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Com recurso de R$ 18 milhões, Ladário remodelará orla fluvial

Empreendimento é um dos maiores da cidade e custo do projeto é 23% do orçamento anual do município

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Em Ladário, uma proposta de remodelação do porto vem sendo discutida há mais de uma década, porém a implantação estava longe de ocorrer até esta semana.

 O investimento milionário para esse tipo de obra brecava esse sonho. 

O que mudou de cenário a partir desta terça-feira (7) é que o recurso para implantação da modernização da orla portuária de Ladário foi sinalizado e o projeto tramitando na Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) passou a caminhar. 

A obra vai custar mais de R$ 18 milhões e o dinheiro para financiar a construção será do governo federal, a partir de emendas.

Apesar da tradição portuária, a região de Corumbá e Ladário, cidades que ficam às margens do rio Paraguai, há tempos não tem uma área remodelada e moderna para barcos atracarem no porto desses municípios.

 Muito menos o uso dessas áreas com paisagismo adaptado para o turismo.  

Integrante da Comissão Mista de Orçamento da União, o deputado Dagoberto Nogueira (PDT) veio ao município de 22 mil habitantes para confirmar que o recurso será disponibilizado.

Em outro movimento para permitir que o investimento seja viabilizado, a prefeitura local foi a Brasília (DF) nesta semana e protocolou na Sudeco, nesta quarta-feira (8), documentação que era exigida para haver análise e designação da licitação.

A Sudeco e a Prefeitura de Ladário passaram a tratar do convênio para obras de modernização da Orla Fluvial no município em 2020. 

O convênio nº 90575/2020 foi celebrado em 31 de dezembro de 2020 e tem valor previsto de R$ 18.251.743,92. 

Esse volume de investimento para a cidade é considerado muito alto, principalmente na comparação com a previsão de receitas para 2021 de Ladário que, conforme legislação, é de R$ 76.500.000,00. 

A previsão de remodelação da orla corresponde a cerca de 23% do total orçamentário do governo municipal. Além do investimento federal, a prefeitura local tem contrapartida de R$ 184.791,60.

Esse contrato de obra milionária foi firmado entre a superintendente substituta Franciane Soares do Nascimento e o prefeito Iranil de Lima Soares (DEM), com vigência de duração até 31 de dezembro de 2022. 

Por conta desse prazo, a corrida para garantir que o recurso fosse viabilizado era urgente e mesmo com a autorização ocorrendo neste mês de dezembro, é provável que o contrato precisará ser aditado porque a obra da remodelação tem previsão, no projeto executivo, para durar 30 meses, ou 2 anos e meio.

“A obra da revitalização da Orla Turística Portuária de Ladário não estava travada." 

"Recebemos o recurso através de emenda do senador Nelsinho Trad (PSD), que destinou R$ 18 milhões para esse projeto, e seguimos todos os trâmites necessários junto a Sudeco para aprovação do projeto de engenharia." 

"São várias fases a serem cumpridas e o município tem obtido êxito em todas elas”, aponta o secretário de Administração Luciano Jara, que foi a Brasília com o prefeito para tratar da proposta.

Quando um município de pequeno porte como Ladário envolve-se em um projeto de grande estrutura, muitas vezes a equipe disponível para cuidar de toda a burocracia nem sempre é suficiente. 

“Reunimos com a Diretoria de Implementação de Programas e Gestão de Fundos, bem como setor técnico para tratar dos últimos detalhes antes de recebermos a autorização para licitar os serviços, inclusive a cláusula suspensiva já foi superada, ou seja, o município já atendeu as condicionantes técnicas necessárias para aprovação do projeto”, assegura o secretário de Administração de Ladário.

O projeto da remodelação da Orla Fluvial de Ladário já está cadastrado na plataforma Mais Brasil, do governo federal. Esse é o sistema que aponta os convênios que a União tem com os municípios. 

Todos os projetos aprovados precisam aparecer nesse sistema e estarem com cláusulas livres para que a licitação seja liberada para ocorrer.

 Com a entrega do projeto de engenharia feita na quarta-feira (8), um novo passo é aguardado para tornar o projeto realmente realidade e em canteiro de obras. 

“Estamos aguardando autorização da Sudeco para licitar. Tãologo seja autorizado, estaremos licitando”, assegura Luciano Jara.

Por conta da magnitude da proposta, essa construção, quando estiver pronta, representará um divisor de águas para Ladário. 

Atualmente, o porto está obsoleto e praticamente sem estrutura para que barcos ancorem e incentive a visita de moradores e turistas.

