Informe Publicitário

informe publicitário

Cidade Empreendedora transforma a economia de 36 municípios de Mato Grosso do Sul

Executado pelo Sebrae/MS e pelas prefeituras que aderiram à iniciativa, programa auxilia desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

Continue lendo...

Novas empresas, conexão de pequenos empreendedores com grandes empreendimentos, melhorias na gestão pública que fortalecem o ambiente de negócios e oportunidades de geração de renda para a população. Esses são os resultados observados na economia local de 36 municípios de Mato Grosso do Sul que foram acompanhados nos últimos anos pelo Sebrae/MS via programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com as Prefeituras Municipais.

Esse legado foi celebrado nesta segunda-feira (3), com uma cerimônia no Gran Murano Buffet em Campo Grande, que marcou o encerramento do programa nas cidades e homenageou os prefeitos com a entrega de uma placa em reconhecimento ao trabalho realizado. Na data, o governador, Eduardo Riedel, esteve presente e destacou a importância do programa para o desenvolvimento sustentável do Estado, já que as cidades que concluem o Cidade Empreendedora em 2024 correspondem a 45% dos municípios de Mato Grosso do Sul.

cidade empreendedora Reprodução

"O Cidade Empreendedora é um trabalho que envolve o comprometimento tanto das prefeituras quanto do Sebrae com o único objetivo: criar um ambiente de negócios cada vez melhor para os empreendedores. Mato Grosso do Sul atravessa um momento de desenvolvimento e o Sebrae, dando esse suporte para os municípios com atendimento aos empresários, auxiliando na diminuição do tempo de abertura de empresas, e no processo educacional com o fomento do ensino de competências empreendedoras nas escolas, vem ao encontro daquilo que a gente quer em Mato Grosso do Sul", destacou Riedel.

De acordo com o superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, desde 2021, o Cidade Empreendedora é a principal estratégia para a melhoria do ambiente de negócios e, atualmente, o projeto consolidado em Mato Grosso do Sul é referência nacional e exemplo usado por outros Estados na construção das ações pela eficácia comprovada.

“Criamos um programa que é reconhecido nacionalmente, onde a prefeitura abraça e ideia e se compromete com o processo de desenvolvimento. Somente nos últimos 15 meses, realizamos mais de 230 mil atendimentos nas 36 cidades, contemplando 39 mil empresas diferentes. É assim que o Sebrae apoia cada empreendedor lá na ponta e constrói um Estado mais próspero e sustentável, com a inclusão do pequeno negócio e a atuação de todos os parceiros rumo a um mesmo objetivo”, destacou Mendonça.

cidade empreendedora - sebraeReprodução

Dos 36 municípios que concluem o Cidade Empreendedora em 2024, 18 encerram o ciclo regular do programa, sendo que 11 deles começaram a ser acompanhados pelo Sebrae em 2022: Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo. As demais cidades ingressaram em 2023 e são: Aparecida do Taboado, Brasilândia, Deodápolis, Ladário, Miranda, Paranaíba e São Gabriel do Oeste.

Já os outros 18 municípios concluem o ciclo Expansão – uma segunda fase de acompanhamento oferecida pelo Sebrae desde 2023, após a finalização do ciclo regular, com ações voltadas para dinamizar a economia e promover a competitividade. Compõem o Expansão: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos.

cidade empreendedoraReprodução

Participaram da cerimônia de encerramento do programa Cidade Empreendedora, os deputados federais Geraldo Resende e Rodolfo Nogueira, além dos conselheiros do Sebrae/MS: Alfredo Zamlutti (Sistema Faems); Marcelo Turine (UFMS); Camila Ítavo (UFMS); Ricardo Senna (Semadesc); Luiz Claudio Fornari (Sistema Fiems); Márcio de Araújo Pereira (Fundect); Zigomar Burile (Sistema Fiems); e Cristiane Bissone (AMEMS).

Fomento ao empreendedorismo

Apoiar os empreendedores locais com orientações e capacitações para a melhoria do negócio, além de dar suporte para quem deseja abrir a própria empresa é uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora. Esse trabalho teve um impacto positivo no fomento ao empreendedorismo. De acordo com dados da Receita Federal, somente nos últimos 15 meses, de janeiro de 2023 a abril de 2024, foram abertas 26.432 empresas nos 36 municípios atendidos, o que corresponde a um crescimento médio de 8% se comparado com o mesmo período anterior.

