Cidades

VIRADA

Luciano decide de novo e Corinthians fecha turno como líder

Atacante marcou no final dos dois tempos e garantiu a liderança no fim do 1º turno

TERRA

16/08/2015 - 18h13
Continue lendo...

O Corinthians foi à Ressacada para consolidar a liderança do Campeonato Brasileiro, mas a visita ao Avaí pela 19ª rodada provou-se muito mais dura do que o planejado. A exemplo do que tem apresentando fora de casa, o Alvinegro foi mais monótono do que criativo e precisou, além de sorte, de grandes defesas de Cássio para vencer por 2 a 1 e manter a ponta.

O primeiro da série de erros defensivos apresentados pelo Corinthians resultou em gol de André Lima aos 14 minutos, em bola aérea. Se o Avaí não foi amplamente dominante é porque teve como obstáculo sua própria limitação técnica. Luciano empatou no último lance antes do intervalo, e guardou para a reta final o golaço decisivo que garantiu a vitória.

Ainda que o desempenho tenha sido aquém do esperado longe de casa, o Corinthians fecha o turno na liderança. Alcança os 40 pontos e amplia para 11 jogos a sequência de invencibilidade. O próximo compromisso pelo Brasileirão é na Arena, contra o Cruzeiro. Mas antes disso tem lugar o primeiro dos clássicos com o Santos, nesta quarta-feira, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Coincidentemente, o próximo adversário do Avaí também é o Santos. Fora da Copa do Brasil, o time catarinense visita o Peixe na Vila Belmiro no sábado para abrir o segundo turno dando sequência à luta contra a degola. Estacionado na 16ª colocação, o Leão da Ressacada tem 20 pontos – um acima da zona de rebaixamento.

O JOGO
Sem impor seu ritmo nos primeiros minutos, o Corinthians permitiu ao Avaí investir pela esquerda de sua defesa, onde Guilherme Arana era frequentemente exigido. A mais frutífera das três investidas iniciais do lateral Nino Paraíba rendeu cruzamento a André Lima, mas nada mais perigoso do que isso.

Quando a partida parecia entrar em período enfadonho, um levantamento da esquerda explorou a timidez corintiana em bola aérea. André Lima se antecipou à marcação e desviou para vencer Cássio aos 14 minutos. A desvantagem não mudou a postura do Alvinegro, que continuou acanhado ofensivamente.

Nem a saída do lesionado André Lima diminuiu o ímpeto avaiano, e uma enfiada de bola para Rômulo só não culminou no segundo gol porque Cássio fez boa defesa. Daí em diante o simplório futebol do Corinthians corrompeu também o time da casa, que a exemplo do rival renunciou à presença no ataque.

Com exceção de um ou outro lance pouco perigoso, a percepção era de que os minutos até o intervalo reservariam pouca emoção. Mas o festival de passes errados foi encerrado, assim como o primeiro tempo, com uma sobra de bola muito bem aproveitada por Luciano. O camisa 18 mandou de primeira para anotar fazer jus à titularidade e comprovar a boa fase no Timão.

O empate fez o Timão acordar assim que o segundo tempo começou. Um bate-rebate dentro da área que resultou em chute de Malcom logo foi seguido por bom drible e arremate de Luciano, mas ambos ficaram no quase. À melhora alvinegra se somou outro atacante lesionado do Avaí, sendo Gilson Kleina obrigado a fazer nova substituição para tirar Romulo de campo.

Mas se a perda de referências no ataque sugeria a subordinação do time da casa, a prática provou-se outra. O Corinthians voltou a ser inconstante e só levou perigo em combinação de Arana com Jadson pela esquerda. Após longo período de inanição, o Avaí respondeu na melhor oportunidade do segundo tempo quando Jéci perdeu gol incrível debaixo das traves.

Por falar em trave, Tinga a fez balançar em chute colocado da entrada da área ao aproveitar a marcação distante. A lista de sustos sofridos pelo Corinthians ainda conteve um gol anulado de Jéci, que foi flagrado em impedimento discutível. Comprovando um dos mais antigos ditados do futebol, o Avaí não fez e acabou tomando o gol de desempate em um chute lindo de Luciano. O quinto do atacante nos últimos três jogos.

Antes do final ainda deu tempo de Cássio distribuir milagres ao defender chute cruzado de Jéci. O escanteio que se seguiu rendeu uma finalização à queima-roupa já nos acréscimos, mas o goleiro voltou a mostrar trabalho. Sorte do Corinthians, que mantém-se como melhor do Campeonato Brasileiro ao final do primeiro turno.

