Cidades

CAMPO GRANDE

Em meio à polêmica do IPTU, Adriane troca secretária de Fazenda

Adriane Lopes e Camilla Nascimento fazem a posse dos novos secretários municipais às 15h hoje (08), no Teatro do Paço Municipal, com titulares das pastas de: Governo, Saúde e Fazenda

Continue lendo...

Em meio às polêmicas ligadas à cobrança do popular Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Lixo, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, prepara para a tarde desta quinta-feira (08) a oficialização da troca de comando de importantes pastas do Executivo Municipal, entre elas a chefia da Fazenda da Cidade Morena.

Em nota, o Executivo de Campo Grande anunciou que a prefeita e vice, Adriane Lopes e Camilla Nascimento, devem executar a posse dos novos secretários municipais às 15h hoje (08), no Teatro do Paço Municipal, empossando titulares das pastas de: Governo, Saúde e Fazenda.

Vale lembrar que, o novo nome para a Secretaria Municipal de Saúde - do médico urologista Marcelo Luiz Brandão Vilela -, foi anunciado quatro meses após a queda da até então titular da Pasta, Rosana Leite de Melo, apenas em 30 de dezembro do ano passado. 

Já o nome para confirmado como secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais (Segov), é o de Ulysses da Silva Rocha, que inclusive têm "colocado a cara à tapa" nas tratativas sobre o IPTU feitas entre o Executivo de Campo Grande e a Câmara Municipal. 

Mudanças publicadas em edição extra do Diogrande ainda em 31 de outubro de 2025, a troca na Segov aconteceu após pedido de exoneração feito por parte do então titular, Youssif Assis Domingos, após menos de 10 meses no cargo.

Mudança na Sefaz

Já na antiga pasta de Finanças, rebatizada como Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), até essa última semana havia ainda a possibilidade da então titular, Marcia Helena Hokama, voltar ao cargo após uma ausência registrada desde novembro de 2025, quando houve prorrogação do atestado médico por estresse que deveria expirar nesta quinta-feira (08). 

Entretanto, ao Correio do Estado Hokama confirmou que está deixando a titularidade da Sefaz à pedido, em uma decisão própria previamente alinhada diretamente com a prefeita Adriane Lopes. 

"Foram momentos de bastante trabalho, de crescimento, de muitas entregas, inclusive o Plano de Equilíbrio Fiscal que foi realizado por mim e minha equipe técnica. Ele trará novos investimentos para a cidade de Campo Grande, a prefeita Adriane merece", afirmou hoje. 

Márcia Hokama assumiu a secretaria de Finanças com a saída de Pedro Pedrossian Neto, que disputou as eleições de 2022, apontando que até 2025 "conduziu um amplo e estruturado processo de modernização da gestão contábil, fiscal e financeira", que promoveram mudanças profundas em rotinas históricas, bem como nos sistemas, fluxos de trabalho e cultura organizacional do Executivo de Campo Grande. 

"Esse ciclo representou um marco na administração fazendária municipal, com resultados concretos em transparência, governança, qualidade da informação e equilíbrio fiscal", diz.

Em complemento é dito que, sob a liderança da profissional com sólida formação acadêmica e ampla experiência em auditoria, controle externo e gestão pública, a Sefaz teria implantado também ações estruturantes que estariam alinhadas "às normas federais, às exigências dos órgãos de controle e às melhores práticas nacionais". 

Além disso, a agora ex-secretária comenta os principais eixos de atuação durante sua gestão, listando, por exemplo: 

  • Fortalecimento da Governança Contábil e Fiscal
  • Resultados Expressivos e Reconhecimento Nacional
  • Ampliação da Capacidade Técnica e Profissionalização
  • Modernização de Processos e Sistemas
  • Evolução na Prestação de Contas
  • Convergência às Normas Federais e Qualidade dos Relatórios Fiscais
  • Gestão de Riscos e Regularizações
  • Projetos de Referência e Inovação
  • Ações em Andamento e Sustentabilidade Fiscal

"O período de 2022 a 2025 marcou uma virada estrutural na gestão fazendária de Campo Grande. O Município superou fragilidades históricas, modernizou seus processos, fortaleceu o controle interno e atingiu patamares inéditos de qualidade da informação contábil e fiscal, conquistando reconhecimento nacional", complementa.

