Esportes

Futebol MS

Procuradoria pede explicações à CBF sobre a escolha de Petrallas como presidente interino na FFMS

A escolha de Petrallás foi bastante questionada pelos dirigentes. Em 2023, Petrallás não assinou o documento de posse como vice-presidente da chapa de Francisco Cezário.

Continue lendo...

A Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul (TJD-MS) enviará ainda hoje um pedido de explicações à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a escolha de Estevão Petrallás para assumir interinamente a presidência da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) por 90 dias, após o afastamento de Francisco Cezário da entidade. 

O documento, assinado pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, chegou às mãos dos clubes durante a coletiva de imprensa na tarde de ontem (27), causando constrangimento em boa parte dos dirigentes.

 

A escolha de Estevão Petrallás pela entidade máxima do futebol brasileiro está sendo questionada pelo Procurador-Geral do Tribunal, Adilson Viegas de Freitas Junior. De acordo com o mandatário, Petrallás não assinou a posse da chapa como vice-presidente da FFMS em 2023. Outro ponto que o procurador deve questionar junto à CBF é que Petrallás está vinculado como presidente do Conselho Deliberativo de um clube, o que tornaria a aprovação de seu nome potencialmente ilegal devido ao conflito de interesses.  

“Ainda na tarde de hoje, estou enviando explicações à CBF para entender quais foram os critérios escolhidos pelo nome de Estevão Petrallás. Em casos semelhantes como esse, quem deveria ser o interventor da FFMS é alguém do TJD como exemplos que ocorreram no Mato Grosso e na federação da Paraíba em 2018”, explicou Adilson. 

A reportagem do Correio do Estado teve acesso à ata de posse da FFMS em 2023, e nela constam as assinaturas de cinco vice-presidentes: Marco Antônio Tavares, Alfredo Zamlutti Junior, Américo Ferreira da Silva Neto, Carlos Alberto de Assis e Aparecido José Damaceno.

Divulgação/ 

O nome de Estevão Petrallás não agradou à maioria dos clubes. Conforme informações apuradas por dirigentes que participaram da reunião, o nome escolhido contraria o desejo de todos eles por uma renovação no quadro da federação. Os próprios clubes realizaram um abaixo-assinado para a troca do interino.

Conforme a ata recebida pela reportagem, 16 clubes assinaram contra o nome de Estevão Petrallás, como mostra o documento abaixo.

De acordo com o presidente do Tribunal, Patrick Hernandes, os dirigentes marcaram uma nova Assembleia Geral Extraordinária para o dia 7 de junho, a fim de definir se de fato acatam o nome de Petrallas à frente da Federação. Conforme apurado pela reportagem, novos nomes podem surgir ao longo da semana, aprovados pelos dirigentes.

O diálogo dos clubes é baseado no Artigo 142 do Estatuto da CBF, que afirma que a nomeação será confirmada após análise da Assembleia Geral.

"O ato de intervenção de competência da Diretoria da CBF, que especificará a amplitude, o prazo e as condições de execução e que, se couber, nomeará o interventor, será submetido à apreciação da Assembleia Geral", relata o Artigo.


Quais os nomes estão sendo cogitados? 

Conforme apurado pela reportagem do Correio do Estado, os dirigentes têm analisado nomes, mas ainda não chegaram a um consenso.  Questionado, o presidente Eder Cristaldo do Novo Esporte Clube disse que foi consultado, mas negou que não tem interesse na cadeira da federação. Nomes como Fábio Manso, presidente do União ABC também foram consultados, mas o próprio dirigente descartou a possibilidade. 

Outro nome que se mostrou interessado na vaga é de Gilmar Rodrigues, presidente da Portuguesa, mas o seu nome precisa ser aprovado por todos os presidentes e também há dúvidas sobre o tempo de assinatura no quadro da federação de futebol do Estado.  

Outros nomes apurados pela reportagem como o vice-presidente Alfredo Zamlutti Júnior e de Carlos César de Assis foram também divulgados, mas os dirigentes devem aprovar nomes que conhecem os dirigentes e estão envolvidos com a organização dos campeonatos.  

Caso a CBF mude de posição e coloque a Justiça Desportiva à frente da intervenção, quem ganharia peso para ser o presidente da FFMS é o procurador do TJD, Patrick Hernandes.

CARREIRA PROFISSIONAL

Bruninho Samudio assina contrato profissional com Botafogo

Com 16 anos, filho de Eliza Samudio fecha primeiro contrato em sua carreira profissional

11/02/2026 11h06

Bruninho Samudio assina contrato profissional com Botafogo

Bruninho Samudio assina contrato profissional com Botafogo Reprodução Redes Sociais

Continue Lendo...

Com 16 anos celebrado na última terça-feira, o presente de Bruninho Samudio foi a assinatura de contrato profissional com o Botafogo, clube que o jovem goleiro atua na base desde 2024.

