Informe Publicitário

informe publicitário

Chega junto com o Sebrae: Semana do MEI acontece de 20 a 24 de maio

Nomes como Cafú e Giba formam time de palestrantes que vão inspirar empreendedores; programação é gratuita e abrange todo o estado

Continue lendo...

Interessados em empreender, microempreendedores individuais e empreendedores informais são o foco da 15ª edição da Semana do MEI, evento nacional organizado pelo Sebrae que acontece entre os dias 20 a 24 de maio. Em Mato Grosso do Sul, a programação alcança todo o estado, contemplando 60 municípios. São palestras magnas, oficinas, cursos e atendimento, tudo 100% gratuito. As atividades estão disponíveis em: semanadomei.ms.sebrae.com.br

Para inspirar os empreendedores, nomes de peso encabeçam o total de oito palestras magnas nas cidades de Amambai, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Paranaíba e Três Lagoas. São eles: Cafú, um dos maiores laterais direitos da história do futebol; Giba, tricampeão mundial de vôlei; Thiago Careca, empresário do ramo da alimentação; Manu da Peixaria, influenciadora digital e empreendedora; Fred Rocha, consultor especialista em varejo e Fabrício Medeiros, palestrante de vendas. De diferentes áreas, o time vai compartilhar conhecimentos valiosos com o público.

A Semana do MEI também é a oportunidade de resolver pendências do negócio ou tirar dúvidas. É por isso que, nos municípios com palestras e em demais no interior, o Sebrae organizou um mutirão de atendimentos, que inclui serviços de formalização, regularização, apoio na entrega da Declaração Anual e outros. São 75 pontos por todo o estado que estarão disponíveis, como as unidades do Sebrae/MS, Salas do Empreendedor e Associações Comerciais. Somente na Capital, 14 locais vão oferecer o suporte. Para saber onde encontrar o atendimento, basta acessar o site do evento.

Outras ações, como oficinas e cursos, completam a ampla programação, que em Mato Grosso do Sul, também inclui a realização de três feiras, além da orientação e formalização enquanto MEI para produtores rurais e empreendedores indígenas. A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, afirma que o volume de atividades representa a maior mobilização do ano em nível estadual e nacional.

 “A Semana do MEI faz parte do nosso calendário anual de eventos e é onde buscamos estar mais perto de cada microempreendedor individual. Preparamos um evento que tem de conteúdo técnico a atendimento para incentivar a formalização. Tudo foi pensado com muito carinho para auxiliar esse empreendedor que levanta todos os dias buscando o sustento da sua família, promovendo a geração de renda, oportunidades e a sustentação da nossa economia”, afirma a diretora.
 

MEI: Maior fatia dos pequenos negócios

O microempreendedor individual representa a maior parte dos pequenos negócios: em Mato Grosso do Sul, são 165,8 mil empreendedores formalizados neste porte, correspondendo a 56,7%% das micro e pequenas empresas (MPEs) do estado, de acordo com dados atualizados da Receita Federal. Em Campo Grande, o MEI soma 71,3 mil CNPJS, e a fatia é um pouco maior: eles equivalem a 60,8% das MPEs na Capital.
Uma das definições do microempreendedor individual é o faturamento anual de até R$ 81 mil. A categoria geralmente é a porta de entrada para muitos que desejam empreender. Ao se formalizar, entre as vantagens, está o acesso a benefícios sociais como auxílio-doença e a possibilidade de emitir notas fiscais. 

Semana do MEI: Confira palestras magnas

Amambai - 23/05

Local: Associação Comercial Empresarial de Amambai (ACIA) - Av. Pedro Manvailler, 3981, Vila Cristina

19h – “Empreendedor bonzinho não enriquece” com Fabrício Medeiros

Bonito - 21/05

Local: Câmara Municipal de Bonito - R. Cel. Nelson Felício dos Santos, S/N, Centro

19h - “Como Vender Seu Peixe - Criar Conteúdos de Valor no Digital é Para Todos” com Manu da Peixaria