Segundo Hokama, os resultados alcançados refletem uma gestão orientada por planejamento, capacitação, inovação tecnológica e responsabilidade fiscal, considerando que deixa um legado institucional sólido e "preparando o Município para os desafios futuros, especialmente no contexto da Reforma Tributária e da transformação digital da administração pública", reforça.

Polêmica do IPTU

Neste 2025, um dos assuntos mais polêmicos na Capital até então está justamente ligado ao Imposto Predial e Territorial Urbano, sendo que ainda na segunda-feira (05) foi oficializada a Comissão Técnica que atua em cima das mudanças anunciadas sobre o IPTU.

Agora pela manhã, em resposta ao Correio do Estado, o presidente dessa Comissão Técnica, Rafael Tavares (PL), esclareceu os próximos passos tomados pelos parlamentares após o Executivo anunciar a somente a prorrogação para o pagamento à vista e melhorias na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC). 

"Vamos reunir hoje (08) com as lideranças, de forma on-line, já que alguns vereadores estão fora da cidade. Uma reunião para definir as ações do legislativo para retomar o desconto de 20%", argumenta Rafael Tavares (PL). 

Conforme repassado ontem pela manhã (07), pelo secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais (Segov), Ulysses da Silva Rocha, apesar de acatar a prorrogação do pagamento com desconto à vista, a retomada dos 20% seria inviável. 

Segundo o titular da Pasta, as demais capitais brasileiras praticam descontos que estariam muito distantes dos valores adotados na Cidade Morena até 2025. 

"Em relação ao desconto de 20%, isso é um poder discricionário do próprio município. Na cidade de São Paulo, salvo engano, é 3%, em Curitiba acho que são 5%, nenhuma capital, com exceção acho que de Maceió e não me lembro a outra cidade, aplicam um desconto próximo aos 20%... o restante dos demais municípios aplicam 5% de desconto, 3% de desconto", disse Ulysses da Silva.

Porém, o parlamentar do Partido Liberal que preside essa comissão técnica é categórico em apontar a possibilidade de uma sessão extraordinária antes da retomada dos trabalhos legislativos, em busca de uma "retomada" do desconto integral oferecido até 2025 para quem buscava quitar o IPTU à vista. 

"Se a Prefeitura não recuar, teremos uma sessão extraordinária", confirmou o presidente da Comissão Técnica, Rafael Tavares, na manhã desta quinta-feira (08). 
 

Assine o Correio do Estado

ENSINO

No primeiro ano sem celular, reprovações caem pela metade

Secretaria de Educação também atribui número positivo a iniciativas para garantir a permanência dos alunos nas escolas

09/01/2026 08h00

Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

Em Mato Grosso do Sul, a reprovação de estudantes na Rede Estadual de Ensino (REE) caiu pela metade no ano passado, o menor patamar já registrado, segundo o titular da Secretaria de Estado de Educação (SED), Hélio Daher. Isso ocorreu no primeiro ano em que os alunos foram proibidos de usar celulares nas escolas.

Conforme dados obtidos em primeira mão pela reportagem do Correio do Estado, em 2025, o índice de reprovação no Estado foi de 5,38% (10,2 mil alunos), metade do porcentual registrado no ano anterior, quando 10,10% (19,1 mil estudantes) foram reprovados no Ensino Médio.

Segundo Daher, este patamar nunca havia sido alcançado antes. “A gente nunca tinha baixado de 10%, já esteve pior, mas nunca abaixo de 10%, então, é de longe o melhor resultado”, afirmou o secretário.

