Política

TRANSIÇÃO

Eduardo Riedel anuncia secretariado nesta terça-feira

Governador de MS eleito preserva lista com discrição

Continue lendo...

Eduardo Riedel, do PSDB, o governador eleito de Mato Grosso do Sul anuncia amanhã, terça-feira (13), os nomes dos secretários estaduais que assumem os cargos no dia 1º de janeiro, daqui 19 dias. O primeiro escalão de Riedel está fechado já há semanas, mas ele tem mantido a lista com discrição. 

Há a possibilidade de alguns nomes que chefiam pastas hoje seguirem em suas funções, mas se isso acontece, ou não, Riedel trata do assunto somente na cerimônia de amanhã.

Desde que venceu a eleição no segundo turno, dia 30 de outubro, nomes de prováveis secretários de Riedel têm circulado pela mídia estadual, contudo, alguns deles podem não aparecer no anúncio do novo governador.

José Carlos Barbosa, o Barbosinha, do PP, deputado estadual, por exemplo, que concorreu como vice-governador na chapa de Riedel, é um dos nomes que pode não aparecer na relação do secretariado do tucano.

Barbosinha, segundo próximos dos grandões do PSDB, seria nome certo numa das secretarias. Contudo, o vice eleito jura aos aliados que não é intenção dele a de atuar no governo como secretário, cargo que já exerceu no primeiro mandato do governador Reinaldo Azambuja. 

O vice foi chefe da Secretaria de Justiça e Segurança Pública. Barbosinha dizia que não é plano seu retornar a alguma secretaria até uma semana atrás.

Outro que teria facilidade em permanecer secretário é Jaime Verruck, atual comandante da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
Pelo governador eleito, Verruck seguiria no cargo. Ocorre que o próprio secretário anunciou também aos próximos que tem outro projeto para o ano que vem.

Um dos primeiros nomes que despontou como provável secretário de Riedel foi o do deputado federal eleito Geraldo Resende, também do PSDB. Mas essa ideia foi se embora logo. Resende, já há pelo menos 15 dias descartou a hipótese de chefiar outra vez a secretaria estadual de Saúde. Ele disse que foi eleito deputado federal e para "Brasília que vai", conforme disse ao Correio do Estado.

O nome de Sérgio de Paula, o secretário da Casa Civil do governo de Azambuja, também, assim que Riedel venceu, surgiu como um dos favoritos a continuar no governo. Contudo, a possibilidade foi logo se desfazendo ao ponto de o próprio Sérgio anunciar que não segue no governo.

INFLUÊNCIA DE AZAMBUJA  

Reinaldo Azambuja, em agenda oficial na manhã desta segunda-feira (12) em Campo Grande, comentou sobre as escolhas do governador eleito, mas deixou a entender que "não deve influenciar" nas indicações.

"Conversamos de manhã, conversamos à tarde falamos à noite para a troca de algumas experiências, algumas informações, mas a escolha é do Eduardo", afirmou o governador, cujo segundo mandato expira dia 31. (Colaborou Naiara Camargo). 

Pesquisa IPR

Nelson Cintra lidera briga pela prefeitura de Porto Murtinho

Na pesquisa espontânea, o candidato do PSDB aparece com 56,77% da preferência dos entrevistados

20/09/2024 12h12

Nelson Cintra

Nelson Cintra

Continue Lendo...

Pesquisa de intenções de voto para prefeito de Porto Murtinho (MS), realizada pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR), no período de 14 a 16 de setembro, junto a 303 moradores do município com 16 anos ou mais, revela que, se as eleições municipais fossem hoje, o atual prefeito Nelson Cintra (PSDB) seria reeleito. 

Na pesquisa espontânea, quando não são oferecidas opções de nomes aos entrevistados, Nelson Cintra aparece com 56,77% da preferência dos entrevistados.

Já o segundo colocado, Fábio Netto (PL), tem 13,53%, o terceiro, Ton Olmedo (PSB), tem 5,61%, e a quarta, Dulce Leão (Republicanos), tem 1,65%, e 22,44% ainda estão indecisos.

Na pesquisa estimulada, quando são oferecidas opções de nomes aos entrevistados, o atual prefeito amplia sua vantagem, alcançando 61,72% das intenções de voto.

Na sequência, aparecem os candidatos Fábio Netto, com 18,15%, Ton Olmedo, com 7,92%, e Dulce Leão, com 2,31%, enquanto 8,58% estão indecisos e 1,32% votarão em branco ou anularão.

REJEIÇÃO

O IPR ainda levantou a rejeição dos quatro candidatos a prefeito de Porto Murtinho. Nesse quesito, 24,75% dos entrevistados falaram que, se as eleições fossem hoje, não votariam de jeito nenhum em Ton Olmedo, seguido por Nelson Cintra, com 11,55%, Dulce Leão, com 7,59%, e Fábio Netto, com 1,98%, enquanto 46,53% não rejeitam nenhum dos quatro, 1,32% rejeitam todos os candidatos e 6,27% estão indecisos.

Além disso, o IPR também avaliou a administração de Nelson Cintra, e verificou que 70,62% dos entrevistados a aprovam. Desses, 33,66% classificaram sua gestão como ótima, e 36,96% a consideraram boa.

Outros 15,18% disseram que a gestão é regular, 2,64% falaram que é ruim, 9,57% declararam que é péssima e 1,98% não souberam ou não responderam.

QUEM GANHA

O instituto perguntou aos 303 entrevistados quem será eleito prefeito de Porto Murtinho nas eleições deste ano, independentemente dos seus respectivos votos, e 70,63% falaram que será Nelson Cintra. 
Já 13,86% disseram que será Fábio Netto, 5,61% citaram Ton Olmedo e 1,65% apontaram Dulce Leão, enquanto 8,25% se declararam indecisos. 

 O levantamento realizado pelo IPR foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº MS-04019/2024, tendo margem de erro de 5,6 pontos porcentuais para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. (DP)

Mudanças

Crhistinne Maymone é exonerada da Ses

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial do Estado

20/09/2024 10h09

Crédito Governo do Estado

Continue Lendo...

Secretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a doutora em ciências Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves, foi exonerada do cargo hoje, sexta-feira (20), segundo publicação 11.621 do Diário Oficial do Estado (DOE)

Conforme o informativo, a exoneração, assinada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), decorre da aposentadoria de Crhistinne na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Devido a essa mudança em seu regime previdenciário, a profissional se afastará do cargo na SES.

Nomeada em 2 de janeiro de 2023 para o cargo em comissão de Administração Superior e Assessoramento da SES, Crhistinne recebia uma remuneração fixa de R$ 34 mil.

Com vasta experiência na área da saúde, a profissional é graduada em Odontologia pela UFMS, a secretária chegou a ocupar  outros cargos de chefia no setor. Veja a nota:



"Ela permanece no cargo, a exoneração foi apenas por questões previdenciárias, devido a aposentadoria dela no serviço federal".

Confira a publicação:
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).