Correio B

billboard

Filha de Beyoncé já é a mais jovem a ter uma música nas paradas

Filha de Beyoncé já é a mais jovem a ter uma música nas paradas

tvz

13/01/2012 - 00h00
Continue lendo...

Num início de ano bastante morno nas paradas americana - todos os discos e músicas no Top 10 são de 2011 - uma pessoa parece estar se dando melhor que todas outras. Trata-se de Blue Ivy Carter, filha de Jay-Z e Beyoncé que com apenas 4 dias de vida já emplacou uma faixa no top da Billboard.

Lançada na segunda-feira (09), a música "Glory" foi escrita por Jay-Z como homenagem à filha recém-nascida e traz gravações do choro de Blue Ivy direto do hospital onde Beyoncé deu a luz. A faixa estreou no 74º da parada de Hip Hop da Billboard, que foi divulgada na última quarta-feira.

Além da homenagem à filha, Jay-Z faz alguma revelações sobre seu relacionamento com Beyoncé na música. A mais chocante delas foi o fato de Beyoncé já ter engravidado uma outra vez antes de Blue Ivy, mas ter perdido o bebê. 

CRÍTICA

Noite de samba no Parque das Nações Indígenas reúne 12 mil pessoas para ouvir Xande de Pilares

Teve também música de concerto, com a Orquestra Sinfônica de Campo Grande, na passagem do projeto Vivo Música por Campo Grande, no domingo

29/04/2025 10h00

Show do Xande de Pilares reuniu mais de 12 mil pessoas no Parque das Nações Indígenas

Show do Xande de Pilares reuniu mais de 12 mil pessoas no Parque das Nações Indígenas Foto: Renan Braga/TeatrineTV

Continue Lendo...

O tempo ajudou, não choveu, e o domingo de outono em Campo Grande foi de muito samba, ginga e emoção no Parque das Nações Indígenas, onde Xande de Pilares se apresentou como atração principal do projeto Vivo Música.

Além das canções do álbum “Xande Canta Caetano”, o sambista carioca mostrou ao público – estimado em 12 mil pessoas pela reportagem e em 15 mil pela organização do evento – parte do seu consagrado repertório, tanto quando esteve à frente do Grupo Revelação quanto da fase solo, a partir de 2014.

Em meio à maratona de apresentações que vem fazendo, no fôlego da turnê do álbum dedicado às composições de Caetano Veloso, que lançou em 2023 e com o qual conquistou dois Grammy em 2024 (Álbum do Ano e Melhor Álbum de Samba e Pagode), Xande parecia pleno e cheio de gás, apesar do cansaço.

Logo após uma breve e inspirada dobradinha com a Orquestra Sinfônica de Campo Grande, sob a regência do maestro Eduardo Martinelli, ele assumiu o palco, mandando ver – com precisão e muita ginga – em 15 temas do artista baiano. Na noite anterior, Caetano havia participado da gravação do show com o sambista no Rio de Janeiro (RJ).

Acompanhado de oito afiados instrumentistas e da backing vocal Karla Prietto (ex-As Sublimes, de grande sucesso nos anos 1990), o sambista abriu com “Muito Romântico”, “Luz do Sol” e “Qualquer Coisa”, todas no compasso percussivo que não esconde o ritmo de origem do intérprete, mas remetendo ao universo poético de Caetano com a personalidade que Xande empresta às canções, renovando um repertório tão certeiro quanto arriscado – e que poderia soar óbvio dada a grande popularidade do setlist –, com muitas delas coroadas pelo tempo como sucessos incontestes.

BAMBA DE PRIMEIRA

Mas a obviedade passou longe do palco. Melhor falar em escolhas acertadas, apuro técnico e um artista dono de si, talvez em seu auge, que contava ali com a adesão do público para si mesmo e para quem ele presta homenagem na atual turnê.

Caetano é paixão de longa data de Xande, desde quando – conforme disse ao público presente no Parque das Nações Indígenas – ele nem sabia que algumas músicas que adorava levam a assinatura do baiano. 

Impressiona o modo como o sambista se apropria das canções “caetânicas”, imprimindo suas próprias nuances sem forçar a barra.

