Cidades

PONTO FACULTATIVO

Estado mantém feriado de carnaval, mas Capital deve suspender, entenda:

Governo Azambuja anunciou também que irá prorrogar, por meio de decreto, o toque de recolher em MS

Continue lendo...

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decidiu manter, nesta quarta-feira (3), o ponto facultativo entre os dias 15, 16 e 17, feriado prolongado de carnaval. Porém, segundo antecipou a assessoria de imprensa do governo do Estado, Azambuja irá publicar um decreto, na próxima sexta-feira (5), que prorrogará o toque de recolher em todo o território sul-mato-grossense das 22 horas às 5 horas.  

No entanto, o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), afirmou também nesta quarta, que não haverá feriado de carnaval em 2021 no município. Segundo O chefe do Executivo da Capital, se não terá a festa, devido às restrições de combate ao novo coronavírus (Covid-19), não terá motivo para se ter o feriado.  

Apesar da decisão de Azambuja em manter o ponto facultativo, essa medida serve apenas para servidores públicos e tem pouco efeito prático nas decisões dos municípios, bem como da iniciativa privada. Ou seja, a medida serve para os trabalhadores que atuam na administração pública estadual.  

Últimas notícias

Na justificativa em determinar o feriadão na esfera federal, o governador mostrou-se contrário a suspensão do “feriadão” na abertura do ano legislativo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), que ocorreu ontem (2). Na ocasião, ele afirmou que a suspensão penaliza o servidor e o trabalhador comum.

A proposta de suspensão foi apresentada na semana passada, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) e que ocupava o cargo de governador em exercício, Paulo Corrêa (PSDB), para frear o contágio do vírus da Covid-19.

Porém , Azambuja expressou que “muitas vezes penalizar com o cancelamento do ponto facultativo para aquele servidor que tem um planejamento, talvez não teria um resultado prático na diminuição do número de pessoas contaminadas”, analisou.

CONCURSO PÚBLICO

Governo nomeia 90 professores para vagas ampliadas do Concurso Público de 2022

Com a terceira ampliação de vagas para professores da Rede Estadual Pública, o Concurso rendeu mais de mil vagas desde a sua realização

25/06/2026 10h50

FOTO: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Em menos de 10 dias para iniciar a vedação de condutas devido ao período eleitoral, o Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel nomeou os 90 professores da última ampliação de vagas do concurso público para educadores da Rede Estadual de Ensino (REE). Esta é a terceira ampliação de vagas do concurso realizado em 2022

Conforme noticiado pelo Correio do Estado, a nomeação das quase 100 novas vagas foi divulgada na última sexta-feira (19), e por meio da edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (25) foram divulgados os nomes dos candidatos nomeados.

Com todas as vagas preenchidas, a listagem apresenta nomeação para as disciplinas de Arte, Biologia, História, Língua Inglesa e Sociologia. Ao todo, são 29 cidades que aumentarão o corpo docente da Rede Estadual, sendo:

  • Água clara: 1 vaga (História)
  • Anastácio: 1 vaga (Educação Física)
  • Angélica: 2 vagas (História)
  • Aparecida do Taboado: 2 vagas (História)
  • Aquidauana: 1 vaga (Língua Inglesa)
  • Bandeirantes: 3 vagas (Educação Física e História)
  • Bataguassu: 2 vagas (História)
  • Bonito: 2 vagas (História)
  • Camapuã: 1 vaga (Educação Física)
  • Campo grande: 11 vagas (Língua Inglesa)
  • Corumbá: 8 vagas (História e Língua Inglesa)
  • Costa Rica: 1 vaga (Língua Inglesa)
  • Dourados: 6 vagas (Educação Física, História e Língua Inglesa)
  • Itaquirai: 3 vagas (História)
  • Ivinhema: 2 vagas (Arte e História)
  • Maracaju: 2 vagas (História)
  • Nova Andradina: 2 vagas (História)
  • Paranaíba: 1 vaga (Sociologia)
  • Paranhos: 1 vaga (História)
  • Ponta Porã: 5 vagas (História)
  • Rio Brilhante: 1 vaga (História)
  • Rio Verde de Mato Grosso: 2 vagas (História)
  • São Gabriel do Oeste: 3 vagas (Língua Inglesa)
  • Sete Quedas: 5 vagas (História)
  • Sidrolândia: 7 vagas (História e Língua Inglesa)
  • Sonora: 1 vaga (História)
  • Terenos: 2 vagas (História)
  • Três Lagoas: 9 vagas (Biologia, História, Língua Inglesa)
  • Vicentina: 3 vagas (História)

Como bem acompanha o Correio do Estado, há cerca de um ano e meio, em janeiro de 2025, a Secretaria Estadual de Educação (SED) ampliou o número de 142 vagas às vésperas do início do ano letivo desse mesmo concurso público de provas e títulos realizado em 2022.  

A primeira ampliação ocorreu em janeiro de 2024, com 202 vagas. Agora com o terceiro acréscimo de quase cem vagas, o Concurso Público rendeu ao todo 1.156 vagas, sendo 722 iniciais, previstas em 2022 e 434 apenas das ampliações.

