Cidades

PROVA PRÁTICA

Sem baliza, novas regras para exame da CNH começam a valer nesta segunda-feira

Principais mudanças são a extinção da etapa de baliza e aumento do limite de pontos que pode ser perdido pelo candidato

Continue lendo...

As novas regras para o exame prático de direção veicular para a expedição da carteira nacional de habilitação (CNH) começam a valer nesta segunda-feira (26) em Mato Grosso do Sul. Entre as principais mudanças, estão a extinção da etapa de baliza e o aumento no número de pontos que o candidato pode perder.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), as novas regras são válidas para o exame prático de direção veicular aplicado aos candidatos à Permissão para Dirigir (PPD) e à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), incluindo o programa CNH do Brasil.

Portaria com as alterações foi publicada no último dia 20 de janeiro, no Diário Oficial do Estado, mas com vigência a partir de amanhã.

Conforme reportagem do Correio do Estado, entre as principais mudanças destaca-se o aumento do limite de pontos que podem ser perdidos durante o exame prático.

Até então, o candidato poderia perder até três pontos, com faltas classificadas como leves (1 ponto), médias (2 pontos) e graves (3 pontos).

Na nova regra, o candidato pode perder até 10 pontos, com classificação dos erros alinhada às infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), da seguinte forma: infração leve (1 ponto), média (2 pontos), grave (4 pontos) e gravíssima (6 pontos).

Outra alteração significativa é a dispensa da etapa de baliza no exame prático, que passa a ser realizada exclusivamente em percurso, sob acompanhamento do examinador de trânsito do Detran.

Nos veículos utilizados no exame, permanece a necessidade de comando duplo. Já para a realização do exame em veículos particulares, ainda estão sendo definidos critérios específicos de segurança, que deverão ser observados tanto pelo candidato quanto pelo examinador.

O exame prático para veículos de quatro rodas continuará sendo realizado nos locais que atualmente já são utilizados para os percursos de avaliação da respectiva categoria. Nos municípios onde há mais de um bairro autorizado, a definição será feita por sorteio.

O tempo mínimo de duração do exame de percurso será de 10 minutos, durante os quais o candidato
deverá executar, no mínimo, as seguintes manobras e operações:

  • Seis conversões à esquerda;
  • Seis conversões à direita;
  • Três estacionamentos laterais;
  • Percurso em linha reta de, no mínimo, um, quilômetro, destinado à avaliação da mudança de marchas e
  • do desenvolvimento do veículo, observada a velocidade regulamentada da via;
  • Dois retornos, inclusive em canteiro central, quando as condições da via permitirem.

Como já ocorre, o resultado do exame prático de direção veicular será expresso por meio de pontuação variável, iniciando o candidato com nota zero, à qual serão acrescidos pontos conforme as infrações de trânsito cometidas durante a prova.

Será considerado aprovado no exame prático de direção veicular o candidato cuja nota final não seja superior
a 10 pontos.

No caso do exame de motos, será desconsiderado da avaliação o obstáculo “prancha”. O candidato continua tendo que realizar as manobras sem invadir as linhas demarcatórias, sem colidir ou encostar nos cones, sem
colocar os pés no chão e sem desequilíbrios que incorram em quedas do condutor e veículo.

As alterações atendem resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que dispõe sobre a edição do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, com o objetivo de padronizar os procedimentos em todo o território nacional.

No entanto, até a publicação desse manual, cada Departamento Estadual de Trânsito (Detran) permanece responsável pela definição de suas próprias normas.

em MS

Calor ganha força e será extremo durante a semana, com temperaturas acima de 40°C

Previsão aponta para calorão acima do normal para o período, com umidade baixa, mesmo com possibilidade de temporal

25/01/2026 15h30

Calor será extremo em MS e grande parte do Brasil na última semana de janeiro

Calor será extremo em MS e grande parte do Brasil na última semana de janeiro Foto: Reprodução / Metsul Meteorologia

Continue Lendo...

O calor, que tem predominado em Mato Grosso do Sul nas últimas semanas, ficará ainda mais intenso na última semana de janeiro, com temperaturas podendo ultrapassar os 40°C em vários municípios do Estado. 

De acordo com o Climatempo, a combinação entre circulação de ventos quentes, tempo mais aberto e o sol forte típico desta época do ano favorece o aumento considerável dos termômetros nos próximos dias.

Assim, a previsão indica que a semana terá dias muito quentes, com máximas acima da média para o período, especialmente nesta segunda (26) e terça-feira (27).

O calor se intensifica especialmente durante a tarde, quando a presença de ar quente e seco em baixos níveis da atmosfera permite um aquecimento rápido ao longo do dia, elevando significativamente as temperaturas.

As máximas podem passar de 40°C especialmente na região oeste do Estado, em municípios como Corumbá e Porto Murtinho. O calor deve ser ainda maior pois há sensação de abafamento, que também aumenta nas horas mais quentes do dia.

