Esportes

CORRIDA

Maratona terá guia para iniciantes completarem 42 km

Em sua 2ª edição, evento chega ao dobro de inscritos e com aumento de premiação

Continue lendo...

Aguardada pelos corredores de Mato Grosso do Sul e de todo o País, a segunda edição da Maratona de Campo Grande traz novidades em seu formato. Tratado como um desafio de superação, o evento terá um treinador profissional de maratonistas, que guiará os iniciantes na modalidade para chegarem até a reta final dos 42 km.

Ex-atleta da seleção brasileira em provas de corrida de rua, Israel Tiago Pereira Mecabo, de 36 anos, veio de Santa Catarina para correr na Maratona de Campo Grande como pacer.

Segundo o maratonista, o pacer tem como objetivo guiar um pelotão de corredores no devido ritmo que a prova exige.

“Em Campo Grande, vou guiar os corredores amadores e iniciantes que quiserem completar sua primeira maratona abaixo de 4 horas ou, até mesmo, melhorarem seus resultados”, informou.

Com oito maratonas no currículo, Mecabo é um experiente multicampeão das provas estaduais de Santa Catarina, recordista de provas curtas e ainda é campeão sul-americano e brasileiro.

“Como pacer, vou conduzir e incentivar a galera iniciante no percurso. A minha expectativa para correr é a melhor. Já me falaram muito bem da cidade e da prova, e isso me motivou muito a me preparar e a conhecer a cidade. Estou até um pouco ansioso”, confessa.

A Maratona de Campo Grande conta com percursos de 42 km (maratona), 21 km (meia maratona) e 7 km, todas elas a serem realizadas neste domingo.

A largada para a segunda edição do evento será dada às 6h, nos Altos da Avenida Afonso Pena, onde uma estrutura foi montada na antiga Cidade do Natal, que, para o evento, se tornou a Cidade da Maratona.

Nesta edição, o percurso do evento foi alterado. Com a largada na Avenida Afonso Pena, o trajeto passará por pontos estratégicos da Capital, como o Bioparque Pantanal, a Rua 14 de Julho, o Horto Florestal e o Parque dos Poderes.

VISITANTES 

No ano passado, a ainda inédita Maratona de Campo Grande fez com que surgisse o interesse de diversos corredores do Brasil na edição deste ano. De acordo com os organizadores, na estreia do evento esportivo, a corrida recebeu cerca de 32% de visitantes de outras cidades e estados.

Entre eles, o consultor financeiro Nilson Paulo Lima, de 70 anos, que veio de Uberlândia (MG) para estar presente na capital de Mato Grosso do Sul.

Nilson Lima teve interesse pelo evento por conhecer amigos corredores em Campo Grande.

“A atração turística na cidade e na região é um grande incentivo para o interesse dos corredores na prova. Desta vez, estou indo com mais amigos comigo. Aliás, alguns deles estenderão a viagem para conhecerem Bonito”, informou.

Superexperiente em corrida de rua, Nilson Lima fará sua prova de número 332 em Campo Grande, porém, desta vez, com um percurso diferente do anterior.

“Não conheço o novo percurso, mas sempre tenho curiosidade de correr em trechos diferentes dentro da cidade. Espero que a mudança seja para melhor”, deseja.

Para o propagandista nascido em Ilhéus (BA) Agenor Netto, de 49 anos, que também correrá na prova campo-grandense, o esporte foi a válvula de escape para melhorar sua qualidade de vida após uma grave doença.

No fim de 2010, Netto foi diagnosticado com esclerose múltipla, complicação pela qual ele perdeu todos os movimentos do lado esquerdo do corpo e sofreu visão dupla e paralisia facial, entre outros sintomas.

Mesmo sem perspectivas positivas de médicos, Netto conseguiu recuperar parte de seus movimentos por meio da fisioterapia. Porém, por ser uma pessoa sedentária, em consultas rotineiras, seu médico sempre o orientava pela necessidade da prática de atividades físicas.

Após quatro anos desde o primeiro diagnóstico, a entrada de sua esposa para um grupo de corrida o estimulou para que ele também fizesse parte da equipe. Aos poucos, Netto pegou o ritmo nas corridas de 5 km até estar confiante para encarar grandes provas.

“Eu vi que o exercício físico me ajudava a estabilizar a doença e os sintomas, como formigamento e fadiga. Coloquei a corrida como aliada, junto à alimentação e à medicação. 
É um conjunto que faz de mim uma pessoa que cuida da saúde se exercitando”, disse.

Entre suas realizações, a principal foi quando Netto participou da ultramaratona na Chapada Diamantina, em 2019, se tornando o primeiro brasileiro com esclerose múltipla a realizar uma prova do tipo no Brasil.

Assine o Correio do Estado

Fica!

Mourinho fecha porta para saída de Endrick do Real Madrid: 'Não quero vendê-lo nem emprestá-lo'

Zagueiro Eder Militão e o atacante Rodrygo ainda se recuperam de lesão e continuam entregues ao departamento médico

25/08/2026 23h00

José Mourinho

José Mourinho Foto: Reprodução

Continue Lendo...

O futuro de Endrick nesta temporada europeia deve ser mesmo o Real Madrid. Quem revelou isso foi o técnico português José Mourinho durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, véspera da partida da equipe merengue contra a Real Sociedad, em confronto válido pela LaLiga.

