Política

PESQUISA

Marquinhos Trad lidera posição para assumir governador do Estado, mostra pesquisa

Pesquisa foi realizada em 26 municípios de Mato Grosso do Sul

Continue lendo...

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, lidera a preferência para assumir o Governo do Estado, com 27,29%, mostra levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR),  em 26 municípios de Mato Grosso do Sul.

Em seguida está André Puccinelli (20,87%); Zeca do PT (12,69%); Rose Modesto (10,46%) e Eduardo Riedel (2,38%).

Das pessoas que colaboraram com a pesquisa, 12,69% responderam que não votaria em nenhum desses; outros 12,69% disseram que votariam nulo e 10,51% não sabe ou não quis responder.

O ex-governador Zeca do PT é líder em rejeição, com 33,07%. O segundo mais rejeitado é o André Puccinelli, com 16,10%.

Eduardo Riedel teve 7% de desaprovação; Rose Modesto 6,18% e Marquinhos Trad 6,13%.

Dos que votaram, 14,30% disseram que não rejeitariam ninguém; 8,51% rejeita todos os candidatos mencionados; 1,65% votam branco ou nulo e 7,05% não sabe ou não quis responder.

SENADOR

Para pesquisa para senador, de forma espontânea, Rose e Zeca do PT estão empatados com 1,46% de aprovação.

Odilon de Oliveira teve 1,12%; Simonete Tebet 1,02%; Tereza Cristina 0,88%; Delcídio do Amaral 0,29%; Nelsinho Trad e Reinaldo Azambuja 0,19%; Ricardo Ayache 0,15%.

Já Eduardo Riedel, Fábio Trad, Marquinhos Trad e Soraya Thronicke estão com 0,10% cada.

Barbosinha, Capitão Contar, Junior Mochi, Lucas de Lima e Sérgio Harfouche estão 0,05%.

Branco ou Nulo representam 6,13% e 86,48% não sabe ou não quis responder.

Na pesquisa estimulada, Odilon de Oliveira está em 1°, com 20,82%; Tereza Cristina 13,96%; Rose Modesto 12,99%; Simone Tebet 12,55%; Zeca do PT 12,45%; Ricardo Ayache 3,16% e Eduardo Riedel 1,61%.

Dos que votaram, 6,13% disseram votar branco ou nulo e 16,34% não sabe ou não quis responder.

Ainda no levantamento para senador, Zeca do PT lidera o ranking de rejeição, com 36,62%.

Rose Modesto está com 6,42%; Simone Tebet 6,18%; Eduardo Riedel 5,98%; Tereza Cristina 4,86%; Odilon de Oliveira 4,38% e Ricardo Ayache 4,13%.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Para presidente da República, Lula lidera com 37,26%. Bolsonaro está em segundo, com 30,79% e Sérgio Moro com 11,62%.

Nesta pesquisa estimulada, 4,04% disseram que vão votar nulo ou em branco e 9,05% não sabe ou não quis responder.

Bolsonaro lidera o ranking da rejeição, com 41,83% e Lula com 35,02%.

PESQUISA

A pesquisa foi apurado entre os dias 16 e 22 de novembro de 2021, com 2.056 pessoas.

A margem de erro considerada para essa pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.  

Conforme o IPR, o intervalo de confiança é de 95%.

Assine o Correio do Estado

ELEIÇÕES 2026

Prazo para regularizar título de eleitor encerra em dois meses

Após o dia 6 de maio, o cadastro eleitoral será fechado, sendo reaberto apenas após o 2º turno das eleições de outubro.

06/03/2026 17h45

Eleitores podem regularizar o título eleitoral até o dia 6 de maio

Eleitores podem regularizar o título eleitoral até o dia 6 de maio Arquivo/ Correio do Estado

Continue Lendo...

O prazo para regularizar o título eleitoral começa a entrar nos últimos dois meses. A partir desta sexta-feira (6), faltam exatamente 60 dias para os eleitores terem todos os documentos regularizados para que executem seu direito de cidadão.

