Clique aqui e veja as últimas notícias!

ANO LETIVO 2021

Aulas nas escolas das redes públicas municipal e estadual retornam em fevereiro

Ambas as redes elaboraram protocolo de biossegurança para o retorno presencial
26/12/2020 14:34 - Glaucea Vaccari


As aulas nas escolas da rede pública municipal e estadual retornam em fevereiro de 2020.

Na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, o ano letivo começa em 4 de fevereiro, enquanto na Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande, o retorno está marcado para 8 de fevereiro.

Apesar da data definida, ainda há indefinição sobre o retorno presencial. Isto porque, ambas as redes, afirmam que só voltam ao ensino presencial quando houver recomendação e autorizações dos órgãos competentes, devido à pandemia do coronavírus.

Últimas notícias

As escolas estão sem aulas presenciais desde março deste ano e todas deverão atender os protocolos de biossegurança para o início do ano letivo de 2021.

Rede Municipal

Para o próximo ano letivo, a Secretaria Municipal de Ensino (Semed) elaborou um plano de retorno das aulas presenciais.  

Os alunos que não se sentirem seguros ou confortáveis, poderão continuar no ensino remoto.

A Rede Municipal de Ensino tem, atualmente 108.839 alunos, 7.441 profissionais da educação e 5.174 servidores administrativos.

Documento traz uma séria de determinações que devem ser seguidas pelas escolas, alunos, professores, pais e responsáveis.

Apesar do ano letivo começar em fevereiro, prefeitura ressalta que o retorno presencial ocorrerá apenas quando houver autorização dos órgãos competentes, observada a situação da pandemia no momento.

Entre outras coisas, há previsão de retorno presencial primeiramente dos alunos dos últimos anos.

Também será feito processo de recuperação das aprendizagens, com avaliação diagnóstica, devido ao tempo em que os alunos permaneceram apenas com aulas remotas em 2020.  

Além disso, escola deverá adotar procedimentos e medidas de biossegurança, como disponibilização de álcool em gel, distanciamento entre alunos, limpeza e desinfecção, além da fiscalização quanto a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Rede Estadual

O ano letivo de 2021 na Rede Estadual de Ensino começará no dia 4 de fevereiro. No entanto, o início das aulas com os estudantes será no dia 1º de março.

Conforme divulgado anteriormente pelo governo do Estado, o ano letivo de 2021 terá ensino híbrido, com aulas à distância e presenciais, devido à pandemia do coronavírus.  

No entanto, segundo afirmou o governador Reinaldo Azambuja em novembro, mesmo prevista, a volta às aulas presenciais só ocorrerá quando houver recomendação científica.  

Entre as medidas que constam no protocolo de biossegurança, estão a organização de horários para entrada e saída de estudantes, medidas de higienização constantes, aferição de temperatura, uso de bebedouro só para encher garrafas e distância mínima de 1,5 metro entre os estudantes.

O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) será obrigatório e haverá a distribuição dos materiais de higiene para as escolas.

Para retornar às aulas presenciais, os estudantes deverão estar no município de domicílio por mais de sete dias e cumprindo isolamento domiciliar voluntário. Os pais e responsáveis deverão ainda estar em alerta aos sinais das síndromes gripais e manter os filhos em casa, caso estejam sintomáticos.