Esportes

Copa América

Peru bate Venezuela e termina em 3º

Peru bate Venezuela e termina em 3º

Terra

23/07/2011 - 18h02
Continue lendo...

Em uma Copa América repleta de surpresas e equilíbrio, Peru assegurou no final da tarde deste sábado a terceira colocação do torneio. Abusando dos rápidos contra-ataques e de uma postura cautelosa, a equipe comandada pelo técnico Sergio Markarián derrotou a Venezuela pelo placar de 4 a 1 e se confirmou como a principal surpres da competição. William Chiroque e José Paolo Guerrero, três vezes, asseguraram o triunfo. Juan Arango, por outro lado, descontou para a Venezuela.

E o grande destaque da partida realizada em La Plata acabou sendo o atacante do Hamburgo. Com os três gols assinalados diante da Venezuela, Guerrero chegou aos cinco na competição e se isolou na artilharia da competição. O peruano só não terminará na artilharia caso o uruguaio Luís Suárez anote três tentos na decisão da Copa América, que será disputada neste domingo, contra o Paraguai, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.

Empolgada pela boa surpreendente campanha na Copa América, a Venezuela dominou a maior parte da primeira etapa. Com uma formação bem modificada em relação ao duelo contra o Paraguai, pela semifinal, o time vinho tinto criou as melhores oportunidades, mas, novamente, apresentou problemas de finalização. Tal falha beneficiou o Peru, que, em contra-ataque aos 41min, abriu o marcador com o atacante William Chiroque.

Na segunda etapa, a Venezuela, porém, se complicou pelo próprio comportamento. Com a expulsão de Rincón, um dos destaques do país no torneio, o time vinho tinto não conseguiu segurar os rápidos contra-ataques peruanos. Sem uma marcação mais colada, o centroavante José Paolo Guerrero brilhou, anotando três gols e sacramentando o time de Sergio Markarián como a principal surpresa da Copa América de 2011, que viu as derrocadas das potências Brasil e Argentina ainda nas quartas de final. Juan Arango, por outro lado, ainda diminuiu para os venezuelanos

Sem o estigma de "saco de pancadas" por conta da ótima participação na Copa América, a Venezuela volta a campo no próximo dia 9, quando terá pela frente o amistoso contra o Irã, fora de casa. Também longe dos seus domínios e na mesma data, o Peru, outra surpresa do torneio sul-americano ao cair apenas nas semifinais para o favorito Uruguai, enfrentará Honduras.

O jogo

Principal surpresa da Copa América, a Venezuela entrou muito modificada para a disputa da medalha de bronze. Sempre polêmico, tanto em suas decisões quanto declarações, o técnico César Farías alterou seis jogadores em relação à derrota nos pênaltis para o Paraguai, na semifinal. Nomes como o experiente meia Juan Arango e o atacante Salomón Rondón acabaram preteridos para o compromisso deste sábado, em La Plata.

Mesmo com uma base completamente diferente, o time vinho tinto criou a primeira oportunidade para abrir o marcador. Logo aos 2min, Giancarlo Maldonado, um dos atletas a ganhar uma vaga para o duelo deste final de semana, recebeu pela ponta direita, cortou para o meio da área e soltou um forte chute. Para sorte do goleiro Fernández Valverde, a bola passou perto do travessão.

Diante do Peru, a Venezuela apresentou uma formação mais ousada e rápida, especialmente por conta das presenças do meia Yohandry Orozco na criação e da jovem revelação Miku Fedor. Com um maior volume de jogo, a equipe de César Farías voltou a ameaçar os peruanos aos 13min, quando Orozco levantou para a área e assustou o goleiro adversário.

O ritmo apresentado pela Venezuela era parecido com o do apresentado pela equipe na prorrogação diante do Paraguai. Melhor em campo e dominando o confronto, o time vinho criou, no entanto, a principal oportunidade aos 23min, e novamente com Orozco. O camisa 10 venezuelano tabelou com Maldonado e, à frente da meta adversária, chutou por cima.

De tanto ameaçar o Peru, a Venezuela conseguiu balançar as redes aos 30min; contudo, teve o tento anular. Maldonado recebeu perto da entrada da área e tocou para Miku Fedor mais ao centro. O camisa 7 devolveu a bola na direção do centroavante, mas Orozco foi quem recebeu e tocou para Maldonado tocar para o gol. O árbitro anulou a jogada, alegando impedimento do homem de referência venezuelano.

As seguintes oportunidades desperdiçadas e o gol anulado acabaram minando aos poucos o ritmo da Venezuela no jogo, e a queda na ofensividade foi fatal na reta final da primeira etapa. Aos 41min, William Chiroque puxou contra-ataque e abriu boa bola para Paolo Guerrero, que devolveu na medida para o camisa 18 abrir o marcador em La Plata.

