Esportes

DESTAQUE

Jogador de MS é único meio-campista brasileiro entre os melhores da Champions

Segundo o aplicativo especializado em estatística Sofascore, o volante Éderson é por nota o 11º melhor do país na competição continental e é o 3º melhor brasileiro no Campeonato Italiano

Continue lendo...

Destaque na Europa há dois anos, o campo-grandense Éderson parece estar vivendo o auge da sua curta carreira nesta atual temporada, fato constatado através de suas atuações nestes primeiros jogos, sendo o 11º melhor brasileiro na Liga dos Campeões (Champions League) e o 3° melhor brasileiro no Campeonato Italiano.

Segundo dados do Sofascore, aplicativo especializado em estatísticas esportivas, o volante da Atalanta (Itália) tem nota média de 7.15 na competição continental, o que lhe rende a 11ª maior nota entre os brasileiros e na frente de jogadores mais badalados, como Marquinhos, do Paris-Saint-Germain (França), Gabriel Jesus, do Arsenal (Inglaterra), e o xará Éderson, do Manchester City (Inglaterra).

Até este momento, sua equipe acumula duas vitórias e dois empates em quatro jogos na competição e Éderson foi titular em todas, além de ocupar a 9ª posição na classificação geral, à frente de equipes como Real Madrid (Espanha), Milan (Itália), Bayern de Munique (Alemanha) e Manchester City. Na última rodada, que aconteceu na quarta-feira (06), a Atalanta venceu o Stuttgart (Alemanha) por 2x0, fora de casa.

Ainda, em setembro deste ano, na 1ª rodada da Champions League, o volante foi eleito o melhor jogador da partida contra o Arsenal, confronto que terminou empatado em 0x0, mas sua valência em campo e o pênalti sofrido durante o jogo foram os destaques entre os jogadores que atuaram. 

Além de boas atuações na Liga dos Campeões, o clube italiano também é destaque no campeonato nacional, onde está na terceira colocação, com 22 pontos, três atrás do líder Napoli, do qual a Atalanta "passou o carro" no último domingo (3), ao vencer por 3x0, em Nápoles (Itália). Neste jogo, o campo-grandense recebeu nota 8 e ficou no time da semana da competição.

Time da semana fornecido por Sofascore

Éderson acumula uma nota média 7.26 na competição, com um gol, uma assistência, 10 desarmes e 89% de precisão no passe, sendo assim, é o terceiro melhor brasileiro na liga, atrás dos compatriotas Bremer, da Juventus, e Dodô, da Fiorentina. Amanhã, domingo (10), a Atalanta volta a campo no Italiano e vai enfrentar a tradicional Udinese, atual oitavo colocado.

Última convocação

O volante Éderson foi convocado para a seleção brasileira para a disputa da Copa América, em junho. Porém, o campo-grandense só atuou em poucos minutos, na última partida da equipe na fase de grupos, no empate contra por 1x1 contra a Colômbia.

Na última convocação para a Data FIFA de novembro, o técnico da seleção brasileira Dorival Júnior não "lembrou" do sul-mato-grossense e chamou outros jogadores da mesma posição, foi o caso de Gerson, do Flamengo, André, ex-Fluminense e atualmente no Wolverhampton (Inglaterra), Bruno Guimarães, do Newcastle (Inglaterra), e Andreas Pereira, do Fulham (Inglaterra). Confira os convocados para os próximos dois jogos da seleção:

Goleiros

  • Weverton
  • Bento
  • Éderson

Laterais

  • Danilo
  • Vanderson
  • Guilherme Arana
  • Abner

Zagueiros

  • Murillo
  • Marquinhos
  • Gabriel Magalhães
  • *Éder Militão

Meias

  • Bruno Guimarães
  • Andreas Pereira
  • Gerson
  • André
  • Lucas Paquetá
  • Raphinha

Atacantes

  • Vinícius Júnior
  • Estevão
  • Luiz Henrique
  • Igor Jesus
  • Savinho
  • *Rodrygo

*Ambos se lesionaram na partida deste sábado (09) contra o Osasuna (Espanha) e devem ser cortados da lista

Atual campeão continental

Em maio deste ano, a Atalanta venceu o time sensação da Europa na temporada passada Bayer Leverkusen (Alemanha) por 3x0 e foi campeão da Europa League, o que marca também o primeiro título continental da equipe italiana.

Trajetória

Aos 13 anos, Éderson começou a ser construído como jogador na escolinha de futebol do bairro Tiradentes, na região leste de Campo Grande. Pouco tempo depois, foi levado para o clube Desportivo Brasil (SP), para então seguir a sua carreira profissional.

Em julho de 2019, o Cruzeiro (MG) se interessou pelo jogador e pagou cerca de R$ 1,6 milhão pelo futebol do volante. Em apenas sete meses no clube mineiro, Éderson se transferiu para o Corinthians (SP) a custo zero. 

No clube alvinegro, atuou em 25 jogos e marcou 3 gols, fazendo parte do elenco vice-campeão do Campeonato Paulista em 2020. Em março de 2021, foi emprestado ao Fortaleza (CE), sendo um dos destaques do Campeonato Brasileiro naquele ano.

Em janeiro do ano seguinte, por necessidade financeira, o Corinthians deu fim ao empréstimo e acertou a venda do atleta ao Salernitana (Itália) por 6,5 milhões de euros. 

No clube italiano, se destacou rapidamente e em menos de seis meses no clube, despertou o interesse da Atalanta, também da Itália, que pagou cerca de 22,9 milhões de euros pelo jogador. Até então, ainda veste as cores da equipe azul e preta.

Segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo, clubes gigantes como Barcelona (Espanha), Liverpool (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra) e Milan (Itália) já apresentaram interesse em contar com o futebol do volante campo-grandense no elenco. 

De acordo com o Transfermarkt, site especializado em mercado de transferências, Éderson vale 40 milhões de euros (aproximadamente R$ 245,6 milhões na cotação atual). Mas, provavelmente, a Atalanta deve fazer jogo duro para liberar o atleta.

ASSINE O CORREIO DO ESTADO

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

Esportes

Jorginho elogia desempenho do Flamengo: 'Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo

Substituído na etapa final, atleta não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos

17/12/2025 23h00

Adriano Chaves/Flamengo

Continue Lendo...

O volante Jorginho enalteceu o desempenho do time do Flamengo, apesar da derrota na final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, em Al Rayyan, no Catar, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis.

"Erros acontecem. Eu já errei pênalti, mas o sentimento é de orgulho. O time entregou tudo que tinha, deixou tudo em campo. Fica o gostinho amargo por ter chegado tão perto de uma vitória tão desejada. Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo", disse o autor do gol do Flamengo, ao converter um pênalti no segundo tempo.

Jorginho, substituído na etapa final, não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos. "Pode ter sido. Na disputa de pênaltis é preciso ter lucidez, mas não são coisas que acontecem e ninguém tem nada a dizer."

Catarinense, de 33 anos, Jorginho chegou ao Flamengo este ano, cindo do Arsenal, da Inglaterra. Ele teve grande carreira na Europa e defendeu a seleção italiana.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).