Cidades

NEM 1 REAL

Após queda brusca, ritmo das queimadas no Pantanal volta a subir

Frente fria da última semana despencou evolução diária que chegou a 41.050 hectares para um avanço "tímido" de 4.373 ha registrado no último sábado (29) e tem crescido desde então

Continue lendo...

Mato Grosso do Sul voltou a observar ritmo crescente dos incêndios no Pantanal, após a evolução da área queimada - que bateu pico diário de 41.050 hectares - registrar uma queda brusca de 4.373 ha de avanço no último sábado (29), devido à frente fria. 

Com base nos dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia (Lasa da UFRJ), é possível verificar que o índice mais baixo do último sábado (29 de junho) já chega a um avanço diário de 13.150 hectares de área queimada anotados ontem (03). 

Evolução diária área queimadaEvolução diária área queimada. Reprodução/LasaUFRJ

Ainda na manhã de hoje, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul apontou o aumento de 157,6% dos incêndios entre os anos de 2020 e 2024, sendo que, enquanto 2023 registrou 17.700 hectares de área queimada, este ano já soma 566.500 ha consumidos (3100,6% a mais).

Considerando a parcela do bioma (65%) que está presente em território sul-mato-grossense, esses 566 mil hectares queimados representam 5% do Pantanal de MS, que possui 9 milhões de ha do ecossistema compartilhado com o Mato Grosso. 

Na manhã dessa quinta-feira (04), através do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, o Governo de MS detalhou a situação das queimadas no Pantanal

"Essa é a grande preocupação e a nossa grande ação, não permitir essa evolução. Se olharmos em relação aos últimos sete dias, durante esse período tivemos um avanço 'bastante positivo', praticamente só 6 mil hectares, isso é exatamente em função das ações das forças públicas", expõe Jaime Verruck. 

Como bem apontado pelo Correio do Estado, até antes do dia 29, essa área queimada do Pantanal de MS avançava num ritmo de mais de 61 mil hectares consumidos no período de quatro dias. 

Previsão

O próprio titular da Semadesc aponta também que não há previsibilidade de curto prazo que tenhamos chuva no Pantanal, como, por exemplo, o volume previsto para 10 de julho, que tende a ser pouco significativo e manter as temperaturas elevadas, aliada também à baixa umidade. 

Cabe apontar que, ainda para esse final de semana, está prevista uma entrada da frente fria em Mato Grosso do Sul, porém a Coronel Tatiane, da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA), inclusive frisa que esse fenômeno não colabora tanto quanto parece. 

"[Quando cai a temperatura durante a noite, mas não há chuva], entre 12h e 15 a umidade relativa é extremamente baixa, o que dificulta o combate", expõe a coronel. 
 

'Mão de obra'

Esse trabalho no Pantanal de Mato Grosso do Sul é feito com apoio de: 

  • 39 veículos
  • 11 aeronaves
  • 82 militares da Força Nacional 
  • 415 bombeiros atuando desde janeiro. 

Há também o emprego de 233 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e, além disso, o Governo de MS encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de "bombeiro voluntário", com a intenção de que 187 novos militares entrem em ação a partir de 2025. 

Nesse sentido de "mão de obra futura", está previsto também uma espécie de processo de contratação de até 200 homens adicionais, bombeiros esses que só vão contribuir no próximo ano em atividades de prevenção e combate a incêndio.

Conforme o Governo do Estado, no Projeto de Lei (PL 146), fica permitida a formação de quadro de bombeiros temporários, através da contratação de oficiais e praças no CBMMS. 

Assine o Correio do Estado

Justiça

Homem é condenado por ataques contra companheira grávida, mãe e avô

Sentença estabeleceu pena de 22 anos e 9 meses em regime fechado, além de indenização às vítimas

30/10/2026 11h50

Caso foi julgado no Tribunal do Júri de Campo Grande

Caso foi julgado no Tribunal do Júri de Campo Grande Divulgação: MPMS

Continue Lendo...

Após atuação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), o Tribunal do Júri condenou um homem a 22 anos e 9 meses de prisão, em regime fechado, por duas tentativas de feminicídio de uma tentativa de homicídio qualificado em Campo Grande. 

Os crimes ocorreram durante a madrugada de dezembro de 2022, na casa onde a família residia. De acordo com a acusação, o réu atacou a própria mãe, a companheira, que estava grávida, além do avô, que tentou separar a ação do rapaz. Após as agressões, ele deixou o local e posteriormente foi preso preventivamente. 

A denúncia foi realizada pela 21ª Promotoria de Justiça de Campo Grande. O homem respondia por duas tentativas de feminicídio, contra a mãe e a companheira, e por tentativa de homicídio qualificado contra o avô. 

Durante o julgamento, o MPMS sustentou que os crimes foram cometidos por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa das vítimas, que teriam sido surpreendidas durante a madrugada. Em relação ao avô, também foi considerada a qualificadora relacionada à idade avançada da vítima.

