Política

ELEIÇÕES 2020

A+ A-

Campo Grande tem 15 pré-candidatos à prefeitura

Atual prefeito, Marcos Trad conseguiu vencer 15 concorrentes em 2016 e vai tentar a reeleição

Continue lendo...

Faltando menos de quatro meses para o primeiro turno das eleições municipais, Campo Grande tem 15 pré-candidatos à prefeitura, incluindo o atual chefe do Executivo, Marcos Trad (PSD). 

Adiado em razão da pandemia de Covid-19, o pleito está marcado para os dias 15 e 29 de novembro.

Para Trad, algumas críticas à sua gestão são construtivas, mas ele avalia ver mais ataques do que propostas. 

“Tento melhorar, pois não sou perfeito. Mas não vejo proposta, só ataque pessoal”, apontou. 

O prazo para os partidos definirem os candidatos vai de 31 de agosto a 16 de setembro, mas alguns diretórios já têm traçado os caminhos que seguirão.

Quando venceu a eleição em 2016, Trad concorreu com outros 15 nomes, indo para o segundo turno com a candidata tucana Rose Modesto (PSDB).

Entre os concorrentes de 2020, está o deputado estadual Marcio Fernandes (MDB). Ele disse que a campanha será diferente em função do isolamento social. 

“Existe a dificuldade de reunir e de conversar, mas vamos usando as [outras] ferramentas, [como] Facebook e WhatsApp, que eu vou respondendo. Por enquanto, faremos reuniões virtuais”, contou.

O parlamentar afirmou ainda que essa situação atípica favorece quem disputa a reeleição. 

“Isso favorece quem está no poder. O prefeito ainda pode visitar obras, distribuir cestas básicas, fazer lives para divulgar informações da pandemia”, criticou Fernandes.

EXPECTATIVA

Também deputado estadual, o petista Pedro Kemp está trabalhando de forma remota, mas espera que a situação melhore nos próximos meses. 

“Lá por setembro ou outubro, esperamos que seja possível retomar as atividades presenciais. Essa pré-campanha vai seguir sendo virtual”, disse.

Kemp também avaliou que há dificuldades nesse período. 

“É um desafio, porque o PT é um partido que aposta no corpo a corpo, em caminhadas nos bairros. Nós sentimos essa dificuldade”, afirmou.

Por enquanto, o deputado vai continuar articulando com partidos de esquerda para formar uma aliança e montar o programa de governo.

“Estamos motivados, organizando a chapa de candidatos a vereador, conversando com outros partidos”, declarou.

TUCANOS

O PSDB segue sem definição para disputar a prefeitura. A tendência é a de que os tucanos apoiem a reeleição de Marcos Trad, ainda que alguns membros do partido queiram se candidatar.

Segundo o presidente municipal da legenda, vereador João César Mattogrosso, o recesso do Poder Legislativo será importante para chegar ao consenso. 

“Poderá se resolver durante o recesso. Precisamos por tudo na balança e dependemos de gestos. Alguns detentores de mandato têm vontade própria, mas precisamos ter cautela”, ponderou.

Mattogrosso reafirmou que o PSDB deve mesmo indicar o presidente da Câmara Municipal, João Rocha, para a vaga de vice na chapa de Trad.

PRÉ-CANDIDATOS

Marcos Trad deve enfrentar outros 13 concorrentes. A disputa pode ter mais uma vez um alto número de candidatos, a exemplo do pleito de 2016.

O PSL preteriu o deputado estadual Renan Contar, o Capitão Contar, e escolheu o vereador Vinícius Siqueira como pré-candidato. Ele deixou o DEM e está em seu primeiro mandato na Câmara Municipal. 

O deputado estadual João Henrique Catan se colocou como pré-candidato pelo PL. O PP optou pelo ex-presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento.  

Pelo Solidariedade, o ex-secretário de estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, disputará a cadeira de prefeito. Em 2018, ele concorreu ao Senado pelo PSDB.

