Esportes

BRASILEIRÃO 2019

No Morumbi, São Paulo volta da pausa e desafia invencibilidade do Palmeiras

No Morumbi, São Paulo volta da pausa e desafia invencibilidade do Palmeiras

RAFAEL RIBEIRO

13/07/2019 - 07h32
Continue lendo...

Neste sábado, São Paulo e Palmeiras travarão o duelo mais aguardado deste retorno de Campeonato Brasileiro, após cerca de um mês de paralisação para a Copa América. Em clássico válido pela décima rodada, as equipes se reencontram em situações distintas na tabela. Enquanto o Tricolor tenta se reerguer na temporada, o Verdão jogará para manter a invencibilidade na competição. No Morumbi, a bola rola a partir das 18h (de MS).

Vale lembrar que, com oito vitórias, um empate e nenhuma derrota até o momento, os visitantes lideram o Brasileirão com 25 pontos ganhos, cinco a mais que o vice-líder Santos. Os donos da casa, que chegaram a disputar a liderança no início do campeonato, não vencem há cinco rodadas, se encontrando na nona posição, com 14 pontos somados.

O São Paulo contabiliza um total de 320 partidas, com 108 vitórias, 104 empates e 108 derrotas (423 gols marcados e 425 sofridos). O time tricolor, que havia assumido a liderança do clássico em junho de 2000, deixou de ver o Palmeiras como freguês após a derrota por 1 a 0, no dia 16 de março, pela primeira fase do Campeonato Paulista 2019.

Nos cálculos do próprio Palmeiras, contudo, o São Paulo ainda ostenta uma vantagem de três triunfos. No retrospecto geral apurado pelo clube alviverde, foram disputados 314 jogos, com 105 vitórias, 101 empates e 108 derrotas (408 gols marcados e 407 sofridos) – entenda a divergência nos números.

A escalação palestrina é um mistério. Após o jogo contra o Internacional, pela Copa do Brasil, o técnico Luiz Felipe Scolari afirmou que faria “cinco ou seis mudanças” para o clássico. As posições, porém, não foram estabelecidas e existe ainda a possibilidade de tratar-se de um blefe do treinador.

Certo é que Mayke, que vinha sofrendo com dores no púbis, está recuperado e é opção. O caso é o mesmo de Luan, que já enfrentou o Internacional no meio de semana, assim como Felipe Melo, que deixou o confronto com os colorados sentindo um problema muscular, mas treinou normalmente na véspera do Choque-Rei.

A pausa para a Copa América deu ao São Paulo a possibilidade de um recomeço na temporada. Após um primeiro semestre conturbado e, sobretudo, marcado por oscilações, o time tem, neste resto de Campeonato Brasileiro, a única esperança para salvar o ano.

Atrapalhado por lesões e problemas físicos desde seus primeiros dias à frente da equipe, o técnico Cuca enfim poderá mandar a campo uma escalação considerada completa. Para o Choque-Rei, o atacante Pablo será a grande novidade. Graças à cirurgia na lombar, o camisa nove não atua desde as semifinais do Campeonato Paulista, contra o próprio Palmeiras. Recém-contratado, o também atacante Raniel já está inscrito e deve ficar no banco.

Se dentro de campo o Tricolor terá novidades, fora dele, por outro lado, as mudanças foram poucas. Os meias Everton (músculo adutor direito) e Liziero (tornozelo direito) seguem em recuperação e serão desfalques, tal como o atacante Joao Rojas (joelho direito), que não joga desde 2018. O zagueiro Anderson Martins, suspenso, também é baixa.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X PALMEIRAS

Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (RJ)
Data: Sábado, dia 13 de julho de 2019
Horário: 18h (de MS)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Hudson; Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê e Hernanes; Antony, Alexandre Pato e Pablo
Técnico: Cuca

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luis; Felipe Melo (Thiago Santos), Bruno Henrique e Gustavo Scarpa; Hyoran (Zé Rafael), Dudu e Deyverson (Borja)
Técnico: Luiz Felipe Scolari.

REGIONAL

Após vitória no Estadual, Operário estreia na Copa Verde 2025 amanhã

Galo enfrenta o Luverdense (MT), às 20h, no Estádio Jacques da Luz, válido pela 1ª fase da competição, do qual outros sete confrontos também acontecem nesta quarta (22)

21/01/2025 11h30

Operário e sua torcida após duelo no Sul-Mato-Grossense do ano passado

Operário e sua torcida após duelo no Sul-Mato-Grossense do ano passado Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Depois de vencer com autoridade o Águia Negra na estreia do Estadual, o Operário inicia sua trajetória em competições nacionais na temporada 2025 nesta quarta-feira (22), ao enfrentar o Luverdense (MT) pela primeira fase da Copa Verde deste ano.

O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e disputado anualmente desde 2014, com seu maior campeão sendo o Paysandu (PA), com 4 títulos (2016, 2018, 2022 e 2024). A competição reúne equipes da Região Norte e Centro-Oeste do país, além de times do Espírito Santo.

Nesta primeira fase, os confrontos são decididos em jogo único, ou seja, como o Operário é o mandante neste duelo, a partida será realizada no Estádio Jacques da Luz. No caso de empate, a disputa será decidida nos pênaltis. 