A Prefeitura de Ladário ainda não concluiu o estudo direto do impacto econômico que a obra irá gerar no caixa, mas o secretário de governo sugere que será possível tratativas para aumentar o número de empresas de barcos-hotéis que utilizam a região.

“Trará enormes benefícios à população, fomentando o turismo e a economia local." 

"Os barcos-hotéis da região já procuram se instalar na cidade para poder atender os turistas. A expectativa é a melhor possível em termos de aumento de arrecadação”, indica Jara.

No porto do município, só três empresas atualmente utilizam a estrutura para embarque e desembarque de turistas. 

A grande maioria desse tipo de serviço hoje está concentrada em Corumbá, que apesar de também não ter uma Orla Fluvial estruturada, possui melhor capacidade que a Pérola do Pantanal.

As empresas que operam na cidade foram procuradas, mas algumas retornaram para a reportagem que ainda tinham poucas informações em torno do projeto e não iriam pronunciar-se.

RECURSO CURTO

A viabilidade de criar uma orla portuária adequada para Ladário vinha sendo tratada na região há mais de 10 anos.

 Porém, o que não avançava era que o tamanho do investimento exigido representava em verba que o município não obtinha e também não tinha caixa para bancar.

O primeiro passo para conseguir avançar nessa medida foi a obtenção do projeto executivo da obra, que foi garantido após uma parceria da Prefeitura com a Vale.  

A empresa bancou R$ 685 mil para que essa etapa fosse cumprida. Em 2014, por exemplo, a previsão de investimento para revitalizar a orla estava na faixa dos R$ 11 milhões.  

Sem garantir o financiamento, o projeto seguiu adormecido e voltou a ser tratado em 2017, quando o valor já havia subido para R$ 14 milhões.

Sem a liberação efetiva de recursos, novamente o tema ficou no ostracismo. 

Agora em 2020/2021, os sinais mais claros de que seria possível viabilizar o empreendimento surgiu, e com um custo de mais R$ 18 milhões, cerca de 63% acima do que era previsto quando o tema estava sendo discutido inicialmente.

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MATO GROSSO DO SUL

Juro alto pode prejudicar novo leilão da Rota da Celulose

Modelagem feita pelo governo oferece taxa de retorno de 10,47% ao ano pelo investimento; abaixo da Selic, que está em 12,75% e com perspectiva de alta

26/12/2024 07h00

BR-262, que liga Campo Grande a Três Lagoas, é uma das rodovias que será concedida

BR-262, que liga Campo Grande a Três Lagoas, é uma das rodovias que será concedida Foto: Paulo Ribas / Correio do Estado

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A elevação dos juros e o aumento do preço do dólar têm sido uma pedra no sapato nos planos do governo do Estado de Mato Grosso do Sul para conceder à iniciativa privada o conjunto de rodovias formado majoritariamente pela BR-262, MS-040, MS-338 e MS-393, além da BR-267, chamado de Rota da Celulose.

No início deste mês de dezembro, após as demonstrações dos grandes players do setor de logística de que ninguém estava interessado em investir pelo menos R$ 9 bilhões nestas rodovias de Mato Grosso do Sul ao longo dos próximos 30 anos, o governo de Mato Grosso do Sul retirou o edital e pretende enviar à B3, no primeiro semestre de 2025, um novo edital para tentar leiloar estas rodovias à iniciativa privada.

O fator preponderante para a falta de interessados foi a concorrência desleal com a Taxa Selic, a taxa de juros do Banco Central do Brasil (BC), que subiu 1% neste mês, para 12,75%, e tem viés de alta de mais um ponto percentual nas duas próximas reuniões do Conselho Nacional de Política Monetária (Copom), chegando a 14,75% ao ano até o mês de março.

O conjunto de rodovias que o governo de Mato Grosso do Sul pretende leiloar estava oferecendo às empresas interessadas uma Taxa Interna de Retorno do Investimento (TIR) de 10,37% ao ano. A taxa foi calculada em abril de 2024, quando o horizonte no médio prazo para os juros da economia brasileira era bem mais otimista, com a possibilidade de a Taxa Selic voltar a ser de apenas um dígito (menos de 10%) já em 2026.

Agora, esta expectativa de redução na curva dos juros no médio e longo prazos foi prorrogada por pelo menos mais um ano, com perspectiva de início de queda para menos de um dígito em 2027, conforme indica o Boletim Focus mais recente do Banco Central. Certamente o governo de Mato Grosso do Sul terá de aumentar a TIR para competir em pé de igualdade com a Selic.