Filho de Eliza Samudio, o goleiro oficializou ontem sua atuação nesta temporada pelo time Sub-17 do alvinegro carioca. Sem data definida de encerramento do contrato, o clube reforçou nas redes sociais a conquista em ter o garoto como parte do elenco profissional.

Com ao menos quatro convocações para a Seleção Brasileira, no Sub-15 e Sub-16 até o início desse ano, Bruno também já conquistou o título Sul-Americano Sub-15 em outubro do ano passado.

Para o Diretor das Categorias de Base do Botafogo, Augusto Oliveira, a importância de valorizar atletas formados no clube é parte do "reconhecimento de um trabalho construído dentro do clube".

Ele ainda destaca o desempenho do goleiro ao longo da última temporada.

"Ele [Bruno] teve uma temporada de alto nível, sendo protagonista com a camisa do Botafogo e também com a Seleção Brasileira. Esse passo reforça o nosso compromisso em valorizar atletas formados aqui e traduz o que buscamos nas categorias de base: formar jogadores preparados, identificados e prontos para vestir a camisa do Botafogo".

Sul-Americano Sub-15

No ano passado, a Seleção Brasileira Sub-15 foi campeã da primeira edição da Conmebol Liga Evolução Sub-15, contra a Argentina, que equivale ao Sul-Americano da Categoria e foi disputada em Assunção.

Com placar do tempo normal encerrado em 2 a 2, a decisão foi para os pênaltis, em que o Brasil levou a melhor por 5 a 4. Entre todos os pênaltis convertidos da Seleção Brasileira, Bruno Samudio foi destaque na decisão ao defender o último pênalti da Seleção Argentina.

 

Assine o Correio do Estado

Duelo

Time da fronteira pode enfrentar dupla ex-Flamengo na Libertadores

Clube avança de fase em caso de empate ou vitória simples nesta quarta-feira

10/02/2026 15h15

Acosta, autor do gol do 2 de Mayo no primeiro confronto contra o Alianza Lima

Acosta, autor do gol do 2 de Mayo no primeiro confronto contra o Alianza Lima Foto: Divulgação / Libertadores

Continue Lendo...

Em caso de empate ou vitória diante do Alianza Lima, do Peru, nesta quarta-feira (11), o Club Sportivo 2 de Mayo, time do lado paraguaio da fronteira entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã pode enfrentar dois ex-flamenguistas já na 2ª fase da Copa Libertadores. 

Em partida bastante truncada e com poucas oportunidades, a vantagem do clube "pedrojuanino", estreante na competição, foi construída no último dia 4, gol solitário de Acosta aos 39' do segundo tempo, vitória marcante para os quase 23 mil presentes no Estádio Rio Parapity, localizado há seis minutos de distância com a fronteira brasileira. 

Fora de casa, o clube paraguaio vai a Lima em busca da classificação, e caso avance à segunda ronda do certame, enfrentará o Sporting Cristal, equipe da mesma cidade do adversário atual e atual clube dos ex-flamenguistas Felipe Vizeu e Gabriel. Comandados pelo também brasileiro Paulo Autuori, ambos chegaram recentemente ao clube peruano.

Com 11 jogos e 3 gols marcados pelo novo clube, Felipe Vizeu disputou parte da última temporada pelo Remo. Com valor estimado em R$ 2 milhões, o centroavante de 28 anos foi revelado pelo clube carioca, onde fez 75 jogos e marcou 20 gols.  

Destaque do Mirassol por três temporadas, o meio-campista experiente Gabriel, de 35 anos, assinou por uma temporada com o clube, onde chega com status de "craque" após ótimos números pelo clube do interior paulista. Com passagens por Sport e Bahia, o jogador foi campeão da Copa do Brasil pelo rubro-negro, onde esteve entre 2013 e 2017 e entrou em campo em 205 oportunidades e marcou 22 gols. 

Competição

Por conta do ranking da Conmebol, o caminho do 2 de Mayo até a fase de grupos será longo. Se avançar à segunda fase, enfrentará o Sporting Cristal, do Peru. Em caso de nova classificação, encara o vencedor do confronto entre Carabobo, da Venezuela, e Huachipato, do Chile.

Cabe frisar que a Libertadores 2026 será disputada até 13 de março. Botafogo e Bahia são os representantes brasileiros na etapa anterior à fase de grupos. Caso avancem, entram no Pote 4 do sorteio que será realizado no dia 18 de março.

As chaves serão definidas a partir dos potes organizados pelo ranking da Conmebol. Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense e Corinthians completam a lista de clubes brasileiros no torneio. Os times mais bem posicionados no ranking têm a vantagem de decidir os confrontos eliminatórios em casa.

*Saiba

Com transmissão dos canais ESPN, o confronto desta quarta-feira será disputado no Estádio Alejandro Villanueva, às 20h30, hora de MS. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).