O Luverdense ocupa a terceira colocação na atual edição do Campeonato Mato-Grossense, com uma vitória e dois empates em três jogos, igual às campanhas do líder e vice-líder, Mixto e Operário de Várzea Grande, respectivamente.

Em um cenário de classificação da equipe sul-mato-grossense, o próximo adversário já está definido: Vila Nova (GO), atual vice-campeão da competição. Porém, neste caso, a partida seria disputada fora de casa, também em jogo único. Apenas a partir das quartas de finais que os confrontos são decididos em jogos de ida e volta. O campeão garante vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2026.

Confira os outros confrontos da primeira fase da Copa Verde 2025:

  • 14h30 - Ceilândia x Capital-DF
  • 18h - Porto Velho x Humaitá
  • 18h - Tocantinópolis x GAS 
  • 18h - Vitória-ES x Rio Branco-ES
  • 19h - Águia de Marabá x Independência
  • 19h - União Rondonópolis x União-TO 
  • 19h30 - São Raimundo-RR x Trem
  • 20h - Operário-MS x Luverdense

Por disputar a competição nacional nesta quarta, o Operário não jogará a segunda rodada do Estadual contra o Dourados, que foi transferida pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) para o próximo dia 29.

Após a partida contra o Luverdense, o Galo volta a campo contra o Ivinhema, no domingo (26), também no Jacques da Luz, às 16h.

COMO FOI A ESTREIA NO ESTADUAL?

A partida realizada na tarde de sábado, no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, em Campo Grande, terminou com vitória do Galo, por 2 a 0.

Os gols saíram ainda no primeiro tempo, com Mauri e Matheus Bidick. O Galo teve amplo domínio sobre o Águia Negra e chegou ao primeiro gol aos 23 minutos da primeira etapa. 

Leonardo fez jogada pela esquerda e, na área, tocou para trás procurando Mauri, que guardou. Ele chutou mascado, mas a bola acabou passando por todo mundo, enganando o goleiro Bruno Henrique.

Já aos 26 do primeiro tempo, o camisa 10 do Operário cruzou da esquerda para Matheus Bidick, que, de cabeça, marcou o segundo gol contra o Águia Negra.

Na segunda etapa, as duas equipes tiveram uma queda física e, em decorrência disso, foram poucas oportunidades de gol. O Galo administrou o resultado, com mudanças feitas pelo técnico Leocir Dall'Astra, para conquistar a primeira vitória na competição.

SERVIÇO - COPA VERDE

Adversário: Luverdense (MT)
Data do Jogo: Quarta-feira, 22 de janeiro
Horário: 20h
Local: Estádio Jacques da Luz
Valores dos Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada)

Pontos de Venda Antecipada:

  • Padaria Toscano;
  • Galeria dos Esportes;
  • Gazin - Barão do Rio Branco;
  • Paul Gráfica.

SAIBA

Em 2024, o representante de Mato Grosso do Sul na competição foi o Costa Rica, mas acabou sendo eliminado na primeira fase pelo União Rondonópolis (MT), ao ser goleado por 4x0. 

Assine o Correio do Estado

Esportes

Copinha entra na reta final com definição dos semifinalistas

Grêmio e Corinthians foram os últimos a se classificar no domingo

20/01/2025 23h00

Jogadores do Grêmio celebrando vitória em cima do Palmeiras

Jogadores do Grêmio celebrando vitória em cima do Palmeiras Reprodução, Angelo Pieretti/Grêmio

Continue Lendo...

Grêmio e Corinthians avançaram às quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior na noite de domingo (19) e se juntaram aos já classificados São Paulo e Criciúma.

O Tricolor gaúcho, que tenta o título inédito da Copinha, garantiu a vaga após vencer de virada o Palmeiras por 3 a 2. Já o Timão, atual campeão, levou a melhor sobre o Vasco por 1 a 0.

O primeiro jogo da semi será Criciúma x São Paulo, às 19h30 (horário de Brasília) de terça-feira (21). O outro, Grêmio x Corinthians, será às 17h de quarta (22). As partidas têm transmissão ao vivo no canal da Federação Paulista de Futebol (FPF) no YouTube.

Nas quartas de final no domingo (19), o Palmeiras saiu na frente com gol de cabeça Erick Belé: foi o quinto dele no torneio.

Dez minutos depois, o Grêmio empatou com  Pedro Gabriel, que  acertou um belo chute de fora da área. Já nos minutos finais, após contra-ataque, Gabriel Mec mandou no fundo da rede e virou o placar para os gaúchos: 2 a 1. Na volta do intercalo, com menos de um minuto de jogo, Riquelme Filipi empatou para o Verdão.

O gol da vitória e da classificação do Grêmio saiu aos 39 minutos: após bate-rebate dentro da área, Luís Eduardo aproveitou a sobra e bateu forte no fundo do gol.

Já na outra partida, o nome do jogo foi Gui Negão que marcou para o Corinthians aos  seis minutos do primeiro tempo contra o Vasco, o único gol da partida, que selou a classificação do Timão.

No sábado (18), o São Paulo se classificou ao ganhar por 3 a 1 do Cruzeiro. No segundo jogo da noite, o Criciúma derrotou a Ferroviária por 1 a 0, e também assegurou vaga nas quartas.

A 55ª edição da Copinha reuniu 128 clubes na primeira fase (grupos). A decisão do título está programada para o dia 25 de janeiro, feriado da capital paulista. A final ocorrerá no Pacaembu.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).