Campo Grande - 20/05 

Local: Gran Murano - Av. Mato Grosso, 5046

18h – “Como ter sucesso empreendendo” - com Careca

19h – “Quer ter DNA do Campeão? Estratégias Vencedoras” - com Cafú

Corumbá - 20/05 

Local: Centro Sebrae Pantanal - Av. Rio Branco 1180, Universitário

19h – “Como Vender Seu Peixe - Criar Conteúdos de Valor no Digital é Para Todos” com Manu da Peixaria 

Coxim - 23/05 

Local: Sebrae em Coxim - Avenida Salgado Filho, 105 - Jardim Aeroporto

19h - “Como Vender Seu Peixe - Criar Conteúdos de Valor no Digital é Para Todos” com Manu da Peixaria

Dourados - 22/05 

Local: Centro de Eventos UNIGRAN - R. Balbina de Matos, 2121 - Vila São Luiz

19h - “Como Vender Seu Peixe - Criar Conteúdos de Valor no Digital é Para Todos” com Manu da Peixaria

20h30 – “Os segredos do sucesso no esporte e na vida: lições de um campeão olímpico” com Giba

Paranaíba - 21/05

Local: Associação Empresarial (ACIP) - Av. Barão do Rio Branco, 1477, Centro

19h – “Todo Empreendedor é Grande” com Fred Rocha

Três Lagoas - 23/05

Local:  Sebrae em Três Lagoas - R. Zuleide Pérez Tabox, 826 - Centro

19h – “Os segredos do sucesso no esporte e na vida: lições de um campeão olímpico” com Giba
 

ensino

Universidad Del Pacifico do Paraguai atinge liderança absoluta em aprovações no Revalida

Com o maior índice da fronteira na última prova oficial do INEP, instituição em Pedro Juan Caballero consolida-se como o caminho mais seguro para o CRM (conselho regional de medicina) brasileiro

25/05/2026 00h00

Reprodução

Continue Lendo...

O resultado da última edição do Revalida (2025.2), exame organizado pelo INEP, trouxe um dado definitivo para quem planeja cursar medicina no exterior: a Universidad del Pacífico (UP) é a instituição que mais aprova médicos para o Brasil em toda a região de fronteira.

Os novos dados confirmam que a UP superou todas as universidades vizinhas em porcentagem de aprovação, tornando-se a escolha estratégica para o estudante que não quer apenas um diploma, mas a garantia de poder exercer a profissão em solo brasileiro.

Clique aqui e saiba mais sobre matrículas aqui!

O segredo por trás dos números

A liderança da Pacífico no ranking de 2025.2 não é coincidência. A universidade implementou um modelo de ensino "espelho" do sistema brasileiro, focado em três pilares que explicam o sucesso recente:

  • Liderança em Prática (Internato de 2 Anos): Enquanto a maioria das faculdades oferece apenas um ano de prática, a UP é a única na fronteira com 24 meses de Internato Rotatório. Isso garante que o aluno chegue à prova prática do INEP com o dobro de experiência clínica.
  • Metodologia ECOE: O Exame Clínico Objetivo Estruturado (ECOE) é parte da rotina acadêmica. Os alunos são treinados em estações práticas que simulam exatamente o que enfrentarão na segunda fase do Revalida.

Dados Oficiais: Confira o desempenho acadêmico via Microdados do Revalida clicando aqui. 

Segurança para o investimento

Para as famílias brasileiras, o custo de uma faculdade de medicina é um investimento de vida. Escolher a instituição que detém o maior índice de aprovação recente minimiza os riscos e os custos extras com cursinhos preparatórios após a graduação.

"Nossa missão é formar médicos prontos para o plantão. O resultado da prova 2025.2 apenas valida o que já sabíamos: nosso método de ensino é o mais eficiente da fronteira", afirma a coordenação da UP.

Matrículas 2026

Com o impacto positivo dos resultados de 2025.2, a procura por vagas na unidade de Pedro Juan Caballero (fronteira seca com Ponta Porã-MS) aumentou significativamente. A universidade oferece suporte completo para a migração e documentação de alunos brasileiros.

Clique aqui e saiba mais sobre matrículas aqui!

INFORME PUBLICITÁRIO

Energisa renova concessão em MS e prevê R$ 4,4 bi em investimentos

Distribuidora elevará investimentos no estado em cerca de 20% nos próximos cinco anos em comparação ao ciclo anterior

13/05/2026 10h12

Ricardo Botelho (CEO do Grupo Energisa), Lula e o Ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) em cerimônia de assinatura de renovação de contratos de concessão para distribuição de energia

Ricardo Botelho (CEO do Grupo Energisa), Lula e o Ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) em cerimônia de assinatura de renovação de contratos de concessão para distribuição de energia Fotografia: Pedro Neto

Continue Lendo...