O salário para estes professores, conforme edital de divulgação do Concurso de 2022, mantinha-se de base inicial na casa dos R$ 4 mil, a depender do nível de especialização, para cumprirem a carga horária de 20 horas/aula.

  • para quem tem graduação: R$ 4.190,82;
  • para quem tem pós em nível de especialização lato sensu: R$ 4.470,20;
  • e para quem tem mestrado/doutorado (Stricto Sensu): R$ 4.609,89

Conforme noticiado pelo Correio do Estado, o Ministério Público do Estado (MPE) movimenta uma ação para obrigar Prefeitura de Campo Grande e Governo do Estado a abrirem concursos para professor, como forma de controlar as contratações temporárias, que há quase um década aumentam o corpo docente da REE, sem a abertura de concursos.

 

 

 

 

 

TEMPO

Com mínima de 1°C, MS volta a registrar geada em 12 municípios

Massa de ar polar mantém amanhecer congelante no Estado; Iguatemi registrou a menor temperatura desta quinta-feira (25), enquanto previsão do Inmet indica elevação gradual dos termômetros a partir de sexta-feira

25/06/2026 10h30

Geada voltou a cobrir áreas do sul de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (25), após temperaturas próximas de 0°C em municípios da fronteira e da região cone-sul

Geada voltou a cobrir áreas do sul de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (25), após temperaturas próximas de 0°C em municípios da fronteira e da região cone-sul Paulo Ribas

Continue Lendo...

A intensa massa de ar polar que atua sobre Mato Grosso do Sul manteve o frio rigoroso nesta quinta-feira (25) e provocou novo episódio de geada em pelo menos 12 municípios da região sul do Estado. A menor temperatura foi registrada em Iguatemi, onde os termômetros marcaram apenas 1°C ao amanhecer.

De acordo com levantamento do meteorologista Natálio Abrahão, além de Iguatemi, houve formação de geada em Amambai e Coronel Sapucaia, ambas com mínima de 2°C, Paranhos (2,2°C), Tacuru (1,4°C), Mundo Novo (4,3°C), Sete Quedas (4,4°C), Aral Moreira (4,8°C) e Caarapó (4,3°C).

Também registraram temperaturas bastante baixas Laguna Carapã (5,2°C), Ponta Porã (5°C), Caracol (5°C) e Dourados (7,3°C).

Na Capital, Campo Grande amanheceu com 9,9°C, enquanto Três Lagoas registrou mínima de 10,4°C e Corumbá, 12,8°C.

Os números mostram que, apesar de a massa de ar polar perder força gradativamente, o frio ainda permanece intenso principalmente na faixa sul do Estado, onde as condições atmosféricas favoreceram a formação de geadas pelo segundo dia consecutivo.

Os registros observados nesta quinta-feira ficaram próximos das temperaturas divulgadas pelos institutos meteorológicos ao longo da semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) previa geada para municípios do cone-sul e da fronteira, especialmente em Amambai e Iguatemi. Para Amambai, a previsão indicava mínima de 1°C e ocorrência de geada durante a manhã. Já para Iguatemi, o instituto apontava possibilidade de geada com temperatura mínima prevista de 5°C.

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) também havia alertado para a ocorrência do fenômeno entre quarta-feira (24) e quinta-feira (25), com temperaturas variando entre 0°C e 2°C em municípios do extremo sul do Estado.

A nova onda de geadas reforça o impacto da onda de frio considerada a mais intensa de 2026 até o momento em Mato Grosso do Sul.

Temperaturas começam a subir 

Apesar das manhãs ainda frias, a tendência para os próximos dias é de elevação gradual das temperaturas em praticamente todas as regiões do Estado.

Segundo o Inmet, Campo Grande deve sair dos 17°C de máxima previstos para esta quinta-feira e alcançar 24°C na sexta-feira (26). A mínima também sobe de 8°C para 12°C.

Em Dourados, os termômetros devem variar entre 9°C e 23°C na sexta-feira, enquanto em Ponta Porã a previsão indica mínima de 8°C e máxima de 25°C.

Nos municípios que registraram as menores temperaturas da atual onda de frio, o aquecimento também será perceptível. Em Amambai, a mínima prevista sobe de 1°C para 3°C, com máxima de 22°C. Já em Iguatemi, os termômetros devem oscilar entre 7°C e 22°C.

No Pantanal, a recuperação será ainda mais expressiva. Corumbá, que registrou mínima de 12,8°C nesta quinta-feira, pode alcançar máxima de 29°C na sexta-feira. Em Três Lagoas, a previsão varia entre 13°C e 22°C.

De acordo com Natálio Abrahão, a tendência é de elevação das temperaturas até domingo, com retorno gradativo das condições típicas de inverno mais ameno em Mato Grosso do Sul.

Embora o frio perca intensidade nos próximos dias, as madrugadas e manhãs ainda devem seguir geladas, principalmente nas regiões sul, sudoeste e fronteiriça do Estado, onde os efeitos da massa de ar polar permanecem mais evidentes.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).