Cidades

Exploração

Cantor Leonardo entra em "lista suja" do trabalho escravo

Emival Eterno da Costa (verdadeiro nome do cantor) mantinha 176 trabalhadores em condições análogas a escravidão, diz Ministério do Trabalho e Emprego

Continue lendo...

O cantor Emival Eterno da Costa, conhecido como Leonardo, foi incluído na chamada “lista suja do trabalho escravo” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A atualização da lista foi feita nesta segunda-feira (7) e publicada no site do órgão, contendo os nomes de 176 empregadores acusados de submeter trabalhadores a condições análogas à escravidão.

Segundo o MTE, a inclusão do nome de Leonardo ocorreu após uma fiscalização em uma fazenda localizada em Jussara, Goiás.

Em resposta, o cantor afirmou em suas redes sociais que arrendou a fazenda, alvo da fiscalização, em 2022. “Eu não me misturo nessa lista de trabalho escravo. Sou totalmente contra esse tipo de coisa”, declarou.

De acordo com a Procuradoria de Goiás, o caso foi arquivado em abril de 2023. No entanto, devido ao sigilo do processo, detalhes sobre a sentença judicial não foram divulgados.

A fiscalização ocorreu em novembro de 2023, quando foram encontradas seis pessoas, incluindo um adolescente de 17 anos, em “condições degradantes”.

No entanto, informações específicas sobre as condições encontradas não foram reveladas.

Cinthia Possas, advogada trabalhista, explicou que a inclusão de um proprietário na lista, mesmo que a propriedade esteja arrendada, pode ocorrer se houver indícios de que o arrendador estava ciente ou não tomou as medidas necessárias para evitar práticas abusivas.

“É importante investigar o nível de envolvimento ou diligência do cantor Leonardo no contrato de arrendamento”, afirmou.

Ela destacou que, em algumas situações, pode haver responsabilização solidária ou subsidiária do proprietário, especialmente se for comprovado que ele sabia ou foi negligente em relação às condições de trabalho no local.

Em geral, a inclusão na “lista suja” ocorre quando há evidências de que o empregador tem responsabilidade direta ou indireta pela prática de trabalho escravo.

Leonardo ficou famoso no final dos anos 1980, formando a dupla Leandro & Leonardo com seu irmão Leandro, que faleceu em 1998. Entre seus maiores sucessos estão as músicas “Pense em Mim” (1990) e “Talismã” (1989), esta última dando nome a uma de suas fazendas na região.

Assine o Correio do Estado

Coxim

Jovem é preso por agredir e abusar sexualmente de criança de 2 anos

De acordo com a polícia, o suspeito foi preso em 2023 pelo mesmo crime, cometido contra a mesma criança. O caso foi descoberto após a criança chegar machucada à creche

18/10/2024 15h45

Delegacia de Polícia Civil de Coxim

Delegacia de Polícia Civil de Coxim Imagens/ Polícia Civil

Continue Lendo...

Um jovem de 21 anos foi preso nesta sexta-feira (18) suspeito de agredir e abusar sexualmente de uma criança de 2 anos no município de Coxim, a 252 quilômetros de Campo Grande. Segundo a polícia, o detido já havia sido preso em 2023 pelo mesmo crime, cometido contra a mesma vítima.

De acordo com as investigações, o jovem, cuja identidade foi preservada, estava foragido desde 9 de outubro pelo crime de maus-tratos cometidos contra a mesma vítima.

Segundo a polícia, denúncias foram feitas em outubro deste ano sobre o comportamento estranho do suspeito o em relação à criança. Diante das informações, o Conselho Tutelar foi acionado pela instituição escolar, que informou que a bebê teria chegado à creche lesionada, indicando que ela poderia ter sido vítima de agressão física. 

A criança foi encaminhada à Polícia Civil, onde passou por perícia, que constatou lesão corporal e vestígios de abuso sexual.

Diante das constatações, o acusado foi encontrado na manhã de hoje em uma residência no bairro Senhor Divino, em Coxim. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia de Polícia Civil, onde se encontra à disposição da Justiça.

As investigações continuarão pelos próximos 10 dias para uma melhor apuração sobre as circunstâncias dos fatos mencionados e do abuso sexual.

 

Assine o Correio do Estado

Alerta

Inmet faz alerta de tempestades em todo o estado

Entre esta sexta-feira (18) e sábado (19), todo o Mato Grosso do Sul terá tempestades

18/10/2024 15h30

Tempestade atinge todo o estado

Tempestade atinge todo o estado Álvaro Rezende / Correio do Estado

Continue Lendo...

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico para esta sexta-feira (18) e sábado (19), prevendo tempestades em várias áreas do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, incluindo o estado de Mato Grosso do Sul.

O fim de semana deve ser marcado por chuvas significativas e ventos fortes, seguindo um padrão que se estende do norte da Região Sul ao sul da Bacia Amazônica e oeste da Região Nordeste.

As previsões indicam a possibilidade de chuvas intensas, entre 30 e 60 milímetros por hora, ventos fortes de 60 km/h a 100 km/h e queda de granizo. Esses fenômenos podem causar cortes de energia elétrica, quedas de árvores e alagamentos.

No sul e oeste de Mato Grosso do Sul, as instabilidades meteorológicas ganharam força desde a madrugada desta sexta-feira. O Inmet emitiu um aviso de grau laranja para tempestades na região, indicando um grau de perigo. Além de Mato Grosso do Sul, o aviso abrange áreas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Há também avisos de nível amarelo, que indicam potencial perigo relacionado às fortes chuvas, para estados como Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Distrito Federal.

Recomendações

O Instituto recomenda que, em caso de rajadas de vento e descargas elétricas, as pessoas evitem ficar debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é aconselhável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia do imóvel.

A população deve ficar atenta às atualizações das previsões do tempo e aos avisos meteorológicos especiais. Os alertas da Defesa Civil sobre a possibilidade de desastres e eventos adversos, acompanhados de recomendações ou ações emergenciais, podem ser recebidos por SMS, aplicativos Telegram e WhatsApp, e em TVs por assinatura.

Para receber mensagens SMS, basta enviar uma mensagem com o CEP da área de interesse para o número 40199. No WhatsApp, é possível cadastrar o número 61 2034-4611 para receber alertas, enquanto no Telegram, deve-se procurar o contato 'Defesa Civil Alertas' e seguir as instruções para cadastramento. Os avisos também surgem automaticamente nas TVs por assinatura durante a programação.

Para mais informações, os cidadãos podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).