Cidades

LAVA JATO

Procuradoria apresenta denúncia contra mulher de Collor na Lava Jato

Procuradoria apresenta denúncia contra mulher de Collor na Lava Jato

DA REDAÇÃO

22/03/2016 - 16h19
Continue lendo...

Procuradoria-Geral da República cita mulher do senador e ex-presidente da República Fernando Collor (AL) em suposto envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato. O nome de Caroline Serejo Medeiros Collor de Mello foi incluído num pedido de aditamento no mesmo inquérito que investiga o senador por compra de carros de luxo pagos com propina desviada da Petrobras. Caso o relator da Lava Jato no STF, Teori Zavascki, aceite a denúncia, deverá pedir para que a defesa de Caroline se manifeste sobre o caso.
 

125 ANOS

Aniversário de Campo Grande prevê público de até 20 mil pessoas

Tradicional data de 26 de agosto na Capital ainda será palco para a mais antiga prova de MS, Corrida do Facho, que antecede desfile cívico em celebração à Cidade Morena

25/08/2024 16h01

O desfile está marcado para começar pontualmente às 08h, com previsão de durar até 11h30

O desfile está marcado para começar pontualmente às 08h, com previsão de durar até 11h30 Paulo Ribas/Correio do Estado

Continue Lendo...

Junto do frio, que deve marcar presença no aniversário de 125 anos de Campo Grande, a prefeitura da Capital espera repetir o público do ano passado e reunir cerca de 20 mil pessoas para celebrar mais uma "primavera" da Cidade Morena, que ainda será palco para a tradicional Corrida do Facho que antecede o desfile cívico. 

Como bem abordado pelo Correio do Estado, para realizar o tradicional desfile cívico marcado para a segunda-feira (26), as interdições por Campo Grande começaram já no sábado (24), sendo que a 13 de maio é que abriga arquibancadas. 

Segundo o Executivo em nota, o desfile cívico de 125 anos da emancipação político-administrativa de Campo Grande prevê de aproximadamente vinte mil pessoas presentes para acompanhar a festa, mesma quantidade de público contabilizado nas celebrações do ano passado. 

Os desfiles, segundo a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), começam na Rua Barão do Rio Branco, com a "dispersão" das entidades acontecendo pela Rua 7 de setembro, sendo que o início está marcado para pontualmente às 08h, com previsão de durar até 11h30. 

Corrida do Facho

Antes das entidades e instituições tomarem as ruas, as vias da Cidade Morena serão palco para os tênis que todos os anos percorrem a mais antiga prova de Mato Grosso do Sul, a tradicional Corrida do Facho, que começa às 06h. 

Conforme a Fundação Municipal de Esportes (Funesp), que promove a prova anualmente, largada e chegada acontecem na Rua 13 de Maio, esquina com a Avenida Afonso Pena, local que também marca a entrega de bastões. 

Haverá controle de percurso da prova, feito por árbitros da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul e fiscais de pista, sendo 10 equipes femininas e 11 masculinas competindo em Campo Grande. 

Convidadas pela própria organização do evento, os corredores masculinos têm prova de 10 voltas, o que compreende cerca de mil metros por atleta, sendo 10 mil corridos no total por cada equipe. 

Cada competidora feminina também percorrerá a distância de mil metros, sendo uma prova de cinco voltas que totalizam cinco mil metros de percurso pelas vias da Cidade Morena. 

Vale lembrar que a Corrida do Facho é composta por entidades militares e civis convidadas, sendo que os responsáveis pelas equipes (masculinas) "devem comparecer ao local de prova 30 minutos antes do início da corrida, para confirmação e conferência de documentos e adentrar a câmara de chamadas", expõe o Executivo.

Às seis horas da manhã está prevista para acontecer a largada da prova feminina, enquanto o início do percurso masculino fica marcado para uma hora depois, às 07h, com a seguinte premiação em cada categoria: 

Masculina

  1. 1° lugar - 1 troféu e 13 medalhas de ouro;
  2. 2° lugar - 1 troféu e 13 medalhas de prata;
  3. 3° lugar - 1 troféu e 13 medalhas de bronze.

Feminina 

  1. 1° lugar - 1 troféu e 8 medalhas de ouro;
  2. 2° lugar - 1 troféu e 8 medalhas de prata;
  3. 3° lugar - 1 troféu e 8 medalhas de bronze

Além da premiação normal, as respectivas equipes campeãs recebem  o troféu transitório com base nos seguintes critérios: 

  • 1º - Quem vencer deve colocar o troféu em disputa no ano seguinte 
  • 2º - Fica definitivamente com o troféu transitório, a equipe masculina e feminina que vencer a prova três anos consecutivos ou cinco anos alternados
  • 3º - Para computar vitórias da equipe de um ano para o outro, a entidade deverá se inscrever com o nome exatamente igual ao anterior, incluindo letras e/ou números.

Responsáveis e interessados podem sanar as dúvidas no portal municipal do regulamento, ou pelos telefones da Funesp: (67) 3314-3526 ou (67) 3314-3971.

 

Assine o Correio do Estado

EM EXPANSÃO

Rota Serra e Charme Paxixi impulsionam ecoturismo no berço do Pantanal

Região integra destinos turísticos em MS onde 83% das empresas atuam na visitação e exploração local

25/08/2024 15h30

Local é procurado por turistas para realização de ensaios fotográficos

Local é procurado por turistas para realização de ensaios fotográficos Reprodução/Top estúdio Fotografia

Continue Lendo...

