Cidades

CAMPO GRANDE

Criança de 10 anos morre após sua bicicleta ser atingida por ônibus

Descendo rumo a uma bifurcação com seu amigo, não houve chance para que o motorista pudesse desviar e menino chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho da Santa Casa

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Início da noite de quinta-feira (14), por volta de 19h, marca o momento do acidente que vitimou uma criança de 10 anos no bairro Jardim Veraneio, em Campo Grande, que passeava de bicicleta com seu amigo quando foi atingido num cruzamento fechado. 

Cabe ressaltar que a rua na qual ocorreu o acidente, Lise Rose, é a via que liga os bairros Danúbio Azul e Estrela Dalva ao Carandá Bosque, por onde o motorista do ônibus trafegava, sendo que o acidente aconteceu no fim da íngreme rua West Ponti, pela qual a criança descia. 

As imagens mostram que ao tentar fazer a curva, antes mesmo de completar a manobra - e com sinais de que a velocidade atingida não era compatível com a capacidade dos freios -, o menino se chocou fatalmente com o caminhão.

Câmera de monitoramento residencial gravaram o momento da colisão, registrada às 19h 06 min e trinta e sete segundos da última quinta-feira (14). Confira: 

O trabalho de primeiros socorros foi prestado pelo Corpo de Bombeiros, que constataram o sangramento na região facial. Segundo descrição da equipe, com o impacto a criança sofreu um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) e respirava com dificuldade. 

Com uma séria lesão ocular, ela chegou a ser encaminhada pela Unidade de Resgate e Suporte Avançado (URSA), em estado grave para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Nova Bahia, sendo redirecionado em emergência para a Santa Casa, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu no caminho. 

Trânsito fatal

Conduzido por um motorista de 45 anos, conforme relato policial, que vinha de Ribas do Rio Pardo com destino à Campo Grande, o ônibus transportava funcionários de uma empresa do ramo de celulose. 

Importante ressaltar que esse motorista passou pelo teste do bafômetro que, segundo registro das autoridades policiais, com resultado negativo, não constatou alteração na concentração de álcool por litro de "ar alveolar". 

Ainda assim, esse torna-se mais um caso para a lista de mortes no trânsito campo-grandense que beira uma dezena de óbitos, sendo dois em menos de sete horas da última sexta-feira (08). 

Números do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPMTran) mostram que a maioria das mortes deste 2024 envolvem motociclistas (75% entre as oito mortes registradas até 09 de março), números que se assemelham ao mesmo período - entre janeiro e fevereiro - do ano passado. 

Em todo o ano passado, 56 morreram em acidentes de trânsito na Capital, sendo 39 das vítimas (69,6%) condutoras de motocicleta. Apesar do alto número de ocorrências, 2023 foi um ano de queda na quantidade de mortes do trânsito em Campo Grande, já que em 2022 foram registrados 76 óbitos, sendo 51 de motociclistas (67,1%). 

Segundo a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), para o levantamento são consideradas "vítimas fatais" as que morreram no local do sinistro e as que vieram a óbito em um período de até 30 dias em decorrência do sinistro, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde, para padronização na contagem das vítimas.
**(Com assessoria)

 

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Cidades

Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional

Ferramenta poderá ser acessada pela conta Gov.br

26/12/2024 22h00

Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional

Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ABR

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O sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos já está em fase final de teste e deve entrar em funcionamento em breve para que os tutores possam registrar seus bichos de estimação e emitir, gratuitamente, o RG Animal. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a ferramenta poderá ser acessada pela conta Gov.br, o portal de serviços do governo federal.

Organizações de resgate de animais e prefeituras também poderão cadastrar os bichos sob sua responsabilidade e emitir a carteirinha de identificação, que incluirá um código de identificação (QR Code). Esse código poderá ser fixado na coleira do animal, permitindo que, via câmera do celular, qualquer pessoa consiga localizar o tutor.

A Lei 15.046/2024, aprovada em novembro pelo Congresso e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 18, autorizou a criação do cadastro pela União. O sistema vai reunir informações sobre os proprietários e os pets, para facilitar o controle de zoonoses e o combate a abandono e maus-tratos de animais. A medida também deve proporcionar mais segurança em transações de compra e venda.

De acordo com a nova lei, o cadastro deve conter identidade, CPF e endereço do proprietário e dados sobre a procedência e características dos animais: raça, sexo, idade real ou presumida, vacinas aplicadas e as doenças contraídas ou em tratamento, além do local onde o animal é mantido. Será dever dos tutores informar sobre a venda, doação ou morte do bicho de estimação, apontando a causa.