FICHA TÉCNICA

AVAÍ 1 x 2 CORINTHIANS

Local: Estádio Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis (SC)

Data: 16 de agosto de 2015, domingo

Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: Anderson Daronco (RS)

Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Nadine Schram Camara Bastos (SC)

Cartões amarelos: Guilherme Arana (Corinthians)

Gols

AVAÍ: André Lima aos 14 minutos do primeiro tempo

CORINTHIANS: Luciano aos 47 minutos do primeiro tempo e aos 41 minutos do segundo tempo

AVAÍ: Diego, Nino Paraíba, Jeci, Antônio Carlos e Romário; Adriano (Eduardo Neto), Tinga, Néstor Camacho, Romulo (Conrado) e Pablo; André Lima (Hugo)

Técnico: Gilson Kleina

CORINTHIANS: Cássio, Guilherme Arana, Gil, Felipe e Fagner, Bruno Henrique, Elias, Rodriguinho (Danilo), Jadson (Edílson) e Malcom (Rildo); Luciano

Técnico: Tite

FEMINICÍDIO

Antes de matar esposa, homem enviou áudio se despedindo de filho

Terezinha Nantes, de 54 anos, foi morta por Joel Escócio, com quem era casada há mais de 30 anos

28/07/2026 08h00

Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Momentos antes de ser encontrado morto, Joel Escócio, de 59 anos, enviou áudios em tom de despedida para o filho, como se quisesse “anunciar a tragédia”. Horas depois, o filho encontrou os corpos do pai e da mãe, assassinada pelo marido, dentro de casa, na Vila Bandeirante, em Campo Grande, um crime de feminicídio com suicídio em sequência.

O crime teria ocorrido no fim da manhã de ontem. Os corpos de Joel Escócio e Terezinha Nantes de Arruda, de 54 anos, estavam em um cômodo da residência onde moravam com marcas de arma branca. No momento da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ambos já estavam sem vida.

De acordo com a delegada Larissa Franco Serpa, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), o casal estava junto há mais de 30 anos e não havia histórico de violência registrado ou medida protetiva vigente.

“É um casal que já tinha bastante tempo junto, aproximadamente mais de 30 anos junto. Não havia qualquer histórico de violência registrada em uma delegacia de polícia envolvendo o casal, nem no âmbito da violência doméstica nem fora da violência doméstica. Ou seja, não havia nenhuma medida protetiva vigente ou nada do tipo”, disse.

Após conversa com familiares, a delegada descobriu que Terezinha teria manifestado o desejo de interromper a relação há algum tempo, mas Joel teria apresentado resistência quanto à ideia de separação. Isso é uma das motivações suspeitas de terem levado o homem a tirar a vida da mulher.

Além disso, Joel enviou áudios para o filho passando instruções de coisas que teriam de ser feitas depois dele partir, mas sem precisar o que estava acontecendo. A delegada não revelou se as gravações de voz foram enviadas antes ou depois dele ter matado a esposa.

Casal foi encontrado morto na casa onde morava pelo filho - Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

“O autor teria encaminhado alguns áudios para o filho, dizendo algumas informações a respeito de coisas deixadas, enfim, como se ele estivesse tentando resolver algumas coisas depois que tivesse partido. Ele não fala isso de modo expresso, mas ele anuncia de alguma forma a tragédia, mas não diz o quê”, explicou Larissa Franco Serpa.

A delegada ressalta que ainda não é possível afirmar se o crime foi premeditado, pois as investigações foram recém-iniciadas para apurar todas as circunstâncias e delimitar como foi praticado o crime, que foi registrado como feminicídio.

A forma como os corpos foram encontrados e as marcas de defesa na vítima apontam um embate e que, provavelmente, segundo a delegada, houve uma tentativa da vítima de se desvencilhar das agressões.

Não foram divulgadas informações sobre quantas facadas foram desferidas contra a vítima e quais os locais atingidos.

*Saiba

Conforme a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), neste ano, 15 feminicídios ocorreram no Estado. Com esse, agora são 16 – o terceiro crime do tipo em Campo Grande.

Colaborou Glaucea Vaccari

FISCALIZAÇÃO

Polícia Federal e fiscais de MS vão ampliar pente-fino em fronteiras

Parceria vinha sendo construída desde 2022 e foi acertada neste mês pela Superintência da PF e a Secretaria de Estado de Fazenda

28/07/2026 08h00

Rodolfo César

Continue Lendo...

Todas as cargas que entram e saem de Mato Grosso do Sul, pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia e pelas divisas com São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais e Goiás, poderão ser fiscalizadas em conjunto pela Polícia Federal (PF) e por fiscais tributários da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) a partir deste mês, em uma parceria que foi firmada para durar, ao menos, cinco anos.

