Esportes

FIFA

Sem Bola de Ouro, Messi se livra de "maldição" pré-Copa

Sem Bola de Ouro, Messi se livra de "maldição" pré-Copa

FOLHA PRESS

13/01/2014 - 17h15
Continue lendo...

Escolhido nos quatro últimos anos (2009 a 2012) como melhor do mundo, o argentino Messi pode ter dado sorte ao perder o prêmio de 2013 para o português Cristiano Ronaldo.

Com a derrota na premiação da Fifa, nesta segunda, o atacante do Barcelona se livra da "maldição" que atinge os melhores do mundo em anos anteriores à Copa.

O prêmio é oferecido pela Fifa desde 1991, mas considerando a Bola de Ouro entregue pela revista "France Football", desde 1956, já são 14 jogadores premiados e o jejum permanece.

Desde 2010 os prêmio da Fifa e da revista esportiva francesa estão unificados.
Messi, aliás, foi o último a sofrer com o jejum. Comandado pelo técnico Diego Maradona, o atacante argentino fracassou na Copa do Mundo da África do Sul, derrotado pela Alemanha, nas quartas de final.

Já em 2006, o brasileiro Ronaldinho desembarcou na Copa da Alemanha impulsionado pelo prêmio de melhor do mundo no ano anterior, e também perdeu o Mundial.

O caso mais emblemático, contudo, ainda é do italiano Roberto Baggio. Escolhido melhor do mundo ao final de 1993, foi ele o responsável pelo lance que deu o tetracampeonato ao Brasil na Copa-1994, no EUA.

Melhores do mundo em anos anteriores a Copas e equipes campeãs mundiais:

1957/58 - Di Stéfano (Argentina) - Brasil campeão
1961/62 - Sívori (Argentina) - Brasil campeão
1965/66 - Eusébio (Portugal) - Inglaterra campeã
1969/70 - Rivera (Itália) - Brasil campeão
1973/74 - Cruijff (Holanda) - Alemanha campeã
1977/78 - Simonsen (Dinamarca) - Argentina campeã
1981/82 - Rummenigge (Alemanha) - Itália campeã
1985/86 - Platini (França) - Argentina campeã
1989/90 - Van Basten (Holanda) - Alemanha campeã
1993/94 - Baggio (Itália) - Brasil campeão
1997/98 - Ronaldo (Brasil) - França campeã
2001/02 - Owen (Inglaterra)* - Brasil campeão
2005/06 - Ronaldinho (Brasil) - Itália campeã
2009/10 - Messi (Argentina) - Espanha campeã

(*) Fifa "discordou" da premiação da Bola de Ouro da "France Football" e escolheu o português Figo, que também não conquistou a Copa
 

Na frente

Na Malásia, Verstappen faz sua primeira pole position da temporada

Tetracampeão tenta primeira vitória em 2026; Bortoleto largará em 10º

03/10/2026 23h00

Verstappen

Verstappen Reprodução/Twitter F1

Continue Lendo...

Na manhã deste sábado (3), o holandês Max Verstappen, da Red Bull Racing, fez o que ainda não havia conseguido em 2026. Na 16ª etapa da temporada, enfim, veio a primeira pole position para o piloto tetracampeão do mundo de Fórmula 1.

No GP do Bahrein, que este ano está sendo disputado na Malásia por conta das tensões bélicas no Oriente Médio, Verstappen encerrou um jejum que começou em dezembro de 2025, quando fez o melhor tempo no treino classificatório no GP de Abu Dhabi, que encerrou o calendário da categoria no ano passado. 

Verstappen fez o tempo de 1min35s130, ficando 0s298 à frente de Lewis Hamilton, da Ferrari e 0s501 do atual líder da temporada, o italiano Kimi Antonelli, da Mercedes.

O companheiro de Verstappen na RBR, o francês Isack Hadjar, originalmente havia registrado o terceiro melhor tempo, mas foi punido com a perda de cinco posições por ter feito trocas no motor. Esta foi a 49ª pole position na carreira de Verstappen, que no momento ocupa a sexta colocação no Mundial de pilotos.

O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Audi, fez o décimo melhor tempo da classificação e vai largar dentro da zona de pontuação na corrida marcada para a madrugada deste domingo, a partir das 4h da manhã no horário de Brasília.

Cria de MS

Arthur Dias atua por 60 minutos em amistoso contra a Índia

Em vitória parcial, zagueiro sul-mato-grossense é titular pela Seleção Brasileira

03/10/2026 11h54

Nascido em Campo Grande, Arthur Dias, é titular pela primeira vez com a camisa do Brasil

Nascido em Campo Grande, Arthur Dias, é titular pela primeira vez com a camisa do Brasil Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Em partida amistosa entre Brasil e Índia, disputada na manhã deste sábado (3), o defensor nascido em Campo Grande, Arthur Dias fez sua estreia na equipe titular da Seleção Brasileira. 

Na ocasião, o atleta do Athletico Paranaense jogou por 60 minutos e foi substituído aos 15 minutos da etapa complementar, dando lugar à entrada do zagueiro Jair, ex-Santos e que atualmente defende as cores do Nottingham Forest, da Inglaterra. 

Arthus fez uma partida regular, sem nenhum erro defensivo grave. Durante o jogo cometeu uma falta, recuperou uma posse de bola, acertou 100% dos desarmes e não sofreu nenhum drible enquanto estava em campo. 

O zagueiro também foi efetivo no quesito de passe, onde terminou a partida com 95% dos passes certos, acertando 56 dos 59 passes tentados. Dentre os acertos, o defensor obteve êxito em 6 passes longos certos, sendo o jogador do Brasil que mais deu passe neste quesito. 

Histórico do atleta 

O campo-grandense iniciou sua trajetória no Athletico Paranaense em 2022, nas categorias de base. O jogador também passou pelas seleções brasileiras Sub-17 e Sub-20, conquistando o Sul-Americano Sub-20 em 2025.

A estreia profissional aconteceu em julho de 2025, contra o América-MG. Apesar de um início difícil, com um pênalti cometido nos minutos finais, Arthur superou o episódio e terminou a temporada como titular do Athletico, disputando 18 partidas e ajudando o clube 
na campanha de acesso à Série A.

Em 2026, o zagueiro se consolidou como destaque do time e recebeu sua primeira convocação para a Seleção Brasileira principal. Ele estreou na vitória por 4 a 2 sobre a Austrália, tornando-se o 17º jogador da história do Athletico a defender o Brasil.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).