Cidades

PUNIÇÃO

Conselho cassa médico acusado de mutilar mais de 100 mulheres

Conselho cassa médico acusado de mutilar mais de 100 mulheres

FAUSTO BRITES E MICHELLE ROSSI

19/03/2012 - 15h30
Continue lendo...

O médico Alexsandro de Souza, acusado de mutilar mais de 100 mulheres em cirurgias plásticas malsucedidas em pacientes de cidades do sul de Mato Grosso do Sul, teve o diploma cassado neste fim de semana pelo Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS). Os conselheiros também renovaram a interdição cautelar o que significa, na prática, que ele não pode exercer a profissão mesmo entrando com recurso.

A decisão refere-se ao processo aberto em consequência de denúncia de uma moradora de Fátima do Sul no qual ele foi considerado negligente e imprudente no ato da cirurgia.

Alexsandro ainda é acusado - entre outras denúncias - da morte em 2008, também em Fátima do Sul, de Cristiane Medina Dantas, 23 anos,após uma abdominoplastia (cirurgia para retirar gordura e pele em excesso da região abdominal).

 Em agosto de 2010 o CRM/MS tornou público edital de Interdição Cautelar aplicada em 8 de maio daquele ano a Alexsandro porque este vinha exercendo as atividades normalmentem mesmo depois da decisão da entidade, desta feita em Novo Horizonte do Sul. O médico tem registro no CRM em cirurgia-geral, mas atuava como cirurgião plástico, de acordo com denúncias de pacientes.

Na Associação de Vítimas de Erros Médicos de Mato Grosso do Sul, existem denúncias de 7 pessoas contra o médico, sendo três mulheres de Naviraí e as duas de Fátima do Sul. O presidente da entidade, Valdemar Moraes de Souza, foi quem informou em 2010 que o número de vítimas mutiladas seria superior a 100.

"Fui às cidades onde tivemos denúncias e também percorri a região sul do Estado. Seguramente esse número já passa de 100 mulheres. São muitas as denúncias, a maior parte delas é de cirurgias plásticas na região do abdômen (lipoaspiração e abdominoplastia) e dos seios (redução)", relatou à época

DE MIRANDA PARA O MUNDO

Alunos de MS competem em olimpíada de matemática na Tailândia

Estudantes são da Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá, localizada em Miranda (MS)

23/02/2025 17h30

Alunos e diretora da escola embarcando no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR)

Alunos e diretora da escola embarcando no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR) DIVULGAÇÃO/SED

Continue Lendo...

Sete alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE-MS) competem na International Talent Mathematics Contest – ITMC (em português, Concurso Internacional de Talentos em Matemática), de 22 a 26 de fevereiro de 2025, em Bangkok, na Tailândia.

Os estudantes são da Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá, localizada em Miranda, município situado a 203 quilômetros de Campo Grande.

Os alunos participaram da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) no ano passado e tiveram desempenho excelente, ocasião em que foram premiados com medalha de menção honrosa. Com isso, foram selecionados para competir internacionalmente.

Alunos e diretora da escola embarcando no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR)Alunos no Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos (GRU). Foto: divulgação/SED

O ITMC é uma das mais prestigiadas competições de matemática do mundo, reunindo jovens talentos de diversos países.

Os estudantes classificados para representar a escola e o Brasil são: Arthur Rojes Gonçalves Martins, Emanuelli Trindade Moreira, Isabelly Nascimento da Silva, Jhonatan Levino Castro Villalba, Luis Gustavo Santos de Souza, Marcos Antônio Lemos da Costa e Pethrus Rodrigues dos Reis.

A professora responsável é Nayara Mônaco e a coordenadora pedagógica Erica Peixoto.

Alunos e diretora da escola embarcando no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR)Alunos olhando o painel de voos internacionais no Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos (GRU). Foto: divulgação/SED

Os estudantes Luis Gustavo, Marcos Antônio e Pethrus foram selecionados para representar a escola e o Brasil em Bangkok, acompanhados da diretora da escola, Izamara.

O grupo embarcou na sexta-feira (21) no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR) para o Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos (GRU) e de lá seguiu para Bankok, com escala em Paris (Aeroporto Charles de Gaulle - França). A previsão de chegada na capital da Tailândia é neste domingo (23).

“A participação da escola neste evento internacional também reforça a importância do incentivo à educação e à valorização do potencial dos estudantes brasileiros, que demonstram ser capazes de competir e se destacar no cenário global. A comunidade escolar celebra com entusiasmo essa conquista histórica, que coloca a Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá entre as instituições de ensino de excelência no Brasil”, afirmou a Secretaria de Estado de Educação (SED-MS), por meio de nota.

Os alunos devem retornar ao Brasil na quinta-feira (27). Veja as fotos do embarque no Brasil:

DESENVOLVIMENTO

Hambúrguer tem semana própria na Capital e deve entrar no calendário oficial de MS

Em alusão ao Dia Mundial da iguaria, Mato Grosso do Sul tem chance de marcar o prato na última semana de maio do seu calendário oficial de eventos do Estado

23/02/2025 17h00

Recheios envoltos em pão fatiado, é um tanto quanto incerto apontar a origem do hambúrguer, que já passou por eras de refinamento

Recheios envoltos em pão fatiado, é um tanto quanto incerto apontar a origem do hambúrguer, que já passou por eras de refinamento Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Em âmbito regional, Campo Grande já dedicou os últimos dias de maio para instituir a semana municipal do hambúrguer e, por um projeto de lei que corre na Assembleia Legislativa, a iguaria e o festival dedicado à ela podem agora também compor o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.

Agora, quem busca colocar o Festival de Hambúrguer no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul é o deputado estadual Pedro Arlei Caravina, aproveitando o Dia Mundial celebrado em 28 de maio para marcar a última semana deste mês em MS. 

Segundo ele, o intuito é fomentar o setor gastronômico, além de estimular a economia local e até mesmo atrair visitantes para Mato Grosso do Sul. 

Isso porque, através do projeto de lei, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul poderia promover o evento e estimular os empresários do ramo em todo o território. 

"A realização deste evento contribuirá significativamente para o fortalecimento do setor gastronômico, promovendo estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, 'food trucks' e fornecedores de alimentos", justifica o deputado. 

Mato Grosso do Sul já possui a sua Associação dos Hamburgueiros do MS, representada por seu Presidente, Weslley Renovato, responsável pelo Festival abordado recentemente pelo Correio do Estado, já realizado na Vila Morena, localizada nos Altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. 

Valorização local

Consistindo em recheios envoltos em pão fatiado, é um tanto quanto incerto apontar a origem do hambúrguer, que já passou por eras de refinamento até chegar no item já valorizado em Campo Grande há cerca de três anos. 

Entre as justificativas, Caravina frisa que o PL se alinha à Lei Municipal nº 10.799/22, que já aproveita a data de Dia Mundial da iguaria para instituir a Semana do Hambúrguer no Município de Campo Grande, o que pode fazer com que o Estado aproveite para "entrar na onda".

Já para justificar o projeto de 2022, o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi usado, indicando que 32,8% do orçamento das famílias brasileiras era destinado à época para refeições fora do domicílio. 

Além disso, os mais de dois mil restaurantes de Campo Grande que oferecem hambúrguer como um dos seus pratos já pesavam para que a data ganhasse sua valorização. 

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).