Nesta sexta-feira (08/05), a Energisa Mato Grosso do Sul assinou com o Ministério de Minas e Energia o contrato que renova a concessão do serviço de distribuição de energia elétrica no estado por mais 30 anos e anunciou previsão de R$ 4,4 bilhões em investimentos para os próximos cinco anos. O valor representa um aumento de cerca de 20% na média anual de investimentos no ciclo 2026-2030 em relação ao ciclo anterior.

“Nas diretrizes do novo contrato, o governo federal, poder concedente, por meio do Ministério de Minas e Energia, e a Aneel, órgão regulador, definiram e regulamentaram as condições essenciais para elevar o padrão de desempenho do setor. Com o amadurecimento regulatório, os novos instrumentos contratuais passam a incorporar metas mais rigorosas de qualidade, maior atenção à resiliência das redes diante de eventos climáticos extremos e estímulos claros à inovação e à modernização tecnológica. Isso significa energia mais confiável, segura e compatível com as necessidades de Mato Grosso do Sul, um estado pujante e em transformação, tanto na sua economia quanto na sua sociedade”, declara Paulo Roberto dos Santos, diretor-presidente da Energisa Mato Grosso do Sul. 

Do total de investimentos previstos para os próximos cinco anos, R$ 2,2 bilhões devem ser destinados à expansão das redes, viabilizando 125 mil novas ligações para que mais famílias e novos empreendimentos tenham acesso ao serviço de energia elétrica. Outros R$ 2 bilhões serão investidos em obras de melhoria e modernização das redes, propiciando maior qualidade, eficiência e segurança para todos os clientes.

“O aumento no valor investido em Mato Grosso do Sul representa a renovação do nosso compromisso com cada cliente, com a qualidade do fornecimento de energia segura e a tarifa justa, e a certeza de que a Energisa é o parceiro ideal para viabilizar o desenvolvimento do estado”, complementa o diretor-presidente. 

Ricardo Botelho (CEO do Grupo Energisa), Lula e o Ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) em cerimônia de assinatura de renovação de contratos de concessão para distribuição de energia Ricardo Botelho (CEO do Grupo Energisa) e colaboradores da Energisa em evento de assinatura de renovação de contratos de concessão para distribuição de energia | Fotografia: Pedro Neto


Investimentos para apoiar o crescimento do estado

No ciclo 2026-2030, a Energisa Mato Grosso do Sul planeja um conjunto de obras estruturantes em todo o estado para acompanhar e sustentar a elevada taxa de crescimento do setor agroindustrial e do desenvolvimento econômico regional.

Na região Sul do estado, está prevista a implantação de duas novas subestações de distribuição, com foco na melhoria da qualidade do fornecimento de energia, totalizando um acréscimo de 22,5 MVA de potência instalada. Também está programada a ampliação de cinco subestações existentes, com incremento adicional de 90 MVA, além da construção de duas linhas de distribuição em alta tensão (LDAT) de 138 kV, totalizando 6,5 km de extensão. Os investimentos têm como objetivo fortalecer a capacidade do sistema elétrico para atender novas ligações e elevar os níveis de qualidade do serviço. 

Na região Centro, o plano contempla a ampliação de duas subestações, com acréscimo de 20 MVA de potência instalada, além da construção de uma linha de distribuição de alta tensão (LDAT) de 138 kV, com extensão de 5,8 km. As obras são impulsionadas principalmente pela expansão do mercado imobiliário local, marcada pela entrada de grandes grupos do setor de incorporações. 

Já para a região Norte, está planejada a ampliação de uma subestação, com incremento de 15 MVA de potência instalada, além da construção de 49 km de linhas de distribuição em média tensão (LDMT). O objetivo é estruturar o sistema de distribuição e viabilizar o atendimento ao crescimento das novas ligações, acompanhando a expansão econômica da região. 