O número de microempreendedores individuais (MEIs) também cresceu durante a execução do programa. No mesmo período, foi registrada a formalização de 11.650 novos MEIs, um aumento médio de 25% em comparação ao período anterior. Atualmente, são 58.367 empresários que se enquadram na categoria e estão ativos nos 36 municípios. 

cidade empreendedoraReprodução

O programa também melhorou o serviço oferecido pelas Salas do Empreendedor nas cidades. O espaço é o principal ponto de apoio ao empresário local e a futuros empreendedores com atendimento e capacitações. Em 2024, o trabalho desenvolvido por 21 municípios foi reconhecido pelo Sebrae, quando as salas receberam um selo de referência pela qualidade do serviço. Das cidades premiadas, quatro foram contempladas com a mais alta honraria – o selo Diamante, entregue, em âmbito nacional. São elas: Chapadão do Sul, Dourados, Paranaíba e São Gabriel do Oeste.

Para transformar cada cidade em um ambiente mais propício à inovação, o Cidade Empreendedora, em conjunto com as Prefeituras, auxiliou na consolidação de sete Ecossistemas Locais de Inovação, compostos por representantes da sociedade, entidades do Sistema S e instituições de ensino, além de empreendedores locais, que executam ações de incentivo ao desenvolvimento científico, tecnológico e inovador e apoiam o surgimento de novos negócios na área. Também foram criados grupos de trabalho com esse propósito em 16 Cidades Empreendedoras.

cidade empreendedoraReprodução

Outra iniciativa para fomentar o empreendedorismo é trazer mais competitividade para os pequenos empreendedores e possibilitar que eles acessem novos mercados. Nesse contexto, o Sebrae aproxima os empresários de grandes empresas, identificando aqueles que têm potencial para tornarem-se fornecedores e oferecendo qualificação para a concretização de negócios. Desde 2021, a instituição já firmou 29 parcerias com grandes empreendimentos, com a consolidação de R$ 120 milhões gerados a partir da realização de rodadas e sessões de negócios.

Atualmente, em 44% das 36 Cidades Empreendedoras, há grupos de trabalho voltados a conexões corporativas, além disso, foram realizados em Mato Grosso do Sul dois projetos de encadeamento produtivo com a qualificação de 200 fornecedores locais para atender a uma grande indústria de celulose e uma usina de produção de bioenergia e etanol – um na região Costa Leste e outro na região Sul do Estado. Neste ano, inicia-se mais um projeto com o foco em empreendedores da Costa Leste e, atualmente, há 100 empresários inscritos para participar.

Gestão pública e melhoria do ambiente de negócios

Mais do que apoiar os empreendedores locais, o Cidade Empreendedora também atuou capacitando os servidores municipais para que pudessem desenvolver o espírito de liderança e a melhoria de processos, o que refletiu no serviço oferecido à população. Isso possibilitou, por exemplo, uma redução no tempo médio para abertura de empresas em 94% dos municípios atendidos.
 
Com esse trabalho, muitas cidades também conseguiram facilitar o processo para quem deseja abrir um empreendimento. Em 66% dos municípios, não são exigidos alvarás de localização e funcionamento ou licenças sanitárias e ambientais para que microempreendedores individuais e empresas de baixo risco possam começar a operar, o que traz mais celeridade para a abertura.
 
Melhorias também foram obtidas na área de compras públicas das Prefeituras Municipais. Os servidores receberam consultoria com orientações para a aplicação de benefícios aos empreendedores do município nos editais de licitação – um tratamento diferenciado previsto pela Lei 123/2006 – para que pudessem ampliar a compra de produtos feita na própria cidade como forma de alavancar a economia local.

A partir dessa iniciativa, 94% dos municípios padronizaram o fluxo do processo licitatório, tornando o procedimento mais célere e eficiente. Além disso, 42% das cidades adotaram estratégias para estimular o pequeno negócio a participar das licitações municipais. Uma delas foi a implementação de um cronograma anual de compras, que expõe ao empreendedor o período em que é adquirido cada tipo de produto pela prefeitura, permitindo que ele se organize para participar dos pregões.

