Esportes

PARIS-2024

Olimpíadas 2024: Rebeca Andrade conquista medalha de prata no salto e iguala recorde olímpico

Com uma apresentação sólida, a ginasta assegura a medalha de prata em Paris e iguala os recorde de maiores medalhistas olímpicos do Brasil; Americana Simone Biles ganhou o ouro

Continue lendo...

Rebeca Andrade elevou o nível da final do salto na Olimpíada de Paris-2024 ao conquistar a medalha de prata com uma nota final de 14,966, mesmo sem arriscar o inédito Yurchenko com tripla pirueta. No topo do pódio, assim como ocorreu no individual geral, esteve a estrela Simone Biles, que obteve 15,300 e levou o ouro. O bronze foi para a americana Jade Carey, com 14,466.

Com essa conquista, a ginasta de Guarulhos, de 25 anos, alcança o quinto pódio olímpico, igualando-se aos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael como os maiores medalhistas do Brasil na história dos Jogos Olímpicos. Além disso, Rebeca também está nas finais de trave e solo, marcadas para segunda-feira, e pode se tornar a maior medalhista do Brasil se conquistar mais pódios.

Atualmente, o canoísta Isaquias Queiroz, com quatro medalhas, é o único atleta que pode ultrapassá-la ou igualá-la, uma vez que compete em duas provas. Isaquias, aliás, foi igualado por Rebeca como o maior medalhista do Brasil em uma única edição dos Jogos Olímpicos, com três pódios.

Apesar do favoritismo de Biles, havia grande expectativa de que Rebeca pudesse superá-la, principalmente por ser a atual campeã olímpica da prova. A americana não competiu na final dos Jogos de Tóquio em 2021 devido a problemas de saúde mental, que a levaram a uma pausa nas competições. Após retornar, em 2023, Biles foi superada por Rebeca na final do salto no Mundial de Ginástica da Antuérpia, com uma nota de 14,433 contra 15,000 da brasileira, que conquistou o ouro.

Na final deste sábado, cada ginasta fez dois saltos diferentes e a nota média foi calculada. Rebeca se apresentou como a sexta finalista, enquanto Simone Biles foi a quarta, permitindo que a brasileira soubesse a nota necessária para superar sua rival.

Quando chegou a vez de Biles, a maior nota até então era 14,216, da norte-coreana An Chang-Ok. Biles executou o salto "Biles 2", o mais difícil da atualidade, com precisão, recebendo 15,700 das juízas. Seu segundo salto, um Cheng quase perfeito, com um pequeno ajuste na aterrissagem, recebeu a nota 14,900, resultando em uma média final de 15,700 e a liderança.

Entre as duas estrelas, a canadense Elsabeth Black teve uma média final de 13,933. Então, foi a vez de Rebeca, que se apresentou com um collant branco adornado com cristais azuis. No primeiro salto, uma ótima execução do Cheng, com uma saída precisa, rendeu à brasileira a nota 15,100.

Apesar da expectativa de que Rebeca tentasse o Yurchenko com tripla pirueta — uma acrobacia inédita em competições oficiais que poderia levar seu nome caso fosse executada sem falhas graves — ela optou por uma abordagem mais segura. No segundo salto, ela fez duas piruetas e meia, executando o Amanar, um salto de alta dificuldade no qual tem mais segurança. Com a nota 14,833 no segundo salto, Rebeca terminou com uma média final de 14,966.

Assine o Correio do Estado

COPA DO MUNDO

Raphinha tem lesão na coxa constatada; prazo para retorno é incerto

Seleção ainda tem um jogo na primeira fase da Copa, contra a Escócia

20/06/2026 18h04

Raphinha, jogador da Seleção Brasileira

Raphinha, jogador da Seleção Brasileira Foto: Vitor Silva / CBF

Continue Lendo...