No plenário, o promotor de Justiça Luiz Eduardo de Souza Sant’Anna Pinheiro pediu a condenação integral do réu. 

O Ministério Público também requereu o agravamento da pena em razão da reincidência e das consequências dos crimes, especialmente o aborto sofrido pela companheira.

A defesa do réu se apropriou do argumento de que o acusado não tinha a intenção de matar as vítimas e sustentou a tese de desistência voluntária, ainda foi solicitado pela defesa o reconhecimento de que ele estaria sob efeito de álcool e drogas no momento dos fatos, com o afastamento das qualificadoras. 

Entretanto, o júri rejeitou os argumentos apresentados pela defesa e acolheram integralmente a denúncia do MPMS. 

A pena foi fixada em 7 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão para cada tentativa de feminicídio, além de 7 anos pela tentativa de homicídio qualificado contra o avô. Ao todo, a condenação soma 22 anos e 9 meses de prisão, em regime fechado. Além da reclusão, o  réu foi condenado a pagar R$ 5 mil por danos morais a cada uma das três vítimas.
 

UEMS VESTIBULAR

Inscrições para vestibular da UEMS encerram em menos de uma semana

Período para realizar pagamento da taxa de inscrição acaba um dia após encerramento de inscrições, no dia 6 de novembro

30/10/2026 11h25

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Estudantes e interessados em ingressar no ensino superior público em 2027 terão até a próxima quinta-feira (05) para realizar as inscrições para o Vestibular da Universidade Estadual de Mato Groso do Sul (UEMS). A prova acontecerá no mesmo mês, no dia 22 de novembro.

As inscrições devem ser feitas por meio do site ofical da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), na página de "Área do Candidato", disponível até às 23h59, no horário de Mato Grosso do Sul.

Na inscrição, o candidato deve selecionar a aba "Inscrições" e entrar na área do "Processo Seletivo Vestibular - UEMSVEST 2027"; escolher o curso disponível desejado; conferir os dados cadastrais e indicar a categoria concorrente.

Durante o preenchimento da inscrição o candidato deve escolher se concorrerá a vaga dentro da Ampla Concorrência, ou por sistema de cotas com vagas destinadas a pessoas negras, indígenas, residentes em MS há mais de 10 anos ou PCD.

Nesta etapa também é necessário que o candidato escolha a língua estrangeira de preferência (inglês ou espanhol) para realizar as cinco questões dentro da área de linguagens da prova.

O candidato deve ainda selecionar o município que irá prestar o vestibular presencialmente.

Para isso, a Universidade oferece 19 municípios polos, sendo eles: Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã ou Três Lagoas.

Para todos os candidatos que não solicitaram isenção da taxa de inscrição anteriormente, é necessário realizar o pagamento no valor de R$ 100. O valor não altera e deve ser pago até o dia 6 de novembro, um dia após o encerramento das inscrições.

A taxa pode ser paga por meio de boleto emitido no próprio mesmo site da Fapec, cartão de crédito/débito ou pix.

Ao fim da inscrição o candidato deve indicar se é necessário atendimento diferenciado ou condições especiais no dia da prova, confirmar por meio do termo de ciência que concorda com as regras especificadas em edital, conferir os dados preenchidos e finalizar o envio.

Vestibular UEMS 2027

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) oferece 1.043 vagas presenciais distríbuidas em 52 cursos de graduação espalhados nas unidades por todo o Estado com oportunidade de ingresso por meio do Processo Seletivo Vestibular UEMS 2027, com inscrições até o dia 5 de novembro.

São 556 vagas destinadas a ampla concorrência, 207 para negros, 114 para indígenas, 114 para residentes em Mato Grosso do Sul há mais de 10 anos e 52 para pessoas com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento (PCD).

O exame terá 60 questões objetivas de múltipla escolha sobre Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, além de uma Redação, com tema a descobrir no dia da prova.

O resultado final será divulgado em 22 de janeiro de 2027 e as convocações para matrícula ocorrerão a partir de fevereiro de 2027.

Confira o cronograma oficial:

  • Período de inscrições: 02/09/2026 a 05/11/2026/
  • Período para solicitar isenção da taxa: 02/09 a 30/09/2026;
  • Resultado final de isenções: 20/10/2026;
  • Prazo limite para pagamento da taxa (pedidos indeferidos e outros): até 06/11/2026;
  • Aplicação das Provas (Objetiva e Redação): 22/11/2026, das 8h às 13h (horário oficial de MS);
  • Divulgação do Resultado Final: 22/01/2027;
  • Período para apresentação de cotistas negros às bancas de verificação fenotípica: a partir de 25 de janeiro de 2027;
  • Início das convocações para matrícula: a partir de fevereiro de 2027.

Acesse a página com todos os editais do Vestibular UEMS 2027 aqui.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).