Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), indicam que os estoques dos bancos de leite diminuíram cerca de 20% em relação a 2019, podendo haver prejuízo no atendimento de recém-nascidos e prematuros internados nas UTIs do Estado.
O Dia Nacional de Doação de Leite Humano é comemorado no dia 19 de maio, e traz este alerta para conscientizar as doações.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a pandemia trouxe o distanciamento social e também da insegurança.
“Mas nós pedimos que as mães continuem solidárias. A doação de leite humano salva vidas, principalmente os prematuros que precisam do leite para ajudar a amadurecer o seu sistema gastrointestinal e aumentar a defesa contra infecções, diarreias, alergias e outras doenças”, reforçou.
O secretário ainda destacou que esta ação ajuda principalmente a reduzir a mortalidade infantil, já que pacientes nesta idade são muito vulneráveis devido à faixa etária.
A gerente de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (GASCA) da SES, Carolina Chita, informa ser necessário apenas 1 ml de leite humano para alimentar um recém-nascido.
“Toda mulher que amamenta pode ser uma possível doadora de leite humano, basta ser saudável, não tomar nenhuma medicação que interfira na amamentação. Qualquer quantidade de leite doada pode ajudar”, acrescentou a gerente.
A presidente da Comissão de Bancos de Leite do Estado de Mato Grosso do Sul, Vanessa Torres Braga afirma que todas as doações de leite humano são consideradas seguras.
“Todo leite doado passa pelo processo de pasteurização e é submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado aos bebês prematuros. O leite humano, pelas características de sua composição nutricional, é o alimento mais adequado”, explicou a presidente.
Últimas notícias
Bancos de Leite de MS
Atualmente Mato Grosso do Sul conta com cinco bancos de Leite Humano, sendo 4 unidades em Campo Grande e 1 no município de Dourados. As mães interessadas a se tornarem doadoras precisam entrar em contato com um banco de leite mais próximo.
O cadastro é realizado através de uma equipe que vai até à residência da doadora para conferir os exames pré-natais e ensinar os cuidados com a coleta.
Se caso a mãe não estiver com os exames em mãos, ela deverá fazer testes rápidos, com o objetivo de detectar, caso houver, alguma doença.
Caso aprovada, a doadora terá seu endereço incluído na rota para recolhimento do leite.
Agendamentos para doação
Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Campo Grande — (67) 3345-3027;
Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Campo Grande — (67) 3378-2715;
Banco de Leite Humano da Santa Casa de Campo Grande — (67) 3322-4174;
Banco de Leite Humano da Maternidade Cândido Mariano — (67) 3041-4735;
Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Dourados — (67) 3410-3002.

