Cidades

Campo Grande

Golpista se passa por advogado e faz "cliente" perder R$ 11,8 mil

Contato foi feito por WhatsApp, e a vítima acreditou por estar com um processo em andamento, e porque o criminoso se apresentou pelo mesmo nome de seu advogado

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No último fim de semana, um homem procurou pela polícia apontando ter sido vítima de estelionato, crime que consiste em obter vantagem induzindo alguém ao erro ou por meio de fraude. O caso é conhecido como "golpe do advogado".

Conforme consta no boletim de ocorrência, a vítima recebeu mensagens no WhatsApp de um homem se identificando como "Doutor Guilherme" - mesmo nome de seu advogado - e dizendo que tinha "ótimas notícias sobre seu processo".

Na sequência, o golpista disse que o processo havia sido deferido pelo juiz, e que ele deveria receber um valor de R$ 12.395,62.

Pensando conversar com o advogado, e sabendo que tem processo judicial aberto contra uma empresa de geração de energia, a vítima deu sequência ao diálogo, acreditando que realmente havia algum desdobramento do processo em questão.

Ele foi instruído a entrar no aplicativo do banco Itaú, e seguiu uma série de etapas solicitadas pelo golpista para que pudesse receber o valor do processo.

Depois, descobriu que foi feito um empréstimo de R$ 4.200,00 em seu nome, além de um pix de R$ 2.599,00 para uma conta do Mercado Pago, e um pagamento de boleto no valor de R$ 4.999,00.

A vítima relatou à polícia que seguiu todos os comandos porque acreditou que as informações por ele prestadas seriam necessárias para receber a quantia referente ao processo.

Depois de perceber o golpe, o homem entrou em contato com o advogado - o verdadeiro Dr, Guilherme -, e relatou os fatos. O mesmo disse  não saber do que se tratava. 

 O caso foi registrado como estelionato na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) do Centro.

Dinâmica do golpe

 O golpe do falso advogado está em alta, e tem feito vítimas em diversos estados do país. Em São Paulo, por exemplo, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) precisou publicar uma cartilha com dicas (confira abaixo) para que as vítimas identifiquem o golpe e se protejam.

Para chegar às vítimas, os criminosos acessam o processo da pessoa na Justiça, e coletam dados, como telefones, informações do processo e do advogado. Em seguida, criam conta no aplicativo de mensagens para contatar e enganar as vítimas.

Nos casos mais "elaborados", chegam a falsificar documentos da Justiça.

Tudo é feito com o intuito de adquirir dados bancários ou extorquir pedindo por pix para "liberar" algum valor.

Como se proteger

A OAB-SP, em cartilha, reforçou que os advogados não cobram nenhum valor prévio para liberar qualquer indenização, e que o honorário é pago com o valor ganho no processo.

Confira as dicas da OAB-SP:

  • Desconfiar de pedidos de transferências bancárias;
  • Questione se seu advogado mandar mensagem de um telefone diferente do escritório;
  • Em caso de dúvida, compareça pessoalmente ao escritório do advogado para confirmar as mensagens;
  • Se desconfiar de algum contato, tire registros (prints) de tela das conversas com os criminosos.

Outras recomendações:

  • Desconfie de facilidades;
  • Não compartilhe informações pessoais com desconhecidos ou via mensagem;
  • Confira todos os dados antes de efetuar uma transação financeira;
  • Opte por segurança adicional;
  • Confirme a veracidade de quem entrou em contato.

Golpes em MS

Os chamados "golpes" têm sido frequentes em Mato Grosso do Sul, que há pelo menos três anos mantém um volume anual de mais de 14 mil casos de estelionato registrados.

Uma das formas de prevenir os golpes é ter conhecimento das modalidades mais frequentes, por isso, confira alguns golpes denunciados já abordados pelo Correio do Estado

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Itaquiraí

Mãe e filha morrem em acidente triplo na BR-487

Colisão ocorreu em trecho conhecido como estrada boiadeira, próximo ao município de Itaquiraí

13/12/2025 16h30

Foto: Portal Conesul

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Gabrieli de Freitas Vieira e sua filha Julia Pereira de Freitas, de apenas 3 anos morreram na manhã deste sábado após um acidente triplo na manhã deste sábado (13), na BR-487, próximo a região do Assentamento Santo Antônio, situado em Itaquiraí, distante 405 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a imprensa local, ambas estavam em um Jeep Compass com uma familiar de 40 anos, e seguiam de Maringá (PR) com destino a Dourados, cidade em que possuíam comércio. A família seguia na rodovia sentido BR-163 quando tentou uma ultrapassagem forçada e atingiu a traseira de um veículo Polo, que seguia na mesma direção.

Com o impacto da colisão, testemunhas afirmam que o veículo teria capotado e batido na traseira de uma carreta que seguia na pista contrária, impacto suficiente para arremeçar o carro da família para fora da pista, ao lado de uma borracharia. 

De acordo com a imprensa local, o acidente aconteceu por volta das 9h30. Gabrieli e a filha morreram no local. Socorrida, a outra pessoa da família foi levada ao hospital de Itaquiraí, consciente e orientada, apesar de cortes na cabeça.

Os demais motoristas envolvidos não sofreram ferimentos graves e testaram negativo para consumo de álcool.. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e da Perícia estiveram no local. As causas do acidente serão investigadas na Delegacia de Itaquiraí.