Divulgada pelo Sebrae-MS nesta semana, a "Pesquisa Ecoar"  mostra que 83% das empresas atuam com ecoturismo em Mato Grosso do Sul. Com grande potencial de crescimento, o município de Camisão, na região de Aquidauana se destaca no segmento por oferecer atividades turísticas através da Rota Serra e Charme Paxixi. 

O cenário paradisíaco se divide entre a tranquilidade da vida no campo e opções de trilha, pesca esportiva, canoagem, boiacross, gastronomia regional, além do fomento à cultura sul-mato-grossense

Segundo a presidente do Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi (Aecopaxi), Mirian Coura Aveiro, em pouco mais de um ano, as atividades tiveram grande expansão. 

"Neste ano, tivemos a primeira mostra de economia criativa do Paxixi. Nosso foco é trazer ecoturismo de sustentabilidade e preços acessíveis. Não podemos estar com um turismo que você precisa trabalhar o ano todo pra juntar dinheiro e viajar. Estamos pouco mais de uma hora de distância da Capital, bem pertinho e fácil de chegar", explica a gestora. 

Local é procurado por turistas para realização de ensaios fotográficos Estrada Parque ao lado do Rio Aquidauana - Foto: Álvaro Rezende 

A empresária veio para a região de Camisão com o objetivo de encontrar um espaço para a filha, recém formada em Agronomia, exercer a profissão e acabou permanecendo.

O hub turístico conta com o distrito de Camisão, Piraputanga, Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti. Em julho do ano passado, um grupo com 13 empreendimentos foi formado e recebeu suporte técnico do Sebrae-MS.

Na ocasião, foram realizados aprimoramentos de técnicas culinárias e fortalecimento dos agentes de roteiro de turismo.

"Em um ano, já temos 213 leitos, 140 refeições dia e cerca de 100 pessoas vindo pra cá aos sábados e domingos. Após o mapeamento tivemos nossa primeira palestra. Havia necessidade de ter uma identidade e com a rota, vamos interligar os diferentes trechos do turismo. Teremos catálogos, identificação logística e outras opções que vão integrar os passeios turísticos", afirma. 

O levantamento "Ecoar" aponta que Brasil está em primeiro lugar no ranking de 50 países com maior potencial para o ecoturismo. O segmento representa em media 59,3% do faturamento das empresas do setor. 

Mato Grosso do Sul está em 3º lugar no ranking de estados que possuem mais empresas atuando expressivamente com ecoturismo com 83%. Em primeiro lugar vem Mato Grosso com 85,9% seguido do Maranhão, com 83,9%.

Em evento no espaço Terroir Pantanal, a diretora-técnica do Sebrae/MS,  Sandra Amarilha, falou sobre as empresa que atuam na região, sendo inédito o desenvolvimento. 

"Tem uma empresa aqui que faz queijo, que fornece matéria prima aos os empresários. São pequenos negócios locais, tem o doce que também é fornecido. Aqui está sendo construído um centro de comercialização que vai expor tudo que é produzido na região em um único lugar. Então, o turista que chegar, ele pode ir ali naquele comércio, que vai ter acesso aos produtos, aos restaurantes locais", detalha. 

Local é procurado por turistas para realização de ensaios fotográficos Divulgação da pesquisa Ecoar no Terroir Pantanal em Camisão - Foto: Sebrae-MS 

Sebrae-MS e a melhoria da Estradada Parque 

A estrada é composta por empresas ligadas ao turismo e a gastronomia como pousadas, pesqueiros, propriedades rurais, restaurantes e produções alimentícias locais. A rota traz a identificação dos espaços.

Neste ano, foram instaladas placas de sinalização que oficializam o destino ao longo da MS-345, apontando onde estão os empreendimentos participantes da iniciativa para os visitantes que vem conhecer a região ou estão de passagem, vindo de Campo Grande em direção a Bonito.

Ao todo, são 22 placas referentes aos estabelecimentos pertencentes à rota, sete placas de direção e três placas gerais de sinalização do destino.

Terroir Pantanal 

O distrito de Camisão, distante a 130 km de Campo Grande, inaugurou em 2023 um projeto pioneiro em Mato Grosso do Sul e no Pantanal: a primeira vinícola da região, chamada Terroir Pantanal. 

Além de oferecer vinhos para degustação, o espaço proporciona diversas experiências aos visitantes, como piqueniques, brunches, almoços harmonizados com vinhos brasileiros e passeios para explorar os vinhedos e trilhas da área.

As opções de passeios podem ser visualizadas pelo instagram: https://www.instagram.com/terroirpantanal/

Local é procurado por turistas para realização de ensaios fotográficos Destino turístico oferece experiência gastronômica com desgustação de vinhos - Foto: Divulgação/Terroir Pantanal

Inspira Ecoturismo

Em setembro, o Sebrae-MS vai promover o 'Inspira Ecoturismo', iniciativa que visa reconhecer nacionalmente as práticas do setor. O evento será entre os dias 10 a 14 em Bonito e outras regiões que contemplam a Serra da Bodoquena e o Pantanal. 

Durante a ação, os participantes terão a oportunidade de participar de palestras, painéis, salas temáticas e visitas técnicas, permitindo que empreendedores e gestores do setor se conectem, compartilhem conhecimentos e descubram práticas sustentáveis para aplicar em seus negócios. 

Assine o Correio do Estado 

 

 

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).