Foi apresentado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), um projeto de lei que propõe criar o Programa Estadual de incentivo ao uso de carros movidos à propulsão elétrica e híbridos no Estado, contudo, quais são as vantagens em utilizar carros elétricos?
Os carros elétricos possuem uma bateria que entra no lugar do tanque de gasolina, sendo recarregado de uma maneira muito parecida com os eletrônicos que há em casa, em uma estação especial de postos de gasolina ou até na própria garagem do motorista. É essa energia a responsável por fazer as rodas girarem, com um motor conectado diretamente a elas. Sem pistões, sistemas fluídos ou cano de descarga.
A crise hídrica tem pesado no bolso dos consumidores, maior responsável pelos aumentos recentes da inflação, a energia fez a conta de luz subir 20,1% nos últimos 12 meses.
Empresas do setor buscam cada vez mais soluções que tragam automóveis tão potentes, seguros e confortáveis quanto os que já temos, mas que não utilizem combustível fóssil para energizar seu motor.
Tem modelo de automóvel elétrico que já está em circulação nas ruas do país e que custa até R$ 200 mil. Esse é o caso do compacto Zoe da marca Renault.
As vendas de carros elétricos e híbridos têm participação discreta no mercado brasileiro, representando 0,2% do total de emplacamentos feitos no Brasil em 2020. De acordo com Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), até o ano passado, o Brasil registrou 15 mil unidades de veículos elétricos circulando pelo País.
QUAIS SÃO OS PRÓS DOS CARROS ELÉTRICOS?
Diversas empresas no mundo estão investindo em pesquisa e desenvolvimento de carros elétricos. As vantagens que esse sistema traz para o motorista e a sociedade são fundamentais para o meio ambiente.
- Sustentabilidade
É impossível falar de veículos elétricos sem citar a necessidade cada vez mais presente em nossas rotinas de reduzir ou até eliminar o uso de combustíveis fósseis.
Além de ser um tipo de exploração invasiva, os gases resultantes da queima de derivados de petróleo (principalmente o gás carbônico) são bastante nocivos ao meio ambiente.
E isso não é uma questão apenas grandiosa como a mudança de clima. É algo que afeta a saúde de pessoas em grandes cidades todos os dias. A má qualidade do ar é responsável por diversas doenças respiratórias, que podem ser prevenidas com um futuro eletrônico.
- Eficiência
A economia vem também da eficiência com que o carro utiliza sua energia. Por ser mecânico, o motor a combustão naturalmente perde parte da força gerada ao longo do seu sistema. Em um motor elétrico, praticamente toda energia disponível é bem convertida em potência.
- Segurança
A ausência de combustível no veículo por si só é um ganho em segurança — embora os tanques modernos sejam bastante seguros. Mas, nessa questão, talvez o maior ganho para motoristas e passageiros esteja na estabilidade do veículo.
Com um motor muito menor que o de combustão, modelos elétricos costumam manter esse sistema todo abaixo do assoalho do carro, diretamente conectado às rodas.
QUAIS SÃO OS CONTRAS DESSES VEÍCULOS?
Quando falamos em pontos negativos dos veículos elétricos, todos eles ainda têm relação com a maturidade do desenvolvimento desses sistemas. Como dissemos, são décadas de pesquisa contra uma centena de anos de combustíveis fósseis.
- Autonomia
Os carros totalmente elétricos ainda não conseguem atingir a autonomia de modelos tradicionais. Isso se dá pela necessidade de desenvolver baterias cada vez mais eficientes, que consigam reter mais energia sem tornar seu peso inviável para uso em veículos.
Enquanto não chegamos nesse ponto, veja a comparação de autonomia média entre os diferentes tipos de motores:
- híbrido: 400 km a 700 km utilizando combustível;
- híbrido com Plug In: 30 km a 120 km com a carga da bateria e 400 km a 700 km usando combustível;
- elétrico a bateria: 100 km a 400 km;
- elétrico a célula de combustível: 320 km a 600 km.
- Pontos de recarga
Mesmo que utilize exclusivamente a rede elétrica, não dá para ligar o seu carro na tomada comum de casa. A recarga exige um sistema especial que pode ser instalado na residência do dono ou estar presente em postos de combustível.
- Tempo de recarga
Outra questão importante é a disponibilidade de tempo para manter seu carro abastecido. Ao contrário de combustíveis fósseis, com os quais se enche um tanque em um, dois minutos, carros elétricos podem precisar de horas para uma carga completa, dependendo do modelo e da corrente disponível.
Foi inaugurado em junho de 2020, a primeira estação solar para recarregar carros elétricos de Mato Grosso do Sul.
PROJETO DE LEI
De acordo com o texto do deputado estadual Capitão Contar (PSL), o incentivo para utilização destes tipos de veículos será através da redução do imposto, a medida é defendida por reduzir em até 70% o IPVA. Contudo, o benefício fica restrito aos cinco primeiros anos da tributação incidente no veículo adquirido em Mato Grosso do Sul.
O projeto de lei precisa passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) para ser votado no plenário.
Ainda segundo o texto, somente será exigida a apresentação de requerimento no momento do primeiro licenciamento, deferindo-se automaticamente o benefício fiscal nos licenciamentos subsequentes. O Poder Executivo poderá realizar convênios visando à criação de postos de recarga gerada por fontes renováveis, para o abastecimento de veículos elétricos.
Na justificativa apresentada, com a redução do IPVA devido pelo proprietário de veículo movido à propulsão elétrica ou propulsão híbrida, a demanda quanto ao consumo de carros de energia renovável naturalmente crescerá.
“Isso vai beneficiar não somente a economia do Estado, senão o meio ambiente e, sobretudo, a qualidade de vida da população”, diz o projeto.




