A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) lançou, nesta terça-feira (17), uma campanha nas redes sociais em que pede mobilização dos internautas para convencer o presidente Jair Bolsonaro a desistir da viagem à Nova York (EUA) para participação na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Cuide-se primeiro. A ONU vai ter todos os outros anos. Ele se cuida, ele se prepara, e vai no ano que vem. É isso que a gente tem que apoiar”, disse a parlamentar em vídeo publicado no seu perfil do Twitter.
A viagem de Bolsonaro está prevista para o próximo dia 23, com o discurso na ONU esperado para a data seguinte. O presidente passou recentemente por mais uma cirurgia em São Paulo, ainda em decorrência do atentado sofrido no ano passado, durante o período eleitoral.
VIAGEM
A viagem do presidente Jair Bolsonaro para Nova York, onde participa da Assembleia Geral da ONU, pode se tornar mais curta do que o previsto ou até mesmo ser cancelada, de acordo com o jornal O Globo.
Oficialmente, tudo depende da avaliação médica à qual Bolsonaro será submetido após passar por cirurgia no dia 8 de setembro.
A passagem pelo Texas, para reunião com militares e empresários, foi retirada pelo Planalto da agenda oficial, assim como as reuniões bilaterais.
A ida à ONU divide opiniões entres as pessoas próximas ao presidente, diz o jornal. De um lado, seria uma boa oportunidade para defender a Amazônia perante à comunidade internacional. De outro, há risco de protestos pelas falas que aumentaram a repercussão internacional.
Na noite de terça-feira (17), o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, disse que a viagem está "sob análise". A avaliação da equipe médica está prevista para sexta-feira (20) pela manhã.