Esta história se inicia em 1966. Na época, as Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso do Sul realizou o primeiro vestibular para o curso de Direito. Foram oferecidas 150 vagas das quais 99 foram preenchidas. Para comemorar as cinco décadas de existência, hoje foram realizados diversos eventos no campus da Avenida Tamandaré da UCDB.
A programação começou às 7h30min com homenagem a 50 personalidades, incluindo egressos, professores, ex-diretores e salesianos que fizeram parte da construção e consolidação da graduação nessas cinco décadas. Entre os homenageados estão o Pe. José Marinoni, ex-reitor da UCDB, professores como Abraão Razuk, Atayde Nery de Freitas, Félix Balaniuc, egressos como Nery Azambuja, Tânia Garcia de Freitas Borges, Carlos Eduardo Contar, além de representantes dos atuais docentes e dos discentes.
A programação segue com palestra de Cássio Scarpinella Bueno, autor de 21 livros sobre Direito Processual Civil, disciplina da qual é professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mais tarde, às 19h, haverá o descerramento de uma placa em homenagem aos 50 anos do curso seguido de um júri simulado. Seis professores dividem-se entre acusação e defesa de um caso real, com a presença da juíza Sandra Artiolli. Para abrir os trabalhos, o grupo teatral Tragédia Anunciada faz a encenação do crime. Na sexta-feira, às 19h, no anfiteatro do bloco C, o juiz federal Odilon de Oliveira profere palestra sobre “Crimes na fronteira e outros temas atuais do Direito Penal”.
O curso de Direito da UCDB chega aos 50 anos como um dos mais importantes do Estado. Segundo a coordenadora e docente Elaine Cler, a proposta desde o início sempre foi a de “formar cidadãos em excelência, experiência e compromisso social”. Segundo ela, para o futuro, o curso continuará a seguir a tradição do ensino salesiano.
“Na dedicação que se dá ao estudante, na manutenção e capacitação dos professores, enfatizando que já atingimos 100% dentre mestres e doutores. É uma maneira de estimular a qualidade de ensino com técnicas modernas de aprendizado”, pontua.
“O curso é uma referência para o Estado: foi o primeiro a ser criado no sul do então Mato Grosso e é o maior em número de acadêmicos e professores. Foram gerações e gerações de profissionais do Direito que se formaram e hoje exercem diferentes funções em nossa sociedade, sempre se orgulhando de suas raízes salesianas”, avaliou o Reitor de UCDB, Pe. Ricardo Carlos.
Atualmente, o curso conta com mais de 2,8 mil alunos matriculados e as aulas acontecem nos períodos matutino e vespertino. Entre os destaques na estrutura do curso, Elaine ressalta o Núcleo de Práticas Jurídicas, um espaço de estágio acadêmico que auxilia os alunos a participarem de práticas na área. Outra possibilidade de estágio é a Justiça Itinerante, uma das varas do Tribunal de Justiça.
Em seus 50 anos, o curso passou por mudanças. Entre elas, o público que busca a formação em Direito. No início, os estudantes eram adultos, muitos já formados ou atuando em outras áreas. Hoje, são os adolescentes que saem do Ensino Médio que lotam os bancos das salas. “Mas o objetivo de formar com excelência é o mesmo”, finaliza Elaine.
Ação conjunta da PF e da Receita Federal apreendeu contrabando de canetas emagrecedoras e eletrônicos (Foto: Divulgação / Polícia Federal)

