Esportes

passou por MS

Rally dos Sertões neste ano é
considerado um dos mais desafiadores

Rally dos Sertões neste ano é
considerado um dos mais desafiadores

DA REDAÇÃO

28/08/2017 - 17h11
Continue lendo...

A atual edição do Rally dos Sertões, que passou por Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, foi considerada uma das mais desafiadoras. Esta foi a 25ª edição. A última etapa teve percurso de Aquidauana a Bonito e o trecho que passou por parte do Pantanal  exigiu muito de pilotos e navegadores.

Na disputa por regularidade, a dupla Otávio Enz e Allan Enz cruzou a rampa de chegada no sábado, em Bonito, na terceira colocação, no final ficaram em 2º lugar na disputa.

Os pilotos nos carros de regularidade comemoraram a conclusão do desafio, formado para a modalidade por 2.821 quilômetros. O evento que fez parte do Campeonato Rally Cross Country para motos, quadriciclos, UTVs e carros, teve início no último dia 19 de agosto, na capital goiana.

A sétima e última etapa do roteiro largou de Aquidauana (MS) com 378,40 quilômetros, sendo 151,99 quilômetros de especial navegada ao completar em 3º lugar Otávio garantiu o 2º mais rápido entre os carros da categoria Super Master ao lado do filho Allan Enz.

“Foi um rali muito duro, com um altíssimo grau de dificuldades”, disse Otávio Enz, pela 2ª vez na prova. “A felicidade de cruzar a rampa de chegada é enorme”, acrescentou o piloto.

A dupla de Apucarana (PR) marcou duas vitórias (quinta e sexta etapas), dois segundos lugares (primeira e quarta), um terceiro lugar (sétima etapa), além de um quarto e quinto lugares, ao final na classificação geral somaram um total de 174 pontos ganhos.

A 25ª edição do Rally dos Sertões entra para a história como sendo uma das que mais exigiu conhecimento técnico de seus competidores e resistência dos veículos.

Entre a partida em Goiânia (GO), no dia 19 de agosto, e a chegada em Bonito (MS). O ineditismo do roteiro, que pela primeira vez passa pelo Mato Grosso do Sul, em terras do Pantanal, também foi um outro fator que equiparou o grau de dificuldade dos pilotos, já que alguns nunca haviam passado por estas regiões competindo.

Foram sete dias desgastantes, porém de pura aventura, tanto para os competidores, quanto para as máquinas e para as equipes de apoio, que seguiram todo o percurso em caravana.

Já em Bonito, a festa do 25º Rally dos Sertões seguiu bonita, com a chegada dos pilotos. A cerimônia de premiação também aconteceu no mesmo local, na Praça da Liberdade, na Rua Coronel Pilad Rebuá.horas.

Resultado da sétima etapa do Rally dos Sertões - Regularidade:

CATEGORIA SUPER MASTER

1º) 406 Fernando Possetti / Cristina Starlling Posseti, 40 pontos ganhos

3º) 402 Renato Ferreira Martins / Enedir Da Silva Junior, 34

3º) 405 Otávio Enz Filho / Allan Henrique Enz, 30

4º) 401 Oscar Jose Schmidt / Gustavo Schmidt, 26

5º) 413 José Carlos da Silva / Vander Hirt, 22

6º) 417 Olair Fagundes / Waldomiro Teodoro dos Anjos Junior, 20

CATEGORIA GRADUADOS

1º) 409 Milton Roberto Dresch / Alexandre Rech, 37 pontos ganhos

2º) 408 José Eduardo Guerra / Marcia Maria Esteves Guerra, 35

3º) 410 Aurélio Bilhalva / Tiago Poisl, 30

4º) 416 Marcelo Faustino Pereira / Waldemberg Barros, 28

5º) 415 Roberto Emery Bontempo / Leonardo José Berg Martins, 22

CATEGORIA TURISMO

1º) 407 Giovani Arnaldo de Mello / Pedro Pescador de Mello, 35 pontos ganhos

2º) 411 Sandra Dias / Maurício Gonçalves, 35

3º) 403 Leonardo Lanziotti Da Costa / Priscila Nogueira Maciel, 30

4º) 414 Sergio Ricci / Alessander Monteiro Soares, 27

5º) 404 Paulo Renato Martins / Regiane Salgado Pagnard, 23

6º) 412 Renato Fagundes Leal / Rodrigo Kemparski Pavan, 22

Classificação acumulada, após sete etapas do Rally dos Sertões - Regularidade:

CATEGORIA SUPER MASTER

1º) 406 Fernando Possetti / Cristina Starlling Posseti, 180 pontos ganhos

2º) 405 Otávio Enz Filho / Allan Henrique Enz, 174

3º) 402 Renato Ferreira Martins / Enedir Da Silva Junior, 171

4º) 401 Oscar Jose Schmidt / Gustavo Schmidt, 165

5º) 417 Olair Fagundes / Waldomiro Teodoro dos Anjos Junior, 132

6º) 413 José Carlos da Silva / Vander Hirt, 112

CATEGORIA GRADUADOS

1º) 408 José Eduardo Guerra / Marcia Maria Esteves Guerra, 180 pontos ganhos

2º) 409 Milton Roberto Dresch / Alexandre Rech, 175

3º) 416 Marcelo Faustino Pereira / Waldemberg Barros, 174

4º) 410 Aurélio Bilhalva / Tiago Poisl, 167

5º) 415 Roberto Emery Bontempo / Leonardo José Berg Martins, 118

CATEGORIA TURISMO

1º) 411 Sandra Dias / Maurício Gonçalves, 197 pontos ganhos

2º) 403 Leonardo Lanziotti Da Costa / Priscila Nogueira Maciel, 170

3º) 404 Paulo Renato Martins / Regiane Salgado Pagnard, 153

4º) 414 Sergio Ricci / Alessander Monteiro Soares, 151

5º) 407 Giovani Arnaldo de Mello / Pedro Pescador de Mello, 149

6º) 412 Renato Fagundes Leal / Rodrigo Kemparski Pavan, 122

2 DE MAYO

Time da fronteira estreia com vitória no primeiro jogo de Libertadores

Estreia com vitória na pré-eliminatórias da Libertadores aproxima clube paraguaio de disputar a maior competição da América do Sul

05/02/2026 10h40

Reprodução / Redes sociais

Continue Lendo...

Com chute de primeira de fora da área, o Club Sportivo 2 de Mayo, da fronteira com Mato Grosso do Sul conseguiu garantir a vitória em seu primeiro jogo de Libertadores. Válido pela primeira etapa pré-eliminatória da maior competição da América do Sul, o time precisa se classificar em três fases para chegar a disputa oficial.

Jogando em casa, no Estádio Río Parapití, o time de Pedro Juan Caballero recebeu o Club Alianza Lima, da capital do Peru. A partida de ida foi equilibrada e terminou com o placar em 1 a 0, apenas com o gol do atacante Diego Acosta. Sem muitas oportunidades de gols, foram quatro chutes a gol no jogo inteiro, dois de cada lado.

Agora, o próximo confronto na Libertadores do 2 de Mayo é o jogo de volta, na casa do adversário peruano, no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima. Com a vitória, o "Galo Norteño" leva a vantagem para o segundo confronto e precisa de apenas um empate para continuar a busca pela vaga na fase de grupos da competição.

Libertadores 2026

Dividida em três fases de pré-eliminatória até chegar no sorteio da fase de grupos, lá na frente outros times brasileiros já estão com vagas garantidas.

Devido a classificação na tabela do Campeonato Brasileiro de 2025 e Copa do Brasil: Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense e Corinthians são os clubes brasileiros no torneio inseridos já na fase de grupos. Outros dois, Bahia e Botafogo, ainda estão na disputa por uma vaga.

Na pré-eliminatória as fases se dividem da seguinte maneira:

1ª fase
04 a 11 de fevereiro:

> Seis times estão em disputa de mata-mata, com confrontos divididos em dois jogos (ida e volta). Para a próxima fase, desses, apenas três se classificam para a próxima fase.