Melhor durante a primeira etapa, mas atrás no marcador, a Venezuela retornou dos vestiários pressionando a defesa peruana. Logo aos 2min, Fedor recebeu perto da pequena área, passou por dois marcadores com um drible veloz e chutou rente à trave direita peruana.

Todas chances, o bom toque de bola e o volume de jogo venezuelano, no entanto, acabaram prejudicados por conta do volante Tomás Rincón. Um dos destaques da equipe na competição - sendo até apontado pelo técnico César Farías como o melhor jogador da Copa América -, o meio-campista aplicou uma tesoura em um adversário e recebeu o cartão vermelho.

Com um a menos no setor de marcação, a equipe não conseguiu suportar os ótimos contra-ataques peruanos. Aos 19min, Guerrero puxou contra-ataque e lançou Chiroque na ponta direita. Consciente, o camisa 18 devolveu para o centroavante, que arrematou forte, sem chances para Vega.

A ótima vantagem diminuiu o ritmo peruano até o final do jogo. Sem investir nos rápidos contra-ataques, postura que adotou durante todo o confronto, o time de Sergio Markarián recuou, e sofreu a consequência por essa postura. Com 32min, Orozco descolou um lindo passe para Arango, que invadiu a área e diminuiu para a Venezuela.
Gol que, entretanto, não mudou a situação do duelo. Nos acréscimos, em outro contra-ataque, Guerrero deu um lindo drible em Vizcarrondo e assinalou o terceiro gol peruano na partida.

No último lance, o camisa 9 ainda transformou o triunfo em goleada. Foi o quinto gol do atacante do Hamburgo na Copa América, número que faz ultrapassar Luís Suárez, do Uruguai, e Sergio Agüero, da Argentina, na artilharia do torneio

REGIONAL

A menos de 30 dias do Estadual, Corumbaense não tem técnico

Semifinalista neste ano, equipe se apresenta em 2 de janeiro, 17 dias antes da estreia

21/12/2024 09h30

Diretoria ainda não definiu se jogadores que atuaram pelo Corumbaense nesta temporada retornam

Diretoria ainda não definiu se jogadores que atuaram pelo Corumbaense nesta temporada retornam Foto: Eduardo Melo

Continue Lendo...

Eliminado neste ano na semifinal contra o Dourados, o Corumbaense vai se apresentar apenas 17 dias antes do começo do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol e segue sem técnico definido para a próxima temporada, além de contar com um elenco recheado de lacunas a menos de um mês de sua estreia na competição.

Em entrevista ao Correio do Estado, o gerente de Futebol do clube, Renê Rodrigues, afirmou que a formação do elenco já está em análise.

“Vai ser uma mistura de jogadores de fora com jogadores pratas da casa. O Corumbaense neste ano contou com todas as categorias de base, sub-17, sub-15, sub-20 e até sub-13. Então, vamos fazer uma mescla”, declarou.

Sobre a contratação do treinador, Rodrigues reforçou que está em negociação com um nome, mas que ainda faltam os “últimos detalhes” para concretizar o acordo. É esperado que nos próximos dias o clube anuncie o responsável por comandar a equipe no próximo Estadual.

Neste ano, quem treinou a equipe no campeonato foi o jovem técnico Luiz Henrique Tosta, 39 anos, ex-zagueiro do Corumbaense na campanha marcante de 2017, que definiu o fim do jejum de mais de três décadas sem vencer o Sul-Mato-Grossense.

Mesmo sendo uma das equipes presentes na semifinal do Estadual 2024, o time de Corumbá não impressionou tanto em números quanto em atuação. Na fase de grupos, se classificou para o mata-mata com apenas 9 pontos conquistados dos 24 possíveis.

Nas oitavas de final, não tomou conhecimento do Coxim e aplicou sonoros 6 a 3 no placar agregado. Porém, parou na semifinal, sendo eliminado para o Dourados, por 2 a 0.

Diante disso, Rodrigues garantiu que pretende, pelo menos, repetir o feito deste ano e chegar entre as quatro melhores equipes do Estado.

“Sempre o objetivo maior é ser finalista e campeão. A gente sabe que o Corumbaense não está entre as equipes com maiores investimentos no campeonato, mas neste ano fizemos uma boa campanha. Se possível, [podemos] até melhorar [isso]”, disse Rodrigues.

O gerente de Futebol do clube de Corumbá também destacou o processo de reestruturação após a pandemia de Covid-19. No Estadual de 2020, o clube desistiu de participar do Sul-Mato-Grossense, alegando dificuldades financeiras e foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul (TJD-MS) por dois anos, não podendo disputar competições oficiais, retornando apenas no ano passado, na segunda divisão. 

Além do Corumbaense, o Maracaju também sofreu as mesmas sanções.