Caso o animal utilize um microchip subcutâneo que o identifique, o dispositivo poderá ser incluído no cadastro. “Salvo nos casos em que o procedimento for custeado pelo governo federal, a microchipagem não será obrigatória. No entanto, é recomendada como forma de aumentar a segurança e o controle dos animais”, esclareceu o MMA.

O microchip é um dispositivo colocado por veterinários sob a pele dos animais, com um código associado aos dados do proprietário. Para acessar as informações, entretanto, é necessário utilizar um leitor adequado, normalmente disponível em clínicas veterinárias que fazem o procedimento.

Políticas públicas

O cadastro dos animais será realizado prioritariamente pelos tutores responsáveis, no entanto, organizações não-governamentais (OGNs), prefeituras e o Distrito Federal poderão cadastrar animais sob sua guarda, incluindo aqueles que se encontram em abrigos, canis, centros de zoonoses ou em situação de rua. Quando esses animais forem adotados, será feita, pelo sistema, a transferência da tutela.

Além disso, segundo o MMA, municípios e estados que aderirem ao sistema terão acesso a uma área específica, onde poderão visualizar e analisar dados estatísticos regionais. “Essas informações são essenciais para a gestão de programas locais de proteção e manejo populacional ético de cães e gatos, incluindo ações como vacinação, mutirões de castração e microchipagem, campanhas de adoção, entre outros”, destacou a pasta.

O cadastro será acessível ao público via internet e a fiscalização e centralização dos dados será feita pelos estados e pela União. Atualmente, iniciativas semelhantes já existem no país, mas de forma descentralizada.

Os animais voltados à produção agropecuária, para produtos ou serviços, não precisarão ser cadastrados. A lei trata apenas de animais que se destinam à companhia ou são criados como de estimação.

Imposto

Após a aprovação do projeto do Senado, surgiram especulação sobre a possibilidade de criação de imposto a ser pago por quem é dono de animal doméstico, como ocorre em outros países, como a Alemanha. A nova lei, entretanto, não prevê pagamento de nenhum tipo de taxação, apenas autoriza a criação do cadastro, que será gratuito.

“No Brasil, o objetivo é melhorar a gestão e o planejamento de ações, sem impor sanções ou cobranças. O acesso público aos dados será limitado ao necessário para dar suporte a políticas públicas, com garantia de privacidade e proteção dos dados pessoais”, destacou o governo federal, em comunicado.

Cidades

Força Aérea envia três investigadores ao Cazaquistão após queda de avião da Embraer

No total, 38 das 67 pessoas a bordo da aeronave morreram após a queda

26/12/2024 21h00

Foto: AFP/Issa Tazhenbayev

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A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta quinta-feira, 26, que enviou três investigadores ao Cazaquistão para oferecer suporte técnico ao país durante as investigações da queda de um avião comercial da Azerbaijan Airlines na cidade de Aktau, no Cazaquistão.

No total, 38 das 67 pessoas a bordo da aeronave morreram após a queda. O Embraer 190, de matrícula J2-8243, saiu de Baku, capital do Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia, mas foi forçado a fazer um pouso de emergência a 3 km quilômetros de Aktau, cidade que fica na margem oposta do mar Cáspio em relação ao Azerbaijão e à Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o avião fazendo voltas no ar com o trem de pouso aberto enquanto perde altitude. A aeronave colide com o solo de barriga e em seguida vê-se uma explosão.

Segundo o comunicado da FAB, o envio dos investigadores faz parte dos protocolos do Anexo 13 da Convenção sobre Aviação Civil Internacional, da qual tanto o Cazaquistão quanto o Brasil são signatários. "Este trabalho conjunto reforça o compromisso com a segurança na aviação e a colaboração entre os países signatários da Convenção de Chicago de 1944", destaca a Força Aérea.

Sistema de defesa russo

De acordo com quatro fontes do Azerbaijão ouvidas pela agência Reuters, o avião foi abatido por um sistema de defesa aérea russo.

A declaração foi feita inicialmente por Andriy Kovalenko, membro da segurança nacional ucraniana, que citou imagens de dentro do avião que mostravam "coletes salva-vidas perfurados".

Na sequência, outros especialistas militares e de aviação ecoaram a avaliação, que foi reproduzida até mesmo na mídia russa, com a informação de que a aeronave pode ter sido confundida com um drone ucraniano.

Em entrevista ao Estadão, o especialista em aviação Lito Sousa, do canal Aviões e Músicas no YouTube, acredita que o avião foi abatido por um sistema de defesa aérea.

"As imagens mostradas logo após o ocorrido indicam danos que não são típicos de um acidente aéreo convencional", diz. "É uma possibilidade concreta que a causa principal tenha sido abate."

*Com informações de Estadão Conteúdo

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