre desta cobiçada competição.

Sem o mesmo brilho e apelo, mais dois confrontos completam os quatro embates do dia no velho continente. Enquanto na Alemanha, o oscilante Bayern Leverkusen recebe o tradicional Arsenal, o norueguês Bodo/Glimt surge como fator surpresa e conta com o apoio de sua torcida diante do Sporting, de Portugal.

A nova era da Champions League chegou trazendo uma mudança que já está transformando a narrativa da principal competição de clubes do mundo. Com o novo formato, que amplia o número de participantes e altera a dinâmica da fase inicial, os grandes confrontos deixaram de ficar restritos apenas às semifinais ou à grande decisão. Agora, o torneio entrega ao torcedor duelos dignos de final muito antes do esperado.

E é exatamente isso que acontece quando entram em campo Real Madrid e Manchester City. Na última edição, espanhóis e ingleses se encontraram ainda na fase de playoffs e o conjunto merengue levou a melhor com duas vitórias contundentes.

Neste ano, om confronto que poderia facilmente decidir o título, volta a ser antecipado por meio do novo formato, o que aumenta não só a tensão, mas também a emoção e a imprevisibilidade da disputa.

Tratado como "Rei de Copas" e dono de 15 troféus do torneio, o Real Madrid faz valer a máxima de melhor time do mundo se também for levado em conta seu desempenho recente no torneio. Campeão em 2022 e 2024, o clube merengue inicia a sua trajetória nestas oitavas de final às 17h (horário de Brasília) no Santiago Bernabéu. Com Mbappé vetado, os holofotes recaem sobre o brasileiro Vinícius Júnior.

Do outro lado, vai estar em campo o Manchester City, time que redefiniu o futebol europeu nos últimos tempos e que dominou não só a Inglaterra. Em 2023, os comandados de Pep Guardiola arrebataram a "Orelhuda" ao triunfar sobre a Inter de Milão e ganharam o mundo levando o Interclubes com uma goleada de 4 a 0 diante de um atônito Fluminense.

O outro compromisso que promete saltar aos olhos dos amantes do futebol acontece no Parque dos Príncipes. Simultaneamente ao jogo de Madri, o PSG, atual campeão, mede forças com o inglês Chelsea, vencedor da edição de 2021, e que tem o inspirado João Pedro como atração à parte nesta temporada.

Esse novo cenário reforça uma das grandes promessas da Champions em seu formato renovado. Em vez de esperar meses por um possível duelo entre favoritos, o torcedor já é presenteado com partidas de altíssimo nível ao longo do caminho.

Assim, nesta quarta-feira, a partir das 17 horas (horário de Brasília), o apaixonado por futebol vai poder escolher duas finais antecipadas para poder se entreter no que promete ser embates do mais alto nível.

PRATA HISTÓRICA

Brasil conquista medalha inédita em Paralimpíadas de Inverno

No pódio, Cristian Ribera traz primeira medalha paralímpica do Brasil na história dos Jogos de Inverno

10/03/2026 12h50

Reprodução redes sociais

Continue Lendo...

Durante a manhã desta terça-feira (10), Cristian Ribera realizou mais um feito histórico para o Brasil em Jogos de Inverno. Colocando o país novamente em um pódio na gelada Itália, o atleta paralímpico conquistou a medalha de prata na prova de esqui Cross-Country Sprint na categoria sitting, pelos Jogos Paralímpicos Milano Cortina 2026.

Em 15 edições da competição, essa é a primeira vez que um atleta de toda a América do Sul sobe ao pódio e também a primeira medalha paralímpica de Cristian.

Com apenas 23 anos, o atleta rondonense é o atual campeão mundial na modalidade Sprint e conquistou o Globo de Cristal, prêmio ao melhor esquiador durante a Copa do Mundo da última temporada.

Cristian fez o percurso da prova no tempo de 2min29s6 e liderou a maior parte do trajeto, mas perdeu na última etapa por sete décimos atrás do tempo do chinês Liu Zixu, que ficou com o ouro. O terceiro lugar foi para o cazaquistanês, Yerbol Khamitov, três décimos depois do brasileiro.

A modalidade de Cross-Country preza pela velocidade e a categoria sitting é para atletas com deficiência nos membros inferiores, em que realizam a prova com um equipamento adaptado, chamado sit-ski, composto por um assento fixado sobre os esquis.

Na mesma categoria, mas entre as mulheres, a atleta Aline Rocha campeã mundial do Sprint em 2023 também participou e brilhou. Com 3min21s cravados, a atleta ficou na quinta posição e registrou o melhor resultado feminino do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos de Inverno.

Outros representantes brasileiros se despediram na fase classificatória, pois apenas os 12 primeiros avançam para a semifinal. Na modalidade Sprint categoria sitting a atleta Elena Sena ficou na 16ª colocação, enquanto Guilherme Rocha e Robelson Lula com o 18º e 20º lugar.

O Brasil ainda teve seu primeiro representante na categoria standing - em pé -, com Wellington da Silva, que encerrou a competição com a 19ª colocação.

Com dois representantes, no time masculino e feminino, o Brasil volta as pistas na quarta-feira (11). Cristian Ribera disputa a prova dos 10 quilômetros no sitting e no standing, enquanto Aline Rocha disputa na prova sitting de 10 quilômetros.

 

Esqui Cross-Country

Formato mais antigo de esquiar, o esqui cross-country nasceu no norte da Europa pela necessidade de se deslocar por longas distâncias em áreas com neve e virou esporte no fim do século 19.

Em Milano Cortina, a prova de Esqui Cross-Country na categoria sitting aconteceu na pista Tesero Cross-Country Stadium Val di Fiemme.

>> Serviço

Brasil na pista pelo esqui Cross-Country

Data: amanhã - 11.03
Horário: as corridas iniciam a partir das 5h45 no horário de Brasília.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).