Esportes

AUTOMOBILISMO

Líder do Mundial de F-1, Mercedes recorre até a psicólogo

Líder do Mundial de F-1, Mercedes recorre até a psicólogo

FOLHAPRESS

22/05/2014 - 22h00
Continue lendo...

Para a Mercedes, qualquer ajuda é bem-vinda. Nem mesmo o início de temporada avassalador, com cinco vitórias nas cinco primeiras corridas deste ano, fez com que a equipe medisse esforços na tentativa de conquistar seu primeiro Mundial de F-1.

Com Lewis Hamilton e Nico Rosberg cada vez mais isolados na liderança do campeonato e despontando como adversários diretos na disputa pelo título, o time alemão resolveu se precaver e, desde o GP da China, em abril, tem à disposição um psicólogo.

Ceri Evans, 50, ex-jogador de futebol profissional da Nova Zelândia é o responsável por zelar para que o ambiente no time permaneça tranquilo e que seus membros saibam como melhor lidar com momentos de maior pressão.

Especialista em psicologia do esporte, Evans tem em seu currículo o trabalho com a seleção de rúgbi de seu país, conhecida como "All Blacks", em sua campanha vitoriosa na Copa do Mundo de 2011.

"Na Mercedes nós queremos otimizar cada aspecto de nossa performance e acreditamos que há muito a aprender dos outros esportes. Isso inclui o desempenho do time como um todo e a maneira como reagimos em momentos cruciais", afirmou Toto Wolff, diretor da equipe que lidera o Mundial deste ano com 197 pontos –a Red Bull, segunda colocada, soma 84 pontos.

Mas apesar dos esforços dos dirigentes em tentar buscar a ajuda de um profissional para melhorar o trabalho em equipe, Hamilton e Rosberg não se mostraram empolgados com a novidade.

"Estou confortável como estou e vou continuar fazendo o que tenho feito até aqui", disse Rosberg, que venceu a primeira corrida do ano, na Austrália, e depois chegou imediatamente atrás do parceiro nas quatro etapas seguintes, caindo para vice-líder do Mundial, com três pontos a menos que Hamilton.

Já o inglês, que em vários momentos de sua carreira na F-1 mostrou descontrole emocional, especialmente durante a temporada de 2011, quando ainda estava na McLaren, foi ainda mais duro ao comentar a chegada de Evans.

"Nunca tive [um psicólogo], nunca precisei e nunca terei. Então nunca conversarei com ele a não ser que eu comece a ficar louco. Para mim, como piloto, não sinto esta necessidade pois desde os oito anos eu corro e tudo que sempre tive ao meu lado foi apenas minha família", afirmou o campeão de 2008.

"Sei que o time quer fazer o melhor e às vezes é bom ter alguém de fora para ajudar a ver como a gente se comporta. Sei que há coisas para aprender de outros esportes e eles estão tentando coisas diferentes para aprender. Mas isso não é para mim", completou Hamilton, que busca neste fim de semana sua segunda vitória em Mônaco -nesta quinta-feira ele fez o melhor tempo do primeiro dia de treinos livres nas ruas do principado.

Na frente

Na Malásia, Verstappen faz sua primeira pole position da temporada

Tetracampeão tenta primeira vitória em 2026; Bortoleto largará em 10º

03/10/2026 23h00

Verstappen

Verstappen Reprodução/Twitter F1

Continue Lendo...

Na manhã deste sábado (3), o holandês Max Verstappen, da Red Bull Racing, fez o que ainda não havia conseguido em 2026. Na 16ª etapa da temporada, enfim, veio a primeira pole position para o piloto tetracampeão do mundo de Fórmula 1.

No GP do Bahrein, que este ano está sendo disputado na Malásia por conta das tensões bélicas no Oriente Médio, Verstappen encerrou um jejum que começou em dezembro de 2025, quando fez o melhor tempo no treino classificatório no GP de Abu Dhabi, que encerrou o calendário da categoria no ano passado. 

Verstappen fez o tempo de 1min35s130, ficando 0s298 à frente de Lewis Hamilton, da Ferrari e 0s501 do atual líder da temporada, o italiano Kimi Antonelli, da Mercedes.

O companheiro de Verstappen na RBR, o francês Isack Hadjar, originalmente havia registrado o terceiro melhor tempo, mas foi punido com a perda de cinco posições por ter feito trocas no motor. Esta foi a 49ª pole position na carreira de Verstappen, que no momento ocupa a sexta colocação no Mundial de pilotos.

O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Audi, fez o décimo melhor tempo da classificação e vai largar dentro da zona de pontuação na corrida marcada para a madrugada deste domingo, a partir das 4h da manhã no horário de Brasília.

Cria de MS

Arthur Dias atua por 60 minutos em amistoso contra a Índia

Em vitória parcial, zagueiro sul-mato-grossense é titular pela Seleção Brasileira

03/10/2026 11h54

Nascido em Campo Grande, Arthur Dias, é titular pela primeira vez com a camisa do Brasil

Nascido em Campo Grande, Arthur Dias, é titular pela primeira vez com a camisa do Brasil Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Em partida amistosa entre Brasil e Índia, disputada na manhã deste sábado (3), o defensor nascido em Campo Grande, Arthur Dias fez sua estreia na equipe titular da Seleção Brasileira. 

Na ocasião, o atleta do Athletico Paranaense jogou por 60 minutos e foi substituído aos 15 minutos da etapa complementar, dando lugar à entrada do zagueiro Jair, ex-Santos e que atualmente defende as cores do Nottingham Forest, da Inglaterra. 

Arthus fez uma partida regular, sem nenhum erro defensivo grave. Durante o jogo cometeu uma falta, recuperou uma posse de bola, acertou 100% dos desarmes e não sofreu nenhum drible enquanto estava em campo. 

O zagueiro também foi efetivo no quesito de passe, onde terminou a partida com 95% dos passes certos, acertando 56 dos 59 passes tentados. Dentre os acertos, o defensor obteve êxito em 6 passes longos certos, sendo o jogador do Brasil que mais deu passe neste quesito. 

Histórico do atleta 

O campo-grandense iniciou sua trajetória no Athletico Paranaense em 2022, nas categorias de base. O jogador também passou pelas seleções brasileiras Sub-17 e Sub-20, conquistando o Sul-Americano Sub-20 em 2025.

A estreia profissional aconteceu em julho de 2025, contra o América-MG. Apesar de um início difícil, com um pênalti cometido nos minutos finais, Arthur superou o episódio e terminou a temporada como titular do Athletico, disputando 18 partidas e ajudando o clube 
na campanha de acesso à Série A.

Em 2026, o zagueiro se consolidou como destaque do time e recebeu sua primeira convocação para a Seleção Brasileira principal. Ele estreou na vitória por 4 a 2 sobre a Austrália, tornando-se o 17º jogador da história do Athletico a defender o Brasil.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).