Cidades

Caarapó

Indígena é preso em flagrante após atirar contra esposa

Indígena é preso em flagrante após atirar contra esposa

Gabriel Maymone

29/08/2011 - 08h28
Continue lendo...

O indígena Zenildo Duarte, de 27 anos, foi autuado em flagrante acusado de atirar na esposa Nailda Severo, de 28 anos, por volta das 15h30min deste domingo, na aldeia Tey Cuê, em Caarapó (MS).

De acordo com a polícia, Zenildo alegou que foi um tiro acidental. Ele estava limpando a arma, que disparou e acertou Nailda. Ela foi socorrida por agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Ele foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil e autuado em flagrante acusado de lesão corporal e porte ilegal de arma de fogo.

Com informações do site Dourados Agora

Advocacia pública

Procuradores de MS participam de curso de negociação em Harvard

Delegação sul-mato-grossense vai trazer conhecimento de Harvard para a resolução de conflitos no Estado

27/08/2024 16h04

Procuradores de MS fazem curso de capacitação em Harvard

Procuradores de MS fazem curso de capacitação em Harvard Divulgação

Continue Lendo...

Quatro procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul estão nos Estados Unidos, participando de um workshop de negociação do renomado Harvard Negotiation Project.

A iniciativa, que acontece na prestigiada Universidade de Harvard, em Boston, tem como objetivo aprimorar as habilidades de negociação dos participantes e introduzir técnicas eficazes para a resolução de conflitos na esfera pública.

Os procuradores Lidiane Lorenzoni, Kemi Helena Bomor Maro, Rômulo Augustus Sugihara Miranda e José Wilson Ramos Costa Júnior representam Mato Grosso do Sul neste importante curso.

“Esta é uma oportunidade única de aprender as técnicas de negociação diretamente da fonte”, afirma José Wilson, destacando a importância de participar de um curso tão conceituado.

A procuradora Lidiane Lorenzoni explica que a iniciativa faz parte de um projeto mais amplo da Escola Superior de Advocacia Pública (Esap) da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-MS), que visa qualificar os procuradores para a resolução de conflitos por meio de negociação.

“O objetivo é oferecer alternativas mais eficazes e menos custosas para a sociedade, além de promover uma imagem positiva do Estado”, acrescenta.

Kemi Maro, que participou de um curso introdutório sobre negociação em 2020, destaca a importância da metodologia desenvolvida na Universidade de Harvard.

“O curso é baseado no livro ‘Como Chegar ao Sim’, de Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton, que se tornou referência mundial na área de negociação”, explica.

Para Rômulo Augustus, o curso proporciona um aprimoramento contínuo das habilidades essenciais para a atuação na administração pública.

“Além de aprender novas técnicas, temos a oportunidade de aprimorar nossa capacidade de resolução de conflitos e de representar o Estado de forma mais eficiente”, afirma.

Assine o Correio do Estado

Interior

Homem condenado por estupro é preso por abusar de criança de 4 anos

O acusado, de 51 anos, cumpria pena em regime semiaberto por outro crime cometido em 2013, quando estuprou uma criança de 6 anos.

27/08/2024 15h00

Agentes da Polícia Civil esteve nas ruas de Maracaju, cumprindo mandato de prisão.

Agentes da Polícia Civil esteve nas ruas de Maracaju, cumprindo mandato de prisão. Divulgação/ Polícia Civil

Continue Lendo...

Um homem de 51 anos foi preso sob suspeita de abusar sexualmente de uma criança de 4 anos em Maracaju, a 159 quilômetros de Campo Grande. A identidade do acusado não foi divulgada, mas, segundo a polícia, ele cumpria pena no regime aberto por ter abusado sexualmente de outra criança, de 6 anos, em 2023.

 Segundo as investigações, em ambos os casos, o homem conseguia emprego nas famílias das vítimas e aproveitava os momentos de distração dos parentes para cometer os abusos.

Mostrando risco à sociedade, equipes da Delegacia de Maracaju pediram a prisão do suspeito para evitar que ele faça novas vítimas. Com o mandado em mãos, os policiais conseguiram localizar o acusado na última sexta-feira (23), e ele está agora à disposição da Justiça.

O caso se encontra em investigação na Polícia Civil do município e ocorre em sigilo. 

Seguindo o mesmo padrão, em 2013, o homem foi preso pelo estupro de uma criança de 6 anos, foi condenado pelo crime e estava cumprindo pena em regime aberto.


Casos de estupros 

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados neste ano mais de 1.444 casos de estupro, segundo dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Conforme os dados registrados, a maior parte das vítimas são mulheres, com 1.229 casos; grande parte delas são crianças, com 649 registros. 

No município de Maracaju, foram registrados 14 casos de estupro neste ano; a maioria dos casos envolveu crianças, com 6 registros, seguidas por adolescentes, com 5 casos.

 

Assine o Correio do Estado. 

 


 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).