As duas instituições vão ter acesso direto a documentos de cargas para identificar origem e destino, ao responsável por despacho de mercadorias, ao monitoramento em tempo real de circulação de mercadorias e até a informações que identificam se os produtos trocaram de veículo no trajeto.

A Superintendência Regional da PF em Mato Grosso do Sul e a Sefaz ainda passam a compartilhar imagens que são capturadas por câmeras que existem em áreas de divisa do Estado.

O intuito de ter um acesso amplo a qualquer transporte de produtos é permitir que as fiscalizações consigam identificar riscos de irregularidades de forma mais direta, com maior possibilidade de flagrantes em casos de tráfico de drogas e de outras ilegalidades.

Esse acordo de cooperação técnica segue tratativas que passaram a ser conversadas em 2022 e evoluíram para a assinatura, no dia 9, entre o superintendente da PF no Estado, Carlos Henrique Cotta D’Ângelo, e o secretário de Estado da Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira.

O meio para garantir esse acompanhamento de cargas será o documento conhecido como Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), que já é obrigatório em Mato Grosso do Sul desde 2017, mas que passou a ser exigido nacionalmente para transporte de cargas.

Todas as informações de uma viagem de mercadoria precisam ser reunidas no MDF-e, ou seja, os dados chamados de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Para as empresas que fazem transporte de cargas, os procedimentos legais vão continuar iguais.

O que deve mudar é que nas fiscalizações, mesmo em postos fiscais, caso haja identificação de ilegalidades, a PF terá como agir de forma mais ágil do que vinha ocorrendo em razão da burocracia e da jurisdição de atuação que existe no âmbito fiscal e criminal, bem como das instituições.

Fiscais tributários já têm conhecimento sobre toda essa documentação e policiais federais vão ter também acesso para analisar e identificar possíveis falhas. Outro detalhe nesse convênio é que os fiscais estaduais vão passar a fazer capacitações com policiais federais.

“O objeto do presente acordo é a cooperação técnica e operacional entre os partícipes, a ser executado no Estado de Mato Grosso do Sul, conforme a disponibilização, pela SR/PF/MS, de vagas em ações de capacitação para servidores da Sefaz-MS, e a concessão, pela Sefaz-MS, de acesso a dados informatizados do Serviço de Consulta de Informações Logísticas de Veículos de Cargas, a ser executado no Estado de Mato Grosso do Sul, relativas à existência de MDF-e; o compartilhamento de todas as imagens capturadas por meio das câmeras de segurança; e o intercâmbio de dados e tecnologias entre os órgãos”, detalhou o extrato do contrato.

O monitoramento da Polícia Federal, por exemplo, vai ser ampliado para que delegados e agentes tenham acesso à placa do veículo, aos itens da carga, à data, à hora e ao sentido da passagem do transporte em postos fiscais. Essas informações poderão ser cruzadas com imagens capturadas por câmeras.

Fronteira de Corumbá com a Bolívia já recebe fiscalização diária da Receita Federal e da Polícia Federal e, agora, terá fiscais da Sefaz - Foto: Rodolfo César

FISCALIZAÇÃO

A Sefaz mantém bases de fiscalização em Cassilândia, Chapadão do Sul, Paranaíba, Selvíria e Corumbá. Também tem fiscalização de mercadorias em Campo Grande, Três Lagoas e Dourados.

Desde o ano passado, houve anúncios de obras de modernização nessas unidades, incluindo não só obras estruturais, mas instalação de equipamentos tecnológicos e de sistemas de monitoramento integrado.

Em Corumbá, fronteira com a Bolívia e um dos pontos mais críticos no combate ao tráfico de drogas, o posto de fiscalização Lampião Aceso, na BR-262, estava sucateado há anos, mas passou por reforma e remodelação de sistemas informatizados. A obra começou ano passado e foi concluída este ano.

Anteriormente, o secretário da Sefaz, Flávio César Mendes de Oliveira, reconheceu que a fiscalização dependia de reestruturação.

“A atuação fiscal do Estado vai muito além do papel punitivo. A fiscalização atua como uma barreira contra práticas ilegais que desequilibram o mercado e comprometem a arrecadação, como a sonegação de impostos e o comércio de produtos sem origem declarada, muitos dos quais podem representar sérios riscos à saúde da população. Em Mato Grosso do Sul, esse compromisso tem sido reforçado por meio de ações estratégicas”, mencionou por meio da assessoria.

*SAIBA

A Superintendência Regional da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) passam a compartilhar imagens que são capturadas por câmeras que existem em áreas de divisa do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).