O último dia para isto é 6 de maio. Após essa data o cadastro eleitoral será fechado, sendo reaberto apenas após o 2º turno das eleições de outubro.

De acordo com a Lei das Eleições, nº 9.504 de 1997, a data limite e improrrogável para ficar certo com a Justiça Eleitoral, ocorre 150 dias antes da eleição.

O eleitor deve procurar o Cartório Eleitoral para regularizar a situação, onde pode solicitar pelos seguintes serviços:

  • transferência de domicílio
  • alteração de endereço ou local de votação
  • tirar o primeiro título eleitoral
  • atualização de dados cadastrais
  • ou cadastro biométrico

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) orienta para não deixar para a última hora, a fim de evitar filas, eventuais instabilidades do sistema ou imprevistos. É importante lembrar que quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral, não poderá votar nas eleições de outubro.

Como consultar?

Para consultar sua situação eleitoral, basta acessar o  autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral - (TSE) e preencher seus dados.

Como regularizar?

Em Campo Grande, a Central de Atendimento Ao Eleitor funciona das 12 às 18h, e está localizada na Rua Delegado José Alfredo Hardman, 180, Jardim Veraneio.

Também há atendimento eleitoral no Centro Integrado de Justiça - (CIJUS), das 12h às 18h.

O horário de expediente é o mesmo para os Fóruns Eleitorais localizados no interior do Estado.

Assine o Correio do Estado

União

Governo Federal cumpre agenda para demarcar áreas no entorno do Rio Paraguai

Secretaria do Patrimônio da União deu início a uma série de audiências para proteger Pantanal

06/03/2026 17h20

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Por meio de audiências públicas, a Secretaria do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul (SPU/MS), encabeçada pelo superintendente Tiago Botelho, iniciou no último mês o processo de demarcação de áreas no entorno do Rio Paraguai. O Governo Federal visa abrir diálogos para atuar na proteção dos rios sul-mato-grossenses.

Botelho, representou a União na abertura dos diálogos, que já aconteceram em Miranda, Ladário, Corumbá, Aquidauana e Anastácio. As próximas audiências estão previstas para Maracaju, Bonito, Jardim, Porto Murtinho, Naviraí, Itaquiraí e Jateí, nos meses de março e abril.

O diálogo ocorre em um momento considerado estratégico para o Governo Federal, após a revogação do decreto nº 12.856, que previa a inclusão de trechos de rios federais no Programa Nacional de Desestatização (PND).

Corumbá recebeu a abertura oficial do procedimento administrativo de definição da linha média de enchente ordinária, parâmetro técnico que delimita as áreas de domínio público federal ao longo do rio Paraguai. As conversas têm objetivo discutir a separação de áreas públicas e privadas, com base em estudos técnicos, ambientais e jurídicos, para assegurar a transparência e participação social.

Foto: Divulgação / SPU 

"A demarcação tem metodologia técnica e embasamento jurídico. É um instrumento fundamental para proteger as margens do Rio Paraguai, ordenar o uso do solo e evitar conflitos fundiários", afirmou Botelho ao ressaltar o papel da SPU em proteger o patrimônio público e garantir que ele cumpra sua função social.

Entre os objetivos das audiências públicas estão a apresentação dos estudos técnicos que fundamentam a delimitação, a escuta de moradores, prefeituras, organizações da sociedade civil e órgãos ambientais, além da coleta de contribuições e eventuais contestações.

O processo também subsidia a decisão final da SPU quanto à homologação ou retificação dos limites, orientando medidas posteriores como registro cartográfico, regularização de ocupações, restrições de uso quando necessárias e ações de fiscalização.

Durante a audiência, a SPU/MS também apresentou balanço das ações recentes no estado. Entre 2023 e 2026, cerca de R$ 350 milhões em imóveis da União foram destinados a políticas públicas. Areas antes ociosas ou com pendências administrativas passaram a ser direcionadas para finalidades como saúde, educação, assistência social e regularização fundiária.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).