“Conseguimos o acesso em 2023 e neste ano já chegamos na semifinal. Então, estamos vindo de um processo de reestruturação e reconstrução, para poder voltar a brigar pelo título, como em 2017 e 2018, quando [o clube] foi campeão e vice, respectivamente”, explicou Rodrigues ao Correio do Estado.

O Corumbaense estreia no Campeonato Sul-Mato-Grossense em 19/1/2025, às 15h, contra o Naviraiense, fora de casa. A equipe de Corumbá caiu no mesmo grupo do Operário (atual campeão), do Dourados, do Pantanal SAF e do Ivinhema.

SAF?

Em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Corumbá para homenagear jogadores, dirigentes e demais colaboradores que integraram o time campeão estadual de 1984, o presidente do clube, Luís Bosco Delgado, afirmou que faria uma reunião com o ex-diretor do Vasco da Gama Julio Brant, a fim de talvez transformar o Corumbaense em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Rodrigues explicou que essa reunião já ocorreu, mas ressaltou que foram apenas conversas preliminares.

“O Corumbaense tem em mente que o caminho é a transformação em SAF pela dificuldade financeira, mas ainda é um processo embrionário que precisa evoluir e chegar na parte final desse processo, que seria a captação de investidores e que talvez seja a parte mais difícil”, comentou.

Ainda, o gerente de Futebol detalha que o Sul-Mato-Grossense de 2025 pode ser o último do clube antes de se tornar clube-empresa.

“Pode ser sim, e eu acredito que ao longo do ano [que vem] isso pode acontecer, pelo potencial que o Corumbaense tem, de ser um time muito histórico. Então, acho que no próximo ano podemos estar consolidando essa parte de virar uma SAF”, complementou.

SAIBA

Em julho, Julio Brant assumiu a responsabilidade de repaginar o futebol de Mato Grosso do Sul, com planejamento estratégico e governança, por indicação do governo do Estado. Em novembro, durante anúncio do mais novo clube-empresa de MS – o Futebol Clube Pantanal SAF –, Estevão Petrallás, presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), divulgou que as cinco primeiras equipes que virarem SAF no Estado estarão isentas das taxas dentro da entidade.

Assine o Correio do Estado

Esportes

The Fifa Best: Marta vence 1º Troféu Marta de gol mais bonito do ano

Gabi Portilho foi única brasileira escolhida para o time ideal

17/12/2024 23h00

Foto: Divulgação / FIFA

Continue Lendo...

A atacante Marta voltou a ser destaque no Prêmio Fifa The Best ,Football Awards, realizado nesta terça-feira (17), ao receber a primeira edição do troféu que leva eu próprio nome, concedido ao gol mais bonito do mundo nesta temporada.

A cerimônia de entrega da premiação ocorreu em Doha (Catar), mas não contou com a presença da camisa 10, que enviou um vídeo agradecendo. O nome do troféu é uma homenagem da Fifa à alagoana, de 38 anos, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo. O gol premiado ocorreu durante a vitória da seleção brasileira em amistoso contra a Jamaica, em 1º de junho.

A camisa 10 do Brasil concorreu com outras 10 atletas pelo Troféu Marta, que levou em conta os gols marcados no período entre 21 de agosto até 10 de agosto deste ano.  

Os outros gols foram de Delphine Cascarino/ Lyon) - Lyon x Benfica (27/3/24);  Marina Hegering/Wolfsburg – Essen x Wolfsburg (29/1/24); Sakina Karchaouri/seleção francesa - França x Suécia (12/7/24); Paulina Krumbiegel/Hoffenheim – Duisburg x Hoffenheim (2/2/24);  Nina Mateljic/Sérvia – Sérvia x Inglaterra (17/7/24); Beth Mead/Arsenal) – Arsenal x West Ham (26/11/23); Giuseppina Moraca/Lazio) – Lazio x Bologna (15/10/23); Asiat Oshoala/Barcelona) – Barcelona x Benfica (14/11/23); Mayra Pelayo/México) – (27/2/24) e Trinity Rodman/Estados Unidos) – Estados Unidos x Japão (3/8/24).

Quem também brilhou no The Fifa Best foi outra atacante da seleção, Gabi Portilho, única brasileira escolhida para integrar o time ideal da Fifa, formado pelas melhores jogadoras do mundo em 2024.  A atleta de 29 anos, que defende o Corinthians, foi um dos destaques da  seleção brasileira vice-campeã olímpica nos Jogos de Paris.

Time ideal da Fifa


GOLEIRA:  Alyssa Naeher
ZAGUEIRAS:  Irene Paredes e Naomi Girma
LATERAIS: Lucy Bronze e Ona Battle
MEIAS: Horan, Gabi Portilho, Aitana Bonmatí e Guijarro
ATACANTES: Salma Paralluelo e Graham Hansen

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).