Já na área de compras públicas rurais, 69% dos municípios receberam apoio para melhorar o processo de aquisição de produtos da agricultura familiar via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Nas 25 cidades, as prefeituras investiram, no total, R$ 14 milhões na compra de alimentos de pequenos produtores locais em 2023, considerando os dois programas – um aumento de 179% no valor se comparado com 2021, quando 15 municípios atendidos investiram R$ 5 milhões.

O crescimento também foi considerável em relação ao número de produtores em Cidades Empreendedoras que realizaram vendas para as prefeituras – em 2021 eram 251 agricultores familiares e, em 2023, esse número foi ampliado para 461 – um crescimento de 83%. Para possibilitar esse resultado, além de atuar junto com a administração municipal, o programa também ofereceu consultoria aos produtores na área técnica e de gestão para o planejamento de produção e melhoria da qualidade dos produtos oferecidos.


Cultura empreendedora

Outra iniciativa desenvolvida pelo Sebrae nos municípios é fomento a uma cultura empreendedora nas escolas. Por meio do Cidade Empreendedora, professores são capacitados para a abordagem de competências empreendedoras em sala de aula, de modo a trabalhar com os estudantes o empreendedorismo como possibilidade de carreira, além de proporcionar que crianças e adolescentes desenvolvam habilidades como bom relacionamento, trabalho em equipe, comunicação e planejamento.
 
Uma das ações promovidas é a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes do Ensino Fundamental, que foi adotada por 89% dos municípios atendidos pelo programa em 2023. Ao todo, 29 mil estudantes foram contemplados com soluções voltadas ao desenvolvimento de competências empreendedoras.
 
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pela Central de Relacionamento do Sebrae por meio do 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
 

ensino

Universidad Del Pacifico do Paraguai atinge liderança absoluta em aprovações no Revalida

Com o maior índice da fronteira na última prova oficial do INEP, instituição em Pedro Juan Caballero consolida-se como o caminho mais seguro para o CRM (conselho regional de medicina) brasileiro

25/05/2026 00h00

Reprodução

Continue Lendo...

O resultado da última edição do Revalida (2025.2), exame organizado pelo INEP, trouxe um dado definitivo para quem planeja cursar medicina no exterior: a Universidad del Pacífico (UP) é a instituição que mais aprova médicos para o Brasil em toda a região de fronteira.

Os novos dados confirmam que a UP superou todas as universidades vizinhas em porcentagem de aprovação, tornando-se a escolha estratégica para o estudante que não quer apenas um diploma, mas a garantia de poder exercer a profissão em solo brasileiro.

Clique aqui e saiba mais sobre matrículas aqui!

O segredo por trás dos números

A liderança da Pacífico no ranking de 2025.2 não é coincidência. A universidade implementou um modelo de ensino "espelho" do sistema brasileiro, focado em três pilares que explicam o sucesso recente:

  • Liderança em Prática (Internato de 2 Anos): Enquanto a maioria das faculdades oferece apenas um ano de prática, a UP é a única na fronteira com 24 meses de Internato Rotatório. Isso garante que o aluno chegue à prova prática do INEP com o dobro de experiência clínica.
  • Metodologia ECOE: O Exame Clínico Objetivo Estruturado (ECOE) é parte da rotina acadêmica. Os alunos são treinados em estações práticas que simulam exatamente o que enfrentarão na segunda fase do Revalida.

Dados Oficiais: Confira o desempenho acadêmico via Microdados do Revalida clicando aqui. 

Segurança para o investimento

Para as famílias brasileiras, o custo de uma faculdade de medicina é um investimento de vida. Escolher a instituição que detém o maior índice de aprovação recente minimiza os riscos e os custos extras com cursinhos preparatórios após a graduação.

"Nossa missão é formar médicos prontos para o plantão. O resultado da prova 2025.2 apenas valida o que já sabíamos: nosso método de ensino é o mais eficiente da fronteira", afirma a coordenação da UP.

Matrículas 2026

Com o impacto positivo dos resultados de 2025.2, a procura por vagas na unidade de Pedro Juan Caballero (fronteira seca com Ponta Porã-MS) aumentou significativamente. A universidade oferece suporte completo para a migração e documentação de alunos brasileiros.

Clique aqui e saiba mais sobre matrículas aqui!