2ª fase
19 a 25 de fevereiro:

> Os três times que se classificarem na etapa anterior se juntam a outros 13 times que já estão na 2ª fase, em que dois times brasileiros, Bahia e Botafogo, já estão inseridos. Novamente em confronto mata-mata com dois jogos, oito dos times seguirão para a terceira fase inicial.

3ª fase
04 a 10 de março

> Na terceira e última fase da pré-eliminatória, os oito times se dividem em quatro confrontos, com jogos de ida e volta, e os vencedores finalmente se classificam para a fase de grupos da Copa Libertadores, com sorteio previsto para 18 de março.

Com jogos de 8 de abril a 27 de maio, 32 times disputam a fase de grupos. Encerrado essa etapa, a etapa de mata-mata, em que se sair melhor nos jogos de ida e volta garante classificação para as próximas fases, em que apenas 16 times se classificam.

Nela estão as oitavas de finais, marcadas para 12 e 19 de agosto. Quartas de finais nos dias 9 e 16 de setembro e semifinais em 14 e 21 de outubro. A final segue o modelo de jogo único e quem ganha é o campeão, previsto para o dia 28 de novembro de 2026.

2 de Mayo

O Club Sportivo 2 de Mayo é um time paraguaio, conhecido também como Gallo Norteño. Fundado em 6 de dezembro de 1935, o time homenageia os combatentes da infantaria paraguaia da Guerra do Chaco, disputada entre 1932 e 1935.

Entre suas conquistas estão o título da segunda divisão paraguaia em 2005 e dois da Primera División B, em 2011 e 2017. A equipe retornou para a série A do Campeonato Paraguai em 2023, quando foi vice-campeã da segunda divisão.

Na temporada de 2026, o time aparece na 11ª posição da tabela com duas derrotas e um empate, na competição de Apertura, que marca a primeira parte do Campeonato Paraguai.

Na libertadores, o clube da fronteira com o estado sul-mato-grossense deve enfrentar mais quatro jogos até a fase de grupos, além do jogo de volta contra o Alianza Lima para enfim disputar oficialmente pela primeira vez a competição da Libertadores.

Assine o Correio do Estado

Esporte

Dorival reforça necessidade de reforços após título da Supercopa: 'Precisamos de mais atletas'

O Corinthians volta a campo nesta quinta-feira pelo Campeonato Paulista

04/02/2026 23h00

Dorival Júnior, treinador do Corinthians

Dorival Júnior, treinador do Corinthians Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Continue Lendo...

A conquista do título da Supercopa já faz parte do passado para o técnico Dorival Júnior. Em entrevista concedida nesta quarta-feira, o treinador enfatizou a necessidade de reforçar o elenco e fez um alerta ao torcedor corintiano.

"Tenho que passar ao torcedor aquilo que seja o correto da maneira mais clara. Estamos num processo de montagem e não temos um elenco completo. Precisamos de mais atletas para qualificar o nosso grupo. Com uma boa equipe você briga por taças", afirmou o comandante do Corinthians.

O troféu conquistado em cima do Flamengo, que ostenta um dos elencos mais fortes do futebol brasileiro, não serviu para atenuar a preocupação do treinador em relação ao restante da temporada.

"Ou daremos um passo maior ou manteremos esse trabalho. Hoje temos 12, 13 jogadores das categorias de base. É um trabalho que gosto de fazer, de desenvolver. Foi em cima desses jogadores que nos deram uma boa resposta em momentos importantes no ano passado", disse o técnico em entrevista concedida no CT Joaquim Grava.

Dorival fez ainda um alerta sobre este início de temporada.

"Se não estivermos atentos e não focarmos na melhoria do nosso grupo, vamos correr riscos. O futebol é muito dinâmico", afirmou

O Corinthians volta a campo nesta quinta-feira pelo Campeonato Paulista e recebe o Capivariano na Neo Química Arena. Com oito pontos em cinco partidas, a equipe ocupa sétimo lugar no Paulistão.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).