Cidades

Brasil/Mundo

Funcionária agredida por Lindsay Lohan em clínica de reabilitação é despedida

Funcionária agredida por Lindsay Lohan em clínica de reabilitação é despedida

SRZD

22/12/2010 - 18h13
Continue lendo...

Uma funcionária do centro de reabilitação Betty Ford, na Califórnia, Estados Unidos, onde a atriz Lindsay Lohan está cumprindo parte de sua pena, foi demitida pela clínica após violar a confidencialidade dos pacientes. A mulher deu entrevistas e tornou público um documento confidencial da instituição.

Dawn Holland teve sua identidade revelada após dar entrevista ao site "TMZ". A funcionária teria repreendido Lindsay por ela ter voltado a clínica com atraso, depois da hora de recolher.

Mas a história contada por Lindsay ao pai, Michael Lohan, em entrevista ao site "E!Online" foi diferente, "Assim que Lindsay entrou pela porta, a mulher a agarrou pelo braço, e não as duas outras meninas que estavam com ela, e disse: Você vai fazer um teste de urina.". No entanto, ao invés de chamar os superiores da clínica, a cantora e atriz ligou para a polícia.

Lindsay Lohan está internada no centro Betty Ford para cumprir um tratamento de reabilitação de álcool e drogas, por ordem do juiz Elden Fox do Tribunal Superior de Beverly Hills, onde tem de permanecer até ao dia 3 de Janeiro.

Dinheiro na Conta

Dia do Trabalhador: saiba a data de pagamento dos servidores de MS

Com o feriado estendido, o quinto dia útil será na quarta-feira (7); veja quando o dinheiro cai na conta dos servidores do Estado e do Município

28/04/2025 16h13

Crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Continue Lendo...

Muito embora o Dia do Trabalhador tenha estendido o feriado para os servidores públicos, o quinto dia útil do mês de maio será apenas na quarta-feira (7).

O servidor vai contar com quatro dias de “molho”, do dia 1º até domingo (4), dando um tempo para o descanso merecido.

Os servidores estaduais podem ficar tranquilos com relação ao pagamento, que será antecipado, conforme informou o Sindicato dos Fiscais Tributários de Mato Grosso do Sul (Sindifiscal/MS).

A diretoria anunciou, nesta segunda-feira (28), que o pagamento dos servidores do Estado, referente ao mês de abril, será depositado na terça-feira (30).

Deste modo, o salário estará disponível para saque a partir de quinta-feira (1º), e o trabalhador poderá aproveitar o feriado em alusão ao seu dia com dinheiro na conta.

Servidores Municipais

A Prefeitura Municipal de Campo Grande costuma efetuar o pagamento dos servidores municipais no quinto dia útil.

A reportagem entrou em contato tanto com o Sindicato dos Servidores de Campo Grande quanto com a assessoria da Prefeitura Municipal para saber a data do pagamento dos servidores do município.

No entanto, até o fechamento deste material, não houve resposta. O espaço segue aberto e, assim que responderem, a matéria será atualizada.

Entenda

  • 1º de maio: feriado (não útil)
  • 2 de maio: sexta-feira (1º dia útil)
  • 3 de maio: sábado (2º dia útil)
  • 4 de maio: domingo (não útil)
  • 5 de maio: segunda-feira (3º dia útil)
  • 6 de maio: terça-feira (4º dia útil)
  • 7 de maio: quarta-feira (5º dia útil)

Confira os feriados municipais e estaduais em 2025: 


De acordo com o calendário municipal e estadual divulgado no início deste ano, os servidores terão 10 feriados e 10 pontos facultativos em 2025. Dos 10 feriados, 5 vão cair no fim de semana e 5 em dia de semana.

Serviços públicos considerados essenciais, como saúde e segurança, funcionarão normalmente e devem ser divididos por meio de escala ou plantão.

O ponto facultativo do Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, será transferido para 21 de novembro. Com isso, haverá expediente normal nas repartições públicas estaduais da Administração Direta e Indireta no dia 28 de outubro de 2025.

O ponto facultativo cabe para funcionários públicos de serviços não essenciais e para empresas que decidem se o trabalho é opcional ou não.

FERIADOS NO MEIO DA SEMANA

 

  • Dia Mundial do Trabalho - 1º de maio - quinta-feira
  • Natal 25 de dezembro - quinta-feira
  • Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra 20 de novembro - quinta-feira
  • FERIADOS NO FIM DE SEMANA
  • Independência do Brasil 7 de setembro domingo
  • Criação do Estado - 11 de outubro sábado
  • Nossa Senhora Aparecida - 12 de outubro domingo
  • Finados 2 de novembro domingo
  • Proclamação da República - 15 de novembro sábado


PONTOS FACULTATIVOS

 

  • Ponto facultativo do Dia do Trabalhador - 2 de maio sexta-feira
  • Corpus Christi - 19 de junho quinta-feira
  • Ponto facultativo de Corpus Christi - 20 de junho sexta-feira
  • Dia do Servidor Público, adiamento da comemoração do dia 28 de outubro - 21 de novembro sexta-feira
  • Véspera do Natal - 24 de dezembro quarta-feira
  • Ponto facultativo de Natal 26 de dezembro sexta-feira
  • Véspera do Ano Novo - 31 de dezembro quarta-feira

** Colaborou Alicia Miyashiro

Assine o Correio do Estado

Educação

MS: só 5% dos alunos saem da rede pública sabendo matemática

Na matéria de português, apenas 28% vão para a faculdade com grande conhecimento dos conteúdos. Pesquisa foi divulgada hoje (28).