Fora do último amistoso do gigante espanhol na pré-temporada, contra o Schalke 04, e ausente na estreia do Campeonato Espanhol (vitória de 2 a 1 sobre o Espanyol), o destino do jovem atacante revelado pelo Palmeiras parecia estar encaminhado para mais um empréstimo. No entanto, na conversa com os jornalistas, o treinador deixou claro o seu pensamento sobre o atleta.

"Há um problema no músculo que afeta o tendão", iniciou. "É um caso leve de tendinite, apenas medidas preventivas para evitar um problema maior. Gosto muito do Endrick, houve muitas perguntas sobre ele, mas não quero vendê-lo nem emprestá-lo. Ele é muito talentoso", afirmou.

A ausência de Endrick das últimas sessões de treinamento do elenco principal aumentou a suspeita de que ele poderia ficar fora dos planos. Nesta coletiva, Mourinho fez questão de esclarecer qualquer tipo de dúvida.

Apesar do discurso do comandante, Endrick, no entanto continua sem data para estrear. Por causa do problema muscular, ele não tem presença confirmada entre os relacionados para , nesta quarta-feira, a equipe do Real Sociedad.

Outros dois brasileiros aumentar a lista de desfalques do Real Madrid para o seu segundo compromisso na competição. O zagueiro Eder Militão e o atacante Rodrygo ainda se recuperam de lesão e continuam entregues ao departamento médico.

Gol relâmpago

Em duelo de ex-técnicos do Real Madrid, Chelsea derrota o Fulham com gol de João Pedro aos 31s

Com o resultado, os "The Blues" somam os primeiros três pontos

24/08/2026 23h00

João Pedro anotou gol com apenas 31 segundos de jogo

João Pedro anotou gol com apenas 31 segundos de jogo Foto: Getty Images

Continue Lendo...

O duelo entre Álvaro Arbeloa e Xabi Alonso, ex-técnicos do Real Madrid, marcou a partida empolgante entre Fulham e Chelsea, nesta segunda-feira, que encerrou a primeira rodada da Champions League. Com um gol do brasileiro João Pedro - preterido por Carlo Ancelotti na lista da seleção brasileira para a Copa do Mundo -, aos 31 segundos, o Chelsea venceu por 3 a 2.

Com o resultado, os "The Blues" somam os primeiros três pontos e se juntam a Brighton, Arsenal, Brentford, Everton, Hull City, Ipswich, Manchester City e Leeds, que também obtiveram vitórias na estreia do campeonato.

Com 31 segundos de jogo, o Chelsea abriu o placar com João Pedro, após bela assistência de Palmer. Com o decorrer da partida deu para perceber que não se tratou de uma jogada aleatória da equipe de Xabi Alonso.

O trio de ataque formado por João Pedro, Palmer e Rogers não guardou posição. Fez forte pressão na saída de bola do Fulham, com toques rápidos na troca de passes e objetividade.

O problema do Chelsea foi o setor defensivo. O time apresentou um buraco entre a defesa e o ataque, além de falhas individuais, que lhe valeram dois cartões amarelos para Colwill e Lavia.

Com isso, o Fulham aproveitou para se lançar ao ataque, principalmente pelo lado direito com King sobre o inseguro Hato. O atacante do Fulham teve duas chances e conseguiu o empate, aos 23 minutos, com colaboração do goleiro Sánchez.

Apesar de toda a intensidade dos times até o final, a vitória foi mesmo do Chelsea por 3 a 2.

O gol incendiou a torcida e o Fulham foi para o ataque. Foi o erro dos anfitriões. Desta forma, deixou espaços para o Chelsea nos contra-ataques. Em um dos lances, João Pedro emendou novo passe de Palmer e a finalização passou muito perto da trave esquerda. Em outros dois momentos, o goleiro Leno impediu o segundo gol dos visitantes.

Mas aos 40 minutos não teve jeito. Mais uma vez Palmer iniciou a jogada, Lacroix foi até a linha de fundo e cruzou para trás onde estava Rogers: 2 a 1.

O Chelsea voltou ainda mais intenso para a segunda etapa. Palmer, mostrando que poderia ter ido para a Copa do Mundo pela seleção inglesa, fez uma bela jogada e errou o gol por pouco. Na jogada seguinte, o canhoto recebeu belo passe de João Pedro e finalizou com categoria: 3 a 1, aos quatro minutos.

Mas a reação do Fulham foi imediata. Castagne foi lançado dentro da área e bateu para defesa parcial de Sánchez. O espanhol Gonzalo Garcia, comprado do Real Madrid por cerca de R$ 240 milhões, empurrou de cabeça para dentro do gol, fazendo o segundo gol do time da casa.

Aos 20 minutos, o argentino Enzo Fernández entrou no lugar de Lavia e foi muito vaiado por todo o estádio por causa de sua polêmica participação na Copa do Mundo. Os apupos seguiram a cada toque dele na bola.

O jogo ficou aberto e o placar poderia ser alterado para qualquer lado. Aos 27, King teve a chance de empatar de novo para Fulham, mas errou o alvo. Aos 33, Robinson surgiu livre diante de Sánchez, tentou por cobertura, mas errou. As falhas defensivas do Chelsea eram constantes.

O brasileiro Estêvão, ex-Palmeiras, substituiu Palmer, machucado, aos 37 minutos, e pouco produziu. Mas, aos 39, quem criou mais uma oportunidade foi o Fulham, com Sessegnon, para boa defesa de Sánchez.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).