A queda veio justamente no primeiro ano em que os celulares foram proibidos dentro das escolas, após entrar em vigor a Lei nº 15.100/2025, que restringiu o acesso ao aparelho nas instituições de ensino de todo o País, públicas ou privadas.

Para o titular da SED, além da proibição do uso dos celulares pelos estudantes dentro da sala de aula, outros pontos também contribuíram para essa queda tão considerável.

“A diminuição da reprovação na rede estadual de forma considerável é fruto de iniciativas focadas na garantia da permanência dos estudantes na escola, com ações voltadas para a melhoria do desempenho acadêmico e a redução de faltas”, disse Daher ao Correio do Estado

“Com certeza, entre as iniciativas, a suspensão do uso de celulares nas escolas contribuiu, haja vista que promoveu ambientes mais harmônicos e, principalmente, reforçou a dedicação de tempo dos estudantes às aulas e à construção coletiva do conhecimento”, completou o secretário.

PESQUISA

Em agosto de 2025, o Correio do Estado publicou reportagem em que mostrava, também em primeira mão, que pesquisa da SED apontava que, no primeiro semestre do ano letivo do ano passado, a proibição do uso de celulares nas salas de aulas havia contribuído para uma redução significativa da agressividade dos alunos, tanto com os colegas como com os professores, o que reduziu a violência no ambiente escolar.

Segundo a matéria, a pesquisa da época foi realizada com os 342 diretores de escolas estaduais de Mato Grosso do Sul em referência ao primeiro semestre do ano letivo, quando foi implantada a proibição do uso do aparelho nas unidades educacionais.

Aos diretores, foi perguntado: “Desde a implantação da lei, você percebeu algum impacto no comportamento social dos estudantes?” A pergunta se referia à agressividade dos estudantes no ambiente escolar.

Em resposta, 223 diretores (65,20%) disseram ter percebido impacto muito positivo com o fim do uso dos celulares pelos alunos. Outros 102 (29,82%) disseram ter percebido uma leve melhora.

Apenas 4,09%, ou 14 diretores, disseram não ter identificado nenhuma mudança significativa, e 0,87%, ou 3 diretores, relataram impacto negativo, com aumento da agressividade dos estudantes.

Em números totais, 325 diretores notaram que a agressividade e a consequente violência foram reduzidas com a implantação da proibição dos celulares. Isso significa dizer que a violência caiu em 98,1% das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

Além do tema violência, a pesquisa da época também abordou a receptividade do tema. O levantamento mostrou que, apesar da resistência inicial, a maioria dos estudantes respeitava a proibição do uso dos celulares.

Segundo os diretores, em 97 escolas a reação foi positiva, em 196 houve algum tipo de resistência, mas depois houve melhora, e apenas em 49 unidades educacionais de todo o Estado ainda havia certo grau de resistência à medida.

No caso do armazenamento dos celulares, 277 diretores (80,9%) afirmaram que os estudantes guardavam os aparelhos desligados dentro das mochilas ou das bolsas. Porém, a pesquisa mostrou que as escolas do Estado também tinham oferecido outras opções para guardar o equipamento.

O maior impacto apresentado pela pesquisa estava justamente relacionado à qualidade da aprendizagem dos alunos. A esmagadora maioria dos diretores afirmou ter percebido melhora no ensino: 211 diretores (61,6%) disseram ter notado aumento na concentração e no engajamento nas aulas.

Alunos do Ensino Médio tiveram bom desempenho escolar no ano passado em Mato Grosso do Sul - Foto: Marcelo Victor/Arquivo Correio do Estado

Outros 121 diretores (35,3%) afirmaram que houve leve melhora, ainda que pontual. Apenas 10 diretores (2,9%) não sentiram nenhuma mudança.

Ao serem perguntados se consideravam a medida como positiva, 331 diretores (96,7%) declararam que sim. Desses, 149, porém, afirmaram que a medida ainda necessitava de ajustes, apenas 2 disseram que a lei era negativa ou de difícil aplicação e outros 9 se declararam neutros e que a medida não havia trazido mudanças relevantes.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Corinthians e Vasco jogam para evitar vexame da queda precoce na Copinha em sexta de 26 jogos

Equipes tentam carimbar a classificação após tropeçarem na rodada anterior

08/01/2026 23h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A terceira rodada da Copa São Paulo de Juniores terá dois gigantes sob pressão nesta sexta-feira, quando 26 jogos definirão o destino de 52 clubes na competição nacional. Os principais destaques do dia ficam para Corinthians e Vasco, que tentam carimbar a classificação após tropeçarem na rodada anterior.

Após a vitória por 1 a 0 sobre o Trindade-GO na estreia da Copinha, o Corinthians voltou a campo para encarar o Luverdense-MT, mas acabou apenas empatando por 0 a 0, ficando na vice-liderança do Grupo 8, com quatro pontos.

O time da capital paulista encara o XV de Jaú no Zezinho Magalhães, às 18h15, em Jaú, precisando de um empate diante do líder da chave, que tem 100% de aproveitamento, para seguir vivo na busca de seu 12° título da Copa São Paulo. Em caso de derrota, o Corinthians terá de torcer para que o Luverdense não vença o Trindade.

O cenário é ainda mais preocupante para o Vasco, que foi surpreendido pelo Guanabara City-GO por 3 a 1 na última rodada e agora precisa da vitória a qualquer custo diante do I9, às 19h30, em Cravinhos, para seguir na Copinha. Com apenas três pontos, o time carioca é o vice-líder e tem apenas um de vantagem para Velo Clube e o próprio adversário.

A pressão também irá pesar para os lados de Bahia, Guarani, Chapecoense, Goiás e Athletico-PR, que ainda também não carimbaram a vaga na próxima fase e tentam a cartada final para se manterem na briga por vaga no mata-mata.

Por outro lado, às 21h30, o Cruzeiro fecha os jogos do dia diante da Francana, em Franca, buscando manter os 100% de aproveitamento e carimbar a primeira colocação do Grupo 13.

Confira abaixo onde assistir cada um dos duelos desta sexta-feira:

8h45

Inter de Limeira x CSA - Youtube Paulistão

11h

América-SP x Bahia - Xsports

13h

Volta Redonda x Atlético-BA - Youtube Paulistão

Botafogo-SP x Tuna Luso-PA - Youtube Paulistão

América-RJ x Sobradinho-DF - Youtube Paulistão

Capivariano x Rio Branco-ES - Youtube Paulistão

São Bento x Cascavel - Youtube Paulistão

15h15

Santa Fé-SP x Chapecoense - Youtube Paulistão

Tanabi x Goiás - Youtube Paulistão

Bandeirante x Santa Cruz - Youtube Paulistão

Flamengo-SP x Vitória - YouTube Ulisses TV

Juventus x Retrô-PE - Youtube Paulistão

16h

Trindade-GO x Luverdense-MT - Youtube Paulistão

16h45

Olímpico-SE x Carajás-PA - Youtube Paulistão

17h15

Velo Clube x Guanabara City-GO - Youtube Paulistão

18h

Noroeste x Atlético-PI - Youtube Paulistão

18h15

XV de Jaú x Corinthians - Youtube Xsports

18h45

Osasco Sporting x Maricá-RJ - Youtube Paulistão

Guarani x Naviraiense - Youtube Paulistão

19h

Grêmio Prudente x Ceará - Youtube Xsports

19h15

Barra-SC x Esporte de Patos-PB - Youtube Paulistão

19h30

I9 FC-SP x Vasco - Youtube CazéTV

20h15

Comercial-SP x América-MG - Youtube Paulistão

21h

Araçatuba-SP x Athletico-PR - Xsports

Assisense x Athletic-MG - Youtube Paulistão

21h30

Francana x Cruzeiro - Youtube Paulistão e CazéTV

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).