Com o aumento das doenças respiratórias, divulgado pelo boletim semanal da Infogripe, a doença provocada pelo vírus sincicial respiratório (VCR) que causa a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realiza um mutirão de vacinação, neste sábado (11), em um novo Dia D, em Campo Grande.
O boletim divulgado nesta quinta-feira (09) aponta aumento de casos de gripe, causados pela Influenza (A), o que aumenta exponencialmente o número de internações, tantos de idosos quanto a crianças com idade abaixo de 2 anos.
Além das crianças, os idosos também são público de risco do VSR, e a única maneira que evitar a evolução de um quadro grave é por meio da vacinação. A tendência de internação, conforme o boletim da Fiocruz, é de longo prazo, isto é, um paciente que costumeiramente ficaria internado por cinco dias agora fica em torno de quinze dias.
Descrição da imagem: um menino de camiseta branca no colo da mãe enquanto a enfermeira coloca um band aid redondo no braço dele após ter sido vacinado / Crédito da Foto: Gerson OliveiraDiante deste cenário, Campo Grande irá realizar o Dia D da vacinação contra a gripe amanhã (11), em 12 locais. A primeira "picadinha" do Zé Gotinha será durante a cerimônia de abertura, às 8h, na UFS Jardim Marabá.
“A vacina é crucial para prevenir a gripe, promovendo imunidade durante o período de maior prevalência viral, reduzindo casos graves, internações e mortalidades”, apontou a secretária Municipal de Saúde Rosana Leite.
Em decorrência do aumento de casos de gripe e superlotação de leitos de UTI neonatais, e idosos entubados na ala vermelha da Santa Casa, no dia 2 de maio, a Sesau seguindo recomendação do Ministério da Saúde, ampliou o público para todos acima de seis meses de idade.
Com isso, segundo dados da Sesau a procura pela vacina triplicou, a procura diária enquanto estava no público prioritário (bebês de seis meses e idosos a partir dos 60 anos), o número de pessoas que procuravam pela vacina de 80 a 100 passou para 300.
O diferencial da vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (Sus), é a proteção para três cepas do vírus em conformidade com a nstrução Normativa nº 261, de 25 de outubro de 2023, da Anvisa:
- A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09;
- A/Thailand/8/2022 (H3N2);
- B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria)
Locais de vacinação
"Dia D"
- Norte Sul Plaza – 10h às 18h
- Pátio Central Shopping – 9h às 16h
- Bosque dos Ipês – 10h às 17h
- Comper Ypê – 8h30 às 16h
Unidades: 7h30 às 17h
- USF Caiçara
- USF Moreninha
- USF Cel. Antonino
- USF 26 de Agosto
- USF Marabá
- USF Silvia Regina
- USF Noroeste
- USF Aero Rancho
Prevenção
- Uso de máscara em hospitais, clínicas médicas ou postos de saúde;
- Higienização das mãos;
- Passar álcool em gel;
- Evitar tocar os olhos, boca e nariz;
- Evitar locais com aglomeração de pessoas com bebês menores de 6 meses;
- Se estiver com sintomas gripais faça o uso da máscara;






