Boa parte da verba federal destinada ao Consórcio Guaicurus foi repassada pela Prefeitura de Campo Grande, nesta quinta-feira(8).
O valor acordado entre prefeitura e Consórcio, segundo o Diretor Robson Luis Strengari, da consessioária, é de R$ 11.700.000,00 iniciais, e será utilizado para o pagamento da folha salarial dos funcionários, que indicaram um possível inicio de paralização para sábado(10), se o atraso do salário não for corrigido.
Mesmo com a confirmação de pagamento feito pela Prefeitura, à reportagem do Correio do Estado, de acordo com Robson, o consórcio ainda não recebeu o valor.
"O valor prometido de R$ 11.700.000, segundo nos informaram, foi enviado para o banco, e está em processo de transferência, acreditamos que a verba da União entre na nossa conta amanhã (9/12)", declarou Robson Luis Strengari.
A data prevista para recebimento da verba federal, é a mesma na qual está marcada a assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande (STTCU-CG), para decisão do indicativo de greve dos motoristas.
Procurado, o Presidente do sindicato, Demétrio Freitas, não deu retorno a reportagem do Correio do Estado, se a assembleia de paralização seguirá marcada, mesmo depois deste possivel pagamento dos salários, próximo a acontecer após o acordo feito entre Prefeitura e Consórcio Guaicurus.
O governo federal destinou a empresas que administram o transporte coletivo, de 569 municípios do país, em outubro deste ano, subsídios como forma de manter o passe livre de idosos.
Esta verba foi transferida para os cofres públicos do município, para ser posteriormente repassada ao Consórcio Guaicurus. Porém o valor até então, ainda estava nas mãos da prefeitura.
Por meio de nota, a prefeitura de Campo Grande informou que “As tratativas avançaram, com intuito de liberar os recursos transferidos pela União ao Consórcio Guaicurus, conforme critérios e disposições estabelecidas pela Emenda Constitucional n° 123/22 e Portaria Interministerial MDR n° 09, visando custear o subsídio do transporte coletivo para os idosos”.
FORÇA TAREFA
Com objetivo de evitar greve no transporte coletivo, a Prefeitura de Campo Grande chamou uma reunião e criou uma força-tarefa com secretarias e agências para agilizar transferência de verba federal para o Consórcio Guaicurus.
A reunião da força-tarefa contou com representares da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agereg), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e Procuradoria-Geral do Município (PGM).
Em comunicado, a prefeitura informou que nessa reunião com as autoridades presentes, foi tratada para quinta-feira(8) a realização do pagamento da verba federal para o Consórcio Guaicurus, empresa administradora do transporte coletivo da Capital.