O ex-vereador Marcelo Bluma vai disputar o cargo pela terceira vez consecutiva pelo PV. Ele foi candidato ao governo em 2018.

Membro do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), Sérgio Harfouche vai concorrer pelo Avante. O procurador de Justiça chegou a ser vice na chapa de Simone Tebet (MDB) ao governo em 2018, mas, com a desistência da senadora, ele concorreu ao Senado Federal.

O deputado federal Dagoberto Nogueira deixou a presidência estadual do PDT para disputar novamente a prefeitura. Ele foi candidato em 2004.

O advogado Mario Fonseca vai concorrer pelo PCdoB. Ele foi vice na chapa de Alex do PT em 2016 e disputou uma das cadeiras do Senado em 2018. 

Ex-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Wilton Acosta é o pré-candidato do Republicanos. Ele concorreu para deputado federal em 2018, mas não foi eleito.

Paulo Matos vai se candidatar pelo PSC. Ele foi secretário municipal de Governo na gestão de Gilmar Olarte e, durante a administração de Nelson Trad Filho, foi diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação (Emha) – atual Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Amhasf).

O Novo escolheu o empresário Guto Scarpanti como pré-candidato. Ele disputou uma das cadeiras na Câmara dos Deputados em 2018. Por fim, o PSOL optou pela psicóloga e ativista Cris Duarte.

Política

Presidente Lula Descarta Crise na Petrobras e Destaca Crescimento

Em encontro com a imprensa, Lula afirma que a estatal enfrenta apenas "crises de crescimento" e minimiza desavenças internas

23/04/2024 14h00

Reprodução: Canal GOV

Continue Lendo...

Durante um encontro com jornalistas no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva refutou a existência de uma crise na Petrobras, descrevendo a situação da empresa como "tranquila" e destacando apenas desafios ligados ao seu desenvolvimento.

Desmentindo Crises na Petrobras:

Nesta terça-feira, o presidente Lula afirmou que a Petrobras não enfrenta uma crise, contrariando rumores sobre instabilidades internas. Segundo ele, a empresa segue operando normalmente, sem turbulências significativas que afetem sua estabilidade.

Normalidade de Desentendimentos:

Lula comentou sobre a naturalidade dos desentendimentos dentro de grandes corporações como a Petrobras. Ele mencionou que, frequentemente, mal-entendidos podem gerar especulações, mas isso não indica uma crise real na empresa.

Enaltecendo a Petrobras:

O presidente elogiou a Petrobras por seu papel crítico no desenvolvimento econômico e energético do Brasil. Ele descreveu as adversidades enfrentadas pela empresa como "crises de crescimento", necessárias para sua evolução em uma companhia de energia mais abrangente, que inclui o foco em renováveis como eólica e solar.

Distribuição de Dividendos Extraordinários:

Lula confirmou apoio à distribuição de 50% dos dividendos extraordinários da Petrobras, prevista para votação no dia 19 de abril. Essa decisão poderá adicionar R$ 6 bilhões aos cofres da União, representando um importante influxo financeiro.

Controvérsias Internas e Gestão de Conflitos:

Recentemente, desentendimentos entre o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o Ministro da Energia, Alexandre Silveira, vieram à tona. Lula minimizou essas divergências, ressaltando que discordâncias são esperadas e gerenciáveis.

Futuro da Liderança na Petrobras:

Após uma fase de incertezas sobre a permanência de Prates na presidência da Petrobras, a situação parece estabilizada. Contudo, sua continuidade no cargo ainda depende de ajustes em sua conduta, conforme sinalizado por aliados do presidente.

Impacto da Participação de Fernando Haddad:

A entrada do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no debate sobre a gestão da Petrobras marcou uma virada importante, desafiando a oposição de outros ministros que questionavam a permanência de Prates.

Conclusão:

Em resumo, o presidente Lula defendeu a estabilidade e a trajetória de crescimento da Petrobras, apesar das especulações e desafios internos. O encontro com a imprensa reforçou o compromisso do governo com a transparência e a governança corporativa eficaz.