Os exames realizados no atacante Raphinha, da seleção brasileira, confirmaram as suspeitas e apontaram uma lesão no músculo posterior da coxa direita do jogador. 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a informação em uma nota oficial neste sábado (20). O texto, no entanto, não estabelece uma data para o retorno do atacante, que deixou a partida contra o Haiti, nesta sexta-feira (19), ainda no primeiro tempo. Confira a íntegra da nota:

"O atleta Raphinha passou, neste sábado, por exame de imagem que confirmou lesão muscular na região posterior da coxa direita. O jogador seguirá um protocolo de tratamento intensivo, acompanhado pela equipe médica da Seleção Brasileira, visando sua recuperação e retorno às atividades no menor tempo possível."

O Brasil ainda tem um jogo pela primeira fase do grupo C da Copa do Mundo de 2026. Na próxima quarta-feira (24), a seleção encara a Escócia, em Miami.

Caso o Brasil avance de fase, muito provavelmente jogará no dia 29, data do compromisso tanto da seleção que passar em primeiro quanto da equipe que se classificar em segundo na chave.

Copa do Mundo

Vitória reflora as chances do vizinho Paraguai de se classificar

Com gol no início e expulsão no final do primeiro tempo, a Albirroja precisou se superar para garantir os três pontos

20/06/2026 11h00

Autor do gol da partida, Matias Galarza, também foi eleito o melhor em campo

Autor do gol da partida, Matias Galarza, também foi eleito o melhor em campo Imagem: Alex Livesey - FIFA/FIFA via Getty Images

Continue Lendo...

Em partida válida pela segunda da fase de grupos da Copa do Mundo, a seleção do Paraguai enfrentou a Turquia na noite da última sexta-feira (19), na Califórnia. 

A vitória do Paraguai saiu dos pés de Matias Galarza, com 64 segundo de partidas, se tornando o gol mais rápido desta atual edição da Copa do Mundo. 

O tento saiu após erro na saída de bola da Turquia, Enciso recebeu a bola e tocou para Galarza, que do meio da rua arriscou o chute, sem chances para o goleiro turco, que nada pôde fazer. 

Com o triunfo sobre os turcos, os vizinhos de Mato Grosso do Sul mantêm  viva a esperança de se classificar para a próxima fase, haja vista que nesta edição da Copa além dos dois primeiros colocados, os oito melhores terceiros também garantem a vaga para o mata-mata. 

POLÊMICAS E SUPERAÇÃO 

Apesar do gol no primeiro lance da partida, os paraguaios passaram sufoco, os turcos possuíam mais posse de bola e propunham mais o jogo. O Paraguai fazia uma partida mais tática, bem postado defensivamente e explorando os contra-ataques. 

O jogo foi marcado pela aplicação das novas regras da FIFA, a partida estava com um clima de Libertadores, jogo truncado, muitas faltas, discussões entre os atletas. 

E foi em um desses lances que o árbitro salvadorenho, Ivan Barton aplicou a “Lei Pestrianni”. A lei foi criada recentemente após um caso envolvendo o atleta Gianluca Pestrianni do Benfica e o brasileiro Vini Júnior, na ocasião o argentino tapou a boca para proferir xingamentos ao brasileiro. 

Diante deste cenário, para evitar casos semelhantes, a FIFA decidiu criar a nova regra. 

E na partida entre Paraguai e Turquia, o ponta paraguaio Miguel Almirón, durante uma discussão com o lateral turco, Mert Müldür, tapou a boca para lhe dizer algo, no mesmo instante os jogadores turcos foram em direção ao árbitro relatar e após revisão do VAR, foi aplicado o cartão vermelho, essa foi a primeira vez que a nova regra foi aplicada. 

Com isso, a Albirroja jogou o segundo tempo inteiro com um homem a menos, uma vez que a expulsão aconteceu no final do primeiro tempo. 

Além desse acontecimento, a Turquia ainda teve dois escanteios cedidos por retardamento da partida, outra regra criada recentemente sendo aplicada na Copa. 

Os paraguaios voltam a campo na próxima quinta-feira (25), para enfrentar a seleção da Austrália. A partida é crucial para ambas as seleções que ainda sonham com a classificação. A bola rola às 22h horário de MS. 
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).