Estratégias

Uma das estratégias que serão adotadas pelo governo de Eduardo Riedel (PSDB) é a de alongar o encargo dos investimentos a serem realizados.

O edital da Rota da Celulose prevê investimentos diretos – chamados de Capex, no “idioma” do mercado – de R$ 6 bilhões durante a concessão de 30 anos, sendo que mais da metade deste valor seria despendida nos primeiros três anos de concessão.

A ideia é esticar as exigências, como implantação de terceiras faixas e duplicação de Campo Grande a Ribas do Rio Pardo pela BR-262.

Um servidor de alto escalão da administração estadual disse ao Correio do Estado, neste mês, que há apenas duas formas de aumentar o interesse pelo conjunto de rodovias neste cenário de juros altos e aumento dos custos (alta do dólar): redução do Capex ou aumento na tarifa de pedágio.

Claramente, Eduardo Riedel (PSDB) deu mostras de que vai optar pela flexibilização das operações. “Sem mexer em preço de pedágio e sem mexer no projeto original, mas deslocando algumas ações”, disse o governador de Mato Grosso do Sul durante evento na Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul (Fiems) na sexta-feira (20).

Riedel pretende alongar os investimentos. Obras que estavam previstas para os primeiros anos de contrato serão empurradas também para o médio prazo. O edital que foi a leilão e não teve interessados previa a concentração dos investimentos da ampliação da capacidade até 2028, ano em que eles bateriam R$ 400 milhões. A ideia é diluir esses valores, que somam R$ 1,8 bilhão, em um período maior.

Esse R$ 1,8 bilhão está incluído nos aproximadamente R$ 6 bilhões em investimentos em melhorias (Capex). Também existem mais R$ 3 bilhões de investimentos em custo fixo de manutenção (Opex). O governo não deve mexer neste valor, apesar de existir certa flexibilidade.

Somente para garantir todos os investimentos necessários no Capex, seria necessário o levantamento de R$ 1,895 bilhão por meio de financiamentos em bancos, praticamente todo o valor da ampliação da capacidade. A receita com pedágio não daria conta desse investimento.

A alta da Selic, além de reduzir a atratividade para a remuneração do investidor, ainda deixou o custo do dinheiro para reformar as rodovias maior.

O governo também prevê uma outorga – o valor que o concessionário paga ao poder concedente pela concessão – de R$ 74 milhões de entrada e mais R$ 297 milhões de outorga variável, que será pago ao longo dos 30 anos de concessão. Esses valores estão incluídos nas “despesas operacionais”, o chapado “Opex”.

Os recursos da outorga variável serão usados para financiar a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems), a Polícia Rodoviária Estadual, entre outras instituições.

Tarifa de pedágio

A modelagem econômico-financeira da Rota da Celulose prevê a instalação de 12 praças de pedágio, sendo que a praça de Bataguassu, na BR-262, teria o valor mais barato: R$ 4,70, enquanto a praça de Ribas do Rio Pardo, na BR-262, teria o valor maior: R$ 15,20.

As praças de Campo Grande e Ribas do Rio Pardo, na MS-040, seriam as segundas mais caras: R$ 13,70.
 

BR-262, que liga Campo Grande a Três Lagoas, é uma das rodovias que será concedidaTarifas de pedágio previstas na Rota da Celulose

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Cazaquistão

Avião da Embraer que caiu pode ter sido atingido por sistema de defesa aérea russo

Passageiros sobreviventes relataram ouvir uma explosão ao se aproximarem de Grozny, na região russa da Chechênia

25/12/2024 22h00

Avião caiu com 67 pessoas a bordo

Avião caiu com 67 pessoas a bordo Foto: Reprodução

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A queda de um avião da Embraer que matou ao menos 38 pessoas em Aktau, no Cazaquistão, nesta quarta-feira, 25, pode ter sido causada por um míssil, segundo relatos da imprensa.

De acordo com a agência Euronews, fontes oficiais ligadas à investigação do desastre disseram que alguns dos passageiros que sobreviveram ao acidente com o E190 da Azerbaijan Airlines teriam ouvido uma explosão ao se aproximarem de Grozny, na região russa da Chechênia, o destino do voo que saiu da capital do Azerbaijão, Baku.

Mais cedo, o canal de notícias Anewz, do Azerbaijão, havia citado em reportagem as declarações de um blogueiro militar russo relacionando os danos à aeronave a um sistema de mísseis de defesa aérea.

A tese de que o sistema de defesa aérea russo pode ter abatido o avião é corroborada por relatos de ataques de drones ucranianos na Chechênia na manhã desta quarta-feira.

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