Participantes do Café com a Imprensa:

O evento contou com a presença de representantes de diversos veículos de comunicação, incluindo Folha de S.Paulo, Estado de S. Paulo, G1, e outros, demonstrando a importância do diálogo aberto com a mídia.

SIDROLÂNDIA

Vereadores abrem comissão que pode cassar mandato de prefeita

Prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo é sogra do vereador Claudinho Serra, preso em operação do Gaeco

23/04/2024 13h00

Vanda Camilo é prefeita de Sidrolândia Foto: Marcelo Victor / Arquivo

Continue Lendo...

Vereadores da Câmara Municipal de Sidrolândia, aprovaram, na sessão desta terça-feira (23), a abertura de uma Comissão Processante para investigar a prefeita do município, Vanda Camillo (PP), por possíveis infrações político-administrativas.

Na denúncia apresentada na Casa de Leis, os parlamentares afirmam citam a operação desencadeada pelo  Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), no dia 3 de abril, que apontou a existência de uma organização criminosa destinada a fraudar licitações para desviar dinheiro públicos em Sidrolândia, em esquema que funcionava desde 2017.

Na ocasião, foram cumpridos vários mandatos de prisão, entre eles contra o vereador de Campo Grande Claudinho Serra (PSDB), genro de Vanda Camilo.

A prefeita não estava entre os alvos do Gaeco, no entanto, pelo fato do esquema criminoso funcionar no Executivo Municipal, vereadores querem investigar se há conhecimento ou participação de Vanda na organização.

No requerimento para abertura da Comissão Processante, é citado que "é de conhecimento público as recentes denúncias de irregularidades que recaem sobre a administração municipal liderada pela prefeita Vanda. Tais denúncias levantam sérias questões sobre a conduta da chefe do Executivo Municipal e a questão dos recursos públicos e requer uma investigação detalhada".

Parlamentares também apontam que, mesmo após as prisões e constatação de envolvimento de empresas no esquema, a prefeita não rompeu contratos com as investigadas.

"Surge a preocupação sobre tais atividades ilícitas pudessem ocorrer sem o conhecimento da chefe do Executivo", diz a denúncia.

"Há indícios de desvio de recursos públicos e má gestão financeira por parte da prefeita, o que configura possível infração aos princípios da administração pública, suspeita de irregularidade em contratos firmados, o que demanda analise minuciosa", diz a denúncia lida em plenário.

Desta forma, por 12 votos a 1, os vereadores aprovaram a abertura da Comissão Processante para investigar a conduta da prefeita e, ao final, restando demonstrada a prática das infrações, a perda do mandato.

Denúncia do MP

O vereador Claudinho Serra e mais 21 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público (MPMS) pelos crimes de peculato, corrupção passiva, organização criminosa, fraude em licitações e concurso material de crimes. 

Conforme o Ministério Públicos, os denunciados faziam parte de uma organização criminosa destinada a fraudar licitações para desviar dinheiro públicos em Sidrolândia.

A organização era formada por agentes públicos e privados, destinada à obtenção de vantagens ilícitas decorrentes, principalmente, dos crimes de fraude ao caráter competitivo de inúmeros processos licitatórios e desvio de dinheiro público diante da não prestação ou não entrega do produto contratado.

"Um meio para isso foi a criação ou a utilização de pessoas jurídicas já existentes para a participação conjunta nos mesmos processos licitatórios, com o prévio incremento do objeto social sem, contudo, apresentarem qualquer tipo de experiência, estrutura e capacidade técnica para a execução dos serviços ou fornecimento dos bens contratados com o ente municipal", diz a denúncia.

Todos são apontados como integrantes do esquema criminoso, cada qual a seu modo e com estrutura ordenada, caracterizada pela divisão de tarefas.

Claudinho Serra era o chefe do esquema de corrupção na Prefeitura de Sidrolândia, de onde foi secretário municipal de Finanças, Tributação e Gestão Estratégica de Sidrolândia (Sefate) e é genro da prefeita Vanda Camilo (PP).

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).