Apesar do calor intenso, há previsão de pancadas de chuva, que devem voltar a ocorrer já no início da semana, nesta segunda-feira, e podem ajudar a aliviar temporariamente a sensação térmica em algumas regiões.

O Instituto Nacional de Meteorologia tem alerta vigente de perigo potencial de tempestades para os 79 municípios do Estado, com risco de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos, de 40 a 60 km/h.

As chuvas, no entanto, devem ser típicas de verão, que são fortes e rápidas, além de irregulares. Assim, mesmo com as precipitações, a umidade relativa do ar deve ser baixa, com índices entre 20% e 40%, especialmente no período da tarde.

As temperaturas previstas pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), por região, para esta segunda-feira devem ser de:

  • Sul / Conesul / Grande Dourados: 19°C a 37°C
  • Pantanal e Sudoeste: 25°C a 39°C
  • Bolsão / Norte / Leste: 21°C a 37°C
  • Campo Grande: 23°C a 36°C

Recomendações para o calor intenso

Com a elevação das temperaturas, é fundamental redobrar os cuidados com a saúde, especialmente nos períodos mais quentes do dia.

Algumas recomendações importantes dos órgãos de meteorologia e saúde incluem:

  • Manter boa hidratação, ingerindo água ao longo do dia, mesmo sem sede;
  • Evitar exposição prolongada ao sol entre o fim da manhã e o meio da tarde;
  • Usar roupas leves e claras;
  • Redobrar a atenção com crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, que são mais sensíveis ao calor;
  • Evitar atividades físicas intensas nos horários de maior calor.

Fórum

Ampliar pontos de cultura é uma das prioridades de Lula em MS, diz ministério

O município de Corumbá foi escolhido para sediar o Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, que será realizado no fim deste mês

25/01/2026 14h59

Conhecida por referência cultural, Corumbá é sede escolhida para evento do Minc

Conhecida por referência cultural, Corumbá é sede escolhida para evento do Minc Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Uma das prioridades do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para Mato Grosso do Sul é fortalecer política pública e ampliar pontos de cultura no Estado. É o que deve ser reafirmado durante o Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, que será realizado neste semana, no Moinho Cultural, em Corumbá.

O evento é realizado pelo Ministério da Cultura (Minc), tendo como parceiras a Secretaria Estadual de Cultura (Setesc) e congêneres municipais, e acontecerá nos dias 30 e 31 de janeiro.

Segundo a coordenadora do ministério em Mato Grosso do Sul, Caroline Garcia, o Fórum vai reafirmar as prioridades do governo Lula no fortalecimento da política pública e no avanço de metas.

Entre as metas citadas estão a ampliação dos pontos de cultura e o fortalecimento da Rede Cultura Viva.

Segundo Caroline, em todo o Brasil, há mais de 10 mil pontos de cultura certificados junto ao Minc, sendo 98 deles em Mato Grosso do Sul. As certificações abrangem as culturas populares, indígenas e periféricas.

"O fórum e as teias estaduais são itens do recorte participativo que diferencia a política pública em vigor no governo do presidente Lula e que é executada pela ministra Margareth Menezes", afirma Caroline.

A diretora de Memória e Patrimônio Cultural da Fundação Estadual de Cultura (FCMS), Melly Sena, ressalta que tanto o Fórum como a Teia Estadual configuram um momento estratégico para o fortalecimento da Cultura Viva no Estado.

De acordo com ela, os eventos "articulam a participação social, formulação de políticas públicas e valorização dos territórios culturais, tendo como eixo central a justiça climática".

A ministra Margareth Menezes também destacou a participação social, os fóruns de cultura e o uso de recursos, como as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, como avanços de governo e ferramentas para descentralizar e democratizar o acesso a cultura.

Fórum Estadual dos Pontos de Cultura

O Fórum Estadual dos Pontos de Cultura de Corumbá terá três eixos, sendo:

  • O Plano Nacional de Cultura Viva nos próximos 10 anos (Formação, Circulação e Memória);
  • Governança da Política Nacional de Cultura Viva (Comissões e Fóruns);
  • Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística (Economia Solidária e Protocolos Verdes).

Na sexta-feira (30), primeiro dia do evento, serão realizados debates temáticos, oficinas artísticas e a eleição dos delegados.

Já no sábado (31), será a vez de rodas de debates, dinâmicas, rodas de conversa e cortejo cultural.

Além do Ministério da Cultura e da Setesc, o Fórum tem apoio das prefeituras de Corumbá e Ladário, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Programa Nacional dos Comitês de Cultura. 

A agenda do Ministério da Cultura para o biênio 2025-26 incluiu a participação no Fórum Nacional de secretários e Dirigentes Estaduais da Cultura.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).