O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Carlos Alberto Davi dos Santos, divulgou o balanço da Operação Pacificadora, realizada desde a madrugada de hoje (13), no Bairro Tiradentes, em Campo Grande. O objetivo é coibir o tráfico de drogas e a criminalidade.
Segundo o Coronel, foram expedidos oito mandados de prisão e cinco foram cumpridos. Outros dois fugitivos da prisão foram recapturados e um foi preso em flagrante. A polícia apreendeu também 2 kg de pasta base de cocaína, 5 kg de maconha e R$ 6.500.
Com um efetivo de 200 policiais e 16 mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos integralmente, as ações pretendem "dar tranquilidade à população do bairro", de acordo com o Comandante do Policiamento Metropolitano, Coronel Jorge Edgard Judice Teixeira.
Ele afirmou ainda que 40 policiais devem permanecer no local, com a instalação de uma Base Móvel, três viaturas e seis motos que vão fazer o patrulhamento no Tiradentes.
Levantamento
De acordo com o Coronel Davi, o Serviço de Inteligência da Polícia Militar fez um levantamento dos principais pontos de distribuição de drogas do bairro, que abastecia principalmente a região central de Campo Grande. Segundo ele, o Tiradentes também servia de abrigo para foragidos da polícia.
"Outros bairros estão sendo observados pela PM. Certamente, ano que vem, mais locais vão receber este tratamento", disse.
Fiscalização no Trânsito
A Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), que também faz parte da operação, realizou blitzes pelo bairro e emitiu 15 autos de infração. O balanço aponta a remoção de 8 veículos, sendo 5 motos, e a apreensão de 5 licenciamentos vencidos.
Tráfico de drogas
Durante a operação, a polícia fechou um ponto de vendas de drogas na Rua Honória Corrêa. Mayara Tatiane da Silva, 25 anos, conhecida como Neguinha, foi presa com 5 kg de maconha escondidos em caixas de insufilm.
Mandado de Prisão
Policiais do Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) estiveram na Rua Santa Marina com um mandado de prisão contra um casal, que não foi encontrado.
A porta da casa foi arrombada e, com a ajuda de dois cães farejadores, policiais encontraram 1,5 kg de pasta base de cocaína atrás de um criado-mudo do quarto do filho do casal.
Segundo o mandado de prisão (foto abaixo), o homem faz parte do PCC (Primeiro Comando da Capital), facção criminosa de Mato Grosso do Sul.
Fotos: Gabriel Maymone
(Atualizada às 09h10min para acréscimo de informações)