Cidades

FLORES

Primavera começa nesta quinta-feira com chuva em Mato Grosso do Sul

Nova estação chega às 22h04min e promete ser a mais quente do ano

Continue lendo...

A primavera começa às 22h04min desta quinta-feira (22) e termina às 18h48min de 21 de dezembro de 2022 em Mato Grosso do Sul.

A virada de estação será de tempo instável, chuva, céu nublado, temperaturas amenas e ventos. 

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), a massa de ar frio deve permanecer neste fim de semana no Estado, com maior intensidade na sexta-feira (23) e sábado (24), quando a mínima bater 8°C em Mato Grosso do Sul.

Campo Grande amanheceu debaixo de chuva nesta quinta-feira (22), pelo terceiro dia consecutivo. De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, a média de chuvas na Capital foi de 17,7 mm, sendo 19,8 mm no Jardim Panamá, 19,8 mm na UPA Aparecida Gonçalves, 13,8 mm na vila Santa Luzia e 20,6 mm no Carandá Bosque. 

Hoje, 22 de setembro, o dia e a noite terão exatamente 12 horas cada um. 

A estação é caraterizada pela floração de plantas, dias mais longos e noites mais curtas, retorno da abundância de chuvas, aumento da umidade do ar e altas temperaturas em Mato Grosso do Sul.

A primavera é a estação do ano de transição entre o inverno e verão. Se no sul é primavera, no norte é outono. O mesmo acontece nas estações de verão e inverno.

De acordo com prognóstico divulgado por Abrahão, a estação terá temperaturas extremamente altas e e promete dias de muito calor. Segundo o meteorologista, outubro será o mês mais quente do ano. 

Temperaturas

A primavera será extremamente quente no Estado. As temperaturas serão elevadas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul em função da forte radiação solar e da maior frequência de dias com céu claro.

As temperaturas devem atingir as máximas mais elevadas do ano e outubro deve ser o mês mais quente de 2022. 

As máximas devem se manter acima de 33ºC na maioria dos dias em todas as regiões e ultrapassar os 39 graus, eventualmente, nas regiões Leste e Oeste do estado. 

Não se descarta a possibilidade de ocorrer massas de ar frio (não intensas) que podem causar declínio de temperatura do centro-sul do Estado.

Na primavera, as temperaturas irão aumentar mais em frequência e menos em intensidade (mais dias com altas temperaturas, mas sem subir muito) nas regiões Norte, Nordeste, Oeste e Leste. 

Rajadas de vento serão superiores a 60 km/h durante a primavera, em Mato Grosso do Sul.

Chuvas

Haverá temporais, chuvas fortes, raios, descargas elétricas de grande intensidade, ventos fortes e queda de granizo na primavera. 

A probabilidade de enchentes e inundações é elevada. Pode ocorrer grandes volumes de chuva em curtos períodos, causando transbordamentos, queda de arvores e obstruções em canais e redes de esgotos. 

As chuvas retornam aos poucos e passam a ser mais frequentes e intensas no decorrer dos meses. 

As pancadas de chuva e trovoadas têm início no fim da tarde e fim no começo da noite. 

A princípio, ocorrem inicialmente nas primeiras horas da tarde e, com o avanço da estação, prosseguem para o fim da tarde e até o começo da noite. 

Raios ultravioleta

A estação indica elevação máxima da presença dos raios ultravioleta em todas as regiões do Estado. Quanto mais clara é a pele, maior é a absorção e os danos cumulativos dos raios U.V.

A exposição excessiva ao sol causa danos irreversíveis para seres humanos. As pessoas devem evitar exposição ao sol das 10h às 15h.

La Niña

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o evento La Niña pode ter “episódio triplo” na primavera, algo inédito e que preocupa a Organização das Nações Unidas (ONU). 

O “episódio triplo” do La Niña pode causar tanto secas intensas, quanto chuvas intensas. 

A probabilidade de o fenômeno La Niña atingir o oceano pacífico pelo terceiro verão seguido é de 70%. 