INFORME PUBLICITÁRIO

Energisa renova concessão em MS e prevê R$ 4,4 bi em investimentos

Distribuidora elevará investimentos no estado em cerca de 20% nos próximos cinco anos em comparação ao ciclo anterior

13/05/2026 10h12

Ricardo Botelho (CEO do Grupo Energisa), Lula e o Ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) em cerimônia de assinatura de renovação de contratos de concessão para distribuição de energia

Ricardo Botelho (CEO do Grupo Energisa), Lula e o Ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) em cerimônia de assinatura de renovação de contratos de concessão para distribuição de energia Fotografia: Pedro Neto

Continue Lendo...

Nesta sexta-feira (08/05), a Energisa Mato Grosso do Sul assinou com o Ministério de Minas e Energia o contrato que renova a concessão do serviço de distribuição de energia elétrica no estado por mais 30 anos e anunciou previsão de R$ 4,4 bilhões em investimentos para os próximos cinco anos. O valor representa um aumento de cerca de 20% na média anual de investimentos no ciclo 2026-2030 em relação ao ciclo anterior.

“Nas diretrizes do novo contrato, o governo federal, poder concedente, por meio do Ministério de Minas e Energia, e a Aneel, órgão regulador, definiram e regulamentaram as condições essenciais para elevar o padrão de desempenho do setor. Com o amadurecimento regulatório, os novos instrumentos contratuais passam a incorporar metas mais rigorosas de qualidade, maior atenção à resiliência das redes diante de eventos climáticos extremos e estímulos claros à inovação e à modernização tecnológica. Isso significa energia mais confiável, segura e compatível com as necessidades de Mato Grosso do Sul, um estado pujante e em transformação, tanto na sua economia quanto na sua sociedade”, declara Paulo Roberto dos Santos, diretor-presidente da Energisa Mato Grosso do Sul. 

Do total de investimentos previstos para os próximos cinco anos, R$ 2,2 bilhões devem ser destinados à expansão das redes, viabilizando 125 mil novas ligações para que mais famílias e novos empreendimentos tenham acesso ao serviço de energia elétrica. Outros R$ 2 bilhões serão investidos em obras de melhoria e modernização das redes, propiciando maior qualidade, eficiência e segurança para todos os clientes.

“O aumento no valor investido em Mato Grosso do Sul representa a renovação do nosso compromisso com cada cliente, com a qualidade do fornecimento de energia segura e a tarifa justa, e a certeza de que a Energisa é o parceiro ideal para viabilizar o desenvolvimento do estado”, complementa o diretor-presidente. 

Ricardo Botelho (CEO do Grupo Energisa), Lula e o Ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) em cerimônia de assinatura de renovação de contratos de concessão para distribuição de energia Ricardo Botelho (CEO do Grupo Energisa) e colaboradores da Energisa em evento de assinatura de renovação de contratos de concessão para distribuição de energia | Fotografia: Pedro Neto


Investimentos para apoiar o crescimento do estado

No ciclo 2026-2030, a Energisa Mato Grosso do Sul planeja um conjunto de obras estruturantes em todo o estado para acompanhar e sustentar a elevada taxa de crescimento do setor agroindustrial e do desenvolvimento econômico regional.

Na região Sul do estado, está prevista a implantação de duas novas subestações de distribuição, com foco na melhoria da qualidade do fornecimento de energia, totalizando um acréscimo de 22,5 MVA de potência instalada. Também está programada a ampliação de cinco subestações existentes, com incremento adicional de 90 MVA, além da construção de duas linhas de distribuição em alta tensão (LDAT) de 138 kV, totalizando 6,5 km de extensão. Os investimentos têm como objetivo fortalecer a capacidade do sistema elétrico para atender novas ligações e elevar os níveis de qualidade do serviço. 

Na região Centro, o plano contempla a ampliação de duas subestações, com acréscimo de 20 MVA de potência instalada, além da construção de uma linha de distribuição de alta tensão (LDAT) de 138 kV, com extensão de 5,8 km. As obras são impulsionadas principalmente pela expansão do mercado imobiliário local, marcada pela entrada de grandes grupos do setor de incorporações. 

Já para a região Norte, está planejada a ampliação de uma subestação, com incremento de 15 MVA de potência instalada, além da construção de 49 km de linhas de distribuição em média tensão (LDMT). O objetivo é estruturar o sistema de distribuição e viabilizar o atendimento ao crescimento das novas ligações, acompanhando a expansão econômica da região. 