28/04/2025 15h58

Em MS, apenas 5% dos alunos da rede pública terminam o ensino médio com bom rendimento em Matemática

Em MS, apenas 5% dos alunos da rede pública terminam o ensino médio com bom rendimento em Matemática Divulgação

Continue Lendo...

A informação foi divulgada hoje (28) através dos resultados de uma pesquisa feita pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) com base nos microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação. 

A prova é realizada em escolas públicas e particulares do país, uma mostra representativa e não são divulgadas quais instituições participam. 

Ainda na rede pública, o rendimento para o Ensino Médio na disciplina de português no Estado é de 28%, o que representa um nível básico de aprendizado. Os dados foram divulgados com base no ano de 2023. 
 
Além do 3º ano do ensino médio, alunos do 2º, 5º e 9º ano também realizam as provas. Segundo dados, 52% dos formandos do 5º ano vão para a próxima série sem aprender o básico de matemática e 40% sem aprender o básico de português. Já sobre os formandos do 9º ano, apenas 17% segue para o ensino médio com conhecimento em conteúdos de matemática e 38%, em português. 

Em Mato Grosso do Sul, os alunos do 5º ano na rede pública apresentam os maiores índices de aprendizado, 35% em matemática e 50% em português.

Os menores índices no estado são de alunos formandos, prestes a ingressar nas faculdades, com 30% de alunos que aprenderam os conteúdos da língua portuguesa e apenas 5% de conteúdos matemáticos, como calcular área de figuras geométricas e equações de 1º e 2º grau. 

Nas escolas particulares, Mato Grosso do Sul se destaca com o índice de aprendizado em matemática de 78% entre as crianças de 10 anos. Em português, há um aumento de 4 pontos com relação à última pesquisa em 2021, apresentando um indicador de 86% de alunos indo para os anos finais com conhecimento na matéria. 

No Ensino Médio, pagamento de mensalidade não é indicativo de aprendizado, já que apenas 37% dos alunos se formam na rede particular com entendimento de matemática, um índice básico. 

A Matemática é considerada grande entrave na educação brasileira e em vários países, apresentando resultados piores do que uma prova de linguagens. O governo federal deve lançar um programa para incentivo à educação da matemática com metas de aprendizagem na disciplina para governos e prefeituras. 

Mato Grosso do Sul

A pesquisa com dados do Saeb mostram três indicadores principais: o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática; o fluxo de alunos, isto é, a porcentagem de alunos que passam de ano e o aprendizado (que é calculado a partir das notas de português e matemática da prova do Saeb/2023, divida por dois e multiplicada pelo fluxo).Quanto maior a pontuação, melhor é a média dos pontos abordados.

Água Clara é o município que apresenta maior Ideb do estado (6,7) de alunos dos anos iniciais (do 1º ao 5º ano), seguido de Nova Andradina e Angélica (6,5). Os menores índices ficaram com Anastácio (4,4), Miranda (4,0) e Bodoquena (3,9). Campo Grande apresentou índice de 5,3. 

No tópico de aprendizado com relação aos anos iniciais, destacou-se o município de Água Clara, com pontuação de 6,77. Em último lugar, se encontra o município de Bela Vista, com pontuação de 4,75. 

A capital teve pontuação de aprendizado de 5,65. 

Sobre os anos finais (do 6º ao 9º ano), Nova Andradina apresentou melhor Ideb (5,8), e Miranda ocupou o último lugar no ranking (3,7). Campo Grande ficou em 20ª posição dos municípios do estado, com 4,8. 

Na lista de aprendizado, Nova Andradina também se destacou, com uma média de 5,90. Em último lugar, Pedro Gomes teve nota de 4,38. 

Com relação ao ensino médio, a menor nota foi do município de Japorã, tanto no Ideb (2,7) como na média de aprendizado (3,64). 

Brasil

Mato Grosso do Sul ocupa a 7ª pior posição no ranking entre os estados brasileiros na rede pública no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica dos anos iniciais, com 5,3 pontos. Na rede privada, a pontuação melhora e o estado ocupa o 8º lugar, com 7,3 pontos. 

Na rede pública, as crianças de 6 a 10 anos de idade têm um fluxo de 0,93, o que significa que, de 100 alunos, 7 não foram aprovados. Na particular, alunos da mesma idade têm um fluxo de 0,98. 

Nos índices de alunos do ensino médio, Mato Grosso do Sul ocupa o 4º lugar no índice de aprovação nacional nas escolas particulares, 0,98. Nas escolas públicas, ocupa a 8ª posição em média de aprendizado, com 4,46 pontos. 

O município de Nova Andradina foi Destaque Regional nos índices Anos Iniciais e 26 escolas do estado também ganharam destaque regional, de excelência e bom percurso nas categorias anos iniciais e anos finais. 
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).