Somente em 2026, serão aplicados R$ 928 milhões para ampliar a confiabilidade do sistema e a qualidade do serviço. “Ao projetar os próximos cinco anos, buscamos crescer em sintonia com o dinamismo de Mato Grosso do Sul, com investimentos desenhados para acompanhar a expansão econômica e populacional, assegurando que a infraestrutura esteja no lugar certo, no tempo certo e com a capacidade necessária”, reforça Paulo Roberto dos Santos. 

Moradora do bairro Universitário, em Campo Grande, Jozemara Amorim destaca que esse investimento é um diferencial na atuação da Energisa Mato Grosso do Sul. “Com esse olhar para o agora, a distribuidora vai conseguir atender o consumidor dentro de suas demandas, de forma mais rápida e eficaz. E isso, para mim, é de extrema importância”, ressalta.

Além de projetos de expansão, a Energisa valoriza e fomenta a cultura e a identidade regional, com incentivo a diversas iniciativas socioculturais e ambientais, entre elas apoio à geração de renda por meio de projetos nas comunidades, incentivo a exposições de artistas regionais, ações de sustentabilidade em escolas públicas e privadas, entre outras. Além disso, nos últimos anos, a empresa esteve presente nas principais e maiores feiras voltadas ao agronegócio, impulsionando marcas e a produção familiar e industrial do estado.
  
Simultaneamente, a Energisa promove transformação nas comunidades por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), com palestras e ações de conscientização sobre o uso eficiente de energia elétrica, troca de lâmpadas convencionais por modelos de LED (mais econômicos e duráveis) para famílias de baixa renda beneficiadas pelo Programa Tarifa Social, e projetos de eficientização selecionados via chamada pública com mais de R$ 26 milhões investidos apenas nos dois últimos anos.

Energisa em Mato Grosso do Sul

A Energisa chegou a Mato Grosso do Sul em 2014. Entre 2015 e 2025, foram destinados R$ 5,4 bilhões à modernização e expansão da rede, à construção de subestações e à melhoria do fornecimento. 

Os impactos já são percebidos pela artesã pantaneira Cândida Silva, que conseguiu expandir os negócios a partir do acesso à energia e da conectividade digital. “Antes, a gente produzia tudo para ir à cidade uma vez por mês e tentar vender o suficiente para garantir o sustento até a próxima viagem. Hoje, trabalho apenas por encomenda e já recebo pedidos até de fora, graças ao acesso à energia elétrica e à internet”, conta a empreendedora.

Os aportes elevaram a qualidade da infraestrutura e do atendimento: o estado conta hoje com 110 subestações; houve acréscimo de 18 MVA de potência instalada, suficiente para atender uma cidade do porte de Bonito, e de 120 MVA na rede de distribuição, equivalente ao consumo de Dourados, além de 846 km adicionais de linhas e redes. Em 11 anos, a média anual de horas sem energia por cliente caiu 34,4% (de 13,92 para 9,12) e o número de interrupções recuou quase 40% (de 7,15 para 4,32), evidenciando um avanço contínuo dos indicadores de continuidade.

Sobre a Energisa 

O Grupo Energisa é uma empresa que pensa no futuro desde 1905, pois inovação e empreendedorismo sempre estiveram em seu DNA. São 121 anos de histórias e de evolução de relações. Fundada na Zona da Mata mineira, a Energisa é hoje um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços que conecta pessoas e empresas às melhores soluções de energia e potencializa o futuro do país. 
 
Nosso portfólio inclui 9 distribuidoras de energia elétrica, 13 concessões de transmissão, uma usina de geração fotovoltaica centralizada, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa – que possui um dos maiores parques de geração distribuída fotovoltaica do país, além de comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado. 
 
Em julho de 2023, passamos a atuar no segmento de distribuição e comercialização de gás natural, por meio da aquisição da ES Gás e, desde novembro de 2024, adquirimos participação nos ativos da Cegás, Copergás, Algás e Potigás. O Grupo atua na produção e comercialização de biossoluções (tratamento de resíduos do setor agroindustrial, biometano, biofertilizantes) por meio das usinas da Agric, em Santa Catarina, e da Lurean, no Paraná. 

Transformamos energia em conforto, desenvolvimento e sustentabilidade para mais de 20 milhões de pessoas em 939 municípios de todas as regiões do país, e geramos mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).