Somente em 2026, serão aplicados R$ 928 milhões para ampliar a confiabilidade do sistema e a qualidade do serviço. “Ao projetar os próximos cinco anos, buscamos crescer em sintonia com o dinamismo de Mato Grosso do Sul, com investimentos desenhados para acompanhar a expansão econômica e populacional, assegurando que a infraestrutura esteja no lugar certo, no tempo certo e com a capacidade necessária”, reforça Paulo Roberto dos Santos. 

Moradora do bairro Universitário, em Campo Grande, Jozemara Amorim destaca que esse investimento é um diferencial na atuação da Energisa Mato Grosso do Sul. “Com esse olhar para o agora, a distribuidora vai conseguir atender o consumidor dentro de suas demandas, de forma mais rápida e eficaz. E isso, para mim, é de extrema importância”, ressalta.

Além de projetos de expansão, a Energisa valoriza e fomenta a cultura e a identidade regional, com incentivo a diversas iniciativas socioculturais e ambientais, entre elas apoio à geração de renda por meio de projetos nas comunidades, incentivo a exposições de artistas regionais, ações de sustentabilidade em escolas públicas e privadas, entre outras. Além disso, nos últimos anos, a empresa esteve presente nas principais e maiores feiras voltadas ao agronegócio, impulsionando marcas e a produção familiar e industrial do estado.
  
Simultaneamente, a Energisa promove transformação nas comunidades por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), com palestras e ações de conscientização sobre o uso eficiente de energia elétrica, troca de lâmpadas convencionais por modelos de LED (mais econômicos e duráveis) para famílias de baixa renda beneficiadas pelo Programa Tarifa Social, e projetos de eficientização selecionados via chamada pública com mais de R$ 26 milhões investidos apenas nos dois últimos anos.

Energisa em Mato Grosso do Sul

A Energisa chegou a Mato Grosso do Sul em 2014. Entre 2015 e 2025, foram destinados R$ 5,4 bilhões à modernização e expansão da rede, à construção de subestações e à melhoria do fornecimento. 

Os impactos já são percebidos pela artesã pantaneira Cândida Silva, que conseguiu expandir os negócios a partir do acesso à energia e da conectividade digital. “Antes, a gente produzia tudo para ir à cidade uma vez por mês e tentar vender o suficiente para garantir o sustento até a próxima viagem. Hoje, trabalho apenas por encomenda e já recebo pedidos até de fora, graças ao acesso à energia elétrica e à internet”, conta a empreendedora.

Os aportes elevaram a qualidade da infraestrutura e do atendimento: o estado conta hoje com 110 subestações; houve acréscimo de 18 MVA de potência instalada, suficiente para atender uma cidade do porte de Bonito, e de 120 MVA na rede de distribuição, equivalente ao consumo de Dourados, além de 846 km adicionais de linhas e redes. Em 11 anos, a média anual de horas sem energia por cliente caiu 34,4% (de 13,92 para 9,12) e o número de interrupções recuou quase 40% (de 7,15 para 4,32), evidenciando um avanço contínuo dos indicadores de continuidade.

Sobre a Energisa 

O Grupo Energisa é uma empresa que pensa no futuro desde 1905, pois inovação e empreendedorismo sempre estiveram em seu DNA. São 121 anos de histórias e de evolução de relações. Fundada na Zona da Mata mineira, a Energisa é hoje um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços que conecta pessoas e empresas às melhores soluções de energia e potencializa o futuro do país. 
 
Nosso portfólio inclui 9 distribuidoras de energia elétrica, 13 concessões de transmissão, uma usina de geração fotovoltaica centralizada, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa – que possui um dos maiores parques de geração distribuída fotovoltaica do país, além de comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado. 
 
Em julho de 2023, passamos a atuar no segmento de distribuição e comercialização de gás natural, por meio da aquisição da ES Gás e, desde novembro de 2024, adquirimos participação nos ativos da Cegás, Copergás, Algás e Potigás. O Grupo atua na produção e comercialização de biossoluções (tratamento de resíduos do setor agroindustrial, biometano, biofertilizantes) por meio das usinas da Agric, em Santa Catarina, e da Lurean, no Paraná. 

Transformamos energia em conforto, desenvolvimento e sustentabilidade para mais de 20 milhões de pessoas em 939 municípios de todas as regiões do país, e geramos mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).