Cidades

PONTO TURÍSTICO

Em cinco meses, Bioparque Pantanal recebeu mil estrangeiros de 46 países

Ao todo, mais de 100 mil visitantes de 75 municípios de MS e 27 unidades federativas do Brasil visitaram o local

Continue lendo...

Desde a inauguração, 1.019 turistas estrangeiros de 46 países, espalhados pelos seis continentes do mundo, visitaram o Bioparque Pantanal de março à agosto de 2022.

Ao Correio do Estado, a assessora de imprensa do Bioparque afirmou que os estrangeiros que visitaram o local são dos seguintes países:

  1. Alemanha
  2. Argentina
  3. Austrália
  4. Áustria
  5. Bélgica
  6. Bolívia
  7. Burundi
  8. Canadá
  9. Chile
  10. Chipre
  11. Singapura
  12. Cuba
  13. China
  14. Colômbia
  15. Costa Rica
  16. Camarões
  17. Dinamarca
  18. Emirados Árabes
  19. Equador
  20. Espanha
  21. Estônia
  22. Estados Unidos da América
  23. França
  24. Grã-Betanha
  25. Holanda
  26. Honduras
  27. Iêmen
  28. Irã
  29. Índia
  30. Ilhas Virgens (Inglaterra)
  31. Irlanda
  32. Israel
  33. Inglaterra
  34. Itália
  35. Japão
  36. Moçambique
  37. Noruega
  38. Paquistão
  39. Paraguai
  40. Peru
  41. Polônia
  42. Portugal
  43. Qatar
  44. Rússia
  45. Suíça
  46. Venezuela

Além disso, o local recebeu visitas de 75 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul e mais de 100 mil visitantes das 27 unidades federativas do Brasil.

Em entrevista ao Correio do Estado, a diretora do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieiri, está contente pelo fato de o Bioparque estar sendo reconhecido em todo o mundo.

"Estamos muito felizes com os números positivos, saber que pessoas do Mato Grosso do Sul e do mundo estão tendo a oportunidade de conhecer a nossa biodiversidade, o nosso Pantanal. E o mais importante, além do lazer, oferecemos o conhecimento sobre as espécies, a estrutura arquitetônica, o espaço de modo geral".

A embaixadora do Canadá, Jennifer May, visitou Mato Grosso do Sul, passou pelo aquário e ficou encantada com o que viu.

“Foi incrível ter a oportunidade de conhecer, realmente dá uma noção incrível de como é a vida aquática do Pantanal, não apenas da forma como geralmente vemos acima do solo, mas também por baixo das águas”.

Visitas

O Bioparque Pantanal tem capacidade para receber nove mil pessoas por semana, sendo 1,5 mil na segunda, 2 mil na terça, 1,5 mil na quarta, 2 mil na quinta, 2 mil na sexta e mil aos sábados.

As visitas no local são divididas por categorias: escolas estaduais, escolas municipais e particulares, família, individual, associações, fundações, instituições, visitas técnicas de universidades e turistas. 

As visitas são guiadas e autoguiadas. Visita guiada é quando guias acompanham os visitantes durante todo o percurso. Visita autoguiada é quando existem guias em pontos estratégicos para darem informações. 

Pessoas interessadas em conhecer o Bioparque Pantanal podem visitar o local, de segunda-feira a sábado, com ou sem agendamento.

Para quem prefere agendar a visita, o agendamento está disponível semanalmente, toda segunda-feira, às 8 horas, no site do Bioparque

Para quem prefere visitar o local sem agendamento prévio, são disponibilizadas mil vagas extras, por ordem de chegada e distribuição de senhas.

Grupos escolares não podem visitar o Bioparque sem agendamento prévio. O agendamento para escolas permanece todo dia 16 de cada mês, a partir das 8h e deve ser realizado neste site

A entrada no Aquário do Pantanal será gratuita até 31 de dezembro deste ano.

Veja o número de vagas/dia e horário de distribuição de senhas para visitas sem agendamento.

 SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
Vagas sem agendamento prévio5001.0005001.0001.000500
Vagas com agendamento prévio1.0001.0001.0001.0001.000500
Total de vagas por dia 1.5002.0001.5002.0002.0001.000
Horário distribuição de senhas (visita sem agendamento)9h30min e 15h8h e 13h30min9h30min e 15h8h e 13h30min8h e 13h30min8h

O Bioparque Pantanal é aberto para determinado grupo a cada dia da semana. Confira:

Dia da semana                                                                Público
Segunda-feira                                           Escolas estaduais
   Terça-feira                                               Público geral
  Quarta-feira                              Escolas municipais e particulares
  Quinta-feira                                                 Público geral
    Sexta-feiraAssociações, fundações, instituições, visitas técnicas de universidades
      Sábado                                                Público geral

Mudança climáticas

Estado realiza 2° Fórum de Mudanças Climáticas nesta quarta (27)

Evento irá estudar e promover políticas públicas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas

26/11/2024 18h15

Riedel durante 1° Fórum Estadual de Mudanças Climáticas

Riedel durante 1° Fórum Estadual de Mudanças Climáticas Saul Schramm / Divulgação

Continue Lendo...

Mato Grosso do Sul sediará o II Fórum de Mudanças Climáticas nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28), no auditório do Sebrae em Campo Grande. O evento reunirá especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas.

A abertura do fórum contará com a presença do governador Eduardo Riedel e secretários estaduais. Na sequência, serão empossados os membros do fórum, incluindo o conselho deliberativo, secretaria executiva, plenária e comitê técnico-científico.

O evento tem como metas estudar e promover políticas públicas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, contribuir para atingir o Estado Carbono Neutro até 2030, e debater medidas para redução das emissões de gases do efeito estufa.

A estrutura do fórum inclui uma plenária com 60 membros, distribuídos entre poder público, sociedade civil organizada e academia/instituições de pesquisa. As instituições e entidades que indicarão representantes para a plenária estão listadas no regimento interno do fórum, publicado no Diário Oficial do Estado em 1º de outubro de 2024 (a partir da página 52).

Programação

O primeiro dia terá uma mesa redonda sobre transição energética e mercado de carbono em Mato Grosso do Sul. Dois painéis temáticos estão programados para a tarde: um sobre mercado de carbono e a nova NDC brasileira, e outro sobre soluções para territórios complexos.

No segundo dia, as câmaras técnicas se reunirão para discutir temas como Serra da Bodoquena, Pantanal, impactos climáticos e adaptações urbanas, e recursos hídricos. O objetivo é propor medidas práticas para combater e mitigar os efeitos das mudanças climáticas no estado.

A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site do Fórum. Serão emitidos certificados aos participantes.

Assine o Correio do Estado

Solidariedade

AACC promove super feirão da Receita Federal em Campo Grande

A primeira edição do evento será realizada entre os dias 10 e 12 de dezembro, com a venda de itens como brinquedos, ferramentas, eletrônicos, entre outros

26/11/2024 17h15

Divulgação AACC/MS

Continue Lendo...

A Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS), com a colaboração da Cidade dos Meninos, promove o Super Feirão da Receita Federal.


A primeira edição do evento será nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, com oportunidades de itens variados com baixo custo para quem está procurando presentes para o Natal.

Entre os itens que serão vendidos estão:

 

  • brinquedos;
  • ferramentas;
  • eletrônicos;
  • itens de casa;
  • copos e garrafas térmicos;
  • malas;


Além de uma grande variedade de produtos, todos novos e com preços abaixo do mercado. Para ficar ainda melhor, durante o evento também será promovido o Bazar e Brechó.


Com início das 8h às 17h, sem intervalo para almoço, quem comparecer irá ter 50% de descontos em compras acima de três peças e opção de parcelamento para compras acima de R$ 100. 


O pagamento pode ser feito por Pix, dinheiro, cartão de crédito (débito ou crédito).


Solidariedade


A renda do feirão destinará 50% para a AACC/MS, que oferece suporte integral para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer.


Além disso, o valor arrecadado irá ajudar a cobrir às despesas:

 

  • água;
  • luz;
  • combustível;
  • telefone;
  • alimentação;
  • materiais de limpeza e medicamentos não disponibilizados pelo SUS. 


Atualmente, os gastos mensais da instituição giram em torno de R$ 315 mil.


Reforma


Com o dinheiro arrecadado a entidade irá fazer uma reforma total na Casa de Apoio, para receber com mais conforto famílias que dependem do espaço durante o tratamento. 


O restante (50%) será para a Cidade dos Meninos, instituição que oferece formação profissional gratuita para jovens de 14 a 18 anos, promovendo a inserção no mercado de trabalho por meio do Programa Jovem Aprendiz.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).