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Cidades

TCE suspende licitação para reforma de ponte sobre o rio Paraguai

Inconsistências e riscos de gastos excessivos na licitação levaram o Tribunal de Contas do Estado a suspender o certame

13/12/2025 13h30

Imagem divulgação

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Menos de um mês depois de assumir como conselheiro do Tribunal de Contas, o ex-integrante do governo do Estado, Sérgio de Paula, suspendeu a licitação de R$ 11,7 milhões para obras na ponte da BR-262, sobre o Rio Paraguai.

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (12), em edição extra do Diário Oficial do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

No dia 26 de novembro, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul) lançou a licitação prevendo investimento de até R$ 11.728.608,10 para a execução de obras de recuperação estrutural.

Os envelopes com as propostas feitas pelas empreiteiras seriam abertos na segunda-feira (15). No entanto, foi determinada a suspensão do certame após a equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) identificar “inconsistências e lacunas” em informações como:

  • Caderno de desenhos;
  • Relatório de critérios e especificações técnicas;
  • Verificação estrutural;
  • Projeto de recuperação estrutural;
  • Projeto de sinalização temporária;
  • Plano de execução.

A justificativa para suspender o processo licitatório da reforma da ponte foram inconsistências no Projeto Básico, que podem gerar gastos acima do necessário. Para isso, foi apontada a necessidade de atualização dos dados técnicos.

“Tais inconsistências podem acarretar riscos de sobrepreço, aditivos contratuais futuros e execução inadequada da obra, comprometendo a economicidade e a eficiência, em desacordo com a Lei nº 14.133/2021. Embora o projeto tenha avançado em sua conformidade com a nova Lei de Licitações, as lacunas técnicas e a necessidade de atualização são significativas. Para uma decisão embasada e para mitigar risos futuros, é crucial que as informações complementares e as atualizações necessárias sejam providenciadas e analisadas”, consta no ato.

Diante dos indícios de irregularidades no Estudo Técnico Preliminar (ETP) e no Projeto Básico, o relator, conselheiro Sérgio de Paula, determinou a aplicação de medida cautelar para suspender o processo licitatório até a regularização dos pontos apontados.

Previsão

Com previsão de início das obras somente no segundo trimestre de 2026, o valor estimado, como adiantou o Correio do Estado, indica que a reforma da ponte pode custar o dobro do apontado pelo ex-secretário de Obras, Hélio Peluffo.

Em 2023, ele previu gastos em torno de R$ 6 milhões na recuperação da estrutura da ponte, que tem sofrido diversas intervenções e situações que resultaram em tráfego em meia pista.

Essa situação ocorreu em 2023, quando a interdição durou mais de um ano, até que os reparos emergenciais fossem concluídos na pista de rolamento.

Além disso, há situação emergencial nos “amortecedores” instalados entre as pilastras e a parte superior da ponte (pista), que apresentam desgaste por falta de manutenção. Essa obra deverá ser bancada, agora, com recursos públicos.

Pedagiada "até ontem"
 

Investimento público em uma ponte seria algo normal não fosse a cobrança de pedágio, feita até setembro de 2022. Pequena fatia da receita era repassada ao Estado e a única obrigação da empresa era fazer a manutenção da estrutura, que tem dois quilômetros e foi inaugurada em 2001.

Porém, em 15 de maio de 2023 a empresa Porto Morrinho encerrou o contrato e devolveu a ponte Poeta Manoel de Barros sem condições plenas de uso, embora tivesse faturamento milionário.

Em 2022,  com tarifa de R$ 14,10 para carro de passeio ou eixo de veículo de carga, a cobrança rendeu R$ 2,6 milhões por mês, ou R$ 21 milhões nos oito primeiros meses daquele ano.

No ano anterior, o faturamento médio mensal ficou em R$ 2,3 milhões. Conforme os dados oficiais, 622 mil veículos pagaram pedágio naquele ano. Grande parte deste fluxo é de caminhões transportando minério. A maior parte destes veículos têm nove eixos e por isso deixavam R$ 126,9 na ida e o mesmo valor na volta.

Esse contrato durou longos 14 anos, com início em dezembro de 2008, e rendeu em torno de R$ 430 milhões, levando em consideração o faturamento do último ano de concessão. 

Em março de 2017, a Porto Morrinho conseguiu um abatimento de 61% no valor da outorga. Na assinatura, em 22 de dezembro de 2008, o acordo previa repasse de 35%  do faturamento bruto obtido com a arrecadação tarifária estabelecida em sua proposta comercial. A partir de março de 2017, porém, este valor caiu para 13,7%. 

Se tivesse de repassar 35% dos R$ 2,6 milhões arrecadados por mês em 2022, a Porto Morrinho teria de pagar R$ 910 mil por mês ao Estado. Com a repactuação do contrato, porém, este valor caiu para a casa dos R$ 355 mil. Em ambos os casos os valores teriam alguma variação porque ainda seria necessário descontar impostos.

Ou seja, a repactuação garantiu R$ 555 mil mensais a mais aos cobres da concessionária, que mesmo assim não cumpriu com sua única obrigação, que era manter a ponte em condições de uso. 

E, mesmo depois de parar de cobrar pedágio, ela continuou cuidando da ponte, entre setembro de 2022 até maio de 2023.  Neste período, recebeu indenização milionária, de pouco mais de R$ 6 milhões. 

O pedágio acabou por causa do fim do acordo do governo estadual, que construiu a ponte, com o DNIT, já que a rodovia é federal. Porém, o governo federal só aceita receber a ponte depois que estiver em boas condições de uso. 

** Colaborou Neri Kaspary

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