A Polícia Federal tem fechado o cerco contra o contrabando de canetas emagrecedoras em Mato Grosso do Sul. Nesta terça-feira (3), duas ações foram realizadas, resultando na apreensão de diversos medicamentos que entraram no País de forma ilícita.
A primeira ação foi a deflagração da Operação Emagrecimento Seguro, com cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Campo Grande.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal e a PF não divulgou informações sobre os alvos e o que foi apreendido.
A investigação teve como objetivo reprimir a comercialização de produtos farmacêuticos destinados ao controle de diabetes e ao emagrecimento, que geralmente entram no Brasil através da fronteira entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul.
Dourados
Na segunda operação, ação conjunta entre a Polícia Federal, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários em Mato Grosso do Sul (Delefaz/MS), e a Receita Federal, resultou na apreensão de diversos medicamentos para emagrecimento contrabandeados em Dourados.
Também foram apreendidos aparelhos eletrônicos e perfumes, que entraram no País sem o cumprimento das exigências legais previstas na legislação aduaneira e sanitária.
A apreensão ocorreu na ocasião em que servidores abordaram um veículo proveniente de Ponta Porã. Durante fiscalização, foram encontrados vários produtos de origem estrangeira no interior do automóvel, sem a documentação obrigatória.
Desta forma, foi constatado a materialidade do crime e o motorista, que não teve a identidade divulgada, foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Dourados, onde foi autuado em flagrante pelapor descaminho e importação irregular de medicamentos.
Em nota, a Receita Federal informou que a ação se insere no contexto de um compromisso permanente tanto da Receita quanto da PF "no enfrentamento à importação, distribuição e comercialização de medicamentos ilegais".
A atuação conjunta também visa coibir a sonegação fiscal, a concorrência desleal e os crimes contra a ordem tributária e aduaneira em Mato Grosso do Sul.
Ação conjunta da PF e da Receita Federal apreendeu contrabando de canetas emagrecedoras e eletrônicos (Foto: Divulgação / Polícia Federal)


Feito por Denis Felipe com IA