O La Niña atual começou em setembro de 2020, e, de acordo com o relatório da OMM, as chances do fenômeno prosseguir até fevereiro de 2023 é de 55%. 

MATO GROSSO DO SUL

Prefeitura de Coxim volta ser alvo de investigação do MPE

Equipes estiveram na Gerência de Licitação e aguardaram ex-secretária em frente à residência; promotor acompanha a operação

12/02/2026 10h15

A operação também tem como alvo a ex-secretária municipal de Gestão

A operação também tem como alvo a ex-secretária municipal de Gestão Edição MS/ Sheila Forato

Continue Lendo...

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realizou, na manhã desta quinta-feira (12), uma operação na Prefeitura de Coxim, município localizado na região norte de Mato Grosso do Sul.

De acordo com informações do jornal Edição MS, equipes do Gaeco estiveram na sede do Executivo municipal logo nas primeiras horas do dia, onde realizaram a coleta de documentos na Gerência de Licitação.

O promotor de Justiça de Coxim, Michel Maesano Mancuelho, chegou à Prefeitura por volta das 7h para acompanhar os trabalhos.

Ainda conforme o Edição MS, a operação também tem como alvo a ex-secretária municipal de Gestão, Veronildes Batista. Por volta das 8h, uma equipe do Gaeco aguardava a ex-secretária em frente à residência dela, localizada no bairro Vila Bela.

A informação é de que Veronildes estaria em Campo Grande no momento da chegada dos agentes e retornava para Coxim.

Outra equipe permaneceu no setor de Licitações da Prefeitura durante a manhã. Até o momento, não foram divulgados detalhes oficiais sobre o teor da investigação nem sobre eventuais mandados judiciais cumpridos.

Vale lembrar que desde o começo do ano passado, operações do Ministério Público revelaram supostos esquemas de corrupção em Aquidauana, Água Clara, Rochedo, Três Lagoas, Coxim, Sidrolândia, Bonito, Jardim, Terenos, Miranda, Itaporã e Campo Grande.

Assine o Correio do Estado

VIAGEM

Aeroporto de Campo Grande espera 25 mil passageiros no Carnaval

No feriadão, 141 pousos e decolagens estão previstos em CGR

12/02/2026 09h55

Carnaval promete movimentar 25 mil pessoas no Aeroporto de Campo Grande

Carnaval promete movimentar 25 mil pessoas no Aeroporto de Campo Grande MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Carnaval movimenta tanto rodovias, quanto aeroportos.

Vale ressaltar que o Carnaval não é um feriado previsto no calendário nacional, estadual ou municipal, mas, estados e municípios têm autonomia para decretar pontos facultativos.

Órgãos, repartições públicas e algumas empresas decretaram ponto facultativo e emendaram a folga de sábado (14) até 13h de quarta-feira (18).

Quem tem oportunidade e disponibilidade, não perde tempo para curtir o feriadão em outra cidade. Com isso, o movimento promete ser intenso no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR).

De acordo com a Aena Brasil, a estimativa é que 25.390 passageiros embarquem e desembarquem, entre 13 e 18 de fevereiro, de 2026, no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR).

Além disso, 141 pousos e decolagens estão previstos em CGR.

RECOMENDAÇÕES

  • Voos Nacionais: Leve um documento de identificação oficial com foto original e atualizado, como RG (ou a nova Carteira de Identidade Nacional), CNH ou Passaporte. Chegue com 2 horas de antecedência.
  • Voos Internacionais: É obrigatório o passaporte original válido. Verifique se o destino exige visto, seguro viagem e certificados de vacinação (como o de Febre Amarela). Chegue com 4 horas de antecedência.
  • Bagagem de Mão: Geralmente limitada a 10 kg e com dimensões máximas de 55cm x 35cm x 25cm.
  • Item Pessoal: Você pode levar uma mochila ou bolsa pequena (aprox. 45x35x20cm) que deve ser acomodada obrigatoriamente abaixo do assento à sua frente.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).