Embora seja bom de papo e mantenha uma comunicação fluente com o público, Xande mergulha em si mesmo ao cantar, muitas vezes de olhos fechados, parecendo buscar sempre o melhor tom, uma extensão a mais na voz – que ele tem de sobra – ou a forma mais precisa de entoar palavra. Também se dirige pouco aos integrantes de sua banda. 

Na elegância sóbria de seu figurino, com chinelos brancos, medalhão no pescoço e uma simpatia marcada por comedimento, parece querer avisar que o que importa mesmo quando está em cena é a música.

Assim, de um jeito ímpar, o sambista de Pilares, na zona norte do Rio, que também passou pela Tijuca, por Rio Comprido e outros pontos da cidade, como o Morro do Andaraí, estabelece, aos 55 anos, a sua figura de bamba. Vozeirão grave, arranjos redondos – do mestre Pretinho da Serrinha – e muita, muita ginga de palco, com a devida cumplicidade da multidão que dançou e cantou junto praticamente durante o show inteiro.

Era um público diverso: jovens, adultos, de meia idade, casais, famílias, mas que pareciam contar com fãs – de Xande, de Caetano ou dos dois. Ou simplesmente quem gosta de um som bacana ao vivo no parque.

GAL E BETHÂNIA

Um bagunceiro de plantão, que insistia com gritos de “canta pagode”, levou um chega pra lá do sambista. “Não sabe beber, vai pra casa, pô”, bradou Xande para rapidamente retomar o espetáculo.

Em alguns momentos, dava a impressão de que a homenagem se estendia de Caetano para Maria Bethânia (“Reconvexo”) ou Gal Costa (“Luz do Sol”, “Ressuscita-me” e “Força Estranha”) pela repercussão da gravação dessas cantoras para algumas das composições escolhidas, mantendo – décadas a fio – um forte impacto e envolvimento.

O Caetano de Xande passa por várias fases da longa carreira empreendida do cantor e compositor nascido em Santo Amaro (BA), um dos mentores da tropicália, que sacudiu a música brasileira a partir de 1967 e que volta e meia ainda gera fagulhas em novos talentos: de “Alegria, Alegria” à (já no bis) “A Luz de Tieta”, passando por “Queixa”, “Tigresa”, “Trilhos Urbanos”, “Gente”, “Odara”, “Lua de São Jorge” e, entre outras, “Desde que o Samba É Samba”. No total, foram apresentadas 17 músicas de Caetano.

O show, com quase duas horas de duração, teve ainda homenagem a outro bamba, o sambista Arlindo Cruz, o qual, após um AVC, sofrido em 2017, retirou-se da música, “Salgueiro” e “Tá Escrito”, sucessos dos tempos de Xande no Revelação. E haja gogó e molejo aos milhares na plateia. Tempo firme e alma lavada para quem gosta de samba. Não é isso que importa?

SAMPRI E ORQUESTRA

O grupo Sampri, com 20 anos de carreira, abriu o Vivo Música, por volta das 17h30min, com uma homenagem a Gilberto Gil. “Andar com Fé” e “Toda Menina Baiana” iniciaram a apresentação, com o trio formado pelas irmãs Magally (cavaquinho e vocal), Luciana (pandeiro e vocal) e Renatinha (violão e vocal), todas nascidas em Campo Grande.

Elas também tocaram canções autorais, como “Deixe a Menina Sambar” e “Menino Travesso”, e grandes sucessos da música brasileira como “La Belle de Jour” (Alceu Valença) e “Só Quero um Xodó” (Dominguinhos). Elas são descendentes de uma família de sambistas e ritmistas de escolas de samba e, em 2002, fundaram esse que é o primeiro grupo de samba de Mato Grosso do Sul liderado por mulheres, 
no qual todas cantam e tocam.

A Orquestra Sinfônica de Campo Grande, com regência do maestro Eduardo Martinelli, apresentou músicas eruditas como a “Dança Húngara” (Brahms), “Marcha Turca” e “Aleluia” (Mozart), além de árias como “O Sole Mio” e “La Donna È Mobile” (Verdi). A orquestra fez a sua estreia em 2007 e já se apresentou em países como Estados Unidos, Portugal, Itália, Coreia do Sul, Argentina, Suíça, Canadá, Paraguai, Bolívia e Uruguai.

Projeto Vivo Música

Show “Xande Canta Caetano” (repertório)

  • “Muito Romântico”
  • “Luz do Sol”
  • “Qualquer Coisa”
  • “Reconvexo”
  • “Alegria, Alegria”
  • “Queixa”
  • “Trem das Cores”
  • “Tigresa”
  • “Trilhos Urbanos”
  • “O Amor”
  • “Diamante Verdadeiro”
  • “Força Estranha”
  • “Desde que o Samba É Samba”
  • “Lua de São Jorge”
  • “Odara”
  • “Gente”

Bis:

  • “A Luz de Tieta”
  • “Coração Radiante”
  • “Do Jeito que a Vida Quer”
  • “Deixa Acontecer”
  • “Salgueiro”
  • “Tá Escrito”

Banda

  • Juan Anjos – Cavaco
  • Marcelo dos Santos Souza (Minius) – Violão
  • Igor Torres – Violão 7 cordas
  • William Oliveira – Baixo
  • Francisco Silva – Sopro
  • Quininho – Tantan
  • Didão – Surdo
  • Larissa Umaytá – Pandeiro
  • Karla Prietto – Backing vocal

Assine o Correio do Estado

Diálogo

Essa história de possível fusão, federação ou incorporação dos partidos es... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta terça-feira (29)

29/04/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Clarice Lispector - escritora brasileira

Ando de um lado para outro, dentro de mim. (...)
Estou bastante acostumada a estar só, 
mesmo junto dos outros”.

FELPUDA

Essa história de possível fusão, federação ou incorporação dos partidos está parecendo novela mexicana, aquelas em que noivas são abandonadas no altar, pais autoritários que não aceitam o namoro e rapazes pobres sonhando em casar com moças ricas. A realidade: algumas siglas achavam que estavam prestes a trocar alianças e foram deixadas de lado. Certas lideranças estão batendo o pé e não aceitam nenhuma das três alternativas e determinados partidos pobres em representatividade querem porque querem “casar” com os ricos em potencial de votos. Afe!

Profissional

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou projeto de lei que reconhece o exercício profissional da capoeira, declarando-a bem de natureza imaterial em todas as formas. 

Mais

O texto também estabelece as competências do profissional mestre de capoeira e as qualificações profissionais para o exercício da atividade. 

Diálogo

Os alunos Tailaine Gomes Felix de Lima e José Vitor Ferreira Balasso, de Nova Andradina, estarão representando o Brasil 
e Mato Grosso do Sul na Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF), que ocorrerá entre os dias 10 e 16 de maio, em Columbus, Ohio (EUA), considerada a maior feira pré-universitária de ciências do mundo. Eles foram premiados na Mostratec-Liberato (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que é considerada a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina. Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, apresentaram estudo que avaliou o uso da espectroscopia FTIR-ATR como ferramenta para identificar fungos presentes em pastagens em Mato Grosso do Sul e analisar a composição química do solo, sob a orientação da professora Grazieli Suszek.

DiálogoIomê dos Santos

 

DiálogoGlorinha Kalil

Aconchego

Com a prevista oficialização do Podemos se incorporar ao PSDB, o governador Riedel sinaliza que não pretende deixar o ninho tucano e, a exemplo de quando disputou o primeiro mandato, espera contar com apoio de alguns dos partidos, inclusive alguns hoje de sua base aliada. Poderá ter dificuldade em ter no palanque o PT e o MDB, que deverão trabalhar para continuar no comando da Presidência da República.

Baliza

O ex-governador Azambuja sinaliza que o PSDB caminha para se tornar um partido de centro-direita, ou seja, a esquerda praticamente não teria sinal verde em direção ao ninho tucano. Candidato ao Senado, ele está movendo as peças em nível nacional para rumos do partido e, consequentemente, em MS.

No prumo

A escolha do deputado estadual Coronel David para presidente do PL de Campo Grande faz com que Jair Bolsonaro, liderança maior do partido, tenha nos dois postos-chave da sigla pessoas fiéis as suas propostas. Tenente Portela, suplente de senador, e Coronel David são amigos e políticos que ajudaram a construir a trajetória política do ex-presidente. Maior cuidado com as articulações políticas na Capital é uma necessidade no time liberal, onde o descontrole é grande. Alguns queriam “chutar” para um lado como se fosse a estrela máxima. Tudo indica que o Capitão botou a ordem em campo para que não volte a se decepcionar no jogo eleitoral de 2026, como ocorreu em 2024.

ANIVERSARIANTES

Gustavo de Arruda Castelo (Cegonha),
Dra. Thaynara Souza da Silva,
Tatiana Martinho Lescano Trad, 
Maria Dileni Rezende Siufi,
Dra. Eluiza Bortolotto Ghizzi, 
Dr. Alfredo Marquart Filho, 
Leonardo Teixeira Lage,
Rosa Carolina da Costa Rondon,
Sidnei Kunimatsu Guenka,
Adilson Amorim Puertes, 
Maria Elisabeth Mitsuko Ricco,
Marcio Aparecido de Lacerda,
Diego Theodoro Loinaz,
Zuliney Medeiros Acosta,
Helio Sanches,
Florêncio Ruiz Esteche,
Milene de Oliveira Nantes,
Edman Yamazato,
Cláudia Olívia Cesco Ribeiro Harfouche, 
Miriam Heney,
Hugo Borges Soares,
Luiz Felipe Santa Rita d’Athayde Gall, 
Oneide Gomes,
Vanderlei Pinheiro de Lima,
Nivaldo Araujo,
Juliana Abuhassan,
Nilo Peçanha Coelho Filho,
Célia Flores Medeiros,
Elvira de Oliveira Marques,
Hugo Pinto de Almeida,
Alice Martins de Jonas,
José Silva,
Afonsina Santana Costa,
Honorina Gonçalves,
Tércio Waldir de Albuquerque,
Marilene de Oliveira Lima,
Jesus Delbar Ferreira Leite,
Bruno Kurt Fehauer,
Eliza Yoko Kanashiro Miyahira,
Rogério Pereira Lobo,
Gabriela Maria Bastos Lucchesi Kadri,
Dilza Andrade Xavier,
Sandra Coutinho Curado, 
Patrícia Carneiro de Melo,
Ary Campos de Oliveira,
Mário Sérgio Miranda,
Diana Maria Marques,
Cleuza Helena dos Reis Assis,
Eulália Maria Ferreira de Souza,
Odilza Nogueira,
Norma Suely Flores,
Maria Elza da Silva Cruz,
Sérgio Murilo de Souza Teixeira,
Maria Helena Cruz,
Hedil Marcos Benzi Filho,
Maria Lucia Echeverria Rocha,
Bruno Schneider Pereira Sele,
Braulio Schneider Pereira Sele,
Douglas Lubacheski de Aguiar,
Maria Raquel Lins de Oliveira,
Ana Flávia Martins Cantarin,
Maria Angélica Velasques,
Ivanir Cardoso de Melo,
Fernando Câmara Ferreira,
Adilson de Souza Rodrigues,
Luana Ruiz, 
Dra. Emília Emiko Tomé Alves, 
Dr. Antonio Carlos de Menezes, 
Dr. Cesar Adania, 
Alceu Roberto Ungari,
Bruna Arza Schneider,
Joracy Pereira Hernandes,
Antonia de Jesus Pereira,
Maria Artêmia Rocha da Silveira, Jacqueline Fatima Rodrigues de Mendonça,
Francisco Valter Azambuja,
Nair Barbosa Rodrigues.
Antonio Carlos da Silva,
Daniel de Paula e Souza, 
Edu Mariano de Souza Júnior,
Jean Rodrigo Lisbinski, 
Ester Cruciol,
Carlos Alberto Machado,
Paula Balestieri Mariano de Souza, 
Jaqueline Zambiasi,
Mario Kimio Sasada,
Messias Alipio de Oliveira Ribeiro,
José Rizkallah Júnior, 
Rosalva Darc Lopes Nakamura,
Antonio Leite de Barros Neto,
Sérgio Luiz Romanholi,
Alessandro Consolaro,
Gustavo Lauro Korte Junior,
Ana Patricia Pinesso,
Elisangela Piffer,
Renatta Silva Venturini,
Walfrido Lourenço de Souza,
Denivaldo Antônio de Oliveira, Ivando Dias da Silva, 
Rodolfo Martins Costa, 
Joaquim de Jesus Campos de Faria,
Renato da Silva Cavalcanti,
Weber Luciano de Medeiros,
Adriana Teles Morele Monteiro,
Juarez Valerio Durex, 
Tânia Cristina Pereira Souza, 
